Navegando por Autor "Silva, Cláudia Roberta Tavares"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A realização do sujeito nulo no português de Pernambuco em textos jornalísticos dos séculos XIX ao XXI(2025-02-26) Santos, Camily Cristina Portela dos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/9760248515676619O presente trabalho tem como objetivo compreender o comportamento dos sujeitos nulos em amostras de textos jornalísticos produzidos entre os séculos XIX e XXI com enfoque na tradição discursiva dos respectivos gêneros: carta de leitor e editorial. Logo, a partir da análise de 80 textos retirados do Diário de Pernambuco (40 de cada gênero), foi possível mapear e analisar a ocorrência dos sujeitos (nulos e plenos) tendo como base a teoria gerativista de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981 e seguintes). Com base na análise realizada, os principais resultados obtidos foram os seguintes: (i) maior ocorrência dos sujeitos nulos em detrimento dos sujeitos pronominais; (ii) traços de impessoalização no editorial através da utilização do sujeito pronominal na terceira pessoa e o sujeito nulo; (iii) ampla utilização do sujeito nulo em primeira pessoa na carta de leitor. Tendo em vista os resultados obtidos, buscamos ampliar a discussão sobre os contextos que licenciam e restringem a utilização do sujeito nulo considerando as mudanças paramétricas dos gêneros estudados.Item Aspectos morfossintáticos do português brasileiro: o sujeito nulo em textos escritos(2018) Oliveira Júnior, Rogério de; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/3451697441212584In the present research, I dedicated myself to investigate data from the written language of Brazilian Portuguese (PB) from essays for admission to higher education of students of Pernambuco, Brazil. For that, a written language corpus of PB was constituted with 580 finite declarative contexts containing null and full subjects. The data were analyzed according to the Theory of Principles and Parameters (CHOMSKY, 1981) based on the Null Subject Parameter, referring to the filling of the subject position by full and null subjects in natural languages. In general terms, the data analyzed point to the fact that PB has presented a large index of full subjects, even in contexts of monitored writing.Item A concordância nominal de número e de gênero em variedades não-europeias do Português(2018-08-06) Gomes, Suellen Pamela Ramos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/5738294611148737Este estudio buscó investigar la concordancia nominal (CN) de número y de género en la escritura de hablantes de portugués brasileño y en los datos orales de habla de l portugués en Angola y en Mozambique. Para ello, en los presupuestos de la Sociolingüística Variacional (LABOV (1972 [2008]), discutimos que factores lingüísticos y extralingüísticos favorecen o desfavorecen esa concordancia. El corpus del PB constituyó de 1272 ocurrencias de sintagmas nominales (SN) para la concordancia de número y de 5.088 ocurrencias para la concordancia de género, con el porcentaje del 100% de aplicación de la variante estándar para esta última. En cuanto al PA, encontramos 170 ocurrencias para la concordancia de número y 434, para género. Para el PM, fueron 28 ocurrencias para número y 96 para género. Por último, verificamos, nos corpora de esta investigación, de acuerdo con las tres reglas lingüísticas (LABOV, 2003), que la CN de número y de género para el PB se mostró semi-categórica y categórica respectivamente, y, para las variedades africanas del portugués, la CN de número se presentó como una regla semi-categórica para el PA y variable para el PM, y la CN de género, semi-categórica para ambas.Item O discurso “Atravessamos uma época em que é preciso saber ousar e saber sofrer”, de Winston Churchill: uma análise dialógica(2023-09-18) Campos, Jonatas Barbosa; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/1876812219296769Buscando tener un modelo eficiente para denunciar las ideas totalitarias y promover la democracia, analizamos, a través del prisma del concepto de dialogismo de Bakhtin, el discurso “Estamos atravesando un tiempo en el que es necesario saber atreverse y saber sufrir”, del político británico Winston Churchill, en el que ensalzaba la democracia luchando contra el nazismo. De esta manera, intentamos exponer, utilizando un ejemplo ya documentado (en este caso, el de Churchill), información relevante para la investigación en el área de la lucha contra el totalitarismo a través de la retórica. Los principales resultados fueron que la descripción explícita de las características de una dictadura y la defensa de la democracia son elementos esenciales de ese modelo.Item Duplicação do sujeito em dados de escrita de alunos da rede pública de ensino do Recife(2018) Ferreira, Patrycia Siqueira Campos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/6487675878046558Neste artigo centramos a atenção no uso dos sujeitos duplicados (SDs) (ex.: O menino, ele brinca.) em textos narrativos produzidos por alunos recifenses de uma escola estadual e municipal. Para tanto, tomamos como hipótese norteadora de que, nos dados de aquisição da fala do PB, por serem pouco produzidos SDs, segundo observam Gonçalves (2004) e Grolla (2000) apud Costa, Duarte e Silva (2004), serão pouco encontrados nas séries iniciais, mais produtivos nas séries intermediárias, vindo a diminuírem bastante nas séries finais por influência do avançar da escolarização. Para a realização da análise, selecionamos 10 textos de cada série, a saber: da quinta série à oitava série do ensino fundamental I de uma escola municipal, e da quinta série ao terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual. A análise embasa-se no modelo de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986 e seguintes) e tem como objetivo central discutir a duplicação dos sujeitos em dados escritos, levando em conta o possível distanciamento entre o conhecimento linguístico que o aluno traz para a escola e o que ele aprende. Após a análise dos dados, os resultados apontam para a pouca frequência de SDs nas séries inicias, indo ao encontro do que é observado em alguns estudos realizados no campo da aquisição da linguagem (cf. GONÇALVES, 2004; GROLLA, 2000 apud COSTA, DUARTE, SILVA, 2004).Item Estratégias de preenchimento da posição acusativa: uma análise contrastiva entre gramáticas descritivas, prescritivas e livros didáticos de Língua Portuguesa adotados em Pernambuco(2023-09-19) Bezerra, Gleisy Patrícia de Souza; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535Este artículo presenta un análisis contrastivo sobre las estrategias para llenar la posición acusativa, centrándose en lo contemplado: (i) por las gramáticas descriptivas del portugués brasileño, teniendo en cuenta los contextos lingüísticos y sociales de su ocurrencia, (ii) por el enfoque prescriptivo de las gramáticas sobre los tipos de estrategia seleccionada y (iii) por el enfoque de los libros didácticos en lengua portuguesa (LP) adoptados en Pernambuco para estudiantes de 7º grado, teniendo en cuenta si contemplan una reflexión sobre diferentes estrategias, cumpliendo así con lo previsto en el BNCC. Anclado en la Sociolingüística Variacionista (LABOV [1972] 2008);; WEINREICH;; LABOV;; HERZOG, [1968] 2006), se tendrá en cuenta el uso variable de cuatro variantes que llenan la posición acusativa (a saber: el clítico, el objeto nulo, el pronombre léxico y el sintagma nominal), las cuales están condicionadas por factores lingüísticos y sociales (TARALLO E DUARTE (1988), MATTOS E SILVA (2003). Partiendo de que en el BNCC (BRASIL, 2018) está previsto trabajar con variación lingüística, esta investigación forma parte de la interfaz teoría y práctica, con el fin de verificar si las propuestas de actividades en los libros didácticos incluyen todas las variantes. Además, como hemos comprobado, son aún escasas las investigaciones en el ámbito de la Sociolingüística en el estado de Pernambuco que se centren en el tratamiento de la variación lingüística em libros didácticos en el âmbito morfosintáctico. La investigación aquí desarrollada busca contribuir al proceso de enseñanza- aprendizaje de la variación a partir de discusiones que puedan servir como punto de partida para nuevas reflexiones por parte de los profesores de lengua portuguesa.Item Memorial descritivo: o percurso pela concretização do sonho em ser professor(2025-02-25) Chagas, Danilo Lucena; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/9018513753783509Este memorial descritivo tem como objetivo discorrer sobre minha trajetória acadêmica, descrevendo-a desde o momento da geração do sonho em “ser professor” até os primeiros passos da realização desse sonho através da prática docente. Visando ampliar a contextualização e vivências, relatei um pouco a minha infância, as relações construídas com a família, amigos e professores e os estímulos favoráveis ao sonho; o trajeto no Ensino Fundamental a partir das amizades construídas e de memórias advindas das aulas de Língua Portuguesa; o período no Ensino Médio e Técnico, em que menciono, por exemplo, docentes, que, de forma direta ou indiretamente, me inspiram até hoje, e o encontro com a Literatura que motivou a escolha pelo curso superior na área de Letras; o meu trajeto pela Graduação em Letras, um momento fundamental de minha formação ao exercício da docência em que destaco, por exemplo, professores que me inspiraram nesse processo formativo e me apresentaram às teorias que utilizei como base na escrita deste trabalho como: a concepção de lingua como interação social (Geraldi), as relações no ensino-aprendizagem (Weisz), as reflexões na gramática durante o ensino (Freire) e a ótica da literatura como um bem imcompressível (Candido).Item O comportamento das construções passivas em textos jornalísticos publicados no português de Angola do século XXI(2025-02-26) Deodato, Ingrid Eduarda Rodrigues; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/3852974115219793Na presente pesquisa, dediquei-me a investigar as construções passivas no Português de Angola, doravante PA, analisando suas escolhas sociopolíticas e os fatores que influenciam seu uso. Utilizando-me dos estudos da Teoria de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981 e seguintes) e analisando como as interferências linguísticas e culturais, decorrentes do período colonial, moldaram essa variedade do português, foquei nas construções passivas, analíticas e impessoais, utilizando dados extraídos de 16 edições de jornais angolanos da primeira metade do século XXI. Com este trabalho, pioneiro na universidade onde está sendo realizado, busquei evidenciar a complexidade e a riqueza do PA, compreendendo-o como um sistema linguístico em constante evolução, moldado por interações históricas, culturais e sociais únicas. Acredito que minha contribuição fortalece uma visão mais inclusiva das dinâmicas do português em contextos lusófonos e valoriza a diversidade linguística resultante desses contatos.
