Bacharelado em Gastronomia (Sede)

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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado em um bar na cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE)
    (2024-10-02) Santos, Thalia Curi Lourenço dos; Costa, Ana Carolina dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8927435119035218; http://lattes.cnpq.br/4430069439379816
    Ao longo do tempo, a relação do ser humano com os alimentos passou por diversas modificações até chegar aos dias de hoje, onde a Gastronomia é vista como uma ciência que vai muito além da prática culinária e da combinação de sabores. Em todo o processo da evolução social, o alimento apresenta um valor cultural no desenvolvimento das sociedades. Nesse contexto, a Gastronomia desenvolvida em um bar é uma prática que vai além do simples ato de se alimentar, contribui também para a construção de uma identidade própria de cada grupo social. Com isso, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada durante o estágio supervisionado realizado em um bar na cidade do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, no período de 01 de abril de 2024 a 01 de julho de 2024. Nesse período de estágio foi possível participar de várias atividades relacionadas com a rotina do bar, estive efetivamente contribuindo com a rotina da cozinha, onde preparei os molhos que acompanham os principais petiscos servidos pelo bar e também atuei na preparação dos drinks que compõem o cardápio do empreendimento. Além disso, foi possível estar em contato com outros setores dentro do estabelecimento, como por exemplo, junto ao gerente e subgerente acompanhando a gestão de pessoas, o controle de custo e no treinamento sobre as técnicas de higienização na cozinha. Durante este estágio foram realizadas diversas atividades que serviram para sedimentar os conhecimentos obtidos na sala de aula durante toda a graduação. Foi percebido, na prática, que a Gastronomia é uma área muito mais complexa e com diferentes graus de dificuldade, onde é possível viver a cada dia uma cozinha diferente. Dessa forma, a realização desse estágio contribuiu de forma generosa para o conhecimento, crescimento e experiência pessoal e profissional. Estagiar em um bar, promovendo ao público alegria e diversão foi muito satisfatório. Nesse ponto foi possível perceber como a Gastronomia tem o poder de promover relações humanas e dessa forma fazer parte da construção da sociedade.
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    Avaliação sensorial de mojito artesanal e industrial
    (2023-09-15) Carvalho, Arshiley de Oliveira; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633
    O consumo de bebidas alcoólicas é tão antigo quanto o nascimento da civilização. Desde o momento em que o homem se fixou em comunidades e começou a desenvolver a agricultura, também teve início a produção de álcool, mesmo que de forma espontânea. O avanço das civilizações também trouxe inovações para o mercado de bebidas e a criação das primeiras misturas, inicialmente denominadas punches, a forma mais primitiva de coquetel. Essa necessidade de inovação no consumo de drinks segue até hoje e, por isso, uma nova categoria de drinks foi criada: os coquetéis ready-to-drink. Essas bebidas surgem como alternativa para o consumidor que deseja uma experiência de bar sem precisar se deslocar ao ponto de consumo habitual. O objetivo deste trabalho foi apresentar os coquetéis ready-to-drink, suas características e uma breve análise de mercado. Além disso, para verificar a aceitação dessa categoria de coquetéis foi desenvolvida uma análise sensorial, realizada por 20 participantes treinados, alunos da disciplina de Análise Sensorial do curso de Gastronomia da UFRPE, analisando duas amostras de mojito: uma artesanal e uma industrializada. A análise sensorial avaliou os atributos de cor, odor e sabor das amostras, além de apontar a preferência de compra de cada uma. A amostra industrial foi a preferida dos avaliadores em relação à cor, com 75% das avaliações. Já para os atributos de odor e sabor, a amostra artesanal foi a que recebeu melhor avaliação (80% e 70% das avaliações, respectivamente). Além disso, na análise de intenção de compra, o mojito artesanal foi o que recebeu maior atitude positiva, com 70% dos testadores afirmando que comprariam a amostra. Os resultados mostram que, apesar das similaridades, os drinks de marcas populares não atingem o objetivo de substituir os drinks consumidos em bares, apesar de serem uma alternativa para uma parcela da população.