Licenciatura em Física (UAEADTec)
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Item A robótica educacional e a inclusão de alunos com deficiência(2023-12-22) Santos, Márcio Bezerra dos; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797A robótica educacional é um campo em rápida evolução que oferece abordagens inovadoras para o ensino e a aprendizagem. De maneira mais específica, o uso dessa ferramenta pode ser explorado no contexto da educação especial, que envolve os educandos com deficiência, os quais, por lei, têm garantia do acesso à educação. Dentro desse contexto, a robótica pode ser um instrumento para envolver, motivar e dinamizar as aulas, promovendo a aprendizagem ativa e aprimorando a compreensão dos conceitos fundamentais de maneira lúdica e prática. Assim, esta pesquisa buscou verificar de que forma a robótica educacional é usada em experiências pedagógicas com alunos com deficiência no ensino básico. Analisou-se, para tanto, a relação entre a robótica e a inclusão desses alunos no contexto educacional em que se encontravam inseridos, a fim constatar os potenciais benefícios e desafios de tal uso. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem de revisão sistemática da literatura, adotando como base de dados o Google Acadêmico, com vistas a identificar estudos que tivessem como foco a integração da robótica educacional como ferramenta para a mediação de aulas de diferentes componentes curriculares para alunos atendidos pela educação especial. Os artigos selecionados passaram por uma revisão completa, incluindo extração, análise e síntese de dados, para atender aos objetivos estipulados. Utilizamos como termos de busca “robótica”; “ensino básico”; “educação especial” e “deficiência”.Item Olimpíada brasileira de Astronomia e o uso dos foguetes no ensino da Física(2023-12-26) Aguiar, Keylla Cristiane Barbosa de; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797; http://lattes.cnpq.br/7795616118954076Esta pesquisa objetiva analisar os lançamentos e contribuições da experimentação com foguete de garrafa PET para abordar conteúdos de mecânica no ensino de Física com os alunos da Escola Municipal Professora Terezinha Barbosa da Costa e Silva, de Bom Jardim-PE. A Física por sua vez se faz presente em toda parte do nosso cotidiano e os movimentos e técnicas bem trabalhadas pelos autores deixam os assuntos mais compreensíveis para os alunos. O referencial teórico está dirigido para o ensino da Física Base Nacional Comum Curricular e na construção do foguete de garrafa PET na orientação da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Este trabalho de pesquisa é de cunho qualitativo com metodologia do tipo exploratória, descritiva e experimental. Foi realizada em três etapas: a construção do foguete com garrafas PET, as técnicas de lançamento e análise dos movimentos com assuntos de Física. O lançamento do foguete foi o ponto principal para compreender os conteúdos de Física.Item Simulações digitais no ensino da Física como facilitadores da aprendizagem : um mapeamento da literatura(2023-12-22) Ribeiro, André Luís de Melo; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797; http://lattes.cnpq.br/2999088868543524Simulações digitais são programas de software interativos que reproduzem fenômenos físicos do mundo real. Eles oferecem um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente, permitindo que os alunos explorem conceitos complexos de física em um ambiente virtual. Esta tecnologia ganha espaço no processo de ensino de física. Levando em consideração esse contexto, esta pesquisa busca analisar as práticas de integração de simulações digitais como ferramenta de ensino de física. Para tal, metodologicamente, trata-se de um mapeamento sistemático, analisando artigos revisados por pares publicados entre 2016 e 2022, classificada como qualitativa e exploratória, uma vez que tem como intuito explorar os últimos trabalhos publicados no âmbito da integração de simulações digitais como ferramenta de ensino de física e uma abordagem bibliográfica, pois é fundamentada por meio da leitura de artigos de revistas especializadas na área e de periódicos, monografias, dissertações de mestrado. Os critérios de inclusão abrangem estudos que investigam o uso de simulações digitais no ensino de física. As descobertas preliminares sugerem que a integração de simulações digitais no ensino de física leva a um maior envolvimento dos alunos e a uma compreensão conceitual mais profunda. Simulações, como as que exploram a mecânica quântica ou as forças gravitacionais, têm mostrado resultados promissores na melhoria dos resultados da aprendizagem. No entanto, os desafios relacionados com o acesso, os requisitos de recursos e a formação de professores também são evidentes.
