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    A escola e a representação das mulheres nos contos de fada
    (2021-12-06) Guimarães, Eveline da Silva; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
    Este trabalho investiga por meio de estudos iconográficos e bibliográficos de que forma duas personagens principais de filmes infantis podem atuar na formação da mulher. Usamos como principais autores Maria Tatar que é especialista em literatura infantil, e Bruno Bettelheim que desenvolveu estudos na área da psicanálise referente aos contos de fadas. A escola é vista como um lugar que pode desconstruir visões limitadas a respeito de questões de gênero. Observamos o perfil da primeira e da Última princesa da Disney, respectivamente, Branca de Neve (1937) e Moana (2016). O objetivo geral deste trabalho é analisar a representação das mulheres nos contos de fada. E nossos objetivos específicos são: analisar duas princesas da Disney e suas representações nos filmes e entender como essas representações podem influenciar na formação da menina. A metodologia desenvolvida foi pensada a fim de perceber os diferentes papéis que essas princesas exercem nas produções e fizemos isso garimpando em sites acadêmicos trabalhos já publicados dentro da temática. Os resultados das análises apontam para a confirmação de que essas representações atuam diretamente na formação da identidade infantil. E consequentemente, na identidade feminina.
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    A relação de afetividade no espaço escolar entre uma professora e seus/suas estudantes negros/as do 1º ano do ensino fundamental
    (2025-08-01) Nascimento, Ayane Alícia Avelino do; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4774698357945301
    Este trabalho tem como objetivo compreender como se manifesta a afetividade na prática pedagógica de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental, com foco nas relações estabelecidas com seus/suas estudantes negros/as. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, foi realizada em uma escola da rede municipal do Recife. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados a observação participante, a entrevista semiestruturada e uma vivência pedagógica planejada e aplicada em parceria com a professora. A análise dos dados, organizada em cinco eixos temáticos, revelou que a afetividade é praticada de forma cotidiana e intencional pela docente, contribuindo para a valorização da identidade racial, fortalecimento da autoestima e sentimento de pertencimento das crianças negras. Identificaram-se também limites relacionados à ausência de formação específica da professora sobre relações étnico-raciais, superados, em parte, por iniciativas próprias e pela escuta sensível das crianças. A pesquisa aponta que a afetividade, articulada à consciência racial, pode atuar como estratégia pedagógica transformadora na construção de uma educação antirracista desde os anos iniciais da escolarização.
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    Ativismo anti-gordofobia em Pernambuco: reconstrução identitária de pessoas gordas
    (2021-07-21) Ramos, Anna Gabriela Martins de Arruda Pedreira; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
    A pesquisa se propõe a investigar as dinâmicas usadas para construção de uma nova identidade de pessoas gordas a partir da atuação dos grupos ativistas Sou Plus PE e Gorda Sim, situados no estado de Pernambuco, através de entrevistas semi-estruturadas com as fundadoras destes coletivos. Para isso, se faz uma rápida retomada histórica da construção da imagem do sujeito gordo até os dias atuais, passando pelo debate da beleza, da estigmatização do corpo gordo, ciberativismo, ativismo em rede, identidades, além de citar sobre os progressos do ativismo gordo no âmbito político no estado.
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    Controvérsias em torno de um conceito: um estudo da raça nas Ciências Sociais
    (2019-12-10) Nascimento, Elisa Duarte; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a importância da categoria “raça” na explicação sociológica das desigualdades sociais. Para tal, apresentamos um histórico do debate acerca da “raça” no Brasil, apontando as ideologias por trás do conceito nas teorias que se espalharam no país a partir do século XIX, expondo as imbricações entre os aspectos de raça e classe e analisando, através do exemplo das Ações Afirmativas de cotas raciais para o ingresso ao ensino superior, como se encontra o debate atual das relações raciais no Brasil. Nos utilizamos da revisão bibliográfica de diversos autores considerados de grande importância para o debate das relações étnico-raciais nacionais e internacionais. Percebemos, no fim do estudo, que por mais que alguns autores preguem a superação da utilização da “raça” enquanto conceito científico, este segue sendo um marcador social e, dessa forma, persiste sendo de extrema importância para entendermos a realidade social.
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    Educação das relações étnico-raciais: práticas pedagógicas em auxílio à construção das identidades raciais de crianças negras na educação fundamental na cidade do Recife - PE
    (2022-10-03) Souza, Vinícius Ramos Félix de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4553471732405145
    O presente trabalho discute como as identidades raciais são constituídas nos contextos escolares, e como podem ser impactadas (positiva e negativamente) pelas práticas docentes. Enquanto objetivo geral da pesquisa buscamos investigar como as escolas, através das práticas docentes, constroem práticas pedagógicas de enfrentamento ao racismo e de valorização da pluralidade étnico-racial de estudantes pretos e pardos. Esse anseio nos auxiliou a construir um quadro de objetivos específicos, são eles: a) Investigar o domínio que docentes da educação fundamental possuem acerca das relações étnico-raciais e como utilizam dos referenciais teóricos, sociais e documentos constitucionais e regulamentadores da educação básica para planejar suas atividades, executá-las e construir uma cultura pedagógica antirracista e de valorização das identidades afrobrasileiras; b) Como os professores buscam romper com a folclorização da temática e quais os recursos metodológicos que buscam adotar a fim de construir identidades raciais positivas. Para constituir a pesquisa, nos inspiramos metodologicamente na Análise de Conteúdo, a qual foi utilizada para desenvolver um sustento analítico em referência aos discursos produzidos em entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública de ensino, numa escola periférica da cidade do Recife. No contexto que analisamos, observamos que não se desenvolvem ativamente ações pedagógicas que tragam práticas de valorização das identidades raciais, e muito menos autonomia e autoestima das crianças negras. Analisamos como o racismo, trazido numa perspectiva histórica, ocasiona implicações nesse processo, promovendo distorções das noções diretamente ligadas à construção das identidades negras positivas. Concluímos que, por mais que haja uma positiva intenção em auxiliar o desenvolvimento identitário das crianças no ambiente escolar, esta só tem validade significativa quando amparada pela devida apropriação do conteúdo teórico e histórico das relações étnico-raciais no Brasil.
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    “Me descobri negra”: identidade racial de estudantes de Pedagogia na UFRPE
    (2025-02-25) Lira, Lauane Xavier de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/2077463113610454
    Este trabalho tem como objetivo geral analisar os processos de construção da identidade racial de estudantes de Pedagogia do curso presencial na UFRPE, e assim contribuir com a reflexão sobre os fatores essenciais na delimitação da identidade negra, investigando os elementos e experiências que se apresentam durante a sua construção. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizada como estudo de caso (Minayo, 2007). Como técnica de coleta de dados, aplicamos um questionário virtual por meio da plataforma Google Formulários, com estudantes matriculadas entre o terceiro e oitavo período da matriz curricular do curso, durante o período da sua realização. Para aprofundamento na temática, foi realizado um estado o conhecimento nas publicações das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e dos Congressos Brasileiros de Pesquisadores(as) Negros(as) (COPENE). A técnica de análise adotada para os dados coletados é a análise de conteúdo temática (Gomes, 2007), aplicada nas respostas do questionário. Apontamos algumas categorias que se referem à marcadores que propiciam a construção da identidade negra, a saber as Características fenotípicas; Marcadores culturais e/ou políticos; a Autodeclaração racial; e a Educação formal – Educação básica e Ensino superior. Como resultados, identificamos que as características fenotípicas, principalmente a pele e o cabelo, são os principais alvos de manifestação do racismo. No que se refere a autodeclaração racial, analisamos que há divergências quanto às nomenclaturas utilizadas espontaneamente ou direcionadas de acordo com as categorias do IBGE. Ao investigarmos as contribuições dos marcadores culturais e/ou políticos, foi possível perceber sua influência para a formação de uma identidade política engajada no combate ao racismo. Enquanto isso, a escola aparece como um ambiente de silenciamento do debate racial e, portanto, perpetuador da estrutura do racismo. Em contraste, é expressiva a contribuição advinda da participação no ensino superior, que proporcionou reflexões capazes de auxiliar positivamente na consolidação dessas identidades, bem como no aprofundamento do estudo do racismo e seus impactos.
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    “Nada foi em vão”: uma análise sobre as obras de literatura infantis da atualidade como ferramenta de combate ao racismo em sala de aula
    (2023-09-14) Brito, Amanda Cristina Borges de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/0676058058105472
    Após refletir sobre os livros que são comumente utilizados nos espaços escolares relacionados a questões étnico-raciais, me veio o questionamento de que não são produzidas na atualidade obras para que sempre sejam abordadas as mesmas ou se não existe uma real preocupação em buscar obras atuais para serem trabalhadas nas escolas. Com isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e foram selecionados três livros da literatura infantil nacional contemporânea - ''Amoras'' de Emicida, ''O Pequeno Príncipe Preto'' de Rodrigo França e ''Com qual penteado eu vou?'' de Kiusam de Oliveira – com o objetivo de serem analisadas em busca de características que confirmem a existência de produção atual com o foco em se trabalhar as questões étnico-raciais, observando nessas obras as temáticas trabalhadas nos livros e a importância delas no combate ao racismo em sala de aula, analisando a construção das identidades negras dos personagens principais e secundários dos livros. Através deste trabalho foi possível visualizar nos livros estudados aspectos que contribuem para a formação identitária e cultural das crianças, através das características fenotípicas dos personagens como também da cultura, religiosidade, entre outros. Desse modo, fica nítido que existe uma grande e diversa produção feita na atualidade envolvendo as temáticas étnicas e raciais e fica o questionamento de ainda ser tão raro encontrarmos essa variedade nos espaços escolares..
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    Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE
    (2021-02-23) Guerra, Gustavo Oliveira; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/7926337290964360
    Este trabalho de pesquisa buscou investigar as percepções de professores de uma escola municipal do bairro de Comportas em Jaboatão dos Guararapes - PE, que oferece educação integral, acerca dos impactos que esta causa no desenvolvimento local de sua comunidade. Sendo este o objetivo geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso e como instrumento para a coleta dos dados entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam nos projetos que a escola oferece para os alunos e para a comunidade. Os dados foram analisados permitindo-nos destacar os diversos impactos que a escola tem causado em sua comunidade; caracterizar como acontece essa relação e discutir como a educação integral, tanto como política quanto como concepção de educação, pode incidir nestas questões. As entrevistas revelaram ainda diferentes perspectivas dos professores acerca do caráter social da escola e do conceito de educação integral.
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    (Re)criando narrativas para o reconhecimento das ancestralidades indígenas e afro-brasileiras: ação pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2023-09-14) Silva, Niccole Jordan Freitas; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/9881259505959072
    O presente trabalho apresenta um estudo focado nas ancestralidades indígenas e afro-brasileiras, buscando investigar o impacto de uma prática educativa que propõe a (re)criação de narrativas históricas, literárias e artísticas para reconhecimento e valorização dessas ancestralidades no contexto brasileiro. A construção deste trabalho visou à efetivação de abordagens reais em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental, apresentando narrativas sobre os povos indígenas e afro-brasileiros em uma posição de destaque e protagonismo na história, a partir de representações positivas e estudo das suas contribuições para cultura, ciência e práticas sociais do nosso país. A partir de uma imersão teórica, são apresentadas diferentes referências em torno das relações étnico-raciais, destacando os atos de resistência e o aumento de produções científicas nesse sentido. Há um aprofundamento no estudo sobre políticas educacionais no Brasil voltadas à pauta étnico-racial, rememorando desde a Constituição de 1988 até a última atualização da BNCC. Além disso, há um destaque para a importância de se adotar uma perspectiva docente antirracista, comprometida com a formação cidadã e política dos estudantes, que valorize a diversidade humana e cultural. Abordando as intersecções e conexões históricas entre povos de origens distintas com raízes culturais muito antigas, como o Tupi e o Iorubá, e ressaltando a importância da proposta de (re)criação como estratégia para o envolvimento ativo e criativo dos estudantes. Por meio da pesquisa-ação e utilizando instrumentos como observação participante e questionário foi possível investigar as práticas da professora da turma e o envolvimento dos/das estudantes nas atividades propostas. A avaliação dos impactos da pesquisa e da ação pedagógica planejada foi inspirada na Análise de Conteúdo. Foi feito um recorte didático, histórico e temporal, utilizando diferentes recursos didáticos para ilustrar os primeiros contatos entre povos de origens distintas que fazem parte da nossa história, buscando construir o conhecimento de que as ancestralidades indígenas e afro-brasileiras possuem raízes anteriores à formação do Brasil. A pesquisa permitiu colocar em prática um direito constitucional respaldado pela lei, contribuindo para compreensão da diversidade étnica no contexto brasileiro. Com um enfoque lúdico e interdisciplinar foram realizadas atividades contextualizadas à realidade da turma, colocando em prática uma educação de fato inclusiva e comprometida com a luta antirracista e pela valorização da diversidade humana. Os resultados da pesquisa indicam a realização de uma abordagem sensível sobre diferentes aspectos das ancestralidades indígenas e afro-brasileiras com produções dos estudantes que incluem atividades de pinturas, colagens, escrita, brinquedos e brincadeiras de imaginação, exploração da musicalidade e desenvolvimento de uma noção temporal, histórica e geográfica. Essas atividades permitiram destacar as mudanças decorrentes do processo de recriação de narrativas realizado em diferentes momentos. Além disso, há um destaque para as falas dos estudantes relacionadas à ideia proposta e para as práticas de uma professora comprometida com uma educação humanizadora. Contribuindo com o campo de pesquisa através de dados concretos que podem ser utilizados de modo a melhorar as experiências de ensino-aprendizagem voltadas para as relações étnico-raciais.
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    Representações de gênero nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (2018-12-19) Silva, Camila Alves; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/0007676117664652
    No contexto atual da educação brasileira, muitos embates vêm sendo empreendidos no sentido de eliminar as discussões, nas escolas, acerca das identidades de gênero. O presente trabalho foi construído a partir da compreensão da necessidade de refletir sobre essa temática no ambiente escolar, tendo em vista as desigualdades sociais entre homens e mulheres, justificadas por diferenças biológicas. Compreendendo que essas desigualdades são materializadas no ambiente escolar através das práticas docentes, das rotinas e dos materiais didáticos, objetivou-se analisar as representações de gênero presentes em livros didáticos do segundo ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os livros analisados pertencem à coleção Ápis, da Editora Ática e foram selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2016. Essa pesquisa foi embasada nos estudos pós-estruturalistas e, em termos de metodologia de análise dos livros, inspirou-se na Análise de Conteúdo. Através do percurso investigativo aqui empreendido, verificou-se um processo de perpetuação de estereótipos relacionados às mulheres e aos homens nos livros didáticos, além da exclusão de outras identidades. Encontrou-se, além disso, mecanismos de perpetuação das desigualdades, mas, também, ainda que raros, pontos de ruptura. Em meio a esse cenário, destaca-se ainda, o emprego de uma linguagem sexista, em grande parte dos livros, tendo o masculino, na maioria das vezes, como referência universal.
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    Representações sociais dos profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE) sobre os adolescentes em conflito com a lei e seus reflexos na prática pedagógica
    (2018-02-22) Silva, Karina Sterffany da; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4092080162575836
    O trabalho explora o contexto em que estão inseridos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE). Analisamos as representações sociais dos professores e coordenadores sobre os adolescentes, o sistema socioeducativo e os possíveis fatores que contribuíram para a infração, entre outros aspectos relacionados que surgem no decorrer do trabalho. Analisamos, principalmente, a forma com que tais representações são refletidas na prática pedagógica dos educadores. Pontuamos também aspectos como estrutura física do centro, administração, planejamento técnico e pedagógico. A pesquisa surge da inquietação referente aos níveis crescentes de criminalidade e internação de adolescentes em centros de ressocialização. E pretende trazer uma reflexão e um alerta à urgência de mudanças significativas no quesito educação para jovens em situação de conflito com a lei e para a importância do papel da sociedade e do Estado em um processo de reintegração social exitoso. Devendo assim, ofertar e possibilitar novos caminhos e oportunidades para o crescimento pessoal e social do indivíduo.
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    Temática indígena nos anos iniciais: uma proposta de (re) construção do conhecimento acerca das culturas indígenas
    (2025-02-25) França, Júlia Catarina Gouveia de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
    A presente pesquisa possui como objetivo geral promover reflexões acerca da temática indígena através de práticas didático-pedagógicas em uma turma dos anos iniciais em uma escola no município de Recife-PE. Em função deste objetivo geral, foram elencados três objetivos específicos, sendo eles: promover o aprendizado acerca da temática indígena, visando ressaltar as influências dos povos indígenas na construção cultural do Brasil; analisar de que maneira estão sendo construídas as concepções das crianças sobre as histórias, vivências e práticas das comunidades e povos originários; e descrever e analisar quais as estratégias utilizadas para promover o aprendizado da temática indígena. A metodologia utilizada na construção deste trabalho foi de cunho qualitativo, sendo realizada uma pesquisa-ação, e tendo como instrumentos para a coleta de dados uma entrevista com a professora regente, e observação da prática docente, além da ação realizada na turma do primeiro ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais de uma escola municipal de Recife - PE. A análise de dados foi inspirada pelo método da análise de conteúdo proposta por Bardin, que possibilitou a sistematização e análise de todo o conteúdo adquirido através da pesquisa-ação, observação e entrevista realizadas na turma participante da pesquisa. Foram descritos e analisados a rotina da turma, as ações pedagógicas realizadas por mim e pela docente, e os recursos utilizados para a promoção do ensino da temática indígena na sala de aula. Através da pesquisa realizada ficou evidente a necessidade da realização de pesquisas e formações docentes para que a temática indígena possa ser abordada de maneira mais ampla e valorativa no ambiente escolar.
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