02.2 - Especialização (UAEADTec)

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Resultados da Pesquisa

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    A integração das TDIC no ensino de língua portuguesa para o ensino médio : uma análise à luz da BNCC
    (2024-12-17) Silva, Adriana Davina da; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/7542205571620316
    Este estudo tem como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa baseada na análise documental. Utilizou-se a BNCC como fonte para examinar a frequência e os contextos dos termos-chave: mídias, tecnologia, TDIC, cultura digital e ferramentas digitais aparecem no documento. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa, ancoram-se nos estudos sobre tecnologia e educação de Moran (2018), Anjos e Silva (2018), Vidal e Miguel (2020) e Varão (2022). Os resultados da análise revelaram que, apesar da presença limitada dos termos-chave na BNCC, eles trazem a intenção de integrar as TDIC no processo educacional. Concluiu-se que a integração dessas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa é essencial para preparar os alunos para a era digital e os professores devem buscar se apropriar dessas ferramentas de forma estratégica, adotando práticas pedagógicas que incentivem a reflexão crítica e a criatividade dos estudantes. Por fim, pode se afirmar que a BNCC orienta de forma precisa o uso das tecnologias em sala de aula, pois quando utilizadas de forma adequada, elas proporcionam uma aprendizagem mais dinâmica e engajante, capaz de preparar os alunos para atuar como protagonistas no mundo cada vez mais tecnológico.
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    Flex-Astro: recurso educacional para o ensino da astrobiologia na educação básica
    (2022-06-04) Souza, João Batista de; Lima, Victor Hugo Moreira de; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/6259720330130203
    As Tecnologias da Informação e Comunicação possibilitam acesso rápido a um grande número de informações, todavia a quantidade e facilidade na obtenção da informação não implicam em conhecimento construído. Partindo desta premissa há algumas estratégias didáticas que tem como objetivo orientar estudantes a utilizarem os recursos tecnológicos, como a internet, no processo de aprendizagem, entre elas a FlexQuest. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo produzir uma FlexQuest voltado ao ensino de astrobiologia com base no princípio da Teoria da Aprendizagem Significativa. A intervenção foi dividida em dois encontros, totalizando 4 horas/aula. A pesquisa foi aplicada na ECITE Luiz Gonzaga Burity, no município de Ingá, Estado da Paraíba, para estudantes da 2ª série do Ensino Médio. O resultado da aplicação da FlexQuest desenvolvida foi realizado à luz da análise dos questionários pré e pós-teste, para categorizar o conhecimento dos estudantes e mapear possíveis mudanças em sua aprendizagem. Mediante análise dos questionários, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos estudantes um melhor desempenho. Desta forma, a FlexQuest foi um recurso didático que contribuiu para a construção do conhecimento nos estudantes da Educação Básica por meio de uma aprendizagem potencialmente significativa.
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    Guia didático para iniciantes em astronomia
    (2022-06-11) Silva, Erika Gracyele da; Araújo, Matheus Levy Costa Viana de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1237022223714693
    O guia didático “Guia didático para iniciantes em astronomia” trata-se de um material instrucional cujo objetivo é servir como material de apoio para aulas do ensino médio, como também servir de manual para uso amador astronômico. De modo que qualquer leitor, ao ter acesso, possa ler e compreender facilmente os conhecimentos trazidos e a realização de suas atividades. Sua proposta também está atrelada a oferecer um material de baixo custo e acessível a todas as pessoas independente de classes socioeconômicas. O guia é composto por orientações de observação do céu a olho nu, leitura de materiais externos e questionamentos provenientes da temática acerca da compreensão do universo, informações sobre localização geográfica na esfera terrestre, características e diferenças entre astros e estrelas, posição das constelações e etc. No processo de elaboração do guia foram realizadas as seguintes etapas: fichamento dos temas, pesquisa textual, design gráfico, ilustrações, recursos pedagógicos e recursos tecnológicos. Pode-se concluir que o guia pode ser utilizado como um material pedagógico, no contexto escolar devido ao seu caráter interdisciplinar e crítico, estando alinhado às novas propostas da BNCC e do Novo Ensino Médio em relação ao ensino das ciências da natureza. Também apresenta uma leitura simples e fluida, com recursos tecnológicos mais atuais e utilização de imagens de aplicativos com a intenção de atrair seus leitores.
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    Literatura de cordel: a arte como recurso didático no ensino de astronomia
    (2022-06-20) Santos, Andralina Milina Ferreira dos; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/3466320626876159
    Devido às ricas possibilidades pedagógicas na aproximação entre arte e ciência, bem como a valorização da cultura popular através da literatura de cordel, houve a necessidade de produzir algum tipo de interlocução no ensino, tendo como objetivo: Promover a letramento científico por meio da aproximação entre astronomia e literatura de cordel. O trabalho se desenvolveu na escola Áurea de Moura Cavalcante, situada em Olinda Pernambuco, onde foram escolhidas 6 turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio para desenvolver a proposta, que se deu em três momentos: O primeiro foi fazer uma sondagem inicial e ver o que os discentes sabiam sobre astronomia, por meio de uma tempestade de ideias e respondendo questionamentos feitos em sala. No segundo momento, foi apresentado um cordel autoral sobre a história da astronomia no estado e se deu início uma breve abordagem sobre literatura de cordel, sua história, importância e forma de escrita, para assim solicitar que as turmas fizessem seus próprios cordéis, sejam em dupla, trio ou grupo ou individual, o prazo foi de uma semana para escrever o texto cujo tema foi de livre escolha, contanto que abordasse algo relacionado a área da astronomia. Ao terceiro momento foi feito um sarau literário para que os estudantes trocassem ideias e contemplassem os trabalhos dos colegas, ouvindo e recitando as literaturas de cordéis. Saldo final foi de 16 textos autorais com assuntos diversos que foram editados para confecção de um livreto.
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    Introdução aos exoplanetas: elaboração de produto digital para o ensino médio
    (2022-06-16) Dias, Karina Teixeira; Silva, José Ronaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3714905065293466; http://lattes.cnpq.br/3720969574339252
    Este trabalho consistiu no desenvolvimento de um produto educacional sobre Astronomia, com ênfase em exoplanetologia. Com o objetivo de torná-lo acessível para ser utilizado como material de apoio para os alunos do ensino médio e professores, o material foi organizado na forma de hipertextos e disponibilizados na internet através da plataforma Google Sites. Espera-se que o material desenvolvido motive professores a utilizarem como material complementar, em especial na disciplina de Física e Astronomia e assim divulgar a exoplanetologia para o ensino médio, produzindo conhecimento.
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    Movimento aparente do sol: uma sequência didática no ensino médio
    (2022) Silva Junior, Cassemiro Ferreira da; Mendes, Renata Akemi Shinozaki; http://lattes.cnpq.br/2026358226342858; http://lattes.cnpq.br/9549155210346756
    O estudo do movimento aparente do Sol, a eclíptica, é uma temática pouco abordada no ensino médio. Considera-se que o ensino regular tenha o seu foco voltado para uma perspectiva de referencial à luz das teorias vigentes, como por exemplo, o heliocentrismo. O presente trabalho busca analisar a reação e percepção de estudantes do ensino médio em uma escola integral na cidade de Recife-PE, quando em contato com uma perspectiva de referencial geocêntrico, estabelecido e consolidado pela esfera celeste, onde os astros se movimentam ao redor do observador. A pesquisa teve como premissa de estudo as estações do ano em função do movimento aparente do sol, ferramentas de diagnóstico como google forms e o simulador de exploração espacial Stellarium. Por meio de aulas gravadas e baseadas nas referências listadas no projeto, os estudantes responderam à pesquisa, compreenderam que tal ponto de vista orienta para a compreensão de fenômenos relacionados a passagem das estações do ano, dias e noites, e identificaram a relevância da aplicação do produto educacional proposto no ensino médio.