Navegando por Assunto "Extensão rural"
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Item Acompanhamento das atividades de assistência técnica e extensão rural (ATER) realizadas com os/as agricultores(as) familiares e suas organizações, no município de Calumbi- PE(2022-09-30) Pereira, Daiana Oliveira; Santos, Keyla Laura de Lira dos; http://lattes.cnpq.br/4500947881424262O relatório descreve as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), do curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, na gerência regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na cidade de Calumbi – PE, no período de 01 de julho a 02 de setembro de 2022. O objetivo do estágio foi acompanhar o desenvolvimento das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no município, que consistiram em emissão e entrevista de DAP, inscrição e entrevista de Garantia Safra, recebimento e entrega do Programa Alimenta Brasil – PAB, visitas técnicas e reuniões. Além destas atividades, no decorrer do estágio foi possível vivenciar várias ações com o técnico e o supervisor do IPA, que ressaltaram a importância do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER). O trabalho de Ater embora seja cativante, por desenvolver serviços sociais e assessorar os produtores rurais, mostra-se desafiador, pois requer o estabelecimento de vínculos de confiança e amizade, Além disso, a falta de investimento impossibilita um melhor atendimento à população rural, como a contratação de mais profissionais, para possibilitar maior acessibilidade e atendimento de forma mais eficiente e mais abrangente. Dessa maneira, o estágio (ESO) foi importante para colocar em prática o que foi visto de forma teórica na universidade, trazendo uma nova perspectiva da Zootecnia e permitindo uma visão mais ampla como profissional.Item Acompanhamento das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizadas com os/as agricultores/as familiares e suas organizações, no Município de Santa Cruz da Baixa Verde- PE.(2022-09-30) Guerra, Nadjaneide dos Santos; Santos, Keyla Laura de Lira dos; http://lattes.cnpq.br/4500947881424262; http://lattes.cnpq.br/7805495589663719O relatório descreve as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do curso de Bacharelado em Zootecnia, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST-UFRPE), no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), localizado na cidade de Santa Cruz da Baixa Verde – PE, no período de 01 de julho a 22 de setembro de 2022. O objetivo do estágio foi acompanhar o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desenvolvidos no escritório do IPA, em Santa Cruz da Baixa Verde, cujas atividades consistiram em auxiliar: na emissão dos laudos do Programa Garantia Safra; na aquisição e distribuição de alimentos do Programa Alimenta Brasil (PAB), os produtores no cadastro da Declaração de aptidão ao Pronaf (DAP); acompanhar reuniões e visitas de assistência técnica. Durante o estágio foi possível observar que os serviços prestados pelo IPA no município vão além de uma visita técnica, tornando-se também um local de troca de saberes, experiências, onde as amizades são construídas, e mesmo diante de toda dificuldade que o extensionista enfrenta para proporcionar um melhor atendimento aos agricultores, os trabalhos nas comunidades vêm sendo desenvolvido. O estágio contribuiu positivamente para minha vida, pois pude conhecer a atuação da Ater no Município vista pelo lado técnico, permitindo que eu tivesse uma visão mais ampla como profissionalItem Agricultura familiar e a extensão rural (Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório)(2019) Nascimento, Tamires Keila Araújo dos Santos; Simplício, Josimar Bento; http://lattes.cnpq.br/1876691945804390; http://lattes.cnpq.br/2054304708562279Item Assistência técnica especializada aos agricultores familiares de produção agroecológica em São José do Belmonte-PE(2021) Silva, Rodrigo Hemerson Lima e; Viégas, Ellen Karine Diniz ; http://lattes.cnpq.br/4556284790526830; http://lattes.cnpq.br/1263123739166176Foi realizada assistência técnica aos produtores agroecológicos em decorrência do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do Curso de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST), na cidade de São José do Belmonte-PE no Semiárido brasileiro, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal local no setor da Secretaria de Agricultura, assim como também pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da cidade prestando serviços a um total de nove famílias sindicalistas, estando localizadas no Sítio Vira-mão, Baixio do Boi, Lagoa da Extrema e Siqueira. O trabalho possui pilar na extensão rural e relata a vivência de produtores agroecológicos que dispensam o uso de insumos agroquímicos para produzirem, sendo assim recomendado aos mesmos soluções naturais como uso de calda de fumo, calda de nim, entre outras, utilizando-as para combater pragas recorrentes como mosca branca (Bemisia tabaci (Gennadius)), mosca minadora (Liriomyza huidobrensis (Balanchard, 1926)) e pulgões (Metopolophium dirhodum (Walker)), ademais, outro ponto identificado é o manejo inadequado de tratos culturais como profundidade de canteiros.Item Elaboração de trilhas ecológicas para educação ambiental com uso de geotecnologias na reserva da Mata da Pimenteira(2019) Sousa, Ana Karla Paiva Pereira de; Nascimento, Antônio Henrique Cardoso do; http://lattes.cnpq.br/5216997634308364First State Conservation Unit (UC) of the Caatinga biome the Mata da Pimenteira State Park - PEMP was established in 2012, strategically on public lands belonging to the Pernambuco Agricultural Research Corporation (IPA) in order to avoid land conflicts, however, living populations. For several decades in its immediate vicinity, including officials of this agency, besiegers and settlers of land reform raise doubts about their relationship with a protected environment. In this sense, with an integrative purpose, the objective of the present extension work is to disseminate technologies to elaborate ecological trails, besides generating thematic maps of the terrestrial surface as tools for environmental education of the local population, contributing to the preservation and restoration of ecological diversity. of the caatinga in the Mata da Pimenteira Reserve, increasing the representation of protected state ecosystems as protected areas, generating employment and income for the local population. With the development of the project was obtained an improvement of the participating students, disseminated the technologies for the elaboration of maps, practices of use of GNSS receivers with integrative intent the communities present in the Mata da Pimenteira State Park, was realized the sixth ecological walk with the participation of the CPRH with the park's representative and manager, thus integrating University with the community / society present there.Item Encruzilhadas: encontro nos caminhos das aprendizagens entre a educação popular, cultura e extensão rural(2025-03-18) Moraes, Flávia da Silva; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/5541943845190703Este trabalho tem por objetivo partilhar as minhas experiências durante a minha formação, no curso de Bacharelado em Agroecologia. Utilizo o método da linha do tempo, para apresentar, refletir, analisar minha trajetória, evidenciando momentos marcantes para meu processo de ensino e aprendizagem. Para reconstruir essa memória do processo vivido, utilizei materiais relacionados a minha formação como os cadernos de campo, materiais produzidos durante o curso como mapas, relatórios, podcasts, vídeos, fotos, cantigas, místicas e roteiros de culminância. Adoto a perspectiva da Encruzilhada como ponto de encontro e reflexão dos caminhos vivenciados, assim ao longo do texto aprofundo minhas análises a partir de minhas experiências com educação popular, expressões culturais e extensão rural.Item Estudo do potencial agrícola e hidrológico das águas subterrâneas da Bacia do Riacho Mimoso e ações de extensão rural(2015) Loreto, João Carlos de Melo; Montenegro, Abelardo Antônio de Assunção; http://lattes.cnpq.br/7947714302950574; http://lattes.cnpq.br/1498664612684386Item Extensão pesqueira com a comunidade de Tatuoca: abordagem agroecológica na valorização cultural(2021-12-14) Melo, Marília Tenório Gouveia de; Silva, Joanna Lessa Fontes; http://lattes.cnpq.br/3516424517958161; http://lattes.cnpq.br/2465092101148535Item Movimento e agroecologia: caminhos de construção do eu-educadora(2025-04-15) Brasileiro, Amanda Kelly Gonçalves; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/7451479145200832Este memorial apresenta a minha trajetória durante a formação no Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular, da Universidade Federal Rural de Pernambuco no período de 2019-2024. Por meio de uma análise reflexiva e utilizando de registros escritos/fotográficos por mim sistematizados durante aulas, pesquisas de campo, imersões e culminâncias, desenvolvo minha caminhada no curso a partir do enfoque nos etnoagroecossistemas adotados. Para aprofundar o percurso de formação, busco passar por cada eixo temático do curso, destacando os acontecimentos mais importantes e em formato de linha do tempo, contemplo todos os períodos, do primeiro ao oitavo, refletindo acerca das temáticas abordadas: extensão rural agroecológica e movimentos sociais e agroecologia. A partir dos caminhos que encontrei, faço a relação entre as temáticas de aprofundamento e a minha construção enquanto agroecóloga-educadora, trazendo para o texto a minha participação no movimento social e em projetos de extensão universitária.Item Um olhar inacabado do mundo. diversidade, complexidade e movimento(EDUFRPE, 2022) Lima, Jorge Roberto Tavares deItem Os ciclos da vida e o redesenho de agroecossistema no sítio Três Estrelas(2025-03-18) Silva, Anderson Severino da; Silva, Gilvânia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462Este trabalho relata minha trajetória no curso de Bacharelado em Agroecologia, destacando os aprendizados adquiridos ao longo da formação e as conexões entre teoria e prática, na construção do meu perfil como agroecólogo-educador. Neste estudo, enfatizo a importância do conhecimento do bioma local pelas famílias camponesas, pois esse entendimento é fundamental para projetar agroecossistemas mais resilientes. A integração dos subsistemas animal e vegetal é essencial para promover a ciclagem de nutrientes e aumentar a biodiversidade nos agroecossistemas. A metodologia de organização do trabalho utilizou as anotações das aulas, relatórios, fotografias e vivências (imersão, vivência universitária, vivência realidade campo e estágios). Os principais teóricos que ajudaram na construção da fundamentação teórica e reflexões foram: Capra (2002), Caporal (2015), Caporal, Costabeber (2004), Monteiro (2012), Figueiredo, Brainer, Guilhermina (2022), Gandin (2001), Gotsch (1997), Machado (2012), Frossard (2014) e Rodrigues, Barbieri (2008). Neste memorial reafirmo a relevância do planejamento participativo no redesenho de agroecossistemas, como uma estratégia para fortalecer a autonomia das comunidades rurais. Abordo estilos de agricultura sustentáveis, como modelo de produção, que busca ser ambientalmente sustentável, socialmente justo e economicamente viável a longo prazo. A integração dos princípios naturais nos sistemas produtivos agrícolas é uma abordagem que defendo, apresentando a Agroecologia como uma alternativa viável à agricultura convencional. Compartilho também minha experiência prática, desenvolvido no meu território com minha família no Sítio Três Estrelas, bem como no trabalho com comunidades rurais, atuando como extensionista educador profissional (de nível médio) e em formação (nível superior). Ao longo dessa jornada, consolidei minha identidade profissional e reafirmo meu compromisso com a Agroecologia como uma escolha de vida. Para o futuro, pretendo continuar integrando trabalho e estudo, contribuindo para a construção de territórios mais sustentáveis e socialmente justos.Item Paulo de Moraes Marques: Memória de um extensionista rural(2018) Conceição, Josefa Martins daO livro “Paulo de Moraes Marques: Memórias de um Extensionista Rural”, escrito pelo Engenheiro Agrônomo, Professor e Extensionista Paulo de Moraes Marques, em parceria com a Bibliotecária Conceição Martins, é uma viagem pela Extensão Brasileira, em especial, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O livro apresenta “Rodas de Conversas” que nos brindam com painéis sobre a Extensão Universitária, sem perder a teia de conexões com a amplitude universitária do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Gestão Administrativa. A vida de Paulo Marques permite que os autores descrevam esta trajetória da Extensão Universitária de maneira íntima, profunda e, especialmente, rica das experiências vividas pelo Professor Paulo. A Universidade Federal Rural de Pernambuco fica extremamente feliz em ter sido palco deste tear de ações que, durante o exercício acadêmico do Professor Paulo Marques, foram executadas com paixão e conhecimento profundo da temática. Enfim, que este livro represente não somente um descritivo histórico importante das atividades do Professor Paulo Marques, e de todo contexto extensionista nacional, mas que, também, possibilite, com sua leitura, que novos atores deste processo o façam de maneira consciente e competente, utilizando do exemplo vivo de alguém que sonhou e realizou EXTENSÃO no mais alto nível e com muita paixão.Item Pluriatividade e extensão no meio rural: olhares para além da produção agrícola(2019-12-13) Santos, Lucas Augusto Oliveira dos; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/3855545384901718Item Programa sementes do Semiárido: estudo de caso do banco de sementes comunitário no Sitio Cabaceiras, Canhotinho - Pernambuco(2019-07-08) Santos, Gleybson Charles Soares dos; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/1235165026696550Seed banks provide farmers with strategies for seed maintenance and their diversity. The objective of this work was to know the history of the Community Seeds Bank (BSC) of the Cabaceiras Site based on the perception of the farmers and other subjects involved and to seek strategies to strengthen it in order to enable the actions of those involved and the technical assistance and rural extension to strengthen it. The research was carried out from May to August 2018. We use participatory methodologies to collect data, such as workshops, semi-structured interviews, facilitating the approach to action research and qualitative analysis. The workshops were planned, assembled and implemented according to the methodology of Participatory Rural Diagnosis (DRP). The interviewees were farmers and managers belonging to the community seed bank, members of social organizations, representatives of ATER institutions and municipal management. With this work it was possible to make a survey about the community's perception about the concept, potentiality and fragility of the community seed bank, seeking to contribute to the development and actions of rural extension to the community and the seed bank. In addition to knowing, systematizing and creating solutions to maintain the seed bank of the Cabaceiras Site and other active seed banks, as these are shown as alternatives for maintaining genetic diversity, autonomy and development for the community and the rural environment.Item Quintal Agroflorestal: estudo de caso em uma unidade produtiva familiar no Assentamento Chico Mendes III, Paudalho-PE(2019-07-19) Silva, Milena Pereira da; Braz, Rafael Leite; http://lattes.cnpq.br/7332493832361305; http://lattes.cnpq.br/3132172673457944Rural extension activities are much more than simply helping others discover new planting techniques, it is up to them to exchange experiences, which enriches both parties. From this assumption, the present work has as general objective to carry out a case study in the agroforestry yard in a family productive unit in the Chico Mendes III settlement in Paudalho - PE. Through a participatory methodology using the Participatory Rural Diagnostic-DRP technique, where the settlement's participation in the process is fundamental, the study was developed. The area destined for family farming in an agroforestry system (SAF) is located on plot 55 where D. Gercina lives and works, owning the land for a little more than 5 ha of productive land, where tree and fruit tree species are cultivated and not fruit, vegetables, ornamental, medicinal and others. Throughout the study some problems were diagnosed inside the agroforestry yard, such as lack of pruning, difficulty of access, beginning of erosion, uncovered soil and pest control. Among these problems, the owner of the lot as urgent presented two: the replanting of an area, which through an uncontrolled burning decimated part of its fruit trees and the incidence of a pest in its coconut plantation. In the search for resolutions to the two problems presented, a survey of the botanical families was carried out in order to know the floristic diversity of the site if specimens were needed for replanting. Soil samples were collected to analyze post-burn soil fertility. Liming with dolomitic limestone was performed because the fertility analysis showed low values of nutrients. This was followed by organic fertilization with tanned cattle manure and wood ash provided by the owner in quantities recommended by a specialized technical agency. The affected area was replanted with fruit trees. To solve the second problem, the pest was identified through collection and study. To control this drill, traps were made using sugarcane as bait and pheromone aggregation capsules, both serving as attractive to capture this drill called coconut borer (Rhynchophorus palmarum). The objectives were satisfactorily achieved. The area affected by the fire was covered by fruit plantations and intercropped with corn, pineapple and citronella plantations to prevent erosion and make the planted space profitable in the medium and long term. The area where there was incidence of the coconut borer, the installation of traps proved to be effective. The sum of the forces between the university, in the person of the teacher and the student, and the small farmer in the person of the settler, corroborates the assumption that the interrelationship between the academic sciences and the peasantry with the purpose of the sustainable use of science land are viable complements.Item Relatório de estágio supervisionado obrigatório: extensão rural(2019-12-05) Santos, Antonio Genessis Bezerra dos; Bezerra, Alan Cezar; http://lattes.cnpq.br/3690303625468223; http://lattes.cnpq.br/2480364080452279
