07.1 - Caderno Ômega

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/74

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Controle de insetos desfolhadores em florestas
    (1997) Marques, Irene Maria Ramos; Carrano-Moreira, Alberto Fábio; Marques, Edmilson Jacinto
    Insetos desfolhadores, notadamente formigas cortadeiras e lagartas, são fatores limitantes da eucaliptocultura no Brasil. O presente trabalho é uma compilação literária dos principais aspectos ecológicos e econômicos das mais importantes pragas desfolhadoras e das modalidades para seu controle.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Coleópteros das famílias buprestidae e cerambycidae causadores de danos em espécies florestais arbóreas
    (1997) Marques, Edmilson Jacinto; Carrano-Moreira, Alberto Fábio; Marques, Irene Maria Ramos
    As coleobrocas desempenham um importante papel nas comunidades florestais por sua participação na reciclagem de nutrientes, essencial para a sucessão florestal. Os coleópteros das Famílias Buprestidae e cerambycidae são brocas bastante comuns em plantios florestais causando mortalidade das árvores, danificando a madeira ou simplesmente como pragas secundárias. Estes insetos estão freqüentemente ligados ao processo inicial de decomposição de arvores em pé, já danificadas por outros insetos ou por causas diversas, ou de toras recém-coitadas. Os cerambicídeos incluem brocas da casca, brocas do lenho e os autênticos serra-paus, os quais constituem motivo de preocupação para os silvicultores e madeireiros. Este artigo é uma revisão literária de ambas as famílias com ênfase na importância econômica, danos causados e métodos de controle. Uma lista com as principais espécies brasileiras que causam problemas para a silvicultura e seus respectivos hospedeiros é fornecida em apêndice.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Observações ecológicas na Estação Experimental Florestal de saltinho, Pernambuco, visando reflorestamento no Nordeste
    (1980) Lêdo, Álvaro Antônio Magalhães
    As presentes observações sobre o ambiente florestal, desenvolvimento e ecologia de essências nativas e exóticas, introduzidas na Estação Florestal Experimental de Saltinho (EFLEX), do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), localizada no Município de Rio Formoso em Pernambuco, são frutos de estudos e observações realizados em estágios e aulas práticas com alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as quais fomos assistidos pelo Sr. Cláudio, experiente mateiro que lá vive há 25 anos. Este trabalho objetiva através desses estudos preliminares, fornecer informações silviculturais e ecológicas acerca das espécies nativas e exóticas da referida Estação, visando se ter alguns subsídios pata reflorestamentos no Nordeste em locais com condições edafos-climáticos semelhantes, visto que se dispõe de pouca experiência e informações sobre este assunto, no Nordeste brasileiro. Além disso, procurou-se chamar atenção para a importância destas Estações Experimentais no fornecimento de dados para tão importante atividade.