02.2 - Especialização (UAEADTec)

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    Inteligência Artificial – IA no ensino de língua portuguesa: mapeamento de ferramentas e proposição didático-pedagógica
    (2024-12-07) Silva, Vanessa Vitorino da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5962737159284697
    O presente estudo tem como objetivo identificar as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas ao ensino de produção textual no contexto do 9º ano do Ensino Fundamental. Orientado pela questão de pesquisa "Quais são as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para apoiar proposição didática na área de ensino de Língua Portuguesa, na produção textual no contexto do 9º ano do Ensino Fundamental?". Este trabalho adota uma metodologia de revisão da literatura para mapear as principais tecnologias utilizadas e propõe uma sequência didática que integre essas ferramentas ao processo de ensinoaprendizagem. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Barbosa (2023); De Oliveira Camada e Durães (2020) para discutir as tecnologias digitais na educação. Sobre a Inteligência Artificial na aprendizagem de Língua Portuguesa, destacamos os autores Junior (2024); De Oliveira e Corrêa (2020). Para fundamentar as reflexões sobre produção textual e IA, recorremos aos enfoques dos autores De Queiroz Valentim e Abreu (2024). Consideramos, ainda, o enfoque de Araújo (2024) para fundamentar reflexões sobre o eixo Base Nacional Comum Curricular- BNCC e IA. Fava (2018) com os principais desafios da IA no Ensino de Língua Portuguesa. O estudo também revela a necessidade de formação docente para o uso eficiente dessas tecnologias, apontando que a formação continuada é crucial para a integração estratégica da IA no ambiente escolar. Como contribuição prática, foi proposta uma sequência didática para o desenvolvimento da produção textual no 9º ano do Ensino Fundamental. Conclui-se que a IA tem grande potencial para transformar as práticas pedagógicas, tornando o ensino de Língua Portuguesa mais dinâmico e eficaz, desde que acompanhada de formação adequada para professores.
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    Análise de soluções criadas em tecnologia da informação com uso de inteligência artificial para cidades inteligentes
    (2024-08-31) Silva, Lucas Melo da; Machado, Luiz Claudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257
    Esse artigo tem como objeto de estudo o impacto causado nos cidadãos Recifenses usuários das soluções em Tecnologia da informação criadas pela Empresa Municipal de Informática - EMPREL. o Objetivo é medir esse impacto baseado nas funcionalidades dos programas em benefício aos usuários, descrevê-los e demonstrar sua relevância mensurada pelos números de usuários cadastrados e beneficiados com as políticas. A metodologia é a pesquisa bibliográfica qualitativa e quantitativa com uso de dados estatísticos secundários. Verificou-se quais os programas mais acessados e quais os benefícios trazidos aos usuários. Foi possível concluir que os programas de tecnologia da informação da Prefeitura do Recife são relevantes para seus usuários, sejam na forma de benefícios financeiros, informativos e participação popular nos problemas e desafios de melhoria e políticas públicas na comunidade.
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    Inovação tecnológica e arte publicitária: a interferência do uso da inteligência artificial em filmes publicitários sob a percepção do espectador
    (2023-10-25) Ferreira, Adalberto Ribeiro; Araújo Filho, Mironaldo Borges de; http://lattes.cnpq.br/4535402164652924; http://lattes.cnpq.br/1511373809509639
    As marcas e a publicidade vêm se reinventando imagens atrativas e presentes na memória do público, tornando-se parte do seu cotidiano. Para tanto, adota diversas técnicas para se destacar na mente do consumidor, em meio a muitas informações disponíveis. O presente trabalho teve como objetivos, estabelecer uma relação de conceitos de tecnologia, inovação e inteligência artificial com a arte publicitária e assim compreender como o uso da inteligência artificial interfere na percepção e nas emoções dos espectadores de filmes publicitários. A metodologia aplicada foi de caráter descritivo com abordagem quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta a aplicação de um questionário a respeito de filmes publicitários, a fim de apurar a percepção dos entrevistados sobre o uso da inteligência artificial nesses filmes. Foram analisados três filmes publicitários, sendo um deles criado totalmente com auxílio da inteligência artificial, outro criado parcialmente com o auxílio de IA e um terceiro, sem nenhum auxílio de IA. O estudo indicou com resultados que nos três filmes, a maior parcela dos entrevistados conseguiu identificar quais foram os filmes criados com IA e o que não foi criado com IA.