Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Correia Neto, Jorge da Silva"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 14 de 14
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A ética na formação do educando como um ser social
    (2020-06-09) Alves, Fernando José; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/7224777480894951
    A ética trata da formação do caráter das pessoas, das instituições e dos povos, nos permitindo ser conscientes. Sendo assim, existe uma capacidade dialógica entre si, entretanto é factual que precisamos cultivar hábitos que nos transformem internamente mediante boas obras, o ser humano enquanto ser sociável necessita um do outro para poder sobreviver de forma digna e respeitosa, alimentando assim, uma sociedade justa e igualitária, promovendo a liberdade entre seus compatriotas. Este estudo objetiva analisar a formação do educando para a sociedade. Neste viés precisamos refletir e questionar como está se processando a formação ética e moral do educando no âmbito escolar. Metodologia: Esta pesquisa de caráter descritivo, promoveu uma análise de abordagem qualitativa(indutiva) dos dados referendados do questionário respondido pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola pública, EREM Des. José Neves Filho, situada em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes-PE. Envolvendo 110 alunos, onde levantamos questões sobre ética, moral e seu ensino na escola. Resultados: Verificou-se uma conscientização mínima sobre a ética e a moral dos estudantes no âmbito escolar. Essa formação no seu contexto ético/moral tende a formar um cidadão focado na discussão de seus deveres e direitos dentro da comunidade, entretanto na práxis pedagógica é essencial a presença de todos os envolvidos. Conclusões: a conscientização dos valores mínimos necessários para uma convivência humanizada nas relações bilaterais foi destacada nesta pesquisa. Ademais, o conhecimento prévio está presente no contexto social, onde se busca uma ética máxima direcionada à felicidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A Lei da Transparência na gestão pública municipal: um estudo de caso
    (2020-05-18) Freire Junior, Luciano Galvão; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/0044703870148646
    A cobrança dos cidadãos por melhorias na gestão pública passou a ser mais efetiva com os novos mecanismos de fiscalização e participação, especialmente, a partir da chamada Lei da Transparência e de outras Leis e Decretos que a complementaram. Neste contexto, o governo federal também criou a Escala Brasil Transparente (EBT), para mensurar o grau de transparência dos municípios brasileiros. Assim, dadas as dificuldades dos pequenos municípios brasileiros, buscou-se investigar como a Lei da Transparência foi assimilada e gerida pela gestão pública do município de Serra Talhada/PE, que em 2018 obteve nota máxima na EBT. Realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva, comparando as dimensões da EBT nos sites de quatro grandes municípios do sertão de Pernambuco (Serra Talhada, Salgueiro, Caruaru e Petrolina), visando descobrir como a disponibilização de informações, pelos gestores públicos municipais, poderá abrir um canal de comunicação essencial às necessidades da sociedade. Percebe-se que um gestor público municipal estará cumprindo melhor seu papel, quando publicizar todas as informações necessárias para o cidadão. Na medida em que cumpre um dos cinco princípios da administração pública brasileira, a publicidade, o gestor municipal disponibiliza um importante canal de comunicação, o que poderá, por sua vez, melhorar a interatividade com a população.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A saúde mental como política de assistência estudantil: um estudo de caso na Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2020-07-24) Silva, Fernanda Enayde Teixeira da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/1999627469448192
    Os aspectos relacionados de acolhimento do estudante no ambiente universitário têm suscitado pesquisas relacionadas com os problemas de adaptação social e saúde mental, que muitas vezes se desdobram no seu desempenho acadêmico. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior exercem um papel fundamental na adaptação e inserção do aluno, quando dão as condições necessárias para sua permanência na Instituição. A presente pesquisa, teve como objetivo investigar a política de assistência estudantil relacionada à saúde mental, bem como as dificuldades psicossociais enfrentadas pelos discentes de uma grande universidade nordestina, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Quanto à metodologia, caracteriza-se como um estudo descritivo, de base documental. Os resultados demonstram que a UFRPE tem uma política de assistência estudantil voltada ao atendimento psicossocial consolidada, mas com dificuldades em relação ao quantitativo de servidores e à infraestrutura dos atendimentos, que acaba refletindo no atendimento clínico, ficando questões de promoção e prevenção comprometidas. Como sugestão espera-se que as unidades que tratam do assunto promovam esforços contínuos para qualificar de forma mais efetiva o atendimento psicossocial, promovendo constantemente políticas que evidenciem uma melhor qualidade de vida e saúde mental dos discentes presentes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Atendimento médico especializado em Unidades de Saúde de municípios pequenos : um estudo de caso
    (2021-12-14) Barbosa, Jailma Alves Silva; Correia Neto, Jorge da Silva;  http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/4155957468335090
    A integração da atenção à saúde tem sido um grande desafio na prestação de cuidados de saúde necessários à população que depende do Sistema Único de Saúde. Quando se trata dos serviços especializados na Atenção Primária e de Média Complexidade em municípios de pequeno porte, são perceptíveis muitas dificuldades relacionadas às questões gerenciais, aos custos e à densidade tecnológica exigida. Dessa forma, o presente estudo avaliou as dificuldades encontradas pela Gestão Municipal em fornecer o atendimento médico de urgência e ambulatório aos usuários de uma Unidade Mista do município de Lagoa do Carro/PE e suas Unidades Básicas de Saúde. Diante da necessidade de atendimento médico especializado, uma atenção individualizada e profissionais qualificados nas mais diversas áreas é imprescindível. A falta de um atendimento mais específico, devido à escassez de equipamentos e pessoal qualificado, torna inviável o atendimento no município, havendo a necessidade de transferência para outras unidades do Estado. Por meio de estudo de caso, a pesquisa identificou agravamento e complicações no quadro clínico da paciente, por não haver um atendimento especializado necessário para identificar dentro do próprio município a doença que a paciente desenvolveu. O estudo buscou identificar meios para que a administração Municipal consiga suprir essas necessidades dos usuários dentro do próprio município e assim, minimizar dificuldades enfrentadas pelos usuários do sistema de saúde pública do município. Também são apontadas possibilidades de estudos futuros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Financiamento público da educação : o caso do Investe Escola em Pernambuco
    (2024-07-11) Lemos, Neuma Maria do Rego; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/6374511561259218
    Garantir o financiamento público no ensino básico é fundamental para aumentar as chances de desenvolvimento pessoal da população brasileira e para o próprio progresso econômico. Como a Constituição de 1988 distribuiu a responsabilidade de financiamento e de execução entre o nível federal, estadual e municipal, o presente estudo buscou analisar a ação do governo do Estado de Pernambuco, no que tange à suplementação de verbas para as escolas, por meio do Programa Investe Escola (PIEPE), visando responder a seguinte pergunta de pesquisa: qual a percepção da mídia pernambucana, oficial e privada, acerca do PIEPE? Em termos metodológicos, foi utilizada uma abordagem indutiva, através de estudo exploratório, análise qualitativa, de estudo de caso com coleta de dados secundários. Foi possível detectar que a mídia, oficial e privada, aprovou o Programa e não fez críticas. Como conclusões podese afirmar que o Programa foi bem-visto. Também foram apontadas possibilidades de estudos futuros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Governo eletrônico e acessibilidade digital : reflexões iniciais sob a ótica de pessoas com deficiências auditiva e visual
    (2024-12-02) Silva, Cleiton Luiz Cabral da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
    O direito de acesso aos serviços públicos ofertados de forma digital deve contemplar a todos, inclusive aqueles com algum tipo de deficiência. Este estudo analisou a acessibilidade digital nos serviços governamentais online do município de Nazaré da Mata – PE, com foco nas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiências auditivas e visuais. A pesquisa teve abordagem exploratória e descritiva, com coleta de dados documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas duas pessoas, uma com deficiência auditiva e outra com deficiência visual, e os dados foram analisados com base no e-MAG, na Lei Brasileira de Inclusão e nas diretrizes do W3C. Os resultados revelaram que o portal eletrônico do município não está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade, limitando o acesso autônomo dessas pessoas a informações e serviços online. Concluiu-se que é necessário implementar melhorias, como a janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a legenda em vídeos e a compatibilidade com leitores de tela, para garantir inclusão digital e plena cidadania das pessoas com deficiência. São também propostos estudos futuros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Índice de desenvolvimento da educação básica: como Pernambuco se tornou o melhor do Brasil?
    (2019) Rocha, Múcio Arruda; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
    Tomou-se por base as políticas públicas de educação no Brasil, com o objetivo de situar suas configurações e reconfigurações nos contextos da qualidade educacional, de responsabilidades e instrumentos da ação pública federativa no setor, e de políticas da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. O eixo da análise é o processo da educação básica e sua qualidade, no bojo da concepção de políticas públicas comofluxos de decisões e ações em que se interpõe a autoridade do Estado, para o setor educação, analisando a configuração institucional do Estado e da organização da educação. Como as políticas públicas envolvem a alocação autorizada de valores para toda a sociedade, com os governos escolhendo o que querem fazer ou não fazer, na área da educação foram criadas 186.968 escolas de ensino básico até 2018 (INEP,2018). Nesse contexto, foi criado em 2007 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como indicador de qualidade educacional que reúne os resultados de dois conceitos: o Fluxo Escolar e as Médias de Desempenho nas Avaliações. É calculado a partir da Taxa de Rendimento Escolar (aprovação, reprovação e abandono) e Médias de Desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os dados sobre aprovação escolar são obtidos no Censo Escolar,realizado anualmente. As médias de desempenho nos municípios advêm da Prova Brasil e, nos Estados, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Esse modo de olhar esteve presente no planejamento do estudo bibliográfico e documental realizado, assim como está presente ao longo do texto. Expõe os cenários que influenciam ou alicerçam as policies da educação e sua qualidade: elementos de contexto, indicadores de escolarização da população; e instrumentos de governo na educação, com ênfase na qualidade. Compusemos um quadro descritivo de políticas públicas recentes de abrangência estadual e de escopo das ações da Secretaria de educação do Estado de Pernambuco, agrupando-as em vetores da ação pública na educação, relativos às seguintes garantias: acesso e permanência, além das condições de qualidade. Ressaltamos ainda desafios da intervenção pública na educação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inovação aberta em governo : reflexões sobre os resultados do primeiro ciclo do EITA! Recife
    (2024-12-04) Silva, Otoniel Galdino da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/4888246035519447
    A inovação aberta no setor público, tendo como um dos seus instrumentos legais o Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), tem sido primordial para enfrentar desafios públicos e estimular o desenvolvimento econômico e social, permitindo a colaboração entre governo e agentes externos. A Prefeitura do Recife foi pioneira, no âmbito do poder executivo municipal, no uso do CPSI com o programa "EITA! Recife", iniciado em 2021, que buscou soluções tecnológicas para áreas prioritárias. O presente estudo buscou analisar a efetividade das soluções implementadas, visando responder a seguinte pergunta de pesquisa: como os resultados do primeiro ciclo do EITA! Recife estão transformando o governo e os serviços públicos da cidade? No aspecto metodológico, foi utilizada uma abordagem indutiva, sendo uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, utilizando um estudo de caso para analisar em profundidade o 1. Ciclo de Inovação Aberta do Recife. Foi possível observar que o programa gerou uma economia de R$10,2 milhões com um investimento de R$3,5 milhões, As soluções tecnológicas Integra.ai, Absens, SuperVisão e Vamoo impulsionaram saúde, infraestrutura e atividades físicas, reaproveitando vagas, reduzindo o absenteísmo na saúde e monitorando vias em tempo real, beneficiando mais de 40% da população, demonstrando o potencial da inovação aberta para transformar serviços públicos, embora seja necessário melhorar o engajamento da população em atividades físicas. O programa mostrou efetividade na gestão pública, gerando valor público e econômico, com potencial de replicação em outras cidades. Pesquisas futuras foram indicadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Navegando na era digital governamental: a percepção dos servidores de Afrânio - PE
    (2024-12-07) Gomes Neto, Adão de Sousa; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
    A percepção dos usuários sobre a qualidade e a eficácia dos serviços públicos digitais é crucial para o sucesso das iniciativas de modernização governamental, pois influencia diretamente a adoção dessas tecnologias e a satisfação dos cidadãos. Esta investigação visou analisar a percepção de qualidade e eficácia dos serviços públicos digitais do município de Afrânio-PE sob a perspectiva de seus servidores. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados aos servidores, investigando sua familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), a frequência de uso dos serviços digitais, a usabilidade, confiabilidade e os principais desafios enfrentados. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e quantitativo, com análise das respostas de um questionário estruturado. Os resultados demonstraram que, apesar de uma percepção geral positiva sobre a eficácia e confiabilidade dos serviços, a falta de conhecimento técnico e interfaces confusas representam barreiras significativas. Conclui-se que, embora a adoção das TIC tenha sido benéfica, melhorias contínuas são necessárias para aumentar a satisfação e eficiência.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Planejamento Estratégico e Políticas Públicas: Uma análise no município de Toritama-PE
    (2020-06-16) Silva, Lucivaldo Julião da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/1186803594529195
    Muito tem-se discutido sobre a importância do planejamento estratégico (PE) e sua contribuição na construção de políticas públicas, especialmente no contexto dos pequenos municípios. Neste prisma este estudo objetivou analisar a contribuição do PE alicerçado pelas políticas públicas na efetividade dos atos administrativos organizacionais. Foi realizado um estudo de caso no município de Toritama-PE, com aplicação de questionário semiestruturado e consulta a documentos públicos. Percebeu-se a importância do planejamento na manutenção das políticas públicas na esfera municipal, destacando-se a formação de equipe multidisciplinar. Como desafio aponta-se a ausência de atores sociais de controle atuantes e servidores efetivos na cadeia produtiva pública. O estudo realizado verificou mudanças significativas no padrão organizacional no município atribuído ao modelo de gestão orientado para resultados constituído por ferramentas da qualidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Saúde pública e gestão de pessoas: breves considerações sobre a produção de literatura científica
    (2020-03-19) Cysneiros, Helena Renata Silva; Arruda, Wagner Soares de; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/4302212038040498; http://lattes.cnpq.br/3007831426059563
    Este estudo tem como objetivo geral realizar um levantamento bibliográfico das publicações em formato de artigo científico que estudam a gestão de pessoas no âmbito das organizações públicas de saúde no Brasil, entre os anos de 2008 e 2018, classificando o nível de evidência científica das publicações encontradas através do Overview Quality Assessment Questionnaire. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio de buscas eletrônicas nas plataformas/bases de dados Bireme e SciELO. Um total de seis artigos foi selecionado, apontando que as discussões acerca da gestão de pessoas no âmbito da saúde pública abrangeram diversas facetas inerentes ao tema, como a avaliação de desempenho em saúde, estratégias para qualificação e estruturação da gestão do trabalho e educação no SUS, experiências envolvendo o Programa Nacional de Humanização em Saúde, entre outros. Observa-se a importância da educação permanente e das práticas de monitoramento contínuo do ambiente grupal/institucional e do envolvimento ativo de todas as partes abarcadas no processo. Destaca-se, ainda, a necessidade de maior produção científica na área, desenvolvida com maior rigor científico, a fim de melhor explorar as nuances do tema.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tecnologia da Informação e seus usos nas organizações: experiências sobre as pessoas, processos e tecnologias envolvidas
    (Conexões Publicações, 2024) Correia Neto, Jorge da Silva
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Transformação digital na educação pública : explorando o impacto da inteligência artificial e do big data nas escolas integrais no município de Pesqueira-PE
    (2024-12-03) Maciel, Paulo Ricardo Torres; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
    A integração da IA e do big data na educação é amplamente reconhecida como uma ferramenta capaz de não só personalizar o ensino, adaptando-o às necessidades de cada aluno, como também otimizar os processos administrativos, promovendo decisões mais eficazes e transparentes no ambiente escolar. A partir da percepção dos profissionais de educação sobre o uso da inteligência artificial e do big data nas escolas integrais estaduais de Pesqueira-PE, este estudo buscou avaliar como essas tecnologias podem otimizar os processos educacionais e administrativos.Com uma abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva, a pesquisa utilizou questionários aplicados a diversos membros da comunidade escolar. Os resultados indicam que, embora os profissionais reconheçam o potencial da IA para personalizar o ensino e melhorar a eficiência administrativa, ainda há incertezas sobre seu impacto concreto no desempenho acadêmico dos alunos e desafios relacionados à infraestrutura e capacitação técnica. A implementação do big data foi vista como positiva para a gestão escolar, mas as preocupações com a segurança dos dados e a falta de políticas claras ainda representam barreiras. Conclui-se que, apesar das limitações identificadas, a adoção dessas tecnologias pode trazer benefícios significativos para a educação de PesqueiraPE, desde que acompanhada de investimentos em formação e políticas de uso ético. Pesquisas futuras devem explorar estratégias de capacitação e os efeitos de longo prazo dessas inovações no contexto escolar.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Transformação digital na saúde pública : os desafios da gestão operacional do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros
    (2024-12-09) Araújo, Thatiane da Silva; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/1331409215182312
    A transformação digital (TD) tem transformado como as instituições de saúde pública são gerenciadas e como prestam seus serviços. O estudo objetiva analisar, sob a ótica da TD, como a adoção de EHR para gestão de arquivos e de atendimento aos pacientes do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (CISAM) contribui para a segurança, eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes, considerando a infraestrutura tecnológica atual. Foi realizado um estudo de caso com dados coletados por meio de entrevistas com profissionais de diferentes áreas do hospital, A análise desses dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, desafios e oportunidades relacionados à implementação da transformação digital na gestão hospitalar. Essa abordagem contribui para um entendimento mais profundo do impacto da TD na melhoria dos processos e na experiência do paciente. Os resultados mostram que a tecnologia de gerenciamento de arquivos utilizada atualmente no CISAM é um componente essencial para a eficiência da instituição. Entretanto, observa-se que, em muitos setores, os sistemas de arquivo ainda são baseados em soluções legadas que, embora funcionais, carecem de integração e flexibilidade para atender às demandas contemporâneas de acesso às informações, aprimorando a continuidade do atendimento e reduzindo erros na manipulação de dados. Quanto ao atendimento aos pacientes, a modernização dos sistemas de registro de saúde, como o sistema de prontuário eletrônico, têm melhorado significativamente a coleta e o compartilhamento de dados clínicos. No entanto, ainda existem desafios a serem superados, como a integração entre diferentes sistemas e a necessidade de capacitação contínua da equipe para a utilização eficiente dessas tecnologias. Conclui-se, portanto, que a modernização deve ser um processo contínuo, focado nas demandas específicas do hospital, a fim de garantir um atendimento de qualidade e alinhado com as melhores práticas tecnológicas.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão