Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Metaverso e Arte-Educação: O uso da ferramenta Spatial no ensino de artes(2023-11-20) Santos, Rafaela Pereira dos; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123Neste trabalho, investigamos a integração do Metaverso como uma inovadora ferramenta tecnológica no aprimoramento do ensino. Nosso objetivo foi propor um conteúdo educacional que utilizasse o Metaverso para o ensino de artes. O referencial teórico abordou as transformações no ensino em decorrência da pandemia de COVID-19 e a crescente inserção de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia incluiu a visita ao museu virtual, que apresentou a exposição do artista recifense Jeff Alan, e a coleta de respostas a um questionário por parte de professores e futuros professores, permitindo que compartilhassem suas percepções sobre a visita. Os resultados da pesquisa apontam para uma receptividade positiva em relação ao uso do Metaverso como ferramenta pedagógica, bem como seu potencial como meio de divulgação artística. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que o Metaverso apresenta um considerável potencial para enriquecer o ensino e fomentar discussões abrangentes sobre a inserção de tecnologias na educação.Item Museus virtuais: espaços de conhecimento em aulas de Arte(2021-08-12) Melo, Alexandre Magno Aquino; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/1652172179814505Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais as contribuições dos museus virtuais para as aulas de artes visuais e, a partir deste, surgiu a necessidade de inserirmos dois objetivos específicos: visitar museus virtuais, observando suas coleções e propostas de mediação e explorarmos as especificidades desses espaços, e demonstrar como os museus virtuais são utilizados por professores, em aulas de arte, por meio da aplicação de questionário. O referencial teórico contemplou discussões acerca da definição de museu virtual, do uso na internet como ferramenta e de tecnologias na sala de aula e sobre o funcionamento do Google Arts e Culture, além de informações sobre os museus virtuais do Louvre, MASP e Pinacoteca de São Paulo. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na revisão de literatura com destaque para: Arrais (2013), Bahia (2015), Dias e Rigoni (2017), Henriques (2018) e Bogea, Bogea, Costa e Rocha (2020) e de um questionário respondido por nove professores de arte do ensino fundamental, médio e superior, de instituições públicas e particulares. Os dados obtidos indicaram que as visitas virtuais contribuem com os bons resultados nas aulas de arte, despertando o interesse dos alunos. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os Museus virtuais são uma ferramenta que complementa ou auxilia a aula de arte mesmo que o acesso ainda seja uma barreira, mas que passa por processo evolutivo.
