Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)
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Item Classificação multi-rótulo para análise de qualidade de feedback(2025-08-06) Batista, Hyan Hugo Noá; Mello, Rafael Ferreira de Leite; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/4262454011553103O feedback é um fator muito importante no processo de ensino-aprendizagem e crucial na Educação a Distância, pois, como professores e alunos estão separados no espaço e/ou tempo, é através do feedback que o aluno vai entender como está o seu desempenho na disciplina e quais são os próximos passos do aprendizado. Existem na literatura modelos de feedback que ajudam o professor a estruturar e fornecer um feedback de qualidade ao aluno. Nesse trabalho utilizamos o conceituado modelo de feedback de Hattie e Timperley que divide o feedback em categorias (tarefa, processamento da tarefa, regulação e pessoal). É possível encontrar na literatura trabalhos que analisam feedback automaticamente com base nesse modelo. Contudo, esses trabalhos utilizam algoritmos tradicionais de aprendizagem de máquina e treinam classificadores binários para cada nível de feedback. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo utilizar algoritmos de deep learning para classificação multi-classe de feedback com base no modelo de Hattie e Timperley.Item Aprendizagem de máquina para classificação de tipos textuais: estudo de caso em textos escritos em português brasileiro(2025-07-30) Barbosa, Gabriel Augusto; Miranda, Péricles Barbosa Cunha de; http://lattes.cnpq.br/8649204954287770; http://lattes.cnpq.br/7161363389816372A classificação de textos considerando tipos textuais é de suma importância para algumas aplicações de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Nos últimos anos, algoritmos de aprendizado de máquina têm obtido bons resultados nesta tarefa considerando textos em inglês. No entanto, pesquisas voltadas para a detecção de tipos textuais escritos em português ainda são escassas, e ainda há muito a ser estudado e descoberto nesse contexto. Assim, este artigo propõe um estudo experimental que investiga o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para classificar textos em português considerando tipos textuais. Para isso, propomos um novo corpus composto por textos em português de dois tipos textuais: narrativo e dissertativo. Três algoritmos de aprendizado de máquina tiveram seu desempenho avaliado no corpus criado em termos de precisão, revocação e pontuação F1. Além disso, também foi realizada uma análise dos atributos envolvidos no processo para identificar quais características textuais são mais importantes na tarefa atual. Os resultados mostraram que é possível alcançar altos níveis de precisão e rememoração na classificação de textos narrativos e dissertativos. Os algoritmos obtiveram níveis de métricas semelhantes, demonstrando a qualidade das características extraídas.Item Aprendizagem de programação através de nanolearning: o caso do TikTok no ensino superior(2024-10-02) Pereira, Nicole Maria do Nascimento; Melo, Jeane Cecília Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8499459630583005; http://lattes.cnpq.br/4615907372122566Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação da UFRPE, campus Sede, localizado em Recife, em relação ao uso do TikTok como uma ferramenta educacional para favorecer a aprendizagem de programação na era digital. O estudo se fundamenta no nanolearning, que prioriza a entrega de conteúdos curtos e objetivos, propícios para um consumo ágil de informações. Os métodos tradicionais, os quais frequentemente utilizam materiais estáticos, apresentam limitações na eficácia do ensino de programação, que se refletem nos altos índices de reprovação nesta disciplina. Assim, o presente estudo de caso tem como objetivo compreender a relevância do TikTok como recurso educacional complementar. Como instrumento de pesquisa, um questionário foi desenvolvido e aplicado a estudantes dos referidos cursos, onde os principais resultados indicam uma aceitação positiva em relação ao uso do TikTok como ferramenta educacional complementar para a aprendizagem de programação. Dos 142 participantes, 67,6% têm entre 19 e 24 anos, faixa etária que os alinha diretamente ao público majoritário do TikTok. Um ponto significativo é que 48,6% dos estudantes demonstraram interesse em métodos inovadores de aprendizado, como o TikTok, e 33,1% já utilizaram a plataforma para fins educativos. No entanto, 40,8% afirmaram nunca ter utilizado o TikTok como método de estudo de programação, o que sugere que o uso da plataforma como recurso educacional pode ser ampliado. Conclui-se que o TikTok apresenta um potencial promissor no processo de aprendizagem de programação, com sinais claros de aceitação pelos estudantes.Item Recomendação sensível ao contexto para comunicação aumentativa e alternativa baseada em aprendizagem de máquina(2024-02-23) Silva, Ulisses Chaves; Nascimento, André Câmara Alves do; http://lattes.cnpq.br/0622594061462533; http://lattes.cnpq.br/8993061329549653Comumente, observa-se a adoção de novas técnicas baseadas em inteligência artificial e aprendizagem de máquina (AM) em diversos contextos. Com o avanço das redes neurais artificiais, que possibilitam a representação de diversos tipos de dados e a compreensão das complexas relações entre eles, essa tendência foi ainda mais impulsionada. No entanto, a literatura atual mostra-se escassa ao tentar encontrar estudos atualizados que relacionem essas tecnologias a metodologias pedagógicas para resolver os diversos problemas sociais e promover a inclusão. Este trabalho propõe abordagens atuais utilizadas em AM para a recomendação de pictogramas em um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (AAC). Diante da complexidade das necessidades de usuários de AAC, neste trabalho dois modelos neurais sensíveis ao contexto são apresentados e comparados. Esses modelos utilizam técnicas de aprendizagem de máquina para considerar o contexto dinâmico do usuário para gerar recomendações, adaptando-se à localização e ao tempo específicos desse usuário que possui alguma deficiência na comunicação. Adicionalmente, são destacados outros trabalhos que foram usados como base para a criação dessa solução para o problema de recomendação de pictogramas existente na aplicação móvel Livox.Item Xphide: um sistema especialista para a detecção de phishing(2023-08-25) Barros, Mateus Lins e Silva Duque de; Miranda, Péricles Barbosa da Cunha; http://lattes.cnpq.br/6425827511465244Phishing é um tipo de crime cibernético que visa o roubo de dados pessoais do usuário por meios de disfarces e enganação. Este artigo propõe o Xphide, um sistema especialista para a detecção de páginas maliciosas. A base da construção do sistema foi feita através de uma análise aprofundada a respeito de atributos relevantes para descrição de páginas web. Esta análise serviu de insumo para a elaboração das regras do processo decisório do Xphide, que foram separadas em 3 categorias: estáticas, de lista e dinâmicas. O sistema proposto foi avaliado em três diferentes bases de dados, extraídas de repositórios públicos, sendo 2 de phishing válidos, e 1 de phishing inválidos. Os resultados mostraram que o Xphide superou algoritmos de classificação tradicionais em termos de precisão e revocação, se mostrando uma alternativa promissora para a classificação de página web.Item Tutoria: Plataforma para suporte à correção de atividades e envio de feedback personalizado(2023-04-19) Lima Neto, José Rodrigues de; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/7813436627139390O feedback dado por professores a estudantes sobre atividades avaliativas é fundamental para a construção do conhecimento e compreensão acerca de sua trajetória de aprendizagem. Entretanto, frequentemente professores não conseguem fornecer feedback de qualidade e em tempo hábil, devido à sobrecarga de trabalho e à falta de tempo, gerando frustração para todos os envolvidos. Neste contexto, a plataforma Tutoria tem o objetivo de apoiar professores na correção de atividades avaliativas de maneira mais rápida, mantendo a qualidade e a personalização. Para isso, Tutoria utiliza técnicas de inteligência artificial para dar suporte na correção de questões discursivas, priorizando a usabilidade.Item Agrupamento automático de mensagens em fóruns educacionais(2022-06-08) Pereira, Fabio Mariano Costa Silva Gomes; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/8040322704977339Virtuais de Aprendizagem trazem inúmeras vantagens quando a questão é facilitar o acesso a informação. Porém, um problema comum que dificulta o acompanhamento dos professores e, sobretudo, o envio de feedback, devido a maior quantidade de alunos por turma, quando comparado com o ensino presencial, é a sobrecarga de informações. Com intuito de mitigar isto, este artigo realiza agrupamentos utilizando os algoritmos K-Means, K-Medoids, DB Scan e o Aglomerativo em 1652 postagens de 4 fóruns educacionais diferentes de um curso superior a fim de agrupar as mensagens semelhantes para auxiliar o professor, tendo que lidar com uma quantidade menor de informação. Em cada postagem, extrai características e aplica técnicas de PLN, além de utilizar uma representação vetorial para o texto das postagens. Por fim, avalia a qualidade de cada agrupamento utilizando as métrica: coeficiente de silhueta e Davies-Boulding.Item Privacidade na era do 5G: problemas, princípios da LGPD e impactos sociais(2025-03-19) Lima, Gabriela Silva; Domingues, Jeisa Pereira de Oliveira; Lins, Fernando A. A.; http://lattes.cnpq.br/1291084760973085; http://lattes.cnpq.br/8349815811346115Com a chegada do 5G, além da ampliação e melhoria da conectividade, surgem novos desafios relacionados à segurança das informações dos usuários. Diante disso, este artigo investiga as implicações da tecnologia 5G para a privacidade, examinando sua conformidade com os princípios estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para tanto, foi realizada uma revisão ad hoc que mapeou e classificou os principais problemas em três categorias distintas. Em seguida, essas categorias foram analisadas para identificar possíveis infrações aos princípios da LGPD e suas implicações para diferentes segmentos da sociedade, especialmente aqueles mais vulneráveis à exposição de dados.Item Liderança servidora e segurança psicológica como antecedentes do desempenho em equipes ágeis(2025-03-12) Oliveira, Gabriel Albuquerque de; Sampaio, Suzana Cândido de Barros; http://lattes.cnpq.br/0066131495297081; http://lattes.cnpq.br/5152090539457953Considerando que os estilos de liderança influenciam diretamente o sucesso das equipes, desafios relacionados à liderança continuam sendo um fator crítico para o fracasso de projetos ágeis. A liderança servidora é um estilo de liderança promissor e eficaz na promoção da segurança psicológica, onde este estudo investiga a relação dessa liderança no desempenho das equipes. Com base em uma revisão exploratória da literatura e dados coletados de 47 profissionais que atuam em equipes ágeis em Recife, Brasil. Os resultados sugerem que a liderança servidora pode fortalecer a confiança e a colaboração, contribuindo para a segurança psicológica e, potencialmente, para o melhor desempenho das equipes. Esses resultados reforçam a relevância da liderança servidora no contexto de equipes ágeis.Item Comparação de modelos de ia para extração de dados em glicosímetros(2024-09-25) Carmo, Genivaldo Braynner Teixeira do; Correia, Julyanne Maria dos Santos; Silva Filho, Ronaldo Rodrigues da; Sampaio, Pablo Azevedo; Medeiros, Robson Wagner Albuquerque deA diabetes é uma condição crônica que requer monitoramento constante dos níveis de glicose no sangue, sendo essencial o uso de glicosímetros para a obtenção dessas informações. Este trabalho tem como objetivo comparar três modelos de Inteligência Artificial, Gemini, GPT-4o e Llava 1.5, para identificar qual deles extrai, de forma mais eficaz, os dados de glicose, data e hora dos glicos´ımetros. Utilizando técnicas de engenharia de prompt, busca-se aprimorar a precisão e eficiência na extração desses dados, otimizando o monitoramento e contribuindo para a melhor gestão da saúde de pacientes diabéticos.
