02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Item O ensino de Artes mediado por museus virtuais: a tecnologia digital na prática pedagógica(2023-04-28) Silva, Alvanir Ivaneide Alves da; Melo, Josicleide Maria do Nascimento; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/1148619985538727; http://lattes.cnpq.br/3166593694218456Ao longo deste trabalho de conclusão de curso busca-se pensar a respeito do ensino de Artes, mediado por tecnologias digitais, sendo mais preciso, por museus virtuais, que através da internet tem possibilitado que na sala de aula seja acessado acervos de artes diversas. Neste contexto, podem proporcionar ao ensino de Artes, a partir da interdisciplinaridade dos espaços formais com os espaços não formais de ensino e da experimentação do uso das ferramentas digitais como espaço de desenvolvimento das aprendizagens. Sendo assim, o referencial teórico contemplou discussões acerca da relação que pode se medida entre a prática pedagógica e museus, o ensino de Artes, a Semiótica e os recursos midiáticos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na seleção de cinco museus nacionais que possuem virtualidade e na análise de um deles , neste caso, o museu dos memes, por possibilitar de forma mais oportuna, trabalhar a temática da semiótica em sala de aula. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o uso dos memes através do museu virtual , pode possibilitar um espaço de aprendizagem de forma lúdica e focado na compreensão das mensagens contidas nas imagens.Item Passeio virtual ao primeiro observatório das américas: proposta de ensino de astronomia(2022-06-21) Galindo, Juliany da Rocha Cunha; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/5552104733561999Este trabalho apresenta um conteúdo para o ensino e divulgação da Astronomia e Ciências afins, tornando possível visitar o primeiro observatório das Américas. Esse tipo de visitação é realizada de forma virtual proporcionando a qualquer pessoa conhecer o funcionamento do observatório que foi construído sobre o telhado de uma casa portuguesa. Para tanto foi criado um passeio virtual que permite conhecer as salas de observação que o astrônomo Jorge Marcgrave arquitetou e que realizou suas observações dos astros no céu. A construção do passeio virtual foi realizada a partir de documentos com registros históricos do observatório do alemão Jorge Marcgrave em 1639. Focou-se na atualização do formato de visualização do observatório virtual, que possibilitou um sistema mais realístico e com maior qualidade dos recursos gráficos. Para a confecção deste projeto foi utilizado o Blender, (ferramenta em modelagem 3D, versão gratuita) para a animação. O passeio virtual agrega valor às instituições de ensino de forma única, chamando a atenção alunos de várias nações e instituições (Museus, Órgãos governamentais, ONGs). Com o ambiente virtual possibilitou-se adquirir conhecimento sobre fatos históricos importantes para a nossa sociedade, principalmente no campo da Astronomia.
