Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2883


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relato de experiência de estágio em uma aula da disciplina de Artes Visuais sobre a relação do desenho com o aluno surdo
    (2023-12-13) Catunda, Débora de Assis Mousinho; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    Esse relato de experiência tem como propósito principal discutir os impactos da utilização dos desenhos nas aulas de Artes como suporte didático para o aluno surdo do ensino fundamental II de uma escola da rede pública da cidade de Jaboatão dos Guararapes / PE. Com o intuito de aprimorar a compreensão didática desse estudante, acredita-se nesta pesquisa que a busca por recursos e as diversas maneiras de lidar com pessoas surdas no ambiente escolar podem ser repensadas no que se refere aos métodos e as estratégias historicamente utilizadas nesse processo. Como os desenhos podem auxiliar o aluno surdo nas aulas de Artes? Como o aluno surdo responde aos incentivos trazidos pela utilização dos desenhos durante as aulas? Essa estratégia se mostra eficaz durante o processo de aprendizagem do aluno surdo? As intervenções visuais nas aulas de Artes para suprir as necessidades da criança surda devem ser compreendidas, não como uma solução definitiva e final para a questão, mas como uma ferramenta importante na construção de um novo modelo para o ensino desses alunos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Colagem digital no ensino de Arte: uma técnica de prática pedagógica mediada pelo uso do smartphone
    (2023-06-06) Oliveira, Graziele Silva de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/5568886130459536
    A evolução tecnológica tem sido cada vez mais relevante na educação, proporcionando novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a colagem digital surge como uma prática pedagógica, a fim de explorar a criatividade e manifestação de ideias. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do smartphone como recurso tecnológico mediador da técnica de colagem digital no ensino de arte, a partir desse pressuposto os objetivos específicos irão discutir o uso do smartphone como um instrumento educacional na Educação Básica, refletir a evolução da colagem manual à digital como manifestação artística e identificar a percepção dos docentes acerca dessas perspectivas. O referencial teórico contemplou discussões sobre o uso do smartphone como equipamento didático, as possibilidades e potencialidades deste dispositivo na práxis docente e a técnica de colagem digital como prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, no qual os procedimentos metodológicos adotados consistiram em entrevistar 4 docentes de Artes da Educação Básica, que atendem a rede pública e privada, a partir de um roteiro semiestruturado foi realizado as entrevistas, estas foram gravadas e transcritas. Os dados obtidos indicaram que, o smartphone como ferramenta tecnológica pode minimizar a carência de laboratório de informática, adaptando-o para ser um laboratório Maker em sala de aula e a técnica da colagem digital pode estimular habilidades e competências nos discentes, desenvolvendo futuras afinidades em áreas profissionais. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o smartphone sendo esse mediador na aplicabilidade da técnica de colagem digital, tem grande potencial significativo, proporcionando aprendizagens inovadoras e inclusivas.