Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Miranda, Antonio Carlos da Silva"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 20 de 21
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A gasificação como tecnologia disruptiva em sala de aula em vista a compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell
    (2022-06-20) Sá, Maximiliano Freitas de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/8850023711264946
    A gasificação esta a cada dia sendo utilizada para fins educacionais e comerciais, pois permite o uso de recursos computacionais avançados para a percepção de uma nova realidade, com isso ha de se promover o engajamento dos participantes, permitindo inovações em sala de aula. Em sua essência, envolve o desenvolvimento de modelos e simulações para compreender de forma pratica e participativa o conteúdo exposto, por meio dos elementos e objetos desenvolvidos em jogos, com o intuito de uma melhor aprendizagem. A tecnologia disruptiva segue a partir de uma nova perspectiva tecnológica, tendo em vista uma nova abordagem que revolucionou significativamente, seja: no mercado, produto ou serviço. O presente trabalho tem o objetivo em desenvolver uma pesquisa a partir de autores que validam o uso da gasificação e analisar a aplicabilidade de seu uso, por meio de um jogo através da plataforma Educaplay, com itens elaborados para a compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell. Utilizando uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, em vista ao produto educacional proposto, o produto harmoniza-se as teorias que levam em consideração a gasificação, assim por meio disso, o produto pode ser uma forma de contornar a falta de materiais didáticos por meio do uso do computador no ensino da Astronomia? A partir disso, e apresentado o principio de utilização da gasificação para compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell. Prevê aqui, corroborar em propostas de experimentações virtuais através de um ambiente com interatividade. Através da pesquisa bibliográfica, e evidenciado que, com a inclusão de uma plataforma de gasificação, promove construções metodológicas elaboradas, engajadas e construtivas, com isso o jogo propõe fomentar e atribuir a uma pratica educativa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A história da astronomia em Pernambuco e no nordeste do Brasil: a linha do tempo em forma de cordel
    (2022-06-06) Souza, Fernando Antônio Araújo de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/9446695516155521
    Este trabalho busca apresentar a Literatura de Cordel como instrumento de divulgação de temas científicos e em especial temas de Física e de Astronomia, bem como analisar sua utilização em sala de aula e em espaços não formais de educação, como estratégia de motivação para o ensino de ciências, mostrando que o cordel pode ser importante veiculo de popularização da ciência, uma boa estratégia de ensino e aprendizagem e ferramenta alternativa de educação. Para alcançar os objetivos propostos, o tema central escolhido foi fazer a narrativa da Historia da Astronomia em Pernambuco e no Nordeste: A Linha do Tempo em forma de cordel. Foram executados os seguintes procedimentos: uma pesquisa documental mais fiel possível de todos os principais eventos na área de Astronomia ocorridos ao longo do tempo; a escolha do tipo de cordel a ser utilizado; identificação de cordéis cujos títulos abordavam alguns temas relativos a Ciência; a adequação do cordel como instrumento de alfabetização cientifica. Apos essas ações foram realizadas oficinas e produzidas videoaulas no IFPE Campus Caruaru, onde foi trazido para os nossos alunos, o Cordel da Linha do Tempo da Astronomia, a própria estrutura de elaboração das estrofes do cordel em sextilhas, culminando com a sua apresentação, num cordel repleto de historias e de conteúdos da Física e da astronomia, sugerindo aos alunos o exercício da arte de declamar e recitar o cordel, num processo lúdico e divertido de aprendizagem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância do Planetário do Espaço Ciência como ferramenta de ensino da Astronomia e Ciências Afins no estado de Pernambuco
    (2022-10-14) Lima, Arthur Queiroz; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6689648091178333
    O ensino da Astronomia possui uma grande relevância para a divulgação científica. No geral, é possível trabalhar a Astronomia com diversas outras áreas da ciência, o que possui um aumento na interdisciplinaridade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância de planetários como uma ferramenta para o ensino e divulgação da Astronomia e Ciências afins. Para isso, foi escolhido o Planetário do Espaço Ciência - museu interativo de ciência do estado de Pernambuco para serem feitas as pesquisas, análises e por meio dos resultados obtidos, comprovar o grande potencial significativo de aprendizado, sendo uma ferramenta importante para o ensino da Astronomia no estado de Pernambuco. Além disso, este trabalho tem o objetivo de servir como material de apoio para que instituições públicas e privadas (sejam elas de ensino e/ou divulgação científica) possam construir o seu próprio Planetário, despertando cada vez mais o interesse e fascínio de diversas pessoas por essa área da ciência.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A popularização da ciência no semiárido brasileiro: desafios e possibilidades para promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico
    (2022-06-21) Silva Filho, Abdias José da; Oliveira, Patrícia Adriana de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6622316516696735
    Este trabalho apresenta um resgate histórico da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro (Semana POP) e da sua contribuição para a região. Nesse sentido, buscou-se identificar os diferentes papéis desempenhados pelos parceiros, na promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico. Procurou-se também descrever as ações da Popularização da Ciência no Semiárido Brasileiro como forma de inclusão social, bem como elaborar um livreto, como produto educacional, que apresentasse a Semana POP como meio de fomento para a realização de um evento científico popular. Para tanto, utilizou-se como aporte teórico as concepções da extensão universitária, os desafios na difusão do conhecimento científico, a alfabetização científica e a popularização da ciência. Baseado nesses conceitos, descreve-se a trajetória histórica da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro como polinizadora de ações que permeiam a alfabetização científica, a popularização da ciência e a inclusão social, através das construções dialógicas entre os atores envolvidos no processo, perpassando por conhecimentos acadêmicos e saberes populares. Assim, observou-se que a parceria entre academia e população em geral é potente e possível. Portanto, essa proposta pode ser aplicada em outras regiões do país.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise financeira entre comprar, montar ou fazer um telescópio
    (2022-07-07) Donato, Felipe José Virgínio; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
    Este trabalho propõe uma análise financeira dentre as possibilidades existentes para se adquirir um telescópio e tem por finalidade auxiliar professores, escolas, clubes de astronomia, astrônomos amadores, iniciantes na astronomia, todos aqueles que desejam possuir um. O breve histórico de como o telescópio refletor surgiu na astronomia, apresentado neste trabalho, explica as vantagens sobre a luneta e que outros astrônomos e matemáticos já haviam projetado modelos antes que Newton viesse a construir o primeiro exemplar deste tipo. Também é abordado como os instrumentos ópticos podem atuar numa série de atividades educativas dentro e fora da escola, proporcionando muitas vezes a experiência de observar por um pela primeira vez. Neste estudo foram analisados três cenários: comprar um telescópio, montar ou fazer – que difere de montar pois neste é manufaturado a maioria dos componentes. Os dados de valores tanto de telescópios prontos quanto de seus componentes foram coletados em sites populares de astronomia e de outros comércios eletrônicos em geral. Para se manufaturar algumas peças como focalizador e suporte do espelho, por exemplo, são utilizados basicamente material em PVC, madeira, parafusos e porcas, os quais foram orçados em um armazém local. Felizmente a mecânica é bastante simples, o que permite que uma construção amadora tenha uma qualidade de imagem igual ou muito próxima de um feito em fábrica. Entretanto há peças feitas de vidro que são muito complicadas e trabalhosas para fazer, são os espelhos e as oculares. Fabricá-los carece de um maquinário específico para as várias etapas do tratamento do vidro, além de habilidade para deixá-los perfeitos em todos seus aspectos, já que uma boa imagem resulta de medidas precisas dos componentes que conduzem a luz. Por este motivo foi pesquisado o custo para comprar os espelhos e oculares para compor todos os cenários. Após levantar os dados, montar os cenários e compará-los, fazer um telescópio mostrou ser a alternativa mais barata de se adquirir um.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    AstroGestor, um aplicativo checklist
    (2022-06-15) Costa, José Iago Matheus Barbosa; Coutinho, Nicolle Cabral; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Leão, Renata Sá Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9253144963508579; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/8777428923521869; http://lattes.cnpq.br/4536582058890010
    Estudar Astronomia é uma tarefa interdisciplinar, que envolve diversas áreas das ciências. Durante as etapas da Educação Básica, o contato com essa disciplina pode despertar nos jovens o interesse por carreiras profissionais ligadas à Ciência e Tecnologia. Apesar de sua importância, o ensino de Astronomia nas escolas ainda se encontra deficitário, seja pela falta de observação do céu noturno como atividade prática, seja pela má formação dos professores. Diante do posto, a criação de clubes de Astronomia colabora com o ensino-aprendizagem em sala de aula, proporcionando atividades diversas que provoquem nos participantes o pensamento crítico-reflexivo e ajuda com a formação da cidadania. O presente trabalho objetiva a criação de aplicativo para plataforma móvel como produto educacional que venha a ser utilizado por criadores/gestores de clubes de Astronomia. Foi executado um aplicativo do tipo checklist, com o qual o gestor do clube, mesmo que iniciante na tarefa, tenha uma orientação e suporte para a aplicação de cada atividade, etapa por etapa, sobre o funcionamento de um clube de Astronomia. O aplicativo foi produzido através da plataforma MIT App Inventor, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, uma ferramenta de programação que o programador pode construir aplicativos por blocos sem que para isso seja necessária formação em computação. Espera-se que o aplicativo chamado “AstroGestor” desenvolvido fique disponível e gratuito a todos os interessados em criar clubes de Astronomia no Brasil, podendo atuar como um bloco de tarefas eletrônico e de fácil acesso, que possa auxiliar os indivíduos nos procedimentos de atividades de clubes de Astronomia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática
    (2022-06-07) Silva, Rogerio José Veloso da; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/0120978814828307
    Os recursos didáticos na sala de aula vêm cada vez mais evoluindo com o avanço das novas tecnologias, entretanto a “mão na massa” ainda é uma forma de contribuir para a construção do conhecimento de forma significativa e prazerosa. Desta forma este trabalho traz uma proposta de sequência didática que apresenta o passo a passo de como a utilização de materiais reciclados na construção dos instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, podem ser usados como recurso didático para apresentar os conceitos de astronomia, matemática, física e ciências afins. Partindo do princípio natural que a hunanidade realiza observações por meio do olho nú desde os tempos pré-históricos, obtendo com a percepção das periocidades dos fenômenos celestes anotações, as quais utilizavam para medir o tempo, conhecer a época de plantio e colheita e orientar na exploração marítima, vem o presente trabalho mostrar a construção dos instrumentos astronômicos: Astrolábio e Gnômon, bem como um pouco da sua história e sua importância para auxiliar nas observações dos fenômenos celestes no contexto didático pedagógico. Para melhor conhecer os instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, se faz necessário um breve resumo do surgimento da astronomia, para tanto foi construído uma linha do tempo para mostrar um pouco da trajtória desta ciência tão antiga.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Astronomia tátil e audível: o ensino da astronomia para alunos com deficiência visual
    (2022-06-18) Melo, Alain Prost Silva de; Guedes, Leandro Ferreira; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1088768516415033; http://lattes.cnpq.br/3110884262014794
    Esta pesquisa tem como principal objetivo proporcionar uma ferramenta que sirva de apoio pedagógico aos professores no ensino da Astronomia na educação básica, direcionada, principalmente, aos alunos com deficiência visual (baixa visão ou cegueira). Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico de artigos e trabalhos científicos sobre índices atuais da população brasileira com deficiência visual, a legislação educacional inclusiva e o ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual. Em seguida, como etapa prática da nossa pesquisa, foram construídas maquetes com temas de Astronomia utilizando materiais de texturas diversas que estimulem o tato. Nessas maquetes também foram utilizadas legendas em Braille e Língua Portuguesa, visando a identificação tanto para alunos com cegueira ou baixa visão, quanto para os videntes. Também foram disponibilizados podcasts através de QR Codes na própria maquete, com explicações rápidas e objetivas sobre as maquetes em questão. Ao final, foi elaborado como produto educacional um guia de apoio didático aos professores no qual consta a descrição da construção de algumas maquetes, sugestões de materiais que podem ser utilizados na mesma e sugestão de aplicativos para gravação de podcasts.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caravana da Ciência – Enfrentando a auto-exclusão do jovem da escola pública ao Ensino Superior
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Estatística e Informática, 2011) Miranda, Antonio Carlos da Silva
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cosmovisões etnoastronômicas Xukuru do Ororubá
    (2022-06-14) Frazão, Átila da Silva; Coimbra, Ana Carolina Gomes; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1535642930990266; http://lattes.cnpq.br/1329053949159338
    A pesquisa/produto “Cosmovisões Etnoastronômicas Xukuru do Ororubá” propõe estudar as práticas e vivências do povo indígena Xukuru do Ororubá (PE) a partir da Etnoastronomia e correlacionando com a Agricultura por meio dos saberes ancestrais e da espiritualidade como: a Leitura da Barra do Ano, a observação das fases da Lua para o plantio, a colheita e a criação dos animais, a observação das abelhas, formigas, aves e plantas quanto à precipitação de chuvas; a associação às práticas ritualísticas do povo; e como a Academia pode discutir e estudar a temática, perpassada desde a Educação Básica à Educação Superior à luz de práticas pedagógicas específicas e que dialogam com o Currículo das instituições, trazendo apontamentos da educação escolar indígena Xukuru do Ororubá e do Bem Viver. Servindo-se metodologicamente da pesquisa qualitativa, foi ouvido lideranças indígenas e pessoas residentes no território, considerando seus saberes e dialogando com práticas decoloniais, resultando num livro paradidático como produto educacional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Guia didático para iniciantes em astronomia
    (2022-06-11) Silva, Erika Gracyele da; Araújo, Matheus Levy Costa Viana de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1237022223714693
    O guia didático “Guia didático para iniciantes em astronomia” trata-se de um material instrucional cujo objetivo é servir como material de apoio para aulas do ensino médio, como também servir de manual para uso amador astronômico. De modo que qualquer leitor, ao ter acesso, possa ler e compreender facilmente os conhecimentos trazidos e a realização de suas atividades. Sua proposta também está atrelada a oferecer um material de baixo custo e acessível a todas as pessoas independente de classes socioeconômicas. O guia é composto por orientações de observação do céu a olho nu, leitura de materiais externos e questionamentos provenientes da temática acerca da compreensão do universo, informações sobre localização geográfica na esfera terrestre, características e diferenças entre astros e estrelas, posição das constelações e etc. No processo de elaboração do guia foram realizadas as seguintes etapas: fichamento dos temas, pesquisa textual, design gráfico, ilustrações, recursos pedagógicos e recursos tecnológicos. Pode-se concluir que o guia pode ser utilizado como um material pedagógico, no contexto escolar devido ao seu caráter interdisciplinar e crítico, estando alinhado às novas propostas da BNCC e do Novo Ensino Médio em relação ao ensino das ciências da natureza. Também apresenta uma leitura simples e fluida, com recursos tecnológicos mais atuais e utilização de imagens de aplicativos com a intenção de atrair seus leitores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld
    (2022-06-16) Santos, Dacilene Soares Lopes dos; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/3957559059635010
    O Clube de Ciências se constitui como espaço de educação não formal, que envolve múltiplos objetivos, oportunizando aos participantes a vivência de situações investigativas, desenvolvimento de habilidades e competências, em diversas áreas do conhecimento, com foco na alfabetização científica. Considerando essas ideias, este trabalho apresenta como ocorreu a constituição de um Clube de Ciências, em uma escola pública, localizada no município de Tabira, Sertão de Pernambuco. Para isso, teve como principal objetivo, implantar um clube de ciências na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), Professora Carlota Breckenfeld, promovendo a formação de jovens nas dimensões científicas, sociais e políticas. Buscamos também incentivar a divulgação e participação de estudantes da escola em olimpíadas e mostra de foguetes, tais como: Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) e, em especial, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Ademais, elaboramos um produto educacional, na forma de Guia Didático, que visou contribuir com orientações para implantação de Clube de Ciências nas escolas. A metodologia adotada envolveu a participação de professores, estudantes e comunidade em geral. Várias atividades foram realizadas durante o processo de criação do Clube, dentre elas: pesquisas, elaboração de concurso para escolha do nome e logomarca, desenhos, elaboração de estatuto, abertura de rede social e aplicação de questionários. Constatamos que o desenvolvimento das atividades e criação do Clube de Ciências na escola, proporcionou um maior envolvimento da comunidade escolar, integração das diversas áreas do conhecimento, contribuindo na formação científica e cidadã. Esperamos que o Guia Didático elaborado, possa ser utilizado pelos professores da educação básica, que desejem criar, juntamente com a comunidade escolar, o Clube de Ciências na escola pública ou privada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
    (2022-06-08) Alencar, John Miranda; Cavalcante, Vinícius Albuquerque; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6354901727868389; http://lattes.cnpq.br/9143007203563032
    Nessa pesquisa abordamos o ensino de Astronomia com foco no Sistema Solar e na colonização do planeta Marte. A pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação de um jogo educacional com estudantes do Ensino Médio da EREM Sizenando Silveira, foram escolhidas duas turmas do 1º ano e duas turmas do 2º ano para aplicação do produto educacional. O referencial teórico foi baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel e nas teorias de ensino através de jogos de Lev Vygotsky. Para isso dividimos o presente trabalho em 5 momentos, no primeiro momento aplicamos um teste de sondagem, no segundo momento ministramos aulas expositivas com uso de recursos didáticos interativos, no terceiro momento os estudantes assistiram a um documentário sobre viagem espacial, no quarto momento aplicamos o jogo educacional que desenvolvemos e no quinto e último momento reaplicamos o teste diagnóstico com o propósito de discutir os resultados óbitos através do produto educacional. O produto educacional consiste num jogo físico de tabuleiro, adaptado a partir do jogo Imobiliário (Monopoly) onde em todo o seu percurso os estudantes devem contar com estratégias e com seu conhecimento de astronomia. A partir desse trabalho foi possível constatar que aulas com o uso de software interativo permitem ao educando interagir melhor com o conteúdo e desenvolverem um senso crítico acerca das dificuldades de uma colonização espacial, adicionalmente o uso de jogos didáticos se mostra um método capaz de incentivar os estudantes pelos tópicos relacionados ao ensino de astronomia e outras áreas afins.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes como incentivo para o ensino de astronomia na educação básica
    (2022-06-18) Martins, Wesley Handerson Barreto da Silva; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1299256530124832
    O presente trabalho trata sobre a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e sobre a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) como incentivo para o ensino de Astronomia na Educação Básica. Primeiramente o estudo da Astronomia é pautado pela BNCC a partir do 1° ano do ensino fundamental anos iniciais até o 9° ano do ensino fundamental anos finais na disciplina de Ciências e em todo o ensino médio na disciplina de Física, mas geralmente os conteúdos são pouco abordados devidos a inúmeros problemas: falta de formação específica para os professores, dificuldade no domínio de conteúdo, falta de material específico, infraestrutura e tempo. Pensando em associar a OBA e a MOBFOG com um melhor ensino de Astronomia foi pensando em elaborar um guia didático para auxiliar os professores com a elaboração de roteiro para estudo de assuntos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental e construção de foguetes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Proposta pedagógica de ensino de exoplanetas para alunos do ensino médio usando como motivação à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA
    (2022-06-17) Silva, Plínio Girogio Arruda da; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
    O trabalho de pesquisa consiste em uma proposta pedagógica sobre exoplanetas voltada para estudantes do ensino médio que buscam participar das olimpíadas científicas como as olimpíadas de astronomia na qual destacamos à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. Além disso, propomos a divulgação da Astronomia para toda a comunidade estudantil e incentivamos a participação das olimpíadas científicas de uma forma geral. No Brasil, existem duas olimpíadas nacionais que possuem em seus programas curriculares temas de Astronomia que são a OBA e a ONC (Olimpíada Nacional de Ciências). No entanto, a proposta pedagógica auxiliará os professores e alunos na preparação destas olimpíadas bem como na difusão do ensino da Astronomia. Os professores do ensino médio poderão utilizar como material de apoio o produto educacional que apresenta uma sequência didática na qual já foi aplicada e obteve-se resultados satisfatórios.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
    (2022-06-13) Nascimento, Robson Lima Pereira do; Nascimento, Rogério Lima do; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/0328312194273300; http://lattes.cnpq.br/0190171912727049
    Os documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um olhar diferente para o universo: uso do planetário para o ensino de astroquímica
    (2022-06-06) Oliveira, Elane Santos de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/8302507443890249
    A formação de professores deve ser contínua e ter a capacidade de ajudar os profissionais da educação em sua preparação para as mudanças do contexto educacional. Neste processo, busca- se estimular o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para as novas metodologias de ensino, com ênfase na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC- Formação Continuada). O objetivo do trabalho fundamentou-se na possibilidade do uso do planetário alinhado à formação de professores dentro da proposta da nova BNCC. A utilização de planetário neste trabalho pretende estimular uma formação reflexiva e crítica dentro de um tema pouco abordado na formação geral dos professores. A metodologia aplicada permitiu a construção de uma proposta de formação e investigação, por meio de formulário, da compreensão de um grupo ou uma organização em relação a Astroquímica e seu universo de significados. O desenvolvimento contou com o uso do software Stellarium que combina a exposição de diversos fenômenos astronômicos e a apresentação de imagens de planetas, estrelas e produção de um questionário a ser aplicado antes e após a atividade. O produto educacional gerado é uma cartilha, contendo a proposta para a montagem do planetário e questionários para reflexão das perspectivas e potencialidades deste instrumento para a promoção da educação não formal e o ensino de Astroquímica.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma abordagem sobre eventos da astronomia em Pernambuco: uma proposta de sequência didática para o ensino médio
    (2022-06-21) Oliveira, Cirano Lopes de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/7450361249159691
    Este trabalho apresenta um produto educacional, que tem como objetivo principal propor uma sequência didática, em formato de roteiro, como instrumento de mediação pedagógica, baseada em temas de eventos relativo à Astronomia, ocorridos no estado de Pernambuco. A metodologia adotada contemplou uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, realizada em livros, sítios na rede mundial de computadores e artigos científicos, que tratassem de fatos históricos e eventos astronômicos, como: a ocupação holandesa no estado de Pernambuco; a descoberta cometa Olinda; a observação do Trânsito de Vênus e as quedas de meteoros ocorridos nos municípios de Serra do Magé, Vicência e Santa Filomena, em Pernambuco. Dessa forma, propomos uma sequência didática, considerando a orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área de Ciências da Naturezas e suas Tecnologias, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades. Esperamos que o produto educacional possa colaborar para o aprendizado de fatos históricos e de conceitos de eventos astronômicos, possibilitando uma compreensão melhor de acontecimentos históricos e da Astronomia, contribuindo para a construção do conhecimento científico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma proposta de sequência didática para implantação de um clube de astronomia
    (2022-06-08) Costa, Antonio Carlos de Lima; Santos, Gilson Geraldino dos; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/9427155201076456; http://lattes.cnpq.br/0031805061237866
    A Astronomia é considerada como a mais antiga das ciências naturais, estuda o Universo, desde usa origem e formação aos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem, tendo sido desenvolvida por diferentes civilizações e com distintos propósitos nos últimos milênios. No Brasil, vários tópicos astronômicos permeiam a educação básica, tanto em nível fundamental quanto médio, sendo por exemplo tema fácil de ser encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Somado a isso, nas últimas décadas vem crescendo o número de pesquisas e o interesse pela divulgação científica e pelo ensino de Astronomia em espaços formais e não-formais de educação. Com isso, surgem de maneira ainda acanhada, a criação de Clubes de Astronomia que visam despertar o interesse por parte dos estudantes pela Ciência e pela Tecnologia, através de atividades ligadas à Astronomia. Sendo assim, este trabalho apresenta o planejamento, o desenvolvimento e implantação de um Clube de Astronomia voltado para estudantes de escolas particulares e públicas, no Ensino Fundamental ou Médio, contribuindo para a divulgação e disseminação da Ciências entre os Estudantes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma proposta pedagógica interdisciplinar de turismo astronômico em Recife e Olinda: contribuições para o ensino de astronomia e atividade turística local
    (2022-06-20) Santos, Anderson Henrique dos; Galindo, Ester da Silva Ramos; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/5272993729119101
    Este trabalho trata sobre uma proposta pedagógica interdisciplinar que tem como objetivo principal identificar as contribuições do turismo astronômico para o ensino de Astronomia e atividade turística local, considerando os aspectos históricos, científicos e pedagógicos. A metodologia utilizada contempla uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram livros, jornais, artigos científicos e sites da internet, bem como visitas de campo para registro de informações locais, fotográficas e audiovisuais de monumentos históricos, tais como: Observatório das Américas, a residência de Jorge Marcgrave; a Torre Malakoff, no Recife; Observatório do Alto da Sé, em Olinda e Obelisco do Trânsito de Vênus. Verificou-se que o turismo praticado nos municípios de Recife e Olinda é voltado para as áreas das manifestações culturais e artísticas, construções históricas e das belezas naturais. Porém, observou-se que o turismo científico, mais especificamente o astronômico, sempre foi deixado de lado, fazendo com que os visitantes e turistas não tenham a oportunidade de compreender o potencial da produção científica local. Para atender aos objetivos preestabelecidos, foram construídos dois produtos educacionais, uma sequência didática para ser vivenciada junto a estudantes da educação básica e/ou superior, assim como o público em geral, e um livreto dos pontos turísticos da Astronomia em Recife e Olinda.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS