Navegando por Assunto "Produção científica"
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Item A ciência é masculina? Considerações sobre a produção docente do curso de Agronomia da UFRPE(2022-05-24) Lima, Julia Cavalcante de; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; http://lattes.cnpq.br/8086721690207482; http://lattes.cnpq.br/9448465974797780Este artigo científico analisa, a partir da conceitualização de gênero como uma forma de compreender os relacionamentos e comportamento dos indivíduos, como se dá a produção docente do Departamento de Agronomia (DEPA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Para tanto, primeiramente houve uma revisão bibliográfica sobre a desigualdade de gênero no campo científico, fomentando a base teórica. Durante a pesquisa, foi feita uma coleta de dados através de observações nos Currículos Lattes dos professores. A partir disso, foi possível compreender que algumas áreas ainda são domínios masculinos, além disso, as mulheres continuam sendo minoria em cargos mais altos. Apesar do aumento da presença feminina na ciência com o passar dos anos, ainda estamos longe de podermos considerar os campos acadêmicos como igualitários para homens e mulheres.Item Análise bibliométrica da produção científica sobre palma forrageira na base de dados Web of Science(2021-07-09) Barros, Eveline Maria de; Cunha, Márcio Vieira da; http://lattes.cnpq.br/8936474723708253; http://lattes.cnpq.br/9746268668354240A bibliometria é uma área de estudo da biblioteconomia e da ciência e tecnologia dedicada a recolher, analisar e avaliar os aspectos quantitativos relacionados a produção e disseminação da informação publicada nos meios de comunicação. Os indicadores provenientes dos estudos bibliométricos podem ser úteis para o planejamento e execução de políticas públicas, além de serem um meio de se saber quais os estudos mais recorrentes em uma determinada área do saber e como fonte de novos temas para projetos futuros. O objetivo desse trabalho é estudar a produção científica sobre palma forrageira na base de dados Web of Science (WoS). A palma forrageira foi escolhida como tema em razão de sua importância para as regiões áridas e semiáridas, ressaltando-se sua relevância no Nordeste brasileiro. Os dados foram obtidos utilizando como critérios de busca os termos “Opuntia” e “forage”, onde foram analisados dados de 285 artigos no período de 1945 a 2020. Foram considerados aspectos como quantidade de publicação anual, autores que mais produzem sobre o tema, agências de financiamento mais relevantes, instituições de ensino e pesquisa mais produtivas, fontes de publicação mais recorrentes, países que são mais produtivos, idiomas e palavras-chave mais utilizados. Por meio da análise bibliométrica sobre a produção científica na base de dados Web of Science foi possível identificar as tendências de produtividade sobre palma forrageira. O intervalo de publicação encontrado foi de 1991 a 2020, com crescimento expressivo a partir de 2006 e pico em 2020. As instituições de pesquisa, financiamento e periódicos em sua maioria foram brasileiras, estadunidenses ou mexicanas, o que indica que são os países que mais fazem e investem em pesquisas com palma forrageira. A maior parte dos autores mais produtivos está vinculado a uma instituição de ensino e pesquisa brasileira, corroborando com a produção das instituições de pesquisa e dos países como um todo. Os temas mais recorrentes estão diretamente ligados aos termos de pesquisa determinados previamente e os temas dos artigos mais atuais estão relacionados com o meio ambiente. Por meio desses resultados, o pesquisador poderá ter uma base para tomar decisões relacionadas as melhores opções de acordo com seus critérios, sejam eles relacionados as fontes de publicação, instituições de pesquisa, idioma a ser utilizado, entre outras.Item Análise bibliométrica da produção científica sobre sistemas silvipastoris na base de dados Web of Science(2021-07-09) Carvalho, Robson Oliveira de; Cunha, Márcio Vieira da; http://lattes.cnpq.br/8936474723708253As análises bibliométricas surgem em resposta à grande quantidade de informações geradas pelas atividades de produção científica em uma área específica de conhecimento e a necessidade de armazenar, categorizar, quantificar e qualificar tamanho volume de informações. Os sistemas silvipastoris são sistemas integrados que buscam se beneficiar da relação entre os animais, o pasto e a utilização de espécies arbóreas dentro do sistema de produção agropecuária. Possuindo inúmeros benefícios, esse sistema ameniza um dos principais problemas das pastagens, a degradação causada por diversos fatores. Ao longo dos anos, houve um aumento no interesse da comunidade acadêmica e científica a respeito dos sistemas silvipastoris, gerando cada vez mais pesquisas e artigos sobre o tema e promovendo o desenvolvimento tecnológico da prática. Portanto, o objetivo da realização desse trabalho foi analisar a produção científica sobre sistemas silvipastoris nos últimos 30 anos por meio de indicadores bibliométricos na base de dados Web of Science. Foi observado que o Brasil (2º lugar), juntamente com os EUA (1º lugar), se destaca na publicação sobre o tema. A maior parte dos trabalhos foram realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os autores que mais produziram artigos científicos dentro do tema são afiliados a Universidade de Santiago de Compostela (USC) na Espanha, sendo eles Rodrigues, A. R. (27 artigos) e Losada, M. R. M. (26 artigos). No que diz respeito aos periódicos, mais de 28% dos artigos foram publicados na Agroforestry Systems. As principais palavras-chave utilizadas nos artigos foram agroforestry, silvopasture e shading. As espécies e gêneros mais presentes nos trabalhos avaliados foram a Brachiaria brizantha, Leucaena, Eucalyptus e o Pinus radiata, e os animais foram os bovinos e ovinos. Os estudos bibliométricos exercem um importante papel socioeconômico determinando as tendencias e direcionamentos da área de conhecimento desejada no âmbito das pesquisas científicas, beneficiando a tomada de decisões pelos governos e órgãos de pesquisa/financiamento. Esses estudos quando aplicados ao tema de Sistemas Silvipastoris permitem determinar uma linha do tempo, observando crescente interesse dos pesquisadores no tema, especialmente entre os anos de 2017 e 2020.Item Análise dos rumos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) a partir de um estudo bibliográfico de teses e dissertações no Brasil(2021-03-04) Noberto, Nathalia Félix; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019Nesse trabalho monográfico tivemos o objetivo de analisar teses e dissertações sobre a Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química. Realizamos uma pesquisa bibliográfica no banco de dados da CAPES referente a teses e dissertações brasileiras, considerando o período de 2015 a 2019, a partir das seguintes palavras-chave: “abordagem CTS/CTSA”, “ensino de química”. Seguimos três etapas metodológicas, a saber: levantamento bibliográfico; organização dos dados; e análise dos dados. Nas análises, consideramos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. A partir das análises dos resultados, podemos destacar, por exemplo, que: o quantitativo das teses publicadas tem diminuído no período analisado; a maioria das pesquisas desenvolvidas nas teses e dissertações é empírica; a maioria das teses publicadas está localizada nas regiões Sul e Sudeste e a maioria das dissertações publicadas está localizada na região Nordeste; e o público-alvo da maioria das teses é formação inicial e continuada de professores, e da maioria das dissertações é o ensino médio. Os resultados desta pesquisa contribuem para as investigações e estudos sobre a abordagem CTS no ensino de Química, dado que eles apontam para aspectos desenvolvidos nas teses e dissertações, e para aspectos que não foram explorados ou que ainda estão incipientes, entre os quais, podemos citar o desenvolvimento de pesquisas teóricas que subsidiem as bases epistemológicas e/ou pedagógicas da abordagem CTS.Item Aves migratórias no Nordeste brasileiro: uma análise cienciométrica(2022-10-07) Silva, Beatriz Borba de Morais Ribeiro; Moura, Geraldo Jorge Barbosa de; Frazão, Márcio Chaves; http://lattes.cnpq.br/5314751391292608; http://lattes.cnpq.br/1348666346504103; http://lattes.cnpq.br/8843353219992073Para que a ciência possa desenvolver pesquisas a respeito de um tema, antes de tudo, é importante que se saiba qual o status de conhecimento atual presente na literatura acerca do mesmo, e assim, elaborar um planejamento estratégico para o desenvolvimento de ações de pesquisa e conservação. Uma das metodologias que possibilita avaliar esse tipo de conhecimento é a cienciometria (Vanti, 2002). Diante dessa premissa, o presente trabalho teve como objetivo, metrificar a produção científica nacional acerca do tema "Aves Migratórias" no Nordeste brasileiro, entre 2000 e 2022, a fim de mapear o status atual de conhecimento e produção literária científica, podendo contribuir como ferramenta para desenvolvimento de projetos e ações que visem preencher possíveis lacunas de conhecimento. O trabalho avaliou um total de 1113 publicações, seguindo as palavras-chave pré-estabelecidas na metodologia, onde resultou em 63 publicações que atendiam aos critérios propostos. Desses pode-se aferir um quantitativo total de 132 espécies com ocorrência registrada para a região nordeste do país. Tornou-se evidente a necessidade de pesquisas mais aprofundadas a respeito do tema e ainda a busca por realizar publicações em revistas de maior renome na área científica.Item Benefícios e contribuições da prática da hidroginástica para a saúde e qualidade de vida da pessoa idosa: um estudo de produções científicas brasileiras(2023-04-28) Soares, Larissa Kênia Alves Pessoa; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Com o constante crescimento da população idosa no Brasil e a busca pela hidroginástica como atividade física, surge o questionamento acerca dos benefícios e contribuições que a prática da hidroginástica traz para a vida da pessoa idosa. O objetivo desta pesquisa é analisar as mais recentes produções científicas brasileiras acerca da prática da Hidroginástica como atividade física para idosos, buscando compreender quais as contribuições da hidroginástica na vida da pessoa idosa, assim como os possíveis benefícios da prática da hidroginástica em relação a flexibilidade, a autonomia, a prevenção contra dores articulares, a socialização e a qualidade de vida do idoso. O método utilizado neste estudo foi a pesquisa exploratória acerca da temática hidroginástica e idoso, nas plataformas SciELO, LILACS, Google Acadêmico, e nas revistas: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Da Teoria à Prática - Saúde, Educação e Movimento, Revista Brasileira de Ciências dos Esportes e Revista Brasileira de qualidade de vida. Os descritores utilizados foram “Hidroginástica”, “Idoso” e “qualidade de vida”. Esses termos de busca também foram combinados entre si para a obtenção de resultados mais precisos: "hidroginástica + idoso”, “Hidroginástica + motivação”, “Idoso + hidroginástica + qualidade de vida”. O filtro de pesquisa utilizado foi artigos publicados dentro do período dos últimos 10 anos. Assim, conclui-se que a prática da hidroginástica se mostrou eficaz para os idosos, trazendo diversos benefícios para o processo de envelhecimento, proporcionando melhorias nos aspectos fisiológicos como o alívio de dores e sintomas de doenças articulares, na adaptação cardiovascular e favorecimento do sistema respiratório, como também na melhoria da qualidade de vida do idoso praticante devido ao aumento de sua capacidade física e do ganho de autonomia no desempenho de suas atividades diárias.Item Caracterização de material lenhoso como fonte energética viável no Brasil: uma análise sistemática da produção científica brasileira(2021-07-13) Melo, Vitória Larissa Moreira; Nogueira, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/2791448000405507; http://lattes.cnpq.br/5399606076137792A busca por fontes energéticas renováveis vem crescendo ao longo do tempo de forma vertiginosa. Quando a madeira é utilizada para produção de energia, algumas características devem ser levadas em consideração, como as de crescimento ou dendrológicos da planta, já que estas influem significativamente sobre a produção de massa seca individual ou por área, além da sua composição (química, elementar e imediata). O objetivo deste trabalho foi utilizar-se da literatura científica para entender quais são as principais características associadas ao material lenhoso, para que este possa vir a ser considerado uma boa fonte de energia. A metodologia utilizada para este trabalho foi a seleção de estudos realizadas a partir de uma revisão sistemática, onde 174 artigos foram analisados e sintetizados. Esses estudos foram publicados de 2000 a meados de 2021 em inglês, espanhol e português. A grande maioria dos estudos foi realizada no estado brasileiro de Minas Gerais, seguido por São Paulo, Santa Catarina e Pará. As espécies utilizadas pelos artigos para as análises e ensaios laboratoriais foram espécies arbóreas do gênero Eucalyptus (44%), Pinus (8%) e outras espécies (48%). Observou-se um aumento acentuado na produção de artigos nas regiões Norte e Nordeste durante os últimos seis anos. As unidades de análise visadas por esses estudos foram as características da madeira como densidade básica, poder calorífico superior, teor de materiais voláteis e teor de lignina total. Estas variáveis foram analisadas estatisticamente de forma não paramétrica. Portanto, são considerando aptos os materiais lenhosos que apresentem uma densidade básica de 0,6 g.cm-3, poder calorífico superior de 19,7 MJ.kg-1, teor de materiais voláteis e teor de lignina de 27,79% e 28 %, respectivamente. A importância de ter um material científico de consulta referente ao uso da biomassa florestal como material energético se dá pela dissipação da informação aos principais interessados no uso da biomassa florestal e de material lenhoso como fonte energética.Item Diálogos sobre yoga e Educação Física escolar: o que dizem as publicações acadêmicas dos últimos 10 anos(2022-05-25) Barros, Andreza Kamylla Pena; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191; http://lattes.cnpq.br/6180706921701558O avanço da Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares (PNPIC) integrada ao Serviço Único de Saúde (SUS) possibilitou a implementação das Práticas Corporais Alternativas (PCas) no campo da saúde coletiva, dessa forma, abriu-se espaço para a prática de Yoga tanto em instituições como o SUS, quanto em Centros Integrados de saúde (CIS) e Centro Comunitário da Paz (Compaz). É por meio desta transformação que muitas escolas vêm aderindo a estas práticas em seus currículos. O Yoga tem por objetivo o desenvolvimento integral da personalidade humana, por meio de exercícios de liberação apoiados em uma filosofia singular, capaz de desenvolver aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Prática complementar que vem contribuindo significativamente na gestão das emoções, o Yoga pode ser a chave para contribuir de forma eficiente na educação de crianças, jovens e adultos dentro da escola. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo mapear estudos que ligam a prática do Yoga dentro das aulas de Educação Física escolar, entre 2012 e 2022, realizando uma revisão bibliográfica e análise documental a procura dos conceitos de Yoga, identificando e analisando as aproximações e distanciamentos epistemológicos presentes nestas publicações, assim como, estudando os argumentos utilizados para defender esta prática dentro da Educação Física escolar. Identificamos que, após a aplicação de critérios de seleção, os artigos estudados apresentam o Yoga como uma prática de relaxamento que promove o bem estar físico e mental, contudo, percorrendo caminhos argumentativos que ainda carecem de concepções pedagógicas e filosóficas de suma importância para a escola e para a própria prática do Yoga.Item Educação física escolar na educação do campo: a trajetória do tema “Escola do campo” no CONBRACE/CBCE (2009 a 2023)(2025-03-13) Fernandes, Danielle Cristina Lima; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191A Educação do Campo tem sua “identidade definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros” (Brasil, 2002). E a Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório na escola, tem um papel fundamental na valorização e problematização de temas relacionados à realidade e ao desenvolvimento do conhecimento construído ao longo dos anos. Considerando esses assuntos, por meio de uma revisão bibliográfica e análise documental, buscou-se discutir o que se pesquisa sobre a educação do campo na área da Educação Física, considerando os anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Para isso se faz necessário compreender as expressões Campo e Rural, por dentro do debate educacional; identificar e analisar as publicações do CONBRACE, do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Escola, destacando os tipos de produção, as problemáticas abordadas e as conexões com o contexto do campo. Ao total, foram encontradas 31 publicações utilizando esses descritores, entretanto, nem todas as produções tratam de Educação do Campo, destas produções apenas 8 abordam, de fato, o assunto de interesse desta pesquisa. Os estudos identificados foram avaliados quanto à sua profundidade e conexão com a Educação do Campo, possibilitando a sua categorização em três níveis: (1) Tipo de produção, (2) Temática/ Problemática; (3) Relação com o campo: Superficial, Contextual e Conexão. Por fim, a partir dessas análises, pode-se perceber que, embora a educação do campo tenha sido um tema central em algumas produções, ela ainda perpassa apenas como contexto, além disso, a pesquisa demonstrou que ainda há pouco interesse de pesquisa sobre este assunto entre as produções do CONBRACE. Logo, ainda há desafios em explorar as suas dimensões de forma aprofundada no contexto da Educação Física e gerar contribuições para o melhoramento da realidade da Escola do Campo.Item Educação física, relações de gênero e educação: uma análise sobre as pesquisas presentes nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE)(2021-11-11) Messias, Geiliane Rebeca; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191; http://lattes.cnpq.br/2902371218049291O presente estudo tem como objetivo investigar a produção científica publicada nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) que aborda a temática de relações de gênero e educação física escolar, para assim, identificar e analisar as principais categorias utilizadas nestes estudos, suas bases epistemológicas e quais proposições cabe à Educação Física, acerca deste tema, no âmbito educacional. Para isso, foram apresentadas informações acerca do CBCE, sua importância no âmbito esportivo e educacional, bem como os seus Grupos de Trabalhos Temáticos (GTT), com enfoque no GTT 07 – Gênero. No seguimento, encontra-se uma apresentação do CONBRACE, com enfoque maior nas edições de 2015, 2017 e 2019 que abordaram o tema gênero, oficialmente como uma área de estudos do CBCE. Portanto, a partir destas edições foi realizado um levantamento de todos os trabalhos apresentados com a temática gênero, fazendo assim uma investigação, à luz do método de análise de conteúdo, do que está em pauta sobre o tema dentro do Congresso. Foi possível perceber ao longo da pesquisa que a maioria dos artigos pesquisados trata das relações de gênero e educação física fora da escola, alertando a necessidade das pesquisas na Educação Física Escolar. Além disto, buscamos cumprir com o objetivo de identificar as proposições para a Educação Física nesta área para corresponder às necessidades sociais.Item Implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) aplicada no ensino das ciências: uma revisão sistemática à luz da análise estatística implicativa (ASI)(2022-10-03) Oliveira, Gabriela Pinheiro Gomes de; Couto, Janaína de Albuquerque; Cordeiro, Priscila Aparecida dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1352379618124390; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/9889975714666120A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) compreende o processo pelo qual um novo conhecimento se relaciona de maneira não arbitrária e não literal à estrutura cognitiva do ser que aprende, de modo que o conhecimento prévio do educando interage, de forma significativa e ganhando novo sentido, com o novo conhecimento que lhe é apresentado, provocando mudanças em sua estrutura cognitiva, em vista de ultrapassar a aprendizagem mecânica, literal, e arbitrária. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo construir um estudo de revisão sistemática para caracterizar e identificar as principais tendências da TAS aplicada no ensino das Ciências de forma a compreender o perfil da produção científica referente ao tema mencionado, em um recorte temporal de 2011 a 2021. O estudo consistiu na análise dos artigos das bases de dados eletrônicas e foi elaborado em quatro etapas: busca eletrônica nas bases de dados (etapa 1), seleção e identificação dos artigos elegíveis (etapa 2), extração dos dados dos estudos incluídos na revisão (etapa 3) e Análise Estatística Implicativa – A.S.I. (etapa 4). Foram selecionados cinquenta e sete artigos que contemplaram os critérios de inclusão, sendo que cada um deles estudou a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa em sala de aula. Os resultados apontaram que a TAS contribuiu para que o processo de aprendizagem ocorresse de forma mais dinâmica, valorizando os conhecimentos prévios dos discentes e instigando a motivação, o interesse e a curiosidade dos alunos no ensino das Ciências, propiciando uma significativa evolução conceitual dos mesmos. Os dados dos artigos passaram pelo tratamento estatístico do software CHIC que também opera a A.S.I. para a produção de Grafos Implicativos e outros tratamentos. A utilização da Análise Estatística Implicativa no processo de análise dos estudos incluídos na Revisão expandiu a visão de uma abordagem qualitativa para um tratamento quantitativo, se apropriando de elementos estatístico-probabilísticos, contribuiu de forma significativa para uma visão sistêmica e articulada dos dados. Dessa forma, as potencialidades da ferramenta A.S.I. demonstradas neste trabalho induzem a uma capacidade de expansão e complementação da abordagem qualitativa, despertando possibilidades e necessidades de sua aplicação em novas investigações e estudos em processos de ensino e aprendizagem.Item Modelos, modelagens e analogias: uma revisão da literatura em cinco periódicos no período de 2007 a 2020(2021-12-09) Porto, Shyrlana Souza; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0949749320823271Modelos, modelagens e analogias: uma revisão da literatura em cinco periódicos no período de 2007 a 2020 visa trazer um levantamento bibliográfico em importantes periódicos brasileiros nesse recorte temporal. São eles: Ciência e Educação (Bauru), Experiências em Ensino de Ciências, Investigações em Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Educação e Revista Debates em Ensino de Química, todos com a classificação Qualis CAPES A ou B, a fim de analisar as tendências, na literatura, relacionadas a modelos, modelagens e analogias no ensino de Ciências. Para o alcance dos objetivos, foram buscados no campo de pesquisa de cada revista e selecionados os artigos que abordavam os temas do trabalho aqui apresentado. Foi realizada a leitura dos textos e triagem dos assuntos que estavam na perspectiva desta pesquisa e ao final foram 70 artigos que estavam em consonância com esta proposta. Em relação ao primeiro objetivo, foram estabelecidas categorias a fim de realizar a análise e discussão. Para o segundo objetivos, foram lidos os artigos e agrupados conforme semelhança dos assuntos abordados. A partir dos resultados obtidos foi possível avaliar que nesses 13 anos analisados existe um número considerável de artigos nas revistas escolhidas, o que mostra que a pesquisa na linha de modelos, modelagens e analogias está sendo desenvolvida, apresentando um pequeno pico no ano de 2011 e se intensificando mais a partir do ano de 2016. Ao compilar os artigos analisados, foi observado que eles apresentaram tendências para o tema modelos, com 65,3%, seguidos do tema analogias com 20% e modelagens, com 14,7% dos trabalhos avaliados. Foi observado um grande destaque na abordagem voltada para a pesquisa de campo, realizada em escolas e universidades, por exemplo, nas pesquisas sob a perspectiva do aluno e em relação aos conteúdos de química abordados, Modelos Atômicos, Geometria Molecular, Cinética Química, Isomeria e Solubilidade. As pesquisas relacionadas à modelagem precisam chegar à sala de aula, bem como os estudos voltados a outras estratégias didáticas de ensino também. São muitos trabalhos de pesquisadores que se dispuseram, estudaram, aplicaram e publicaram, mas de alguma forma esse conhecimento enfrenta obstáculos para chegar à realidade dos alunos.Item O conteúdo enzimas no ensino de Química: um panorama das propostas difundidas em periódicos nacionais(2023-09-21) Silva, Viviane Oliveira da; Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7518586937701331A pesquisa realizada foi de natureza documental, descritiva e exploratória, e se aproxima das investigações do estado do conhecimento com o objetivo principal de oferecer uma visão panorâmica de uma parte importante da produção acadêmica brasileira sobre o ensino do conteúdo enzimas, pela análise dos artigos publicados em alguns dos principais periódicos nacionais nos quais a comunidade de Educação Química dissemina os resultados dos seus estudos. Adotou-se como documentos primários os artigos publicados em 12 (doze) periódicos com Qualis CAPES. O percurso metodológico foi desenhado em consonância com a perspectiva de Morosini, seguindo as etapas da bibliografia anotada, sistematizada, categorizada e propositiva. De um total 8.303 de artigos consultados, 56 versavam sobre enzimas, mas apenas 13 (treze) constituíram o corpus da pesquisa, por serem direcionados ao ensino de enzima. Uma análise de conteúdo permitiu o estabelecimento de categorização dos achados. Esses trabalhos estão preferencialmente destinados ao Ensino Superior, 10 artigos, enquanto 4 artigos são voltados ao Ensino Médio e 2 ao Ensino Tecnológico; 3 trabalhos propõem atividades destinadas a mais de um nível de ensino. Os principais gêneros de trabalhos são: i) pesquisa educacional: 4 artigos; ii) desenvolvimento de atividade experimental: 7 artigos; e iii) relato de experiência didática, 2 artigos. A experimentação é a temática principal em 10 dos artigos investigados – 9 em atividade enzimática e 1 em propriedades das enzimas, enquanto a modelagem é a temática nos outros 3 artigos. Os conteúdos abordados são atividade enzimática (catálise), inibição e inativação; funções das enzimas; e modelo enzima-substrato. Nos artigos, há prioridade da relação experimentação + atividade enzimática (9), quando comparada com as demais categorias: modelagem + modelo enzima-substrato (3) e experimentação + propriedades (1). As atividades com experimentos de baixo custo, tanto voltados para o Ensino Superior quanto para Ensino Médio, sãos as principais estratégias didáticas utilizadas. A modelagem com modelos 3D ou computacionais também é utilizada, assim como videoaulas com experimentos simulados e um jogo didático adaptado. É importante também que se invista no desenvolvimento de propostas que considerem os processos formativos nos diferentes níveis de ensino de Química, incluindo a formação superior. Nesse sentido, é necessário o estímulo à oferta de momentos formativos que estimulem discussões e reflexões no ensino e na formação de professores, e de outros profissionais, sobre a modelagem computacional com fins didáticos. Em associação a esses aspectos, um campo de interesse e ainda carente de ações é o de ensino não presencial. Por isso, é preciso se incentivar o desenvolvimento de estudos e a produção de instrumentos/produtos didáticos sobre o conteúdo enzimas para o ensino virtual, principalmente com os recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Também é importante se estimular o desenvolvimento estratégias que sejam opções à experimentação e à modelagem.Item O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID na formação inicial de professores de Educação Física: contribuições presentes nas produções científicas dos CONBRACE e CONICE (2009-2023)(2025-03-11) Pereira, Carlos Henrique de Santana; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/7929333030413461Esta pesquisa tem o propósito de investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para a formação inicial de professores de Educação Física. A problemática da pesquisa que norteou este estudo foi: quais as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-/PIBID para a formação inicial de professores em Educação Física presentes na produção científica dos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte/CONBRACEs e Congressos Internacionais de Ciências do Esporte/CONICEs (2009-2023)? O objetivo geral consiste em analisar a produção científica dos CONBRACEs e CONICEs sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) explicitando as contribuições e desafios para formação inicial de professores em Educação Física. E definimos como objetivos específicos: compreender a importância e os desafios do PIBID para a formação inicial de professores em Educação Física e identificar as contribuições do PIBID para formação inicial de professores em Educação Física presentes na produção científica dos CONBRACE e CONICE. Para alcançar os objetivos mencionados, optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, seguida de uma análise de conteúdo. Dessa forma, concluímos que o PIBID é de grande importância para a formação inicial de professores de Educação Física, principalmente para auxílio na construção da identidade docente durante o período de formação.Item O tempo pedagógico e a educação física escolar: uma análise do currículo de Pernambuco(2023-05-04) Alcântara, Renata de Barros; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/2615792931886227O presente estudo tem como objetivo analisar o tempo pedagógico necessário para a apropriação dos conteúdos nas aulas de educação física. Identificando essa distribuição na organização curricular. A pesquisa foi realizada no estudo de abordagem qualitativa, elaborada através de análises de artigos e livros científicos, definida como bibliográfica – documental. Para a organização e construção do estudo, refletimos sobre a educação como política pública e social; a escola seu papel e função e a transformação na sociedade. Entendendo como configura o currículo, este como documento que organiza a prática social, assim como o projeto político pedagógico. Nesta compreensão, legitimar a Educação Física como disciplina curricular obrigatória, pensando no papel do professor, na construção de um ensino voltado para a realidade social, através da cultura corporal. Desta forma, o estudo colaborou para perceber como é tratado o conhecimento específico e sua apropriação, dentro de um tempo pedagogicamente necessário para desenvolver os conteúdos da Educação Física escolar.Item O uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso da UFPE e da UFRPE(2021-03-03) Melo, Thiago Pessoa de; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/8548605922378353Este artigo teve como objetivo analisar o uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso de duas IES de Recife. Tal trabalho dividiu-se em dois eixos analíticos, sendo um dedicado a abordar o pensamento decolonial latino-americano e o conceito de “colonialidade do saber” na perspectiva da rede de pesquisadores modernidade/colonialidade e o outro dedicado a uma pesquisa bibliográfica integrativa que lidou com trabalhos de monografias produzidas nos cursos de graduação da UFPE e UFRPE nos últimos dez anos, nas quais foram usadas pelos/as autores/as referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais. Conclui-se que cada vez mais a temática da colonialidade do saber vem sendo abordada (não apenas em espaços acadêmicos), o que facilita processos de descolonização do saber e a visibilização de temáticas antes não estudadas pela Universidade.Item Produção do conhecimento em Educação Física escolar: a questão da saúde(2021-02-23) Sena, Ângela Souza Pantaleão de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/6515200410221210O presente trabalho tem como objetivo, analisar as concepções de saúde implícitas nas monografias produzidas no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a partir do mapeamento dessas produções e identificando suas contribuições para compreensão do conceito de saúde no contexto da formação de professores de Educação Física. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo documental, tendo como principal fonte, as monografias cujos objetos de estudo apresentam a relação entre Saúde, Educação Física e Escola, entregues no período de 2013-2019, considerando àquelas que estavam disponíveis on line até março de 2020, quando se iniciou a pandemia do COVID-19, publicadas no Sistema Integrado de Bibliotecas/UFRPE. Desse modo, percebemos que, das 142 monografias que acessamos para análise, apenas quatro delas estão diretamente relacionadas ao tema em questão, o que indicou que a perspectiva individual ainda é uma forte presença nas referências dos autores, apontando a necessidade de ampliação dos estudos, e uma maior aproximação com as referências que abordem a saúde numa perspectiva coletiva, para a Educação Física avançar em seu campo de intervenção.Item Sistema de irrigação móvel por gotejamento: revisão sistemática com análise da produção científica através de indicadores bibliométricos e cientométricos(2023-04-05) Gusmão, Amanda Cristina Santos; Mélo, Ralini Ferreira de; Guedes, Flávio Leôncio; http://lattes.cnpq.br/3331772351336203; http://lattes.cnpq.br/4296426234246190; http://lattes.cnpq.br/2331589393641621Uma em cada nove pessoas no mundo não tem acesso a alimento suficiente e de qualidade para manter uma faixa nutricional correspondente a uma vida saudável. Na América Latina, o Brasil é um importante produtor mundial de alimentos e com grande potencial de expansão da oferta. O Brasil tem um potencial de, aproximadamente, 14% das capacidades globais de incorporação de novas áreas não irrigadas, para agricultura irrigada. A agricultura é uma das atividades que mais demandam o uso da água para a cultura dos alimentos e a manutenção das lavouras em diferentes regiões do mundo, assim como a necessidade de gerenciar e de melhorar a eficiência da água está em evidência mundialmente. A ciência está continuamente em busca de mitigar a perda de água na irrigação, e o sistema de irrigação por gotejamento móvel (MDI) tem particularidades que podem ajudar a reduzir alguns parâmetros, como por exemplo, redução do escoamento de água. Neste sentido objetivou-se com este estudo compreender o estado atual da produção científica sobre o Sistema MDI, por meio de revisão sistemática com análise de indicadores cientométricos e bibliométricos. A distribuição dos locais de estudo sugere um interesse local dos Estados Unidos e do Brasil. Os termos mais frequentes analisados na nuvem de palavras a partir dos títulos dos artigos concentram-se em palavras relacionadas à irrigação e os termos mais frequentes na nuvem referente às palavras utilizadas nos resumos mostram uma ênfase nos sistemas de irrigação, a gestão e eficiência no uso da água. Ao analisar as redes por coocorrência de palavras observou-se que a sinergia ocorre em torno do termo drip irrigation, com termos que demonstram uma tendência na umidade do solo e água do solo, gestão da água. Os EUA é o país onde está localizado o maior número de artigos relacionados ao MDI. Por fim, as colaborações potenciais da análise fatorial verificaram dois clusters voltados para questões dos sistemas de irrigação e ao gerenciamento e gestão do uso da água, assim conclui-se que os autores estão visando uma nova tecnologia, em que a irrigação esteja interligada com a gestão do uso da água.Item Sociologia e educação: como os conceitos sociológicos são aplicados nos Trabalhos de Conclusão de Curso sobre educação nos cursos de Ciências Sociais da UFPE e da UFRPE(2024-10-02) Nascimento, Diogo Oliveira do; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/4693268077316321Este trabalho se propõe a estudar, a partir da busca nos bancos de dados, Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos nos cursos de Ciências Sociais das Universidades Públicas de Pernambuco que relacionam a sociologia com a educação realizados no período de 2018 a 2023. Para atingir o objetivo proposto foi realizada a busca dos trabalhos nos repositórios eletrônicos da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e foram localizados dezoito trabalhos. A fim de efetuar a exploração dos trabalhos, realizamos a leitura das pesquisas e decidimos criar três grupos de análise para os trabalhos: educação e política pública; educação e instituição de ensino; educação e ensino de sociologia. Concluímos que os conceitos da sociologia foram mobilizados na análise dos fenômenos estudados nas pesquisas de conclusão de curso. Portanto, a presença desses conceitos nas pesquisas facilitou a interpretação dos dados apresentados, além disso a compreensão dos fatos pôde ser melhor explorada e compreendida, confirmando a importância dos conceitos sociológicos para análises sobre educação.Item Uma análise cienciométrica sobre jogos no ensino de Química em artigos da Revista Ludus Scientae(2025-03-18) Souto, Kaio Fábio Santos; Simões Neto, José Euzebio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/6728961168532707O ensino de química sempre representou um desafio para estudantes e educadores, em grande parte devido à complexidade e abstração dos conceitos estudados, características que aliadas à forma como tem sido ensinada, a química tem se tornado uma disciplina difícil, muito distante da realidade dos estudantes e de aprendizagem pouco estimulante. Tal cenário pode ser modificado na inclusão de metodologias diferenciadas, como os jogos didáticos, que vêm ganhando força e espaço como uma estratégia inovadora e eficaz para envolver e estimular os estudantes, aproximando a disciplina da realidade dos alunos, além de tornar o aprendizado mais prazeroso. Esta pesquisa busca entender a produção científica sobre jogos didáticos no ensino de química, analisando artigos publicados em um periódico especializado na temática, a Revista Eletrônica Ludus Scientiae, considerando todos seus anos de publicação. Para tal análise, utilizamos como ferramenta a cienciometria, que nos permitiu uma visão quantitativa detalhada sobre a frequência de publicações, principais indicadores de autorias, regiões geográficas dos autores, conceitos mais abordados e referências mais importantes. Com os dados encontrados na pesquisa, traçamos um perfil com os padrões e tendências na produção científica nessa área. Diante dos dados encontrados, evidenciamos que o uso de jogos didáticos no ensino de química é um caminho promissor, mas que ainda precisa ser mais explorado. Esperamos que essa pesquisa contribua para a valorização da área, encoraje educadores e pesquisadores a expandirem o uso da ludicidade como uma estratégia pedagógica, assim como, sirva de base para auxiliar futuras produções científicas na área.
