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Navegando por Assunto "Análise do discurso"

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    A (des)construção do ethos do presidente Michel Temer em seu primeiro pronunciamento
    (2018-08-22) Araújo, Iara da Silva; Silva, Morgana Soares da; http://lattes.cnpq.br/3406043341655042; http://lattes.cnpq.br/6528900427973341
    Sabe-se que cada tipo de discurso dispõe de construções discursivas próprias (MAINGUENEAU, 2004). O discurso político, apesar de utilizar estratégias discursivas para construir uma imagem de si que agrade ao seu eleitor, também recebe influência do gênero discursivo em que ocorre, assim como do (s) suporte (s), pelo (s) qual (is) é (são) transmitido (s), e da comunidade discursiva (meio político), a qual ele faz parte. Sendo assim, o ethos não é apenas um meio de persuasão, ele é revelado a partir de pistas deixadas pelo enunciador (MAINGUENEAU, 2005). Partindo disso, em nosso trabalho, nos questionamos: Como se deu a (des)construção dos éthe de Michel Temer no seu primeiro pronunciamento enquanto presidente da República? Quais recursos linguísticos auxiliaram nesse processo de (des)construção dos éthe? Movidos por essa problematização, temos como objetivo geral, neste trabalho, analisar o processo de (des) construção de éthe de Michel Temer, refletindo sobre os recursos linguísticos que auxiliaram neste processo, nos propomos também em caracterizar o gênero pronunciamento. Com isso, acreditamos que o presente trabalho é uma proposta interessante para a análise do discurso, já que, além de trabalhar a noção de ethos no âmbito político, traz reflexões sobre o gênero pronunciamento. O nosso corpus é constituído pelo primeiro pronunciamento de Michel Temer, enquanto presidente da República, do dia 31 de agosto de 2016, veiculado pelo site oficial do Planalto, analisado a partir do método indutivo, em uma pesquisa qualitativa do tipo documental (XAVIER, 2010). Embasamos nossa pesquisa nos pressupostos de Maingueneau (1997; 2004; 2005; 2008; 2010;2011; 2016), dialogando com Amossy (2005), Aurélio (2012), Fiorindo (2012), Heine (2012) e Campos (2007), no que diz respeito às discussões sobre ethos discursivo; Charaudeau (2006), no que tange, principalmente, às questões voltadas para o discurso político; Marcuschi (2008) e Maingueneau (2004), ao tratar das reflexões sobre gêneros discursivos. Constatamos, através de fragmentos discursivos do pronunciamento analisado, que houve um processo de (des)construção do ethos do Michel Temer, ou seja, ele precisou se desfazer de uma imagem supostamente negativa para construir outra que fosse aceita pelos brasileiros (auditório).
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    A abordagem da variação linguística no livro didático: uma análise da coleção português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)
    (2018-02-20) Alves, Josefa Edjane Cordeiro; Guedes, Niege da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9891874919262555; http://lattes.cnpq.br/1122387175534706
    Este trabalho realiza uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica ao analisar como uma coleção de livros didáticos destinada ao Ensino Médio – Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013) – aborda o fenômeno da variação linguística. Na construção do referencial teórico deste trabalho, enfocamos a variação e as questões por ela implicadas, estabelecendo como referências os trabalhos de Bagno (2002, 2007, 2009), Castilho (2004), Faraco (2004), Lucchesi (2004) e Rodrigues (2004). Como nosso objeto de estudo tem relação direta com o ensino/aprendizagem de língua portuguesa, na segunda seção deste trabalho, discutimos o ensino de português e o papel do livro didático, tendo como base, dentre outros, os estudos de Antunes (2003, 2007, 2009), Geraldi (1997), Dionísio (2005), Soares (1998) e Travaglia (1996). A partir da análise, foi possível constatar que a coleção aborda a variação linguística de maneira positiva, pois a evidencia como um fenômeno natural, refutando, em vários espaços, a veracidade de informações preconceituosas que reforçam e reproduzem o preconceito linguístico, embora tenha empregado algumas expressões reprodutoras da visão preconceituosa que impera na sociedade e faz com que as pessoas acreditem na existência de variedades linguísticas melhores e mais bonitas que outras.
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    A importância da Linguística Forense na identificação de autoria em crimes de ameaça
    (2023-04-25) Assis, Sérgio José de; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/2637740965039357
    O presente trabalho procura analisar e trazer reflexões acerca da importância da Análise do Discurso, sobretudo, no que tange à Linguística Forense e sua contribuição para a elucidação de casos de crimes de linguagem. Para isso, usou-se como base a teoria da Semiolinguística, proposta pelo teórico Patrick Charaudeau, com o auxílio do linguista forense Welton Pereira e Silva. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva-expositiva e para isso, foram selecionados alguns textos do gênero carta e/ ou mensagens contendo conteúdos ameaçadores e, a partir desses textos, observadas as características linguísticas, tentaremos chegar ao autor, imputando-lhe o tipo penal com o auxílio da sociolinguística. Considerando que o Curso de Letras é indispensável na formação de linguistas, é necessário pensar, então, na simplificação da linguagem jurídica como uma política linguística de concretização de acesso à Justiça, unindo, desse modo, o Direito ao mundo da Análise do Discurso.
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    A linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais: análise da página de vendas do curso online magra para sempre
    (2019-01-07) Medeiros, Lara Santos Targino; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171
    Com o avanço das novas tecnologias, novas formas de comunicação e relacionamento se estabeleceram, consequentemente, as maneiras de se fazer marketing e publicidade também se transformaram e deram origem ao marketing digital e a novos gêneros textuais na internet. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais. Utiliza-se, como objeto desta análise, um exemplar do gênero, capturado por meio de prints, a página de vendas do curso online Magra Para Sempre, da nutricionista Karina Peloi. A análise em questão utiliza-se de aspectos teóricos, dentre os quais destacam-se os estudos de Maingueneau (2013) e Orlandi (2010), acerca do discurso, e Citelli (2002), Adolpho (2018), Kotler (2017) e Cialdine (2012) acerca de linguagem persuasiva e marketing digital. Esta pesquisa é relevante, pois visa contribuir com os estudos da linguagem, especialmente no que se refere às transformações e usos da língua na modernidade. Através de técnicas de persuasão, na página de vendas, são exploradas as vulnerabilidades e desejos do público-alvo, as empresas procuram conhecer minuciosamente o seu cliente para utilizar as suas necessidades e sonhos como ferramentas de persuasão. Assim, busca-se compreender esse uso da linguagem, tendo em vista o seu poder de persuasão e como é importante refletir sobre o modo como os discursos são produzidos, especialmente no âmbito do marketing.
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    A metáfora em texto humorístico: uma análise sob a ótica da metáfora conceptual
    (2019-07-09) Carvalho, Gabriela Rayla Teixeira de; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/7579692572408649
    Este trabalho tem por objetivo analisar metáforas presentes em texto de stand-up. Utilizamos como corpus o texto humorístico do comediante Whindersson Nunes com base na teoria da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (2002). A pesquisa se enquadra como qualitativa, de cunho documental e bibliográfico. O material que utilizamos para nossa análise consiste no vídeo de 2016, publicado na plataforma Youtube, intitulado “Whindersson Nunes em Marminino (show completo)”. Realizamos a transcrição do trecho que escolhemos para estudo e buscamos analisar neste trabalho as expressões metafóricas que encontramos no vídeo na temática família. Como estratégia de identificação de metáforas, escolhemos o método de leitura, descrito por Sardinha (2007) como o mais adequado para o trabalho com a metáfora conceptual. Para referencial teórico, tivemos Lakoff e Johnson (2002), Sardinha (2007), Fiorin (2014), Zanotto et al (2002), Cameron (2010), entre outros. Em nossa análise verificamos que muitas metáforas com características semelhantes aparecem com frequência no texto, o que nos levou a organizá-las por grupos, de metáforas animais, metáforas ontológicas, dentre outras. Em nossa análise conseguimos relacionar as expressões metafóricas à uma metáfora conceptual maior, como proposto nos objetivos. Pudemos por fim, notar como o sistema metafórico é diversificado, repleto de diferentes metáforas conceptuais, não uma estrutura “presa” a padrões com apenas um tipo. Observamos também o quão presente ela está no nosso cotidiano não sendo apenas um recurso linguístico, mas sim uma componente fundamental da nossa língua.
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    A natureza do herói nas crônicas futebolísticas de Nelson Rodrigues
    (2019-01-30) Nery, Cleber Junio da Silva; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a natureza do herói em cinco crônicas futebolísticas de Nelson Rodrigues, do livro À sombra das chuteiras imortais. O aporte teórico adotado foi baseado nas ideias de Davi Arrigucci Jr., Massaud Moisés, Afrânio Coutinho, Jorge de Sá e Antônio Cândido, autores que vislumbram o gênero ligado à história, desde a Era Cristã, passando pelo período medieval, assumindo a forma de folhetim na modernidade. Esse percurso permite mostrar a ligação da crônica com o jornalismo, sua transformação em texto literário e, finalmente, a sua abordagem esportiva. A categoria analítica que norteou nossa leitura se voltou para a configuração do herói da Antiguidade Clássica, como antevisto por Flávio Kothe, o que permitiu entender a presença dessa figura literária na obra rodrigueana. A conclusão do artigo evidenciou como as crônicas de Nelson Rodrigues dramatizam o futebol, identificando neste esporte o componente trágico que dialoga com o universo mítico da Grécia Antiga.
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    A progressão dos gêneros da ordem do argumentar no livro didático de língua portuguesa
    (2019-07-19) Barros, Delmira Yane; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995; http://lattes.cnpq.br/5922055242333315
    O presente trabalho consiste em um estudo sobre a progressão dos gêneros da ordem do argumentar em duas coleções de livro didático de Língua Portuguesa (uma do Ensino Fundamental, anos finais, e outra do Ensino Médio) mais adotadas no município de Garanhuns-PE. Partindo aqui da ideia de que o livro didático é uma ferramenta de grande importância no ensino e na aprendizagem. Utilizamos, como aporte teórico, os conceitos de agrupamento e progressão de gêneros propostos por Dolz, Noverraz e Schnewuly (2004); o conceito de gênero textual proposto por Marcuschi (2001) e as considerações sobre o ensino de argumentação propostas por Ribeiro (2009). Nossa metodologia fez uso da análise documental (LÜDKE & ANDRÉ, 2012), pois realizamos um mapeamento geral dos gêneros presentes em ambas coleções, procurando identificar o agrupamento e observar a progressão dos gêneros da ordem do argumentar. Os resultados aqui encontrados, em relação à progressão, evidenciaram que o gênero artigo de opinião e o gênero redação escolar são os gêneros que se mantém frequentes em todos os volumes das coleções, o primeiro na coleção de Ensino Fundamental e o último, na coleção de Ensino Médio.
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    A recategorização do objeto de discurso quarentena na página do Diário de Pernambuco no Twitter
    (2021-07-13) Oliveira, Letícia Júlia Silva de; Almeida, Sherry Morgana Justino de; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/2641163214633763
    A pesquisa em tela tem o fito de analisar a recategorização do objeto de discurso quarentena na página Diário de Pernambuco da rede social Twitter. Para tanto, o trabalho está ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Textual, nas figuras de Cavalcante et al. (2014; 2019; 2020); Mondada e Dubois (2003), bem como outros teóricos. Analisamos, durante os meses de março a julho, os tweets publicados pela página do Diário de Pernambuco, enfocando-nos no objeto de discurso quarentena, visto o contexto pandêmico em que fomos inseridos no ano de 2020. Este cenário instável deu margem à adoção dessa medida de reclusão domiciliar, visando conter o avanço da COVID-19. No entanto, nas redes sociais, tal ação governamental foi alvo de debates fervorosos, como no twitter, revelando, assim, opiniões divergentes quanto à adesão a ela. Diante desse cenário, observamos nas interações entre usuário-página, bem como usuário-usuário, intensos processos de recategorização, em que se demonstra a instabilidade característica do referente. Sob essa ótica, nota-se que os internautas manifestam seus pontos de vista a partir da transformação desse referente, ora de modo positivo, ora de modo negativo. Em suma, é possível observar uma gama de postagens de teor agressivo que visam impor determinadas categorizações. Nesse contexto marcado pela descortesia verbal on-line, é presumível que as interações em rede demonstram uma nova face do jornalismo, posto que este abre espaço para diversas manifestações que não se restringem ao campo do verbal, explorando, também, as múltiplas semioses.
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    Análise textual dos discursos: representações discursivas de vítima no gênero sentença judicial
    (2022-05-27) Nascimento, Yaira Vírnia Souza; Santos, Maria de Fátima Silva dos; http://lattes.cnpq.br/7444891591583206; http://lattes.cnpq.br/8776719902964885
    Esta pesquisa trata do tema da representação discursiva em textos de sentenças judiciais. Os principais objetivos do estudo são: 1) Explicar a relação entre as representações discursivas da mulher enquanto vítima e o ponto de vista do enunciador, em função da orientação argumentativa do texto; 2) Examinar o papel das representações discursivas na composição das sequências textuais do gênero sentença judicial, tendo em vista descrever a ação sociodiscursiva visada pelo enunciador: acusar, denunciar, instruir na formação da culpa, dentre outros. Para tanto, a metodologia prevê um aprofundamento do tema, com foco no campo conceitual em que buscaremos situar a noção de representação discursiva, atentando-se, particularmente, para sua abordagem voltada para a construção dos sentidos pretendidos nos textos analisados. Para a construção das representações discursivas, selecionamos as categorias teóricas referenciação, predicação e localização. O estudo insere-se no âmbito teórico geral da Linguística de Texto, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos (ATD), proposta por Adam (2011). Inserida no paradigma qualitativo de caráter descritivo, trata-se de uma pesquisa documental, cujo corpus é constituído por uma sentença judicial relacionada a crimes de violência contra a mulher, no caso em questão, a um crime de estupro.
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    Argumentação e contra argumentação: um discurso que pode condenar ou justificar
    (2018) Santos, Valesca Talita Viturino dos; Silva, Jean Paul d'Antony Costa; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320; http://lattes.cnpq.br/3561921480563342; http://lattes.cnpq.br/6830135400465830
    A obra shakespeariana O Mercador de Veneza aborda conceitos e contempla estratégias que perpassam os limites da ficção , a proporção que vai além do faz de conta , mostrando situações e conflitos que podem fazer parte da vida real , tratando-se de uma sociedade que dá privilégios aos majoritários, visto que no decorrer de toda a trama, o judeu é desprestigiado, pelo simples fato de ser judeu . O presente trabalho tem o objetivo de mostrar de forma clara a visão que cada personagem tem sobre justiça e o que essa relação acarreta na vida de cada um enquanto personagens da obra. Tendo em vista a complexidade de todas essas questões, especialmente na tentativa de adequá-las a um conceito de justiça, nos apropriamos desse momento narrativo para trazer à tona as diversas discussões sobre antissemitismo, posição social, poder, preconceito apresentados pelo autor. Nessa perspectiva desenvolveu-se uma pesquisa explicativa, por meio de uma análise bibliográfica, buscando responder a seguinte indagação: Será que a justiça foi feita para ambas as partes ou uma das partes, por exemplo, a parte mais desprestigiada saiu prejudicada? Dessa maneira optou-se por analisar a obra dentro do âmbito do direito e da filosofia, orientando-se a partir de conceitos teóricos de autores, a citar: John Rawls, Platão, Sócrates, Kant, Dworkin, entre outros. Portanto, diante da análise realizada, conclui-se que a hipótese inicial não se concretizou, a saber, que houve justiça para ambas às partes, mesmo o protagonista perdendo todos os seus bens, pois a justiça foi aplicável de maneira a prevalecer às leis de Veneza.
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    As contribuições dos gêneros textuais no processo de ensino nas aulas de língua portuguesa no 6º ano do ensino fundamental II
    (2018-08-29) Barros, Elizabete Josefa de; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631; http://lattes.cnpq.br/2944534748981011
    Na busca de analisar as contribuições que os gêneros textuais podem trazer para os educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, através de observações de aulas de português de uma professora, este trabalho consegue apresentar um breve panorama sobre as práticas com gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa, enquanto instrumentos didáticos. Numa perspectiva interacionista sociodiscursiva, esta pesquisa está amparada nas teorias propostas por Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2002, 2007 e 2008), que acreditam numa proposta de ensino-aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais, atribuindo à linguagem e à interação a instrumentalização na construção do conhecimento e na formação do cidadão, tendo como objetivo geral o de investigar formas de se utilizar os gêneros textuais como ferramenta para o ensino da linguagem. Através da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tendo como técnica a observação, que permitiu uma análise quanto à proposta de trabalho do professor e sua relação com os gêneros. Nessas práticas, foi perceptível que a educadora em questão, muitas vezes, conseguia planejar bons momentos de leitura, demostrando possuir uma prática sistemática de gêneros textuais através do desenvolvimento de várias atividades desenvolvidas em sala de aula, contribuindo para a construção do conhecimento, enfocando a apropriação do sistema de produções textuais dos alunos.
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    As formas da função acusativa em cartas de amor do Sertão Pernambucano: entre variação e tradição discursiva
    (2019) Silva, Antonia Caroline Alves da; Ataíde, Cleber Alves de; http://lattes.cnpq.br/4301066659702331; http://lattes.cnpq.br/3875671872212548
    O presente trabalho objetiva investigar as formas de referência ao interlocutor na função acusativa, em cartas amorosas escritas na década de 50, do século XX. Quanto ao material de análise, utilizamos um corpus composto por 22 cartas de amor escritas por pessoas não ilustres do sertão pernambucano, sendo 21 missivas narradas por um missivista masculino e 1 carta redigida por uma missivista feminina, já previamente coletadas pelos membros do projeto Para a História do Português Brasileiro – Equipe Regional de Pernambuco. Para tanto, nos baseamos nas orientações teórico-metodológicas da Sociolinguística Histórica e do conceito de Tradições Discursivas. Metodologicamente, realizamos a identificação dos contextos de ocorrência das formas acusativas de referência ao interlocutor, obtendo um total de 64 dados, distribuídos da seguinte maneira: 58 ocorrências do clítico te, 4 dados de lhe e 2 registro de você. No que se refere aos fatores selecionados, a saber, relação entre o acusativo e o sujeito, bem como a posição do acusativo, obtivemos os seguintes resultados quanto ao primeiro fator: i) em relação às cartas em que o tu figurou como estratégia exclusiva, o clítico te foi categórico, com 18 dados; ii) nas missivas com uso exclusivo de você foram registradas as formas alternantes acusativas te, lhe e você apresentando 9, 3 e 2 dados, respectivamente; iii) nas cartas com uso variável de tu e você, o clítico te também foi a estratégia mais produtiva, com 24 dados em detrimento de 1 ocorrência do clítico lhe; iv) nos contextos sem referência à segunda pessoa, o clítico te figurou como estratégia categórica, apresentando 7 dados. No que se refere à colocação pronominal, obtivemos 50 dados de próclise e 14 dados de ênclise. Quanto aos contextos favoráveis à colocação pronominal do acusativo posposto ao verbo, registramos os seguintes casos: i) início de sentença; ii) verbo no infinitivo. Dessa forma, nossa pesquisa vai ao encontro do que Lopes et al. (2018) afirmam, ao observarem que o você entrou no paradigma de 2ª pessoa efetivamente como sujeito, porém, nas demais funções sintáticas, ele sofre certa resistência, posto que observamos a predominância do clítico te nas missivas analisadas, independentemente do tipo de sujeito empregado. Além disso, observamos a preferência pela colocação do acusativo na posição pré-verbal, o que vai ao encontro de resultados obtidos em estudos realizados em outras regiões brasileiras (SOUZA, 2014).
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    As tirinhas de Laerte como instrumento didático para a educação em diversidade e gênero no ensino médio
    (2024-12-07) Ramos, Victor Hugo Alves da Luz; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/5975698469171562
    Este artigo investiga como as tirinhas da personagem Muriel, da cartunista Laerte, podem ser empregadas como instrumento didático para a educação em diversidade e gênero no ensino médio. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza a Análise do Discurso como metodologia, sendo fundamentada na teoria de Michel Foucault (1995) para explorar as práticas discursivas e as relações de poder que moldam as representações sociais de gênero, nos Problemas de Gênero de Judith Butler (2007), que aborda a construção social e performatividade de gênero, e na noção de LGBTfobia, segundo Melo (2017). O estudo realiza uma leitura crítica das tirinhas, examinando a representação e problematização de questões como identidade, diversidade e gênero. As categorias de análise incluem a construção da subjetividade, gênero como construção social, performatividade de gênero e LGBTfobia. O objetivo é destacar o potencial das tirinhas de Laerte como ferramentas pedagógicas para estimular uma reflexão crítica sobre normas sociais e identitárias, promovendo a inclusão e combatendo a discriminação e a intolerância no ambiente escolar.
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    Discurso (i)legítimo na BNCC?: contribuições críticas investigativas sobre o documento
    (2019-07-19) Silva, Anderson Leandro Gama; Lima, Angela Valéria Alves de; http://lattes.cnpq.br/4075380055242993; http://lattes.cnpq.br/6584540291076388
    O presente trabalho tem como objetivo investigar se há uma presença de discurso ilegítimo como forma de manipulação discursiva em um documento que norteia e dirige a educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa coletou dados por meio da primeira versão do documento e a versão homologada, utilizando como abordagem teórico metodológica as contribuições de Fairclough (1995; 2001; 2003), Chouliraki e Fairclough (1999) e as relações de poder nesse discurso, propostas por van Dijk (1997; 2010; 2012) e Falcone (2008). À luz da Análise Crítica do Discurso e com método de análise tridimensional, averiguamos se a BNCC está intercalada de discursos com ideologias propensas a afirmar desigualdades e contribuir com uma visão de mundo antidemocrática e individualista. Sobre um olhar atento aos direitos de aprendizagem, e agora competências gerais da Base Nacional, pretendemos que esse trabalho contribua de maneira significativa para esclarecer dúvidas e certas inseguranças em relação ao discurso proposto pelo documento que faz parte do cotidiano escolar em todo o país.
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    Discursos, concepções e percursos teórico-metodológicos na formação inicial de professores de língua inglesa
    (2019-01-23) Souza, Salvia de Medeiros; Pereira, Sônia Virginia Martins; http://lattes.cnpq.br/1673025156495316; http://lattes.cnpq.br/7735115241100407
    O presente estudo está atrelado às pesquisas voltadas à formação inicial de professores de língua estrangeira, bem como às pesquisas do campo da Análise Dialógica do Discurso. A pesquisa que deu origem ao estudo teve como objetivo geral analisar como os discursos institucional e docente refletem concepções teóricas e didático-metodológicas refratando no discurso dos discentes o processo de formação inicial de professores de língua inglesa. As coordenadas teóricas que sustentam as reflexões na análise têm origem nos estudos dialógicos, com destaque para as seguintes noções: enunciado concreto (BAKHTIN, 2015a; BRAIT; MELO, 2005), heteroglossia (ZANDWAIS, 2009; FARACO, 2009), dialogismo (BAKHTIN/ VOLOCHÍNOV, 2014; BAKHTIN, 2015b; FIORIN, 2016), axiologia (VOLOCHÍNOV, 2013; FARACO, 2009) e discurso reportado (FARACO, 2009). A pesquisa foi de cunho qualitativo-interpretativista e se configurou como uma análise documental aliada ao estudo de caso do Curso de Letras Português/ Inglês da UFRPE/ UAG, que compreendeu a identificação, verificação e apreciação de documentos e a aplicação de instrumentos de coleta de dados para o alcance dos objetivos da pesquisa. Constatamos que o discurso oficial da Instituição de Ensino Superior (IES) poderia ser mais pontual quanto ao estudo de concepções teórico-metodológicas e didático-pedagógicas para o ensino de língua inglesa e articular os âmbitos linguístico e pedagógico de conhecimento sobre a língua. Os professores universitários poderiam articular seu repertório de conhecimentos sobre a língua inglesa a seu ensino de modo influenciar na construção do repertório de docência dos licenciandos e estes últimos precisam buscar autonomia em relação ao desenvolvimento de seu nível proficiência na língua ou desenvolver habilidades comunicativas mais refinadas, além do aprofundamento pedagógico para suas práticas como professores de inglês.
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    Efeitos Discursivos da Linguagem Humorístca no Gênero Stand-up
    (2018-07-25) Lúcio, Gabrielli da Silva Melo; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631
    Este trabalho tem por objetivo analisar através de uma metodologia analítica qualitativa os efeitos discursivos de um gênero humorístico que vem se destacando nas últimas décadas, o Stand-up; uma das mais recentes formas de se fazer humor no Brasil. Baseado nas teorias de Pêcheux (2009) e Orlandi (2010), e levando em consideração aspectos teóricos da Análise do Discurso Francesa, centramo-nos nas condições de produção dos discursos Ditos e Não Ditos, bem como nos variados efeitos de sentido encontrados em trechos de shows de Stand-up produzidos pelo apresentador e humorista Rafael Bastos. Percebeu-se mediante as análises, que o gênero carrega em seus discursos fortes cargas ideológicas que são propositalmente camufladas através dos Não Ditos, pelo fato da inviabilidade de serem totalmente proferidas. Tais chacotas são fundamentadas nos valores e nas relações que a sociedade compartilha, constituindo o que muitos chamam de humor negro. Assim, surgiu a necessidade de se fazer um estudo sobre o gênero em seus alicerces linguísticos, sociais e ideológicos.
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    Ensino da produção de texto: o caso do livro didático “Ápis-letramento e alfabetização”
    (2018-08-31) Lima, Magda Vitória dos Santos; Silva, Elaine Cristina Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/2898599129662523; http://lattes.cnpq.br/0023535792004826
    Este trabalho teve como objetivo geral analisar o livro didático do terceiro ano do ensino fundamental, buscando verificar o trabalho desenvolvido no eixo de ensino da produção textual. Como objetivos específicos, almejamos: Identificar as atividades de produção textual no livro didático selecionado; Investigar se as atividades propõem a escrita dos diferentes gêneros textuais; Observar se as atividades explicitam os elementos que fazem parte do contexto de produção dos textos e se levam o aluno refletir sobre tais elementos; Analisar se as atividades contemplam diferentes etapas de uma produção textual: planejamento, geração de ideias e revisão textual. Para compreendermos melhor o nosso objeto e analisarmos os dados, tomamos como base autores como Leal e Brandão (2007), Silva e Melo (2007a; 2007b), Leal e Melo (2007), Soares (2004), Dolz e Schneuwly (2004) e Antunes (2003), os quais discutem sobre a atividade de produção de texto e seu ensino. A pesquisa em questão pode ser definida como documental, de acordo com André e Ludke (1996), e quanti-qualitativa (ou seja, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa), de acordo com Malhotra (2001). O livro analisado foi o Ápis: Letramento e Alfabetização, que é utilizado na maioria das escolas do município de São João-PE. Analisamos todas as 11 atividades presentes na seção específica e fixa de Produção Textual, buscando verificar como se dava o trabalho desenvolvido nesse eixo de ensino. As análises dos dados mostraram que, apesar dos alunos serem solicitados a produzir diversificados gêneros e terem acesso a exemplares destes, as situações de produção propostas, em sua maioria, não representam práticas de escrita reais, sendo meramente escolares. Da mesma forma, as atividades não fornecem orientações suficientes sobre as características do gênero a ser produzido, bem como sobre como desenvolver o tema, o planejamento e a revisão/reescrita do texto. Concluímos, assim, que o livro analisado não trabalha o eixo de produção textual completamente da forma que os referenciais teóricos utilizados nessa pesquisa defendem, ocasionando, assim, pouco estímulo e suporte para o ato da produção. Nesse caso, a intervenção do professor se torna essencial, no sentido de modificar e complementar as propostas a que tem acesso no livro didático.
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    Ensino de produção textual: análise de livro didático de ensino médio
    (2019-01-17) Barbosa, Marillya de Moraes Monteiro; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631; http://lattes.cnpq.br/4089003711471508
    O presente trabalho teve o objetivo de analisar descritivamente as atividades de produção textual de um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino médio, verificando como as propostas de ensino apresentadas contribuem para a formação da escrita dos alunos. Considerando que o Livro Didático é um dos principais métodos pedagógicos utilizados nas aulas de língua portuguesa e que o ensino de escrita está diretamente ligado com o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos buscamos estabelecer relação entre as práticas de ensino de escrita sugeridas pelo Livro didático e o desenvolvimento do letramento do indivíduo. Tomamos por base Choppin (2004) e Fernandes (2010) para conceituar e definir as características e importância do Livro didático. Tratamos do ensino de escrita baseados nos conceitos de gênero textual apresentados por Marcuschi (2005), Bakhtin (1997) e Souza (2011) e de letramento abordados por Soares (2009) e Kleiman (1995). Sobre as práticas de ensino trouxemos os estudos de Antunes (2003 e 2009). Foi realizada a análise de um capítulo do Livro Didático “Português: contexto, interlocução e sentido” das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, que trata da produção textual do gênero conto, seguindo as etapas de análise documental conforme os apontamentos de Cellard (2008), buscou-se verificar como a abordagem do gênero e as atividades propostas contribuem para a didática do professor e o letramento dos estudantes. Foi constatado que no ensino de escrita o livro apresenta propostas de atividades que contribuem para o letramento escrito dos aluno além de oferecer uma abordagem interacionista da linguagem, oferecendo uma contextualização social dos textos utilizados, com atividades de interpretação que abordam os diversos aspectos da linguagem, sendo uma relevante fonte de informação e formação para os alunos e importante suporte didático para os professores.
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    Entre insígnias e brasões: a construção do Movimento Armorial sob a ótica do Diário de Pernambuco (1970-1974)
    (2024-10-04) Soares Júnior, José Benedito; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/2171560150857240
    Esta pesquisa busca analisar a divulgação do Movimento Armorial nas publicações do jornal Diário de Pernambuco (DP), na cidade do Recife, no período de 1970 a 1974. Utilizando o jornal como fonte e objeto, buscamos identificar como o DP divulgava e representava o Movimento Armorial em suas edições. Buscamos também abordar o papel dos sujeitos envolvidos na divulgação do Movimento Armorial, suas posições sociais e o apoio estatal dado a esta manifestação cultural. Os dados desta pesquisa foram coletados na Hemeroteca Digital, no site da Biblioteca Nacional, sendo utilizado como filtro a palavra ‘armorial’. A análise dos dados evidenciou que os discursos produzidos pelo DP são semelhantes ao discurso estatal no campo da cultura. Esse discurso busca retratar o Movimento Armorial, em especial a Orquestra Armorial de Câmara do Recife como uma manifestação que representa as raízes da cultura brasileira.
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    Estudo dos operadores argumentativos no gênero reportagem
    (2018-08-30) Nascimento, Sheila Silva do; Lima, Angela Valéria Alves de; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/4075380055242993; http://lattes.cnpq.br/9602004490850911
    Este trabalho tem por objetivo discutir o uso de operadores argumentativos em reportagens de cunho político, como forma de adesão ou manipulação do leitor, por parte autor. Para tanto, vamos nos basear, para enriquecimento deste trabalho, nos estudos de Koch (2000,2002 e 2003) e Parreira (2006). Estudos esses que trata sobre o uso dos operadores argumentativos no texto, não apenas como elemento gramatical, mas sob o ponto de vista semântico (Koch e Parreira) como também os estudos de Fiorin e Savioli (1996) e Ducrot (1987). Como objetivo pretendemos observar a função de cada operador argumentativo dentro do texto, analisando o contexto na qual foram empregados e a intencionalidade do autor por trás do seu uso.
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