Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/6895

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Explorando a análise combinatória sob a ótica da teoria da transposição didática: implicações e aplicações
    (2025-05-10) Farias, Altemar Jatobá de; Santana, José Edivam Braz; http://lattes.cnpq.br/4141666207667732
    O presente estudo teve como objetivo principal investigar a Transposição Didática Externa, analisando a relação entre os saberes oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Pernambuco (CPE) com o conteúdo de análise combinatória, especificamente permutação simples e princípio multiplicativo, em livros didáticos do ensino médio. A metodologia consistiu na análise de capítulos de dois livros didáticos de matemática, comparando sua abordagem com as diretrizes da BNCC e do CPE. Os resultados indicaram que ambos os livros didáticos mantêm uma relação próxima com os documentos oficiais no que se refere às questões de permutação simples e princípio multiplicativo. Isso demonstra que os autores se preocuparam em apresentar o saber de forma contextualizada e interdisciplinar, conforme as orientações. Concluiu-se que os livros analisados seguem as orientações da BNCC e do CPE, buscando apresentar o conteúdo de análise combinatória de maneira contextualizada e interdisciplinar. No entanto, o estudo sugere que ainda há espaço para propostas mais próximas da realidade do aluno, a fim de tornar o aprendizado mais significativo.