02.2 - Especialização (UAEADTec)

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    Efeitos sociais da tecnologia na sala de aula: reflexões a partir de um estudo bibliográfico
    (2019-07-18) Alves, Antônio Fernando de Oliveira; Alves, José Fernando da Silva; http://lattes.cnpq.br/9142049164350284; http://lattes.cnpq.br/7838289764159047
    O impacto e influência da inclusão que a tecnologia ocupa gradativamente no seu espaço na educação, através das diversas ferramentas que compõem esse seguimento é a proposta dessa monografia, buscando adentrar pelo supracitado ambiente e refletir uma realidade, daquilo que ocorre com a implementação da tecnologia no cotidiano escolar, essa revisão bibliográfica, trata de uma compilação plural de descritores de destaques nos seus seguimentos, onde fundamentará o norte dessa monografia, tendo sempre como proposta, relatar as condições e efeitos dessa união triangular, entre professor, aluno e tecnologia. Além de convidar para mesa dessa discussão, também a importante participação governamental, seja nas suas atribuições peculiares de oferecer estruturas e implementar leis que possam surtir o resultado de colaborar mais, para um trabalho eficiente entre os atores envolvidos, por esse viés traçaremos o objetivo de reforçar o aprimoramento do setor educacional, por essa advinda da tecnologia em sala de aula, formadora de um novo perfil de cidadãos, desde os discentes, até os mais experientes, sejam pelo ensino presencial ou a distância, promovendo salutar construção educativa, dentro dessa contextualização é o que absorvemos de aprendizado a cada passo de desenvolvimento de nossa monografia.
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    Desenvolvimento e utilização de aplicativos para ensino de astroquímica
    (2022-06-09) Silva, José Ewerton da; Henrique, Mariana Alves; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3375067276397113; http://lattes.cnpq.br/6546177378625414
    Compreender o Universo que nos cerca é um grande desafio e é por meio da educação que podemos interagir com essa realidade. Despertar o interesse de alunos por Ciências como a Astroquímica tem sido um desafio e a falta de conhecimento nessa área vem trazendo consequências para nossa sociedade, pois é através da Astroquímica que temos conhecimento que o espaço está repleto de moléculas e que muitas moléculas do planeta Terra foram formadas no espaço. A astroquímica é uma ciência multidisciplinar que estuda os átomos, as moléculas e as reações químicas no espaço sideral, bem como compreender a evolução e composição química do universo, os fenômenos químicos que se dão no espaço. Tendo em vista essas dificuldades, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma estratégia didática para utilização de um aplicativo no processo de ensino e aprendizagem da Astroquímica. Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando e muitas pessoas têm acesso a smartphones e internet tornando esse recurso ainda mais acessível para fins educativos no processo de ensino aprendizagem. O aplicativo desenvolvido, denominado AstroQuímica, foi criado com auxílio da plataforma “fábricas de aplicativo” conhecido como Fabapp. O AstroQuímica é um aplicativo de conhecimentos químicos relacionados com a Astronomia que objetiva disponibilizar conteúdos e curiosidades sobre a Química do universo. No aplicativo, além de contribuir para o estudo dessa Ciência, o mesmo possibilita verificar seus conhecimentos com questões sobre Astroquímica. Com a finalidade de obter um resultado mais efetivo na resolução problemas enfrentado pelos professores da educação básica foi desenvolvida uma sequência didática (SD) como proposta de uso do aplicativo.
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    Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
    (2022-06-14) Castro, João Neves Passos de; Cunha, Rodrigo Carneiro; Santos, Larissa Carlos de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9071559983694986; http://lattes.cnpq.br/1697969615559433
    O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado.
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    Uma sequência didática voltada para o estudo de asteroides e crateras de impacto
    (2022-06-18) Almeida Junior, Astério Pereira de; Ferro, Flávio Ferreira; Monteiro, Filipe Vieira de Melo; http://lattes.cnpq.br/2712939147694112; http://lattes.cnpq.br/8172784648129164; http://lattes.cnpq.br/3705669706812882
    Um dos principais pontos de interesse na astronomia é a compreensão dos Asteroides e Meteoros, a sua formação, localização e os perigos que podem representar ao nosso planeta e a nossa civilização. Ao longo da história percebemos evidências de impactos de grandes asteroides, tendo como prova as numerosas crateras presentes na superfície da Terra e outros planetas. Tais crateras, muitas vezes, são quase imperceptíveis, pois a vegetação, a erosão e outros efeitos alteraram a aparência dessas formações em nosso planeta. Neste contexto, foi desenvolvida uma sequência didática para o Ensino Médio utilizando diversos recursos pedagógicos com o intuito de fornecer ao aluno uma aprendizagem mais prazerosa e crítica acerca dos pequenos corpos do nosso Sistema Solar. Os conteúdos contemplados nesta sequência foram cuidadosamente selecionados, abordando temas fundamentais de astronomia para a compreensão do tema principal. Para tanto, alguns recursos tecnológicos são necessários, como os aplicativos de celulares, softwares para a localização e identificação de crateras de impacto na Terra, além de um datashow. Além disso, a problematização levantada no presente trabalho foi utilizada como um guia para elaboração da sequência didática, objetivando assim um maior envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem a partir de uma perspectiva crítica. Portanto, além de incentivar o engajamento dos estudantes do Ensino Médio para a Astronomia, essa sequência pode ser utilizada por outros professores conforme a necessidade e a realidade de cada instituição de ensino, podendo ser aplicada até mesmo para turmas do Ensino Fundamental. Por fim, o conhecimento do Sistema Solar em que vivemos é um importante passo para a formação científica e crítica dos alunos, que serão capazes de filtrar e interpretar notícias veiculadas em diferentes meios de comunicação sobre asteroides próximos da Terra, missões espaciais e crateras de impacto no Brasil e no mundo.