01.6 - Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC)

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Comunidade destinada a preservação e acesso das coleções da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC)

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    Papéis sociais na infância: o olhar de si e do outro na (RE)construção da identidade de gênero
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Domésticas., 2011) Lima, Daisyvângela Eucrêmia da Silva
    Os primeiros anos de vida das crianças são considerados os mais importantes para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem e também para a formação da identidade assim como o processo de mediação social é parte essencial dos processos de socialização das novas gerações, por isso deve-se ficar atento para trabalhar as questões de gênero com nossas crianças, e principalmente em nossa prática pedagógica no cotidiano escolar. Assim este projeto tem como objetivo geral desenvolver um trabalho de orientação lúdica sobre relações sociais de gênero com professores/as, famílias e crianças de uma instituição de educação infantil do município de Recife/PE e como objetivos específicos realizar um diagnóstico sobre as percepções das relações sociais de gênero na família e escola; realizar um trabalho de sensibilização às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia e raça; desenvolver ações e encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos diferentes; realizar atividades lúdicas de forma a permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher. Com a finalidade de atender os objetivos propostos, os instrumentos utilizados constarão de formulários semi estruturados que serão aplicados com os/as educadores/as e famílias.
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    Técnicas de panificação para crianças da Comunidade Dom Helder Câmara, Recife/PE
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Tecnologia Rural ., 2011) Siqueira, Leonardo Pereira de
    Este projeto tem como objetivo proporcionar o aprendizado das técnicas de produção de pães para crianças moradoras da comunidade de Dom Hélder Câmara, Recife-PE. Os cursos serão ministrados na Sede da Associação da Comunidade, entre os meses de janeiro e dezembro de 2012, com turmas formadas por 10 alunos, cada. Serão realizados minicursos com temas envolvendo história da panificação, boas práticas de produção na panificação e técnicas de panificação que serão ministrados por alunos de graduação do curso de Bacharelado em Gastronomia/UFRPE, sob a supervisão do professor coordenador. Ao final dos minicursos, os alunos receberão certificados emitidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco comprovando sua participação nos cursos de escolha.
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    Alimentação saudável de crianças em fase escolar – produtos à base de aveia e soja
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Tecnologia Rural, 2011) Lima, Luciana Leite de Andrade
    A obesidade infantil trás várias complicações na infância e na idade adulta. A formação do hábito alimentar da criança tem reflexo direto no crescimento e desenvolvimento adequados (dificuldade de aprendizado, irritação e falta de atenção). Neste contexto, este projeto buscou desenvolver preparações a base de aveia e soja atrativas as crianças e promover a inserção das mesmas no hábito alimentar das crianças participantes, por meio de avaliação sensorial das preparações e palestras para conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de uma alimentação saudável na infância. Testes de aceitação foram realizados com 99 crianças com idades de 4 a 12 anos, que frequentam a Associação Evangélica Novas de Paz em Abreu e Lima, que receberam as amostras e ficha de avaliação com escala hedônica de dois pontos. O biscoito de aveia e chocolate teve um percentual de aceitação de 88,68%, o bolo de aveia com chocolate de 88,89%; o suco com extrato de soja de 97,67%, e a torta salgada recheada com proteína de soja texturizada, 95,55%. Os dados demonstraram a aceitação das preparações superior a 85%. Em seguida, foram promovidas palestras com responsáveis e merendeiras para divulgação das receitas e elaborada apostila, contendo as receitas das preparações.