07.1 - Caderno Ômega

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/74

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ocorrência de nematódeos em bubalinos (Bubalus bubalis) na Zona da Mata do Estado de Pernambuco, Brasil
    (1992) Pereira, Ivone Holanda de Oliveira; Silva, Edilson Pereira da
    Em três propriedades, da Zona da Mata do Estado de Pernambuco, Brasil, foram escolhidos 38 animais, entre machos e fêmeas, dos quais se colheram e se examinaram 266 amostras de fezes, durante o período de abril a outubro de 1987. Observou-se que a eliminação de ovos, nas fezes, foi baixa, em todas as faixas etárias, e que os indivíduos com mais de 60 dias de idade não eliminaram ovos de nematódeos significativamente. Os nematódeos encontrados foram dos gêneros Neoascaris sp., Strongyloides sp., Haemmonchus sp. Trichostrongylus sp. e Cooperia sp. Recomendam-se a vermifugação dos indivíduos, durante a primeira semana seguinte ao nascimento, a adoção de um adequado manejo zoossanitário e um apropriado plano nutricional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Bevicula caprae (Gurlt, 1943 no seu hospedeiro natural (Capra hircus) no Recife
    (1986) Nascimento, Ana Maria Laet Cavalcanti; Nascimento, Sebastião José do
    Mencionam-se cinco casos de Bovicula caprae em seu hospedeiro natural (Capa hircus) em Recife, diagnosticados no Laboratório de Parasitologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Estes animais, foram ao Hospital Veterinário do Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE. com a finalidade de se verificar a origem dos transtornos dermatológicos existentes nos mesmos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Identificação por método histoquímico de microfilárias de Dipetalonema reconditum, em cães de caça, no Recife
    (1979) Wanick, Lauro Rubens; Costa Filho, Guilherme Antônio da; Terwedow, Henry A.
    Microfilgrias de Dipetalonema reconditum foram identificadas parasitando caés de caça em Recife, utilizando-se o método histoquímico de Barka.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Proteína total e fracionamento em cordeiros com helmintoses gastrintestinais, em diferentes regimes alimentares.
    (1979) Nascimento, Ana Maria Laet Cavalcanti; Nascimento, Sebastião José do
    Resultados das oscilações das proteínas séricas em dez cordeiros mestiços de ambos os sexos, com aproximadamente nove meses de idade. Os cordeiros apresentaram parasitore gastrintestinal comprovada por quatro contagens de ovos de nematoides por Os animais foram colocados em piquete com área de 47 metros quadrados por indivíduo. Diariamente o grupo de animais era levado ao pasto de capim mineirão (Pennisetum purpureum) para o pastoreio pela manhã. O experimento foi iniciado em outubro de 1972 e terminou em janeiro de e o tratamento alimentar capim, sal comum, concentrado (milho triturado e farelo de algodão), farinha de osso, sulfato de cobalto, sulfato de cobre, óxido de zinco e iodeto de potássio. O controle parasitológico foi quinzenal e a determinação das proteínas totais e seu fracionamento uma vez por semana. Considerando-se os valores médios, não houve coincidência relativamente ao perfil eletroforético e à normalidade.