Navegando por Assunto "Incentivo à leitura"
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Item A contação de histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística(2021-07-31) Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/0447878806420974A contação de histórias nos proporciona esse viajar além do tempo, de reviver momentos que nos levam a sentir cheiros e sabores, sensações e emoções. Esta pesquisa objetiva apresentar as contribuições do Projeto Brincarte UFRPE com as atividades com as contações de histórias desenvolvidas nas escolas e ONGs da Prefeitura do Recife. Nesse contexto, relatar as contribuições da contação de histórias do Projeto Brincarte para o desenvolvimento do sujeito leitor em uma perspectiva artística. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da atividade de contação de história para o desenvolvimento da criança no Projeto Brincarte. Trata-se de um projeto de extensão para a arte-educação na concepção que envolve o lúdico em suas diversas facetas, como forma de impulsionar uma aprendizagem a partir do resgate das contações de histórias, antigas brincadeiras, da produção artística, da confecção de brinquedos com material reciclável e diversas ações que remetem o desenvolvimento infantil de forma holística e divertida. E ainda, a autora desta pesquisa atua como monitora buscando incentivar a leitura para as crianças, para o desenvolvimento, criatividade e ludicidade da criança. O referencial teórico contempla procedimentos metodológicos a serem adotados, consistem em fazer uma entrevista com um roteiro com perguntas, onde as monitoras do Projeto Brincarte, revelam informações sobre as experiências vividas pelas crianças na hora da contação de histórias, o que elas percebem nas crianças nesse universo do sonho, da imaginação, da fantasia e de forma lúdica. Portanto, espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas, a partir deles contribuam para que as crianças se tornem um sujeito leitor. Sendo assim, todo o percurso busca traçar as diferentes formas de ver, sentir, pensar e constituir-se no mundo da arte. Nesse sentido, propondo uma reflexão da contação de histórias em uma perspectiva artística.Item A poesia na rede social Instagram: interconexões com a formação de leitores na cibercultura(2021-08-14) Andrade, Alexsandra Cristine de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/3261120741108886Esta pesquisa visa a descrever como a poesia digital pode ser utilizada no processo de formação de leitores na cibercultura, considerando as demandas dos discentes do Ensino Médio. Como hipótese inicial, consideramos que a poesia difundida na rede social Instagram facilita o processo de mediação de leitores no campo artístico-literário, tendo em vista as demandas do ensino de literatura na cultura digital. A presente investigação foi desenvolvida a partir de pressupostos educacionais e digitais, compreendendo que o ensino de literatura precisa ser redimensionado, no sentido de incorporar as reflexões sobre gêneros literários emergentes no ciberespaço. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a poesia digital divulgada no Instagram, por meio da aplicação de planejamento didático-pedagógico com uma turma do 3º ano. No tocante ao aporte teórico, a investigação foi norteada por abordagens que discutem a cultura digital (LEMOS, 2010; KIRCHOF, 2016; SANTAELLA, 2013; LÉVY, 2007), a poesia nos meios digitais (ANTONIO, 2008), além de questões relativas ao ensino de literatura (SILVA, 2005; COSSON, 2009, DALVI, 2013). Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa-ação em escola pública da rede estadual de Pernambuco, tendo em vista a aplicação de questionários semiestruturados com estudantes do Ensino Médio, elaboração de planejamento didático para realização de oficinas literárias, avaliação das ações propostas nas oficinas. Foi priorizada a abordagem qualitativa, considerando-se desenho descritivo e interpretativo quanto à natureza dos objetivos específicos propostos, tais como: 1) Identificar perfis no Instagram, com foco na poesia digital para elaboração de painel ilustrativo; 2) Elaborar planejamento didático-pedagógico para oficina literária com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, tendo em vista potencialidades da poesia digital divulgada no Instagram; 3) Avaliar percepções de discentes do 3º ano do Ensino Médio sobre a oficina literária realizada e experiências com a poesia digital em práticas de leituras na rede social Instagram. Os resultados revelaram o interesse dos discentes quanto à participação nas atividades propostas, na busca por alternativas de inserir as múltiplas linguagens da poesia digital no ambiente escolar. Percebeu-se que muitos dos alunos já desenvolviam práticas de leitura de poesia digital na rede Instagram, seguiam e compartilhavam autores emergentes. No entanto, poucos discentes não compreendiam as produções poéticas divulgadas na rede social como textos literários. Esperamos que esta pesquisa consiga contribuir para repensar estratégias de ensino de literatura dentro do ambiente escolar, diante desse cenário emergente de poesia e leitura no ciberespaço.Item Formação de leitores no ensino médio: a literatura em cena(2023-11-10) Soares, Conceição Maria da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833A formação de leitores no Ensino Médio é permeada por desafios que envolvem uma dinâmica bastante relevante no processo de ensino-aprendizagem do estudante. Isso pode ser feito por meio da leitura compartilhada em sala de aula, discussões e análises dos elementos literários, como personagens, enredo e estilo. O objetivo principal desta pesquisa é analisar estratégias e leitura para a formação de leitores críticos no Ensino Médio, considerando as potencialidades da literatura em processos de fruição estética no campo artístico-literário. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de: Cosson (2021), Kleiman (2016), Soares (2004), Villard (1999), Martins (2006), Candido (1995), dentre outros autores. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada em consonância com o Programa de Residência Pedagógica-PRP/Capes, Núcleo de Letras/ Língua Portuguesa EAD, da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE - UAEADTec. A pesquisa-ação foi conduzida em uma escola pública do estado de Pernambuco e envolveu um ciclo contínuo de avaliação diagnóstica, ação-reflexão-ação.A pesquisa começou com o mapeamento das opiniões dos alunos e outros envolvidos na escola sobre sua relação com a literatura. Com base nessas informações, foi desenvolvido um Plano de Ação Pedagógica (PAPE), seguindo modelo da sequência didática básica de Cosson (2021). Posteriormente, as etapas de ensino do PAPE foram aplicadas, aproveitando as características do gênero literário conto e integrando-o a outras formas de expressão artística. Os resultados da pesquisa indicaram que o uso de formas artísticas familiares aos estudantes, especialmente na fase inicial de motivação da sequência básica, teve um impacto positivo na forma como os discentes interpretavam as obras literárias e no desenvolvimento de sua capacidade crítica como leitores. Assim, as conexões dialógicas entre diferentes formas de expressão artística se mostraram estratégias eficazes na promoção da formação de leitores literários críticos.Item Leitura na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: da teoria à prática(2022-05-25) Silva, Gisele Daniele da; Silva, Fátima Soares da; http://lattes.cnpq.br/7598291218130743Esta pesquisa teve como objetivo analisar as abordagens utilizadas pelos professores nas salas de aula para o incentivo à prática da leitura, partindo das orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2017) do ensino fundamental para os anos finais. Para tanto, esse estudo apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Bagno (2007); Freire (2003); Soares (2002); Solé (1998); Travaglia (1998), entre outros. Na primeira fase da pesquisa foi realizada uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular, a fim de observar as competências e habilidades propostas para as turmas de 9º ano do ensino fundamental. Na segunda fase da pesquisa foi realizada a coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada à docente de duas turmas e questionários aplicados aos estudantes dessas turmas de uma escola pública de um povoado no município de Flores em Pernambuco, com o intuito de analisar se as propostas presentes na BNCC estavam sendo contempladas dentro da sala de aula. Ficou evidente, diante da análise dos dados que existe ainda a necessidade de um ensino de leitura significativa que contribua para a formação de um leitor que, realmente, compreende aquilo que lê.Item Ler por prazer no ritmo do cordel(2019) Honorato, Danila Salvador; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/2204982655758230A presente monografia aborda discursões sobre a Literatura de cordel como um dos meios para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem na construção de um aluno leitor, trazendo discursões sobre a importância da leitura assim como conteúdos abordados nos folhetos, e também traz algumas sugestões de trabalho com a mesma em sala de aula. Como embasamento teórico foram utilizadas fontes como Pinheiro (2018), que aborda diferentes formas de trabalhar com a literatura de cordel; Luyten (1983) e Cascudo, (2012) que conceituam e abordam aspectos extremamente relevantes sobre os folhetos e a literatura popular em geral. Candido (1980) em sua discursão sobre literatura e sociedade, Stuart Hall (2006) como base teórica para discursão sobre identidade e cultura refletidas na literatura de cordel, dentre outros. O trabalho foi dividido em três partes, a primeira traz discursões sobre a literatura popular e a erudita, abordando as características das mesmas assim como a importância de ambas para o processo de ensino/aprendizagem, a segunda parte foca na literatura de cordel sua origem e características e os aspectos culturais, trazendo algumas sugestões de uso em sala de aula, e como os folhetos podem desperta o gosto pela leitura. Com isso pudemos perceber que o incentivo ao trabalho com o cordel em atividades voltadas ao processo de ensino/aprendizagem ressaltando a importância e riquezas como cultura viva e mutável é uma atividade instigante e prazerosa.Item Práticas de leitura na escola: o ensino e os usos para além da sala de aula(2025-07-16) Oliveira, Yasmin Semirames Alves de; Souza, Sirlene Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/9608639713920207; http://lattes.cnpq.br/7146898792443774Este trabalho investigou as práticas de leitura desenvolvidas por uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de identificar suas concepções sobre o ensino da leitura e compreender como tais concepções se articulam às suas práticas pedagógicas voltadas para esse eixo. Para embasar a investigação, como aporte teórico nos apoiamos nas ideias de autores como Cavallo e Chartier (1998), que traçam um breve histórico da leitura no mundo ocidental, de Kleiman (1989), ao conceituar a leitura como um ato de interação entre autor e leitor, Rockwell (1985), ao discutir o conceito de letramento; Petit (2009), ao destacar o papel ativo do leitor no processo de leitura, bem como Leal e Melo (2006) e Solé (1996), que oferecem um panorama sobre o ensino da leitura. Por fim, apoiamo-nos nas discussões de Lahire (2002) e Souza (2016) para refletir sobre a fabricação das práticas docentes. Apoiada na abordagem da pesquisa qualitativa, como procedimentos para a apreensão dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações participantes na sua sala de aula, registradas por meio de anotações escritas e gravações em áudio. A análise dos dados foi orientada pela metodologia da análise de conteúdo de Bardin, o que possibilitou identificar as diferentes práticas de leitura propostas e compreender suas concepções e intencionalidades pedagógicas. Os resultados indicaram que a professora buscava desenvolver práticas de leitura acolhedoras e lúdicas, proporcionando aos alunos experiências mais leves e significativas, em contraste com as vivências escolares que teve enquanto aluna, marcadas por rigidez e escassez de materiais de leitura. Tais práticas revelaram um movimento de ressignificação, no qual as experiências vividas no passado foram transformadas em novas propostas pedagógicas, mais sensíveis e voltadas à formação leitora dos estudantes. Conclui-se que as práticas de leitura são atravessadas por fatores como a trajetória pessoal, as concepções pedagógicas e as condições objetivas de trabalho, sendo imprescindível reconhecê-los para uma compreensão mais ampla e humana da realidade do ensino da leitura nos anos iniciais.Item Práticas de leituras literárias na escola: biblioteca móvel como estratégia (inov)ativa para motivar competências leitoras de discentes do 9° ano do ensino fundamental(2023-11-24) Feliciano, Josefa Rosineide dos Santos; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Este trabalho tem como objetivo geral implementar projeto de leitura literária com foco na biblioteca móvel como estratégia (inov)ativa para motivar competências leitoras de discentes do 9° ano do Ensino Fundamental. Para incentivar o desenvolvimento de competências leitoras de discentes da Educação Básica, o projeto de leitura foi realizado em escola pública da rede estadual de Pernambuco e contou com doações de livros por parte da comunidade escolar, envolvendo discentes, professores e outros sujeitos da escola campo na qual a ação pedagógica foi implementada. Nas vivências no componente de Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO e no Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES do Curso de Licenciatura em Letras, modalidade a distância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, observamos a carência da escola campo em termos de uma biblioteca adequada para a formação de leitores no contexto do Ensino Fundamental II. É importante destacar que nem sempre os discentes desenvolvem práticas de leituras com foco na criticidade e na autonomia. O problema também está associado à falta de incentivo e estratégias que possam instigar esses não leitores. O planejamento didático precisa de estratégias para auxiliar os professores a identificarem as dificuldades apresentadas pelos alunos, de modo que seja mais fácil buscar soluções para as demandas de cada turma. No tocante ao aporte teórico, recorremos às abordagens de Cosson (2021) sobre a criação de círculos de leitura na sala de aula e Colomer (2003) para debater sobre a formação do leitor literário, considerando a implementação do projeto da biblioteca móvel implementado na sala de aula. Quanto ao desenho metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, a partir das vivências da pesquisadora na escola campo. Os resultados apontam para discussões interessantes de como o engajamento dos estudantes melhorou após a implementação da biblioteca móvel, bem como a doação de livros, articulados aos círculos de leitura, adotando uma maior interpretação de texto e compreensão de leitura mais abrangente.Item Rodas de leitura: uma intervenção sobre o ato de ler(2019-12-02) Melo, Talita Rodrigues de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9295915840882268A presente monografia tem por objetivo geral analisar como rodas de leitura podem contribuir para o desenvolvimento do hábito de ler em uma turma do 5° ano de uma escola pública na cidade de Olinda – PE”. Além disso, como objetivos específicos: 1) analisar a rotina de leitura da professora; 2)identificar as concepções de leitura dos alunos através da aplicação de um questionário; 3) construir e aplicar um projeto de intervenção com rodas de leitura; 4) avaliar os impactos da proposta de intervenção nas concepções de leitura dos alunos. Na fundamentação teórica, os principais autores que baseiam a pesquisa são Leal e Brandão (2005); Soares (1999) e Tonin (2016). Os pressupostos da pesquisa-ação foram julgados como o mais adequados para este tipo de pesquisa, associada a uma estratégia de intervenção. Para a realização da pesquisa foi necessária a realização de observações, aplicação de questionário e uma proposta de intervenção, para que finalmente fosse feita a análise dos dados colhidos. Os resultados obtidos apontaram que é necessário desde a formação inicial docente que haja a conscientização de que vivenciando práticas de leitura significativas poderemos incentivar a formação de bons leitores.Item Uma abordagem de Game Learning Analytics para identificação de habilidades de leitura e escrita no ensino infantil(2018) Oliveira Neto, José Rodrigues de; Rodrigues, Rodrigo Lins; Amorim, Américo Nobre Gonçalves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7962263612352589; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/3879751025550218O poder que os vídeo games têm de capturar atenção de seus jogadores trouxe consigo a ideia de usá-los tendo como objetivo principal o reforço no aprendizado na educação. Estudos recentes demonstram que é possível analisar as interações dos jogadores com tais jogos, chamados de Serious Games, para tirar conclusões e mensurar o aprendizado obtido durante a interação com tais jogos. Dado esse contexto, este se propõe a fazer uma análise de dados obtidos a partir da interação de jogadores com um dos jogos, dentre 20, aplicados durante uma pesquisa que comprovou o impacto positivo deles no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de crianças de 4 anos de idade. Foram selecionados três classificadores: Naive Bayes, Support Vector Machines (SVM) e Regressão Logística, que foram treinados com os dados resultantes da interação desses jogadores com o jogo e demonstrada a taxa de acerto de cada um dos classificadores. Além disso, este trabalho também faz uma análise das interações consideradas mais relevantes na classificação de um dos modelos, encontrando relações entre as palavras propostas como desafio no teste e às presentes no jogo, levantando reflexões que podem ser levadas em consideração durante a produção de um jogo educacional que objetive aperfeiçoar habilidades de leitura e escrita de crianças no ensino infantil.
