07.1 - Caderno Ômega

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/74

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuição ao estudo da anestesia intravenosa em Cães pela associação Midazolam-Xilazina-Cetamina
    (1996) Soares, Pierre Castro; Almeida, Edvaldo Lopes de; Coelho, Maria Cristina de Oliveira Cardoso; Athayde, Ana Célia Rodrigues
    Este trabalho foi conduzido com a finalidade de avaliar a associação de midazolam (0,7 mg/Kg), cloridrato de xilazina (1,7 mg/Kg) e cloridrato de cetamina (15 mg/Kg), administrados por via intravenosa, para realização de esplenectomias experimentais em cães. Os tempos médios de anestesia e recuperação anestésica foram de 51 e 50 minutos, respectivamente. Os reflexos protetores permaneceram, porém com diminuição dos reflexos palpebral e interdigital. As frequências cardíaca e respiratória não revelaram variação significativa, porém a temperatura retal diminuiu consideravelmente, apresentando significado estatístico. O tempo anestésico hábil foi compatível à realização das esplenectomias experimentais, sendo, esta, recomendada para intervenções cirúrgicas de curta duração.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tratamento da parvovirose dos cães pelo fenol
    (1990) Silva, Adauto Cavalcanti da; Fulco, Sônia Ferreira
    Cães acometidos de parvovirose foram submetidos ao tratamento pelo fenol diluído a 1% em água destilada e aplicado por via intramuscular, utilizando-se a dose de 1 ml para os cães jovens, sendo 0,5 ml em cada uma das coxas, e 2 ml para os demais, também 1 ml em cada uma das coxas. Foram tratados seis cães, todos do sexo masculino, no ambulatório do Hospital Veterinário do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os demais animais assim tratados se recuperaram com uma única aplicação, exceto um que, por se encontrar em estado bastante grave, achou-se por bem proceder uma segunda aplicação com a mesma dose e via de aplicação, 24 horas após a primeira aplicação, tendo também se recuperado.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Isolamento e identificação de espécies dos gêneros Trichophyton e Microsporum nos pelos e pele de cães normais
    (1987) Lima, Rosimar Bastos; Antunes, Marcelo Maranhão; Corrêa, Iracema Gonçalves Guerra M.; Lira, Maria José Gomes de
    Verificou-se a ocorrência de fungos queratinofílicos nos pelos de cães aparentemente normais. O material constou de 100 animais da espécie canina. A técnica utilizada foi a de MACKENZIE (1963). Foi obtido doze casos positivos de fungos patogênicos para o homem (12%).