Navegando por Assunto "Educação ambiental"
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Item A educação ambiental crítica na educação infantil: construção de um quintal brincante(2025-03-10T03:00:00Z) França, Carla Cunha de; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6854845379580822O presente estudo buscou compreender aspectos da Educação Ambiental Crítica (EAC) na prática pedagógica de uma professora de crianças de dois anos. De forma específica procuramos identificar como aconteceram as experiências produzidas pelas crianças no quintal brincante do CMEI, campo de pesquisa; caracterizar os elementos (o espaço e os materiais didáticos) potencializadores para que a EAC aconteça. O referencial teórico baseou-se principalmente em Layrargues e Lima (2014), Tiriba (2018), Saheb e Rodrigues (2016) e Oliveira (2020) que tratam da Educação Ambiental Crítica e sua relação com a Educação Infantil. Trazendo o Movimento dos Quintais Brincantes, em que caracteriza-se como espaço de investigação, brincadeira e reflexão em espaços ao ar livre. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada no período de seis dias do mês de março de 2024. Usamos como procedimento de construção de dados a observação participante e como instrumento de construção, o diário de campo. O sujeito da pesquisa foi uma professora do grupo de crianças de dois anos, pedagoga e professora efetiva da rede do Recife. A análise de dados foi realizada pela metodologia de análise de conteúdo Bardin (2011). Os dados construídos mostraram que dentro da rotina na EI a professora promoveu a EAC com frequência, por meio de experiências que propiciaram a construção do pertencimento ao planeta Terra com a exploração, cuidado e interação. O espaço e os materiais pedagógicos como aspectos fundamentais para o desenvolvimento da EAC na prática pedagógica da professora, dentro do quintal brincante, mostraram-se ativos em seu planejamento, de maneira transversal, abordando a EAC com as crianças, dentro da rotina escolar ao espaço externo do CMEI.Item A educação ambiental sob a perspectiva de professores da rede pública de ensino: estudo de caso na cidade de Pesqueira – PE(2022-06-26T03:00:00Z) Silva, Anderson Carlos Maia da; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/2746710343882148O presente trabalho está voltado a abordagem da Educação Ambiental sob a perspectiva de professores da rede pública de ensino, abordando um estudo de caso na cidade de Pesqueira localizada no agreste de Pernambuco. Com o objetivo de analisar a inclusão da EA sob a perspectiva dos professores como tema transversal na Escola Professora Margarida de Lima Falcão, localizada na cidade citada, após analisar como estão incluindo o tema e ver os relatos dos professores, irão sugerir estratégias que podem contribuir positivamente para a forma como a EA é ministrada. Esta pesquisa se justifica e se aplica como um meio de desenvolvimento para a melhoria do processo de ensino. Para a sua realização, foi empregado um questionário junto aos docentes contendo 15 perguntas destinadas ao corpo docente da instituição. Com a coleta de dados e suas respectivas análises, foi possível verificar que embora a maioria dos professores mostra interesse por temas e questões ambientais, mesmo a maioria não tendo curso na área ambiental, eles de certa forma se sentem aptos para repassar conhecimentos para seus alunos e buscam informações por meio de diferentes meios de comunicação aos assuntos de cunho ambiental, tornando a aprendizagem mais significativa no processo de educacional. Os resultados do Survey junto aos participantes da pesquisa demonstram que, os docentes sentem-se aptos a lecionar disciplinas do tema ambiental, mesmo sem formação e capacitação específica. Foi possível observar ainda que os docentes têm como principal fonte de informações as mídias e internet para a construção de material letivo, o que permite uma atualização constante das suas aulas.Item A importância da educação ambiental em escolas municipais campesinas(2021) Santos, Marlos Alan Pereira; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/0921179810780076Por meio da Educação Ambiental é possível criar um futuro sustentável em que haja progresso. Sendo assim, o presente estudo buscou investigar como a Educação Ambiental, desenvolvida pelos professores do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental da escola pesquisada, tem contribuído para a formação do cidadão do campo. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas como também entrevistas in loco com professores e análise da percepção de alunos a respeito do tema, em uma escola da comunidade campesinha da cidade de Quebrangulo, Alagoas. Investigou-se como a Educação Ambiental desenvolvida pelos professores do terceiro e quarto ano do ensino fundamental da escola pesquisada, tem contribuído para a formação do cidadão do campo. Através das análises realizadas, percebeu-se a importância da abordagem do meio-ambiente em todos os seus sentidos, do reconhecimento da percepção distinta de meio ambiente por cada pessoa, como também, da importância e necessidade de melhoria da abordagem do tema da educação ambiental na formação de professores. Pois, verificou-se que os docentes ainda não possuíam uma visão sistemática da proposta da EA, além disso, as questões presentes no contexto do campo, também não são devidamente exploradas para que os estudantes possam compreendê-las. Percebeu-se que, a não abordagem dificulta todo desenvolvimento das capacidades cognitivas essenciais à vida deste discente. Desta forma, ser consciente de sua importância individual e coletiva no meio em que habita é fundamental, neste sentido, o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo diante das relações que ocorrem na esfera socioeconômica e ambiental, dentro e fora do campo, são fundamentais para ele. Assim, com alguns déficits relacionados ao olhar sistêmico da Educação Ambiental, concluindo que são necessárias mudanças na abordagem da EA e no preparo dos professores para essa abordagem, para que assim possa- se atingir um futuro sustentável.Item Agroecologia, caminhos, memórias e transições: retratos do reencantamento no território urbano(2024-02-05T03:00:00Z) Campos, João Pedro Moreira de; Silva, José Nunes da; Silva, Ana Claudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/1731357666757671; http://lattes.cnpq.br/2086416824322800Esse trabalho é um resgate de memórias que quando reunidas se transformam em uma trajetória. Cada peça da história que compõem esse mosaico deixou registrado o caminho que eu, João Pedro, percorri em minha vida e que me levaram pouco a pouco para a trilha da agroecologia. As pessoas que vieram antes de mim, lugares por onde passei, processos que me envolvi e como isso tudo me influenciou para que eu escolhesse a agroecologia como um caminho de vida. Para isso desenvolvi uma linha do tempo que vai desde o meu primeiro envolvimento com a pauta ambiental e social como militante, até o início do Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular (BACEP). Depois apresento outra linha do tempo que detalha o período de formação no BACEP, destacando pontos principais e também os desafios. Após relembrar o passado faço reflexões temáticas, dando foco para os eixos prioritários que atravessam meu papel atual enquanto educador popular e agroecólogo. Olhando para trás conseguimos entender melhor onde estamos no presente. E por isso, apresento como coloco em prática esses aprendizados que tive ao longo do tempo. Refletindo sobre a agroecologia no contexto urbano (meu território), como atuo nesse território e me aprofundando na temática da compostagem e da educação ambiental como eixos que acabei me dedicando mais a fundo. Nesse sentido, o memorial em questão tem um lado pessoal, que fala sobre meus caminhos, porém com um pano de fundo comum que é a agroecologia como alternativa para a construção de um mundo onde caibam mais mundos.Item Ambiente marinho: percepção ambiental dos estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública do sertão de Pernambuco(2018-08-28T03:00:00Z) Magalhães, Géssica Natália de Moura; Andrade, Luciana de Matos; http://lattes.cnpq.br/2869096516724379Os estudos voltados à compreensão da percepção ambiental entre estudantes são imprescindíveis, pois possibilitam o pesquisador entender como o estudante percebe o ambiente, como também servem para veicular informações sobre o seu funcionamento. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção sobre o ambiente marinho dos estudantes do ensino fundamental II (6º aos 9º anos) de uma escola pública estadual no município de Serra Talhada-PE, utilizando as técnicas do grafismo infantil. A coleta de dados ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2017, com 44 estudantes do ensino fundamento II (6° aos 9º anos), matriculados numa escola pública estadual, localizada no município de Serra Talhada-PE. O procedimento metodológico consistiu em três etapas: 1. Realização de grafismo infantil; 2. Ação educativa “palestra; 3. Realização de novos desenhos infantis. A percepção ambiental marinha dos estudantes avaliados de Serra Talhada-PE é Naturalista/Naturalizante e Globalizante/Integrada isso reflete uma visão da natureza intocada e mesmo que o homem esteja neste cenário ambiental a sua participação deve ser baseada na sustentabilidade ambiental. A posição geográfica do município de Serra Talhada-PE parece influenciar na percepção ambiental marinha dos estudantes avaliados que veem o mar apenas com seus aspectos naturais faunísticos e florísticos como se estivessem em um mundo paralelo numa realidade descontextualizada e ao entrar em contato com as informações deste projeto passaram a perceber uma realidade antes não conhecida e demostrar por meio do desenho infantil a participação do homem de forma sustentável, bem como suas ações antropogênicas. A palestra educativa sobre o ambiente marinho promovida após as elaborações dos primeiros desenhos, sem nenhum contato prévio ou fornecimento de qualquer informação sobre oceanografia dada neste projeto fizeram compreender o universo marinho dos estudantes e a partir disso aprimorar os seus conhecimentos, pois só após os segundos desenhos foi possível vislumbrá-los como futuros agentes multiplicadores de uma sustentabilidade ambiental. Porém, se faz imprescindível destacar pela experiência vivenciada que as pesquisas com percepção ambiental necessitam agregar vários instrumentos de coleta de dados para se perceber, compreender e sentir as relações que ser humano tem com o meio ambiente.Item Analisando como o ensino de química está articulado à educação ambiental sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular – BNCC(2019-07-11T03:00:00Z) Barbosa Junior, Juscelino Reis; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/7546622170249353Este estudo surge com a homologação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (2018), caracterizado como documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos deverão desenvolver ao longo do ensino básico. Por este viés o trabalho teve como objetivo analisar as formas de articulação entre o ensino de química, no âmbito das Ciências (EF) e Ciências da Natureza (EM), e Educação Ambiental – EA, que são propostas no documento curricular da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Este objetivo surgiu com intuito de responder a duas perguntas problematização que orientaram este trabalho: como a BNCC pode favorecer ou não a possibilidade de que a educação ambiental possa ser desenvolvida a partir do ensino da química? E como o ensino das ciências pode contribuir para a participação do ser humano no ambiente natural? Para que este objetivo pudesse ser alcançado e, as perguntas que nortearam este estudo fossem respondidas, foram feitas leituras e discussão sobre a construção da BNCC, o surgimento da Educação Ambiental e a formação de um sujeito sensível às problemáticas ambientais. Isso serviu de arcabouço para o desenvolvimento do estudo que foi caracterizado como um estudo documental-exploratório. Em seguida, fizemos algumas análises das competências gerais da BNCC, assim como da atual LDB após diversas modificações recentes e da LPNEA que regulamenta a educação ambiental. Dentre alguns pontos, ressaltamos as habilidades propostas para o ensino de ciências, no Ensino Fundamental, desenvolvidas com base nos objetos de conhecimento que envolvem a química e se faz presente de forma concreta e direta, competências para o EF anos finais e para o Ensino Médio, buscando considerar como estas competências se alinham às perspectivas para o EM. E por fim, fica postulado neste trabalho que a Educação Ambiental atrelada ao ensino de química na BNCC, está presente de forma sutil e este documento parece ser apresentado como potencial ferramenta para a formação dos jovens com vistas a suprir ao mercado de trabalho, mão de obra, com conhecimento científico e tecnológico bastante limitado.Item Análise do uso e ocupação do solo e seus impactos no Município de Alagoinha - PE(2018) Silva, Jéssica Bruna Alves da; Duarte, Simone Mirtes Araújo; http://lattes.cnpq.br/5876968040869585; http://lattes.cnpq.br/2314483831159897As geotecnologias e o sensoriamento remoto auxiliam na avaliação e monitoramento dos recursos naturais, de forma efetiva e econômica, possibilitando a identificação das possíveis causas e consequências de degradação do ambiente na área de interesse. Dessa forma, o presente trabalho objetivou avaliar a dinâmica do uso e ocupação do solo e seus impactos no município de Alagoinha - PE utilizando geotecnologia. Todo o geoprocessamento foi realizado no software livre SPRING 5.5.3, no qual foi realizada a análise do modelo numérico do terreno através de dados SRTM, que possibilitou a realização da caracterização do relevo através da análise hipsométrica e de declividade. Através das imagens de satélite Landsat 7 ETM+ e Landast 8 OLI dos anos 2002 e 2017, foi realizada a Composição Multiespectral Ajustada, o cálculo do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada - IVDN, a classificação do uso e ocupação do solo do município e seu antropismo, bem como os impactos sociais desse uso e ocupação. Foi possível observar que a maior área do município (27,71%) se encontra numa altitude entre 710-760m e a declividade varia entre 0 - 5° em 61,78% da área, caracterizando o relevo com sendo plano/suave ondulado. No que se refere ao resultado do processamento digital das imagens, identificou-se que todas as classes estabelecidas apresentaram variações, e as classes que mais chamaram atenção foram a classe de Vegetação Densa, que apresentou um aumento de 16 04 km²(7,74%) da área, e a classe Solo Exposto que apresentou uma diminuição de 8,06 km² (3,87%). Na análise dos impactos sociais, foi possível estabelecer uma relação com os programas assistenciais, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, com o aumento da cobertura vegetal, espelhos d'àgua e a diminuição da exposição do solo, destacando também que não foi verificado, nas fontes analisadas, nenhum projeto ou programa que invista e promova a educação ambiental e o reconhecimento da importância dos recursos naturais na qualidade de vida da população.Item Aproximações da educação química CTS/CTSA e educação ambiental: um estudo sobre os impactos da chuva ácida no ambiente(2022-10-13T03:00:00Z) Paz, Danielle Santos da; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/6502843465348417O fenômeno da chuva ácida é considerado, entre diversos pesquisadores, como um problema ambiental grave que atinge muitos países do mundo, trazendo consequências para a saúde e para os patrimônios públicos, e pode ser considerado um reflexo da dinâmica da sociedade, por isso, se faz necessário tomar medidas que visem identificar e reduzir suas causas e consequências através da educação ambiental. O presente trabalho busca relacionar o tema chuva ácida com o estudo dos conteúdos de Química como as funções inorgânicas: ácidos e óxidos. Sabe-se das dificuldades que os professores possuem em promover a reflexão sobre as questões ambientais em sala de aula, assim como fazer uma relação entre os temas ambientais e conteúdos de Química. Assim, buscamos a contextualização dos conteúdos de Química e meio ambiente, trazendo o resgate de memórias, de fatos e situações. Dessa forma, através da abordagem CTS/CTSA, convidamos os estudantes a se posicionarem como cidadãos capazes de construir sua própria opinião para uma compreensão da dimensão social da Ciência, Tecnologia e do meio ambiente. Por tanto, o objetivo desse trabalho é desenvolver o conhecimento científico por meio de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre o tema chuva ácida, utilizando uma abordagem CTS/CTSA que articula o ensino de Química e educação ambiental, e promover aos estudantes da educação básica, consciência ambiental e social. Metodologicamente, desenvolvemos uma sequência de ensino e aprendizagem para abordagem CTS baseada no ciclo de responsabilidade de Leonard Waks, que elege cinco critérios para ensinar questões de ética e valores que surgem na educação que o CTS está presente. A sequência didática foi desenvolvida para aplicação com 13 estudantes com faixa etária entre 16-17 anos em uma turma de 3º ano de Ensino Médio, foi constituída por quatro momentos didáticos seguindo os critérios do ciclo de responsabilidade de Waks, sendo o tempo estipulado para cada momento o de 1 hora-aula correspondente a 50 minutos. Para análise de dados foram consideradas as respostas dos estudantes mediantes as atividades propostas. A partir dos resultados da análise podemos dizer que, durante os momentos propostos na sequência didática, os estudantes desenvolveram responsabilidade socioambiental que ficou evidente quando, ao decorrer das atividades e conseguiram relacionar o tema com os conteúdos de Química. Com isso, eles foram capazes de denotar um maior conhecimento do fenômeno estudado que contribuiu para a compreensão de seus papéis como cidadãos que reconhecem seus direitos e deveres, responsáveis por suas decisões e pelos seus impactos na sociedade.Item Arte e meio ambiente: a percepção de alunos e professores do ensino fundamental(2021-08-24T03:00:00Z) Lopes, Maria Sathiêr da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/6194302818626824Esta pesquisa traz como temática central o ensino da arte e seu poder transformador para a consciência ambiental. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral investigar a arte como instrumento para a conscientização ambiental em alunos e professores do ensino fundamental. Como objetivos específicos pretendem-se conhecer a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental sobre a arte e sua contribuição para a formação ambiental crítica; e qual a percepção dos professores sobre seu papel, enquanto professores de arte, na relação arte-educação e meio ambiente. Para um maior aprofundamento sobre o tema aqui apresentado buscou-se fundamentos nos postulados de autores como: Marques (2015); Gama (2017); Carvalho (2017); Azevedo (2018); BRASIL (2017); Santos (2019); Freire (1996); Bueno (2013), Oliveira (2008), entre outros. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de pesquisa uma entrevista que envolveu 10 alunos/as e 02 professores/as de uma escola da rede privada de ensino do Município de Gravatá-PE. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista feita pelo aplicativo WhatsApp, devido as medidas sanitárias para a prevenção do covid-19, adotadas pelo Governo do Estado de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação de Gravatá. Os resultados da pesquisa apontaram, de maneira geral, que existe uma compreensão por parte dos entrevistados/as sobre o tema abordado. Portanto, o acesso aos conhecimentos artísticos poderá proporcionar aos estudantes meios de verificar a importância de ações voltadas para uma maior sensibilidade sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Dessa forma, percebeu-se que os(as) estudantes não devem ficar distantes de temas que dizem respeito as questões ambientais. Dentro desse quadro, é importante promover a transformação dos(as) alunos(as) através das artes levando-os(as) a uma conscientização sustentável e cuidados com o meio ambiente. Os resultados mostraram que existe uma compreensão basilar por parte dos pesquisados sobre o tema abordado. As aulas de arte, enquanto disciplina poderão proporcionar aos alunos muitas possibilidades de buscar conhecimentos acerca da importância de ações voltadas para a sensibilização sobre o meio ambiente, a sustentabilidade e a conscientização e cuidado com o meio ambiente.Item Atividade experimental em eletrólise para o ensino de química: abordagem para uma educação ambiental na escola(2018-08-17T03:00:00Z) Silva, Thiago Ramos da; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/3205312853023513Este trabalho tem como objetivo analisar se o uso de atividade experimental em eletrólise, contextualizada pelas questões ambientais, trará para os alunos do ensino médio um entendimento mais abrangente sobre o tema nas aulas de química. Para isso, foi adotado o seguinte procedimento metodológico: 1) pesquisa com professores do Estado de Pernambuco a respeito de como eles analisam o experimento da eletrólise, como recurso didático a ser desenvolvido em sala de aula; e 2) construção do planejamento didático e aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o tema eletrólise. O presente estudo foi baseado em análise qualitativa de nível descritivo e exploratório, onde os dados obtidos serviram de parâmetro pessoal para responder ao questionamento do objetivo supracitado nesse trabalho. Todos os dados realizados com os professores nesta pesquisa, após serem processados, foram construindo a ideia para uma relevância do tema ligado à conscientização ambiental, visto que, este tema transversal deverá estar presente no processo educativo de alunos em vários níveis escolares, conforme preconiza a Política Nacional de Educação Ambiental Brasileira e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Para construir o conhecimento dos alunos de forma bem planejada, a aplicação da SD foi dividida em dois momentos: aula teórica sobre alguns tópicos de eletroquímica, cuja ênfase recaía principalmente na aprendizagem do assunto eletrólise; e ato seguinte, aula experimental na própria sala sobre a eletrocoagulação, utilizando materiais de fácil acesso. A verificação do fenômeno ocorrido no experimento teve como característica fundamental o uso da eletrólise para fins de tratamento da água, utilizando eletrodo de ferro em uma amostra hipotética de uma solução contendo tinta de tingimento para roupas.Item Aulas de campo no Ensino Básico de Pernambuco: propostas de guias práticos para exploração de alguns ecossistemas litorâneo-costeiros(2021-12-06T03:00:00Z) Lima, Willian Lopes; Melo Júnior, Mauro de; http://lattes.cnpq.br/6735233221650148; http://lattes.cnpq.br/1436297679155454As aulas de campo são importantes ferramentas didático-pedagógicas que conseguem unir teoria e prática através de uma aprendizagem significativa. Essa importância cresce ainda mais quando esse tipo de atividade é empregada para o ensino de ecologia e meio ambiente, já que através dela, podem ser formados cidadãos críticos e sensibilizados com as problemáticas ambientais, o que é extremamente necessário na atualidade, vide o avançado estado de degradação dos nossos ecossistemas. Portanto, mostra-se necessário analisar como as esferas dos governos Federal e Estadual estão estimulando o ensino de ecologia e meio ambiente, e o emprego das atividades de campo nas escolas. Sendo assim, foi realizada uma avaliação nos principais documentos norteadores do ensino no estado de Pernambuco, Base Nacional Comum Curricular e Currículo de Pernambuco para a Educação, para quantificar a ocorrência de termos comuns às áreas de ecologia e meio ambiente, assim como entender como esses documentos normatizam as aulas de campo. Além disso, foi realizado um levantamento preliminar de dados sobre a ocorrência de aulas de campo na atuação docente ou na formação de estudantes do Estado, que concluíram seus estudos nos últimos 10 anos, e os possíveis fatores que dificultam a sua execução. A partir da avaliação realizada, foi possível constatar que os documentos norteadores da educação no estado apresentam poucos termos relacionados às áreas de ecologia e meio ambiente em seu texto, e apesar de um deles fazer referência às aulas de campo, não foi observada uma normatização concreta para o seu correto emprego nas escolas. Ao mesmo tempo, ficou evidente que as aulas de campo ainda não são realizadas de forma satisfatória, já que através do levantamento, foram observados poucos casos de ocorrência de aulas de campo entre os entrevistados e levantados diversos fatores que dificultam sua ocorrência, dentre eles, problemas relacionados ao transporte, pagamento de taxas e falta de incentivo por parte das próprias instituições de ensino. O conjunto de todos os dados obtidos na pesquisa documental e no levantamento preliminar junto à comunidade escolar culminou na construção de três guias de campo para diferentes ecossistemas encontrados no Estado, visando o incentivo da realização de aulas de campo para o ensino de ecologia e meio ambiente. Tais guias de campo, em formato de planos de aula, fornecem elementos necessários à atuação docente, com dicas e sugestões para uma melhor exploração de três importantes ecossistemas litorâneo-costeiros, ocorrentes não apenas em Pernambuco, mas também em outros Estados brasileiros.Item Avaliação da abordagem dos sete princípios essenciais do oceano na Base Nacional Comum Curricular do Brasil(2021-12-09T03:00:00Z) Andrade, Inayse da Silva; Melo Júnior, Mauro de; http://lattes.cnpq.br/6735233221650148; http://lattes.cnpq.br/2666778560521856O oceano possui uma valorosa relação com o ser humano que, desde os primórdios, lançou-se em embarcações para conhecê-lo e explorá-lo. Cerca de 4,6 bilhões de pessoas residem próximas do mar e usufruem de seus serviços ecossistêmicos. Em 5 de dezembro de 2017, as Nações Unidas declararam a Década da Ciência Oceânica para garantir o apoio à implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, o lançamento do programa sobre cultura oceânica foi realizado em 2019 e, desde então, várias entidades vêm tentando ampliar o acesso da sociedade aos princípios deste programa. A cultura oceânica possui sete princípios essenciais do oceano para envolver a sociedade nas temáticas do mar, princípios esses que foram explorados neste trabalho por meio de uma análise exploratória, através do uso de palavras-chave, para avaliar possíveis abordagens na Base Nacional Comum Curricular do Brasil, dada a necessidade urgente de trabalhar a educação oceânica nas escolas. A análise das palavras-chave mostrou o quanto elas foram citadas no texto da BNCC, destacando-se as palavras “recursos” com 181 citações, das quais apenas 22 se relacionaram com algum princípio essencial do oceano, seguida das palavras “diversidade”, “dinâmica” e “terra” com 126, 71 e 56 citações, respectivamente. Foi possível identificar o princípio que mais apresentou citações relacionadas, o princípio 6 por relacionar-se com 73,3% das citações, assim como o menos relacionado, o princípio 4 representando apenas 10% das citações. Também foram identificadas as habilidades da BNCC para as fases do ensino fundamental e médio relacionadas direta ou indiretamente com os sete princípios essenciais do oceano, mostrando que, apesar das dificuldades encontradas, é possível trabalhar a temática oceânica nos contextos da BNCC. É possível também identificar as áreas que mais trazem possibilidades para a abordagem do oceano e seus princípios com maior destaque para as áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e geografia. Os resultados mostram ainda que, a presença de palavras-chave relacionadas aos princípios essenciais de forma direta facilita o processo de abordagem dos mesmos, já a relação de forma indireta, exige do educador um maior esforço e o desenvolvimento de um olhar mais sensível à demanda da educação oceânica junto aos alunos. O desenvolvimento de trabalhos como este reflete aimportância de se reconhecer o papel do oceano em nossas vidas e o dever de inseri-lo em nossa educação básica.Item Aves da minha escola - construção didática e popularização da ciência(2022-05-26T03:00:00Z) Soares, Alesson Antonio Silva; Santos, Ednilza Maranhão dos; Silva, Victor Leandro; http://lattes.cnpq.br/1213486663331528; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/6231138626861559A Escola Engenho Jardim fica no município de Moreno-PE, caracterizada por se localizar na zona rural da cidade com a presença de fragmentos florestais e monocultivos de cana-de-açúcar, onde foi realizada uma investigação sobre a avifauna local, em relação à sua riqueza e status de conservação. Primeiramente utilizando como base a lista comentada da Comitê brasileiro de registros ornitológicos (CBRO), Lista de aves de Pernambuco e o Levantamento preliminar da avifauna no município de Moreno–Pernambuco, e posteriormente realizado um levantamento em campo das aves que residem e vistam a Escola Municipal Engenho Jardim, localizada dentro de unidade de conservação. Em seguida foi realizada uma ação com pauta na educação ambiental e divulgação científica para os estudantes que compõem a escola, como forma de devolução das informações levantadas e contribuição para o ensino local, nesse processo foi construído o Guia “Aves da minha escola: Guia das aves da escola Engenho Jardim”. A coleta ocorreu nos meses de Março e Abril de 2022 através de observações e posteriormente realizado uma ação educativa no dia 29 de Abril de 2022. A atividade educativa teve como público alvo cerca de 150 estudantes do ensino fundamental com turmas do primeiro ao nono ano, e foram utilizados instrumentos como Banner, dinâmicas de grupo e composição de música, onde houve apresentação da avifauna local, troca de saberes e bastante entusiasmo dos estudantes. O levantamento apresentou um total de 58 espécies, distribuídas em 16 ordens e 30 famílias, onde todas apresentaram estado de conservação pouco preocupante. O guia foi composto de conteúdos apresentando a ornitologia, a classe das aves, as aves registradas, lendas e a música composta, todas as informações foram passadas usando linguagem simples, entretanto atendendo qualquer público, do infantil ao adulto.Item “Circovirose em aves da ordem Psittaciformes: revisão de literatura”(2019-12-06T03:00:00Z) Lima, Andressa dos Anjos; Silva, Jean Carlos Ramos da; http://lattes.cnpq.br/8705354960174177; http://lattes.cnpq.br/5161857549690088O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) visou complementar o ensino teórico-prático, com objetivo de direcionamento profissional e vivência na área de interesse. O estágio foi realizado durante o período de 12 de agosto a 20 de setembro de 2019, no Zoológico do Parque Estadual Dois Irmãos (Zoo-PEDI) e entre 23 de setembro a 23 de outubro de 2019, no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco - nomeado Tangará (Cetas- PE ou Cetas Tangará), ambos localizados na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. Nestas instituições foram desenvolvidas atividades de acompanhamento e auxílio em procedimentos clínico-cirúrgicos, medicina preventiva, manejo da fauna silvestre, além de promover a educação ambiental. Este trabalho contém as casuísticas (representadas por tabelas) na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres, atividades desenvolvidas nos locais citados e a revisão de literatura sobre “Circovirose em aves da ordem Psittaciformes”. O ESO proporcionou experiência extraordinária e motivadora na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Fauna Silvestre, na qual será de grande interesse para uma futura pós-graduação.Item Concepções de dirigentes de Cátedras Paulo Freire situadas nas regiões Nordeste, Norte e Sul sobre a educação ambiental nesses espaços formativos(2019-12-11T03:00:00Z) Melo, Rayanne Fernanda da Costa; Araújo, Monica Lopes Folena; http://lattes.cnpq.br/7902118982606429; http://lattes.cnpq.br/9482894229025547A educação ambiental (EA) pode ser utilizada como uma ferramenta para que os indivíduos desenvolvam habilidades e atitudes sustentáveis através de uma consciência crítica. Para tal, é necessário fugir de uma educação tradicional bancária e se aproximar de uma educação emancipatória. Esses preceitos são parte da pedagogia freireana. Tendo em vista a aproximação da EA com os pensamentos e a metodologia freireana torna-se importante compreender as concepções dos dirigentes das Cátedras Paulo Freire sobre a EA nestes espaços formativos. Para alcançarmos esse objetivo geral recorremos ao uso de entrevistas que foram transcritas e analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados nos permitem inferir que, na concepção dos dirigentes, a EA se relaciona diretamente com as ideias de Freire, não sendo possível dissociar o social do ambiental, sendo assim, os mesmos entendem que as contribuições de Paulo Freire são valiosas para as ações que envolvem a EA, ressaltando a influência do mesmo nos trabalhos desenvolvidos nesses espaços. Algumas das ações desenvolvidas nesses espaços formativos com a EA são: pesquisas, formação de educadores, na Educação de Jovens e Adultos e oferta de disciplinas em cursos da graduação.Item Cuidado parental de Frostius pernambucensis Bokermann, 1962 (Anura, Bufonidae) - um anfíbio endêmico da Mata Atlântica nordestina.(2018-08-22T03:00:00Z) Dias, Emerson Gonçalves; Santos, Ednilza Maranhão dos; Pereira, Edivania do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1480138510242319; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/1914925883418494O cuidado parental em anfíbios pode ser do tipo facultativo, maternal, paternal ou biparental e pode envolver assistência, transporte em algumas das fases de vida, como desova, girinos ou jovens. De um modo geral descrição de cuidado parental em anuros brasileiros são raros, principalmente na família Bufonidade. Frostius pernambuscensis é uma espécie pertencente a família Bufonidae, exclusivamente endêmico da Mata Atlântica do nordeste do Brasil, categorizada como uma espécie vulnerável ao risco de extinção para o estado de Pernambuco, sendo assim, contemplada pelo Plano de Ação Nacional para conservação da herpetofauna nordestina. O presente trabalho teve como objetivo, descrever o cuidado parental de Frostius pernambucensis, seu repertório comportamental, evento de predação e propor um instrumento educativo, um paradidático, para auxiliar nas ações educativas. No total, observou-se três desovas em dois sítios de oviposição, duas no ano de 2015 (uma no mês de julho e outra em agosto) e uma em março de 2017, todas contendo indivíduos machos de F. pernambucensis cuidando tanto dos ovos quanto larvas em fitotelmos de arbustos (um com cerca de 0,60 m do solo, e outro com aproximadamente 1,20 m). No total foram registrados para a espécie 47 atos comportamentais distribuídos em seis subcategorias; comportamento agonístico (43,39%), vigília (17,46%), manipular à prole (14,78%), deslocamento (12,99%), vocalização (9,71%), e comportamentos de manutenção (1,64%), todos pertencentes à categoria de cuidado parental. Durante as observações, ocorreu um evento de predação, onde foi flagrado uma perereca da família Hylidae, Scinax eurydice se alimentando de girinos de F. pernambucensis pertencentes a terceira desova registrada no cuidado parental. Por fim, traduzindo a linguagem científica que descreveram os fenômenos observados nesta pesquisa, elaboramos uma proposta de livro paradidático que conta a história do cuidado parental realizado pelo macho dispensado aos ovos e larvas recém eclodidas, envolvendo desde contextos e atos comportamentais abarcados nesse processo de assistência, até a inclusão de elementos da sociedade humana, principalmente elementos culturais próprios da cultura pernambucana e nordestina, visto que esse animal foi descrito no estado de Pernambuco, com a finalidade de aproximar a realidade dos dois universos, a do leitor que se identifica com a história do personagem, e a fauna representada pelo personagem que passa a ser conhecida e popularizada, o que é de grande relevância, principalmente próximo a áreas protegidas por Unidade de Conservação como é o caso do PEDI.Item Currículo escolar do estado de Pernambuco para o Novo Ensino Médio: os resíduos sólidos como trilha dos itinerários formativos(2025-03-18T03:00:00Z) Nascimento, Diego Ernandes Araújo do; Farias, Carmen Roselaine de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9470714866674296; http://lattes.cnpq.br/0943926146142946O presente trabalho tem o intuito de analisar a temática dos resíduos sólidos no Currículo do Novo Ensino Médio de Pernambuco, buscando compreender seu papel no contexto curricular e sua colaboração para a formação socioambiental na educação básica. A metodologia da pesquisa baseou-se em uma investigação documental de natureza quali-quantitativa, norteada pela interpretação dos documentos das políticas curriculares do novo ensino médio. Nesta toada, foram averiguados 16 descritores dispostos nos organizadores curriculares das áreas de Ciências da Natureza e nas trilhas dos itinerários formativos das áreas de Linguagens, Humanas, Natureza e Matemática, sendo elencados em duas categorias: 1) termos relacionados aos resíduos sólidos e 2) termos associados à educação ambiental. Os resultados apontaram as trilhas dos itinerários formativos com a maior incidência nos descritores pesquisados, ao passo que o seu quantitativo de menções na formação geral básica nos componentes dos organizadores curriculares foi atenuada. Essa imparidade entre as citações dos descritores acende alerta para uma restrição no alcance da educação ambiental aos estudantes do ensino médio. Assim, como proposta didático-pedagógica, diante desse quadro, foi desenvolvida a trilha: “Cidadania socioambiental para a gestão dos resíduos sólidos”, com a finalidade de potencializar as deliberações sociais orientadas para a sustentabilidade e o descarte ambientalmente adequado dos resíduos. Inferiu-se, que embora haja importantes avanços no enfoque curricular da educação ambiental, ainda perduram lacunas para a efetiva implementação dessa pauta na integração curricular do ensino básico brasileiro.Item Educação ambiental através de recursos digitais: uma proposta para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem(2022-03-25T03:00:00Z) Santos, Valentina Manoel dos; Oliveira, Gilvaneide Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1867136982092239; http://lattes.cnpq.br/2022350060699864A educação ambiental corresponde a um processo educativo relacionado a questões socioambientais, que por lei deve ser abordado nas escolas em todos os níveis de ensino. Considerando também a importância desta temática no que se refere à construção de ações sustentáveis relativas às práticas cotidianas socioambientais, com urgência de serem pensadas e desenvolvidas nas escolas. Com base nisso, este trabalho possui o objetivo de analisar as contribuições de recursos digitais, como os aplicativos, no processo de ensino–aprendizagem voltado para educação ambiental na escola. A partir de um projeto de intervenção que ocorreu no sétimo ano do ensino fundamental, foi notório o impacto positivo da utilização deste recurso, uma vez que promoveu interação e instigou o senso crítico dos estudantes quanto à importância desta temática e a amplitude dos impactos socioambientais causados de ordem antrópica. Consideramos então, o uso de tecnologias na educação ambiental, como um recurso positivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois estimula e torna a aula atrativa contribuindo com a participação ativa destes e efetivamente com seu aprendizado.Item Educação ambiental e consciência entomológica em comunidades da Mata Norte e Sul do estado de Pernambuco(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dosItem Educação ambiental na formação do empreendedor sustentável(2024-02-27T03:00:00Z) Lima, Juliana Rodrigues de; Lima, Elifábia Neves de; http://lattes.cnpq.br/6117763430610324As mudanças sociais e econômicas estão fomentando um aumento significativo do interesse pelo empreendedorismo como forma de lançar novos negócios e formar uma classe de empreendedores com visão diversificada e estratégica do mercado. O principal objetivo deste estudo é mostrar a importância da educação para o crescimento sustentável dos negócios. O objetivo do presente estudo é analisar a literatura narrativa para examinar o papel que a educação ambiental teve no crescimento do empreendedorismo. Deve haver um equilíbrio significativo entre as três dimensões primárias do desenvolvimento sustentável - econômica, social e ambiental. Um empresário sustentável deve identificar uma necessidade na forma de uma causa ou preocupação social ou ambiental, mas é crucial enfatizar que este é apenas o primeiro passo. Os proprietários das empresas também devem decidir como atender a uma necessidade ou como criar valor social e ambiental com base no valor econômico. Como resultado, o empreendedorismo sustentável é definido como a criação de bens e serviços que abordam questões sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que geram ganhos financeiros. Os objetivos alcançados por meio da formação empreendedora devem estar alinhados com a proposta de educação ambiental, buscando como consequência um nivelamento da economia, da sociedade e do meio ambiente para auxiliar na redução das desigualdades sociais. Em conclusão, a educação ambiental no desenvolvimento de um empreendedor sustentável é um passo promissor para um futuro mais equilibrado e resiliente. Integrar o conhecimento ambiental e empresarial com uma abordagem inovadora e criativa permite que os empreendedores atuem como agentes de mudança, promovendo o desenvolvimento sustentável e auxiliando na criação de sociedades.
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