Licenciatura em Física (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Astronomia e Física : contribuições de um clube de Astronomia Amadora atuando dentro e fora da escola(2023-12-12) Donato, Felipe José Virgínio; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352Este trabalho propôs investigar as contribuições de um clube de Astronomia Amadora, localizado no município de Surubim, no estado de Pernambuco. O Clube atua dentro e fora de escolas públicas e privadas, e desenvolve atividades em espaços públicos, como praças e no centro cultural do município, atendendo ao público em geral. As atividades, teóricas e práticas, contemplam temas envolvendo conceitos de Astronomia e Física, com a finalidade de contribuir na construção de conhecimentos científicos; promover a divulgação científica e despertar o interesse de jovens pela ciência. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes e um grupo de representantes do público geral, com o objetivo de analisar se a atuação do Clube impacta positivamente na construção de conhecimentos de Astronomia e Física, contribuindo para alfabetização científica. A metodologia teve uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, elaborados através da ferramenta Google Forms e impressos, que abordaram questionamentos específicos, de acordo com os sujeitos de pesquisa, os quais revelaram como o Clube conseguiu atuar positivamente. Os estudantes afirmaram que a atuação do Clube na escola ajudou a esclarecer conceitos da Física, tais como: Mecânica, Energia, Gravitação Universal, Fenômenos Ondulatórios, Cosmologia, entre outros. Observou-se que os propósitos promovidos pelo Clube de Astronomia Amadora foram revelados nos resultados, demonstrando impacto positivo nos envolvidos. Percebeu-se também que as ações do Clube contribuem de forma significativa para a educação científica e conhecimentos de Astronomia e Física.Item Recursos didáticos de baixo custo para o estudo de ondas mecânicas com estudantes em atendimento educacional especializado(2023-12-14) Silva, Eliane Maria da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352Este trabalho tem como finalidade promover a educação inclusiva, com foco em recursos didáticos adaptados, que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem para alunos em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os alunos que recebem apoio educacional especializado, muitas vezes enfrentam desafios específicos na compreensão de conceitos científicos. Esses alunos podem ter dificuldades em assimilar informações abstratas ou não e complexas, o que pode afetar seu desempenho acadêmico. Para ajudá-los a superar esses obstáculos, é essencial que os professores adotem estratégias de ensino diferenciadas e adaptadas às necessidades práticas de aprendizado. Assim, para a aprendizagem do conteúdo de ondas mecânicas, foram construídos uma máquina de onda, um pêndulo de ondas e uma mola maluca, todos com materiais de baixo custo, como experimentos para os alunos aplicarem os conhecimentos teóricos de forma concreta, desenvolvendo suas habilidades e competências. O principal objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos recursos didáticos de baixo custo para o estudo de ondas mecânicas, em alunos do ensino médio, de uma escola pública estadual, localizada no município de Orobó, no agreste de Pernambuco, que necessitam de Atendimento Educacional Especializado. A metodologia contemplou, inicialmente o levantamento sobre os tipos de deficiência dos alunos em Atendimento Educacional Especializado. Com base nas descobertas, um conjunto de experimentos foi planejado e desenvolvido para atender às necessidades únicas e aos estilos de aprendizagem dos alunos do AEE. Foram utilizados materiais acessíveis e de baixo custo, de modo que os alunos pudessem participar das atividades. Os resultados deste estudo apresentaram informações valiosas sobre experimentos de baixo custo para a compreensão de conceitos de ondas mecânicas para alunos em AEE.Item Uma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médio(2023-12-19) Silva, Aurineide Ivaneide Alves da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/5731995772503430Na atualidade, no cenário da educação, o ensino de Física tem se tornado cada vez mais desafiador, e o papel do professor dentro do contexto escolar não deve ser apenas o que passa a informação, mas ser um mediador, e que utilize mudanças inovadoras, sendo o aluno protagonista da aprendizagem. É perceptível na prática de ensino, desafios imensos, dentre eles: a superlotação de salas; a falta de comprometimento e desinteresse por parte de alguns alunos; a infraestrutura escolar inadequada e a escassez de recursos didáticos em algumas escolas, fazendo necessário a utilização de metodologias ativas que contribua na formação intelectual e social dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o uso da metodologia ativa, sala de aula invertida, juntamente com atividades experimentais e recursos tecnológicos para o contexto escolar no ensino da Óptica Geométrica, com alunos do ensino médio. Dessa forma, fazendo a utilização dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem nas aulas da Óptica Geométrica, numa turma do ensino médio. Os resultados mostraram, a positividade da metodologia ativa, sala de aula invertida, e os benefícios do uso de recursos didáticos de baixo custo e tecnológico, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.
