02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Avaliação da aprendizagem em linguagens e suas tecnologias: análise do manual do professor de inglês do 6º ano na obra formando cidadãos(2025-03-27) Oliveira, Carlos Fernando Ferreira de; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7426301142330622O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar o Manual do Professor da obra Formando Cidadãos da Editora Construir (edição 2024-2025-2026) de Língua Inglesa para o 6° ano, analisando suas práticas de avaliação à luz das diretrizes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental. Desta forma, discutiremos seus fundamentos teóricos, observando e analisando se a obra didática selecionada está alinhada com as diretrizes vigentes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi uma análise da estrutura, da qualidade, da didática, da abordagem pedagógica e se está adequada à BNCC. Essa pesquisa foi fundamentada nas ideias de CURY (2008); Bordoni (2000); Bloom (1993), LIBÂNEO, (1994), JORBA, J SANMARTÍ (2003) e outros. A avaliação está relacionada a vários elementos do contexto escolar, como currículo, planejamento, professores e alunos. É resultado de uma ação contínua que ocorre através do desenvolvimento do próprio aluno, contando com a participação do professor como mediador e regularizador do seu papel para o avanço progressivo dos objetivos do aluno. Esse método é chamado de “ação avaliativa, como a mediação” feito pelo professor no processo educativo.Item Práticas pedagógicas : propondo uma sequência didática de Língua Portuguesa no período considerado pós-pandêmico fazendo uso de TICs(2025-01-02) Silva, Alexsandro Rafael da; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/9379641967819191A atividade que apresentamos como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC da pós-graduação em Estudos da Linguagem e Formação Docente, da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, foi fruto de sequência didática relacionada à disciplina de estágio curricular do curso de Letras-Língua Portuguesa, da Uniasselvi. Tendo como objetivo geral realizar intervenções em duas turmas da Educação Básica visando a contribuição de práticas pedagógicas para docentes de LP no período considerado pós-pandêmico por meio do uso de TICs. Aplicamos duas sequências didáticas: uma em turma de 6º Ano e uma em turma do 1° Ano - Médio. Em ambas, grupos foram formados para se trabalhar trechos de obras de quatro escritores/as da literatura brasileira, bem como resumo biográfico desses/as, culminando com a produção de jogo on-line (6° Ano), por meio do Wordwall, e a produção de textos (literários e/ou não literários) e criação de blog (1° Ano) usando o Blogger. Muito embora boa parte dos/as discentes das turmas tenham mostrado desconhecimento dessas ferramentas, eles/as se mostraram bem interessados/as nas atividades propostas. Isso reforça o quão significativo pode ser o uso de tecnologias digitais no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem na educação formal. Interessante que as TICs que são usadas nas escolas, possam receber cada vez mais atenção, de modo que o seu uso não seja algo pontual, mas possa ser visto como um leque de possibilidades dentro das perspectivas de práticas pedagógicas, favorecendo o processo educacional de cada estudante.Item O papel do professor nas estratégias de ensino para crianças autistas: uma análise das práticas inclusivas no município de Passira/PE(2024-08-31) Silva, José Fagner da; Pinto, Lucas Alencar; http://lattes.cnpq.br/0226788457940075Nos últimos anos, muitas crianças autistas têm chegado às salas para se-rem incluídas. A escola ainda se mostra despreparada para lidar com todos os desafios na inclusão de crianças com espectro autista no dia a dia escolar. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do professor e as práticas pedagógicas nas estratégias de inclusão e ensino inclusivos para crianças autistas em Passira/PE a partir de uma abordagem acerca do contexto do Transtorno do Espectro Autista; de um diagnóstico acerca da Situação Atual das Políticas Públicas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); identificando as Práticas Pedagógicas dos Professores do Ensino Fundamental para Lidar com Alunos com Transtorno do Espectro Autista em Passira-PE; investigando as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores para atender às necessidades específicas dos alunos autistas; e avaliando o nível de conhecimento e capacitação dos professores em relação ao TEA. O referencial teórico contemplou discus-sões acerca do conceito de autismo, por meio das teorias e leis como: de Orrú (2012), Cunha (2017), Rodrigues (2010), Manual do Autismo (2016), (Lei Federal n° 12.764), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo em que se aplicou um questionário e uma entrevista com professores da Escola Mul. Maurina Rodrigues dos Santos, município de Passira. A pesquisa foi realizada com cinco professores que possuem crianças autistas na sala de aula. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os professores possuem conhecimentos acerca do Espectro Autista, mas necessitam de formações pedagógicas continuadas para melhor ensinar e dar suporte ao ensino aprendizagem das crianças com TEA.Item A importância da formação específica na prática docente em arte/educação(2019-07-15) Rito, Luana da Silva; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/0353111682284066Nesta pesquisa abordamos a importância da formação específica na prática docente dos professores de Arte. Apresentamos a reflexão sobre o ensino de arte no Brasil, principais legislações e o regimento interno de ensino da cidade de Jaboatão dos Guararapes em consonância com um estudo de caso realizado na Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, localizada no bairro de Socorro. Para apoiar-nos neste trabalho trazemos as contribuições de Arroyo (2000), Barbosa (1975, 1991), Biasoli (1999), Fusari & Ferraz (1992) (1993), Libâneo (1991), entre outros que tratam da Arte na educação escolar e metodologias de ensino.Item Prática docente no ensino de artes: contribuições da formação inicial para licenciatura em artes nas séries finais do ensino fundamental em escola da rede municipal de Paudalho-PE(2019-07-06) Barbosa, Joselita Coelho da Silva; Souza, Thiago Rogério Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8058860732844067; http://lattes.cnpq.br/7559155278569732Este trabalho tem como objetivo analisar a prática de professores que lecionam a disciplina de artes nos anos finais do Ensino Fundamental, com ênfase nos procedimentos metodológicos adotados em suas práticas docentes a partir de tática que verifique a formação docente de professores que atuam no ensino de Artes e, que auxilie na identificação de como são planejadas e executadas as aulas de Artes atrelando as aproximações e distanciamento entre as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de artes e a prática docente de professores. O referencial teórico contemplou discussões acerca de formação inicial, prática docente e procedimentos metodológicos, tendo como base os seguintes autores: (BARBOSA, 1985, 1991, 2010), (FERRAZ e FUSARI, 2009), (TARDIF, 2010), (PCNs, 1997). Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na realização de pesquisa de campo no colégio municipal de Paudalho, para a coleta de dados foi realizada entrevista semiestruturada, questionário e observações de aulas, os sujeitos foram professores e alunos. Como análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo (BARDIN,1977). Os dados obtidos indicam que não há professores com formação em Artes na escola pesquisada. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a gestão educacional de Paudalho tem uma falta de compromisso com seus professores, pela falta de investimentos em capacitações, e com seus alunos, por terem professores sem formação ou capacitação. Deixando uma lacuna para o aprimoramento do ensino da artes.Item A formação inicial de professores polivalentes e sua relação com o ensino da arte(2019-08-10) Barbosa, Dayse Patrícia Pereira; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/5087371823144795Este trabalho tem por objetivo investigar a formação para o ensino de arte em cursos de Licenciatura em Pedagogia e identificar suas concepções de arte. A partir disso, foi analisado como a formação inicial, graduação, contribuiu para o desenvolvimento das práticas docentes no âmbito das aulas de Artes. Foi realizada análise documental das Diretrizes do curso de Pedagogia, da BNCC e do Projeto Pedagógico do Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, na qual foi utilizada uma entrevista semiestruturada, contendo 6 questões aplicada para 10 professores polivalentes. Os resultados mostraram que os professores se aproximam do entendimento de que a formação inicial não contemplou satisfatoriamente todas as demandas do dia a dia da sala de aula. Sendo necessárias pesquisas, cursos de especializações, entre outros.Item O professor multiplicador e sua relação com a produção cinematográfica na rede municipal de ensino do Recife(2019-07-12) Lima, Giselle Maria Carvalho da Silva; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; http://lattes.cnpq.br/0261751914711054Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre a relação entre o Professor Multiplicador e a produção cinematográfica na Rede Municipal do Recife. Tem como objetivos analisar a função do Professor Multiplicador e sua relação com a produção cinematográfica na Rede Municipal do Recife; identificar as atribuições do Professor Multiplicador; compreender como acontece a formação continuada para o Professor Multiplicador atuar nas produções cinematográficas; identificar as vivências das produções cinematográficas previstas na política de Rede e como ocorrem essas produções no cotidiano da escola. Para isto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como foi aplicado um questionário junto aos professores multiplicadores. A partir deste estudo foi possível conhecer como se dá o desenvolvimento do cinema na Rede Municipal, as possibilidades de melhoria do processo, bem como as dificuldades encontradas. Além disso, foi possível verificar que, mesmo sem ter formação acadêmica que contemple plenamente os conteúdos voltados para cinema, os professores multiplicadores participam de formação satisfatória para a execução das atividades, mesmo esbarrando em outros obstáculos como: a quantidade de escolas que o mesmo multiplicador acompanha e a demanda de outros projetos nas mesmas, a falta de tempo e de materiais adequados na escola para a vivência destes conteúdos.Item Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de astronomia(2022-06-16) Santos, Robson Alves dos; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3132287799322332Mesmo fazendo parte da história da humanidade por cerca de 5000 anos, a ciência Astronomia acaba sendo ainda negligenciada por muitos. Ela está presente em disciplinas como ciências, geografia e física, mas não é abordada como uma área única. Muitos professores encontram dificuldades em lecionar temas astronômicos por não terem sido preparados em sua formação básica, muitos recorrem há livros diversos não possuem uma fonte única e acessível de informação. Com o avanço da tecnologia, a informação chega cada vez mais depressa para o usuário, a exemplo a utilização dos smartphones. As lojas de aplicativos contam com algumas aplicações que podem servir de base para o ensino de várias disciplinas escolares, mas não há uma ferramenta que concentre guias de aulas, roteiros de atividade prática e corpos celestes para observação ao longo do ano. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi propor uma aplicação móvel capaz de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem da astronomia.
