Navegando por Assunto "Comunidades agrícolas"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Ações da TPF Engenharia em projetos de irrigação na área da transposição do Rio São Francisco(2023) Oliveira, Julia Gabriela de; Santos Júnior, José Amilton; http://lattes.cnpq.br/2839547928353699; http://lattes.cnpq.br/4638535494058763O presente relatório tem como objetivo mostrar as atividades realizadas pela aluna Julia Gabriela de Oliveira durante o período de estágio, realizado entre o dia 10/01/2022 até 10/03/2023 na TPF Engenharia LTDA. Vale citar que as atividades realizadas nesse período caracterizam-se pelo auxílio na elaboração de projetos básicos e executivos referentes às obras dos Sistemas de Irrigação previstos no Programa Básico Ambiental - PBA-16, do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - PISH sob supervisão. A carga horária do estágio foi de 30 horas semanas ao longo do período em questão. Sabe-se que se caracteriza por uma atividade ainda sem fim previsto, dessa forma, o relatório em questão apenas citará as atividades realizadas no período citado, sabendo que com o decorrer do tempo outras irão acontecer.Item Encruzilhadas: encontro nos caminhos das aprendizagens entre a educação popular, cultura e extensão rural(2025-03-18) Moraes, Flávia da Silva; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/5541943845190703Este trabalho tem por objetivo partilhar as minhas experiências durante a minha formação, no curso de Bacharelado em Agroecologia. Utilizo o método da linha do tempo, para apresentar, refletir, analisar minha trajetória, evidenciando momentos marcantes para meu processo de ensino e aprendizagem. Para reconstruir essa memória do processo vivido, utilizei materiais relacionados a minha formação como os cadernos de campo, materiais produzidos durante o curso como mapas, relatórios, podcasts, vídeos, fotos, cantigas, místicas e roteiros de culminância. Adoto a perspectiva da Encruzilhada como ponto de encontro e reflexão dos caminhos vivenciados, assim ao longo do texto aprofundo minhas análises a partir de minhas experiências com educação popular, expressões culturais e extensão rural.Item Hortas comunitárias no entorno da CEASA(2019) Oliveira, Maryana Vital Costa de; Musser, Rosimar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6081373885915842; http://lattes.cnpq.br/5310289745827984Item Relato de experiência de extensão universitária: estímulo à criatividade para concepção de moda-vestuário em comunidade rural (Limoeiro - PE)(2020-12-01) Silva, Irani Gomes do Nascimento; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2530777650612821A moda é algo que vai e volta ao longo da história, principalmente com relação ao vestuário. Em muitas regiões, as vestimentas vão de acordo com a cultura local, influenciando os modelos. A cidade de Limoeiro-PE traz, em sua essência cultural, forte influência religiosa, bem como conta com inspiradoras paisagens, histórias da tradição local e uma significativa área rural. Diante do exposto, objetivou-se realizar um projeto de extensão denominado “Artesanato e Moda: Estimulando Práticas Criativas e Solidárias para Produção do Vestuário”. Portanto, o presente trabalho trata-se de relato da experiência vivenciada pela autora, a partir do que se propôs estimular a criatividade para produção de moda-vestuário, para mulheres e suas famílias de comunidade rural, da cidade de Limoeiro-PE. Para que fosse possível a realização do projeto, foram organizadas oficinas voltadas às temáticas criatividade e inspiração, cor, moulage. As oficinas aconteceram em dois espaços, em uma casa de uma das famílias na comunidade rural, e, na sede do CAM - Centro de Assistência à Mulher, no centro da cidade. Os registros da experiência apontam que o público atendido estavam tendo o primeiro contato com conteúdo técnico de produção de moda-vestuário, e após as oficinas, propuseram looks e estampas inspiradas na localidade, levando em consideração conceitos de cores, linhas e formas. Ademais, a realização do projeto permitiu, à autora e à equipe de extensão, conhecer as dificuldades do grupo e perceber que necessita-se de uma mobilização de esforços para criar condições que possibilitem aos indivíduos envolvidos, criar, transformar e inovar, de modo que sejam pensadas alternativas diante de desafios, entraves estruturais e culturais, que se apresentem em determinada localidade.
