02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Perspectivas das metodologias de pesquisa baseada em arte nas IES – Instituições de Ensino Superior(2023-10-25) Lima, Jacineide de Morais; Oliveira, Karla Danielle Santos de; http://lattes.cnpq.br/6012395906872569; http://lattes.cnpq.br/3182890248564693Este trabalho, reflete sobre os alcances das Metodologias de Pesquisa Baseadas em Arte nos cursos superiores de arte. Investigo como metodologias como a IBA – Investigação baseada em Arte, a PEBA – Pesquisa Educacional Baseada em Arte, a IBA – Investigação Baseada em Arte e também a A/r/tografia, entre outras, tem conseguido responder a algumas questões como diminuir a distância entre a produção artística na academia e a produção acadêmica teórica. Isto é, como os cursos de arte na graduação, mestrado e doutorado em arte têm recebido as propostas de trabalhos artísticos como TCC – Trabalho de Conclusão de Cursos com essas metodologias de pesquisa? Um filme, um ensaio fotográfico, uma performance teatral pode ser o TCC de diversos estudantes com o mesmo valor acadêmico que um paper, artigo ou monografia nas IES – Instituições de Ensino Superior . Esse questionamento também me mobiliza a compreender melhor porque ainda existe uma grande lacuna entre a prática artística e a sua reflexão teórica, ou seja, a práxis artístico-pedagógica na academia. Através de uma pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, denominada pesquisa de Estado da Arte, durante os anos de 2004 e 2019 nas edições da revista ANPED – Associação Nacional de pós-graduação e pesquisa em educação, no grupo de trabalho Arte e educação, iniciei a presente investigação. A partir desse lugar, encontrei pouquíssimos artigos que exploravam essa novidade em termos de metodologias semelhantes em seu conteúdo e proposta e com distintas formas de nomear como a ABER – arts-based educational research, a ABR – arts-based forms of research, bem como à outras nomenclaturas acima citadas, que notadamente possuem o mesmo objeto de investigação com algumas distinções em seus objetivos específicos. Após encontrar poucas publicações sobre esse tema, meu objetivo passou a ser identificar porque ainda existem tão poucas publicações sobre um tema tão relevante para pesquisadores na academia e, consequentemente, identificar o quanto de espaço que há para investigações e publicações em se tratando de, sistematização e aplicação das Metodologias de Pesquisa Educacionais Baseadas em Arte nas diversas áreas do conhecimento no Ensino Superior.Item Transparência na administração pública: uma análise dos portais eletrônicos das instituições públicas de ensino superior da Paraíba(2022-09-12) Braz, José Luis Rozendo; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/2410736249379627Este estudo buscou identificar o grau de transparência das informações divulgadas nos portais eletrônicos das Instituições Públicas de Ensino Superior da Paraíba. Como objetivos específicos: Caracterizar as Instituições Públicas de Ensino Superior da Paraíba; identificar quais informações disponibilizadas pelos portais eletrônicos das Instituições Públicas de Ensino Superior Paraíba se enquadram nos componentes do IndexDUF; comparar a transparência entre os portais eletrônicos das Instituições Públicas de Ensino Superior Paraíba. O referencial teórico contemplou discussões acerca da transparência pública e transparência nas Instituições Públicas de Ensino Superior, tendo como base autores como, Platt Neto et al., (2007), Cruz et al., (2012), dentre outros. É uma pesquisa de natureza quantitativa, do tipo descritivo. Para tanto, utilizou-se o IndexDUF, proposto por Pessôa (2013), para identificar a transparência dos portais eletrônicos de quatro instituições públicas de ensino superior da Paraíba, a saber, UFCG, UFPB, UEPB e IFPB. Quanto aos resultados, constatou-se que o percentual médio de divulgação geral dos portais eletrônicos das IES públicas da Paraíba foi de 77,65%. Os resultados individuais das instituições apontaram uma diferença entre os índices, no qual o IFPB apresentou o menor percentual de transparência, com um valor médio de divulgação geral de 72,56%, seguido da UEPB (75,46%), UFCG (80,76%), e UFPB, com 80,86%. Logo, após a análise dos dados obtidos nos portais eletrônicos das IES, verificou-se a necessidade do aprimoramento dos sites, com a inclusão dos itens que não foram identificados durante a pesquisa, melhorando, portanto, o nível de transparência e permitindo o acesso efetivo da sociedade nas informações buscadas nos portais.Item Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia(2022-06-14) Castro, João Neves Passos de; Cunha, Rodrigo Carneiro; Santos, Larissa Carlos de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9071559983694986; http://lattes.cnpq.br/1697969615559433O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado.
