02.2 - Especialização (UAEADTec)

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    O papel do professor nas estratégias de ensino para crianças autistas: uma análise das práticas inclusivas no município de Passira/PE
    (2024-08-31) Silva, José Fagner da; Pinto, Lucas Alencar; http://lattes.cnpq.br/0226788457940075
    Nos últimos anos, muitas crianças autistas têm chegado às salas para se-rem incluídas. A escola ainda se mostra despreparada para lidar com todos os desafios na inclusão de crianças com espectro autista no dia a dia escolar. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do professor e as práticas pedagógicas nas estratégias de inclusão e ensino inclusivos para crianças autistas em Passira/PE a partir de uma abordagem acerca do contexto do Transtorno do Espectro Autista; de um diagnóstico acerca da Situação Atual das Políticas Públicas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); identificando as Práticas Pedagógicas dos Professores do Ensino Fundamental para Lidar com Alunos com Transtorno do Espectro Autista em Passira-PE; investigando as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores para atender às necessidades específicas dos alunos autistas; e avaliando o nível de conhecimento e capacitação dos professores em relação ao TEA. O referencial teórico contemplou discus-sões acerca do conceito de autismo, por meio das teorias e leis como: de Orrú (2012), Cunha (2017), Rodrigues (2010), Manual do Autismo (2016), (Lei Federal n° 12.764), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo em que se aplicou um questionário e uma entrevista com professores da Escola Mul. Maurina Rodrigues dos Santos, município de Passira. A pesquisa foi realizada com cinco professores que possuem crianças autistas na sala de aula. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os professores possuem conhecimentos acerca do Espectro Autista, mas necessitam de formações pedagógicas continuadas para melhor ensinar e dar suporte ao ensino aprendizagem das crianças com TEA.
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    Os desafios da gestão de recursos humanos na saúde pública municipal de Passira-PE
    (2024-08-17) Silva, Cíntia Ferreira da; Alexandre, Rodrigo Danniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/3855895703137244; http://lattes.cnpq.br/5654203296831475
    Os gestores em saúde pública municipal, quando se trata da administração dos recursos humanos, cumprem a responsabilidade de planejar e gerir o sistema, de forma que se garanta a operacionalização de atividades e a tomada de decisões. Neste contexto, há diversas dificuldades que podem ocorrer na elaboração de planos que sejam adequados ao município. Neste sentido, o presente estudo buscou apresentar os aspectos gerais da gestão em saúde pública e a realidade do município de Passira/PE, acerca da contratação e capacitação de profissionais. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo apresentou uma abordagem qualitativa, que analisou trabalhos da literatura acerca do respectivo tema, avaliando publicações que tratam dos fatores que influenciam na contratação e retenção dos profissionais de saúde em suas respectivas unidades, bem como, a pesquisa em campo realizada por meio de entrevista estruturada com profissionais de saúde e gestão da secretaria municipal de saúde. Os resultados apontaram que as estratégias de retenção e capacitação de profissionais, devem ser planejadas com o intuito de oferecer aos recursos humanos, a possibilidade de crescimento profissional, aliado aos cuidados com a população. Assim, a atuação do gestor de saúde diante dos recursos humanos, busca a resolução de problemáticas para que se melhorem os serviços prestados à população e ofereçam uma melhor qualidade de trabalho aos servidores. Dessa forma, as estratégias voltadas ao trabalho com os recursos humanos na cidade de Passira, buscam aliar meios pelos quais se identifiquem lacunas e se busquem formas de garantir que as políticas de incentivo sejam cumpridas.