Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Classificação multi-rótulo para análise de qualidade de feedback(2025-08-06) Batista, Hyan Hugo Noá; Mello, Rafael Ferreira de Leite; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/4262454011553103O feedback é um fator muito importante no processo de ensino-aprendizagem e crucial na Educação a Distância, pois, como professores e alunos estão separados no espaço e/ou tempo, é através do feedback que o aluno vai entender como está o seu desempenho na disciplina e quais são os próximos passos do aprendizado. Existem na literatura modelos de feedback que ajudam o professor a estruturar e fornecer um feedback de qualidade ao aluno. Nesse trabalho utilizamos o conceituado modelo de feedback de Hattie e Timperley que divide o feedback em categorias (tarefa, processamento da tarefa, regulação e pessoal). É possível encontrar na literatura trabalhos que analisam feedback automaticamente com base nesse modelo. Contudo, esses trabalhos utilizam algoritmos tradicionais de aprendizagem de máquina e treinam classificadores binários para cada nível de feedback. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo utilizar algoritmos de deep learning para classificação multi-classe de feedback com base no modelo de Hattie e Timperley.Item WebForAll: Simplificando o entendimento da WCAG com gamificação(2024-03-08) Serafim, Maria Giulia Maia; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/0667725413041028Na era digital, a acessibilidade web é uma preocupação crescente, visando garantir que todos possam desfrutar plenamente dos recursos online. No entanto, essa preocupação muitas vezes não é priorizada nos projetos de software, devido à falta de conhecimento básico sobre como implementá-la. Este trabalho aborda o problema de pesquisa: Como facilitar o entendimento das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG)? Para solucioná-lo, foi adotado o Design Thinking como metodologia. Com base nessa metodologia e com o objetivo de resolver o problema identificado, foi proposta uma solução inovadora: uma plataforma educativa que não apenas ensina essas diretrizes, mas o faz de maneira envolvente e motivadora por meio da gamificação.
