02.2 - Especialização (UAEADTec)

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    Mentalidade fixa e mentalidade de crescimento: desafios do aprendizado escolar
    (2024-12-10) Matias, Débora Tomé da Silva; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614
    Este estudo investiga a importância e o impacto da mentalidade do aluno no processo de aprendizagem, analisando como as crenças que os estudantes possuem em relação às suas habilidades — e ao desenvolvimento dessas habilidades — influenciam seu desempenho escolar. Adota-se uma abordagem fundamentada em uma revisão bibliográfica da literatura existente sobre a teoria de Carol Dweck, bem como outros estudos relevantes nas áreas de educação, psicologia e aprendizagem. A análise da literatura indica que alunos com mentalidade de crescimento acreditam que suas habilidades podem ser desenvolvidas com esforço e prática, o que se reflete em maior motivação e persistência diante dos desafios. Em contrapartida, alunos com mentalidade fixa tendem a não acreditar no desenvolvimento de suas capacidades e, como resultado, demonstram maior propensão à desistência diante de obstáculos. Com base nas evidências levantadas, o estudo conclui que é fundamental que os professores promovam a mentalidade de crescimento em sala de aula, utilizando estratégias pedagógicas que incentivem o esforço, a prática e o aprendizado a partir da experiência do erro. O estudo também sugere a realização de futuras investigações empíricas sobre a aplicação da mentalidade de crescimento em diferentes contextos educacionais, por meio de entrevistas e intervenções práticas em sala de aula.
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    Entre traçados de tesouras e batidas de bombo: um estudo sobre o imaginário e o ensino de artes
    (2019-07-26) Silva, Suelma Cristina Bernardo da; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/4581218826933251
    O presente estudo parte de compreensão das interferências que o arcabouço imagético e imaginário cultural do/a aluno/a torna-se um facilitador no seu processo de aprendizagem na sala de aula, mais especificamente na disciplina de artes. Os percursos traçados por nossa história e construção cultural são um dos vieses mais ricos para a estruturação identitária de um povo. O arcabouço imagético criado por essas vivências tem, em diversas dimensões, muita ligação com as práticas socioculturais e as construções pedagógicas do seu processo de compreensão. A Teoria do imaginário segundo Gilbert Durand fora um dos norteadores desse estudo, pois a mesma permite traçar processos de compreensão do arcabouço imagético de forma sensível, a fim de compreender os processos contemporâneos e metodológicos de ensino de artes. Guiando-nos nesse percurso reflexivo dos processos de arte/educação, norteamo-nos através da Abordagem Triangular desenvolvida e experienciada pela pesquisadora Ana Mae Barbosa, que possibilita uma experiência solida e de aproximação das vivências artísticas, bem como, de todo o processo histórico cultural que a circunda. Buscando elucidar e dar bases a esse estudo, observações não participativas foram vivenciadas em ambiente escolar, buscando analisar os processos de troca ente alunos e professores, e a efetividade de utilização dos processos contemporâneos de ensino, bem como se dão o reconhecimento pessoal desses alunos nas atividades propostas. Após essas observações foi possível traçar um entendimento de como trabalhar o imaginário e as práticas contemporâneas em conjunto resultam em bons resultados escolares.
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    A Tríade Significativa nas aulas de arte como possibilidade de transformação da realidade escolar: o caso da escola cidadã integral prof. Anésio Leão
    (2019) Melo, Iago José Lima de; Alves, José Fernando da Silva; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/9142049164350284; http://lattes.cnpq.br/4075226809765649
    Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral explicar o conceito de tríade significativa, criado pelo autor dessa pesquisa, como sugestão metodológica a ser trabalhada nas aulas de arte, relatando suas possíveis contribuições para as transformações da Escola Cidadã Integral Professor Anésio Leão, em Campina Grande-PB. Iniciativa motivada pela percepção de que os três conceitos trabalhados, a arte, a alteridade e o contexto social, associados, contribuíam para um ensino-aprendizagem significativo. A pesquisa teve como objetivos específicos: descrever como chegamos ao conceito de tríade significativa, bem como quais os elementos que a compõe; identificar a escola em estudo quanto a sua localização, espaço, comunidade escolar e outras particularidades; mostrar, brevemente, práticas artístico-pedagógicas realizadas durante o ano de dois mil e dezoito, tendo como princípio de produção a tríade significativa; entender como a tríade significativa foi pensada para ser trabalhada nas aulas de arte da escola; realizar um estudo comparativo entre o passado e o presente da escola, tendo como fator de observação as práticas artístico-pedagógicas desenvolvidas no ano de dois mil e dezoito, bem como a resposta dos alunos ao formulário aplicado; buscar entender, por meio da análise de formulários aplicados, como as aulas de arte mudaram a realidade e a imagem da escola em estudo. A partir disso, foi utilizado o conceito investigativo de (LEITE, 2008), como procedimento metodológico para o desenvolvimento dessa pesquisa, assim como os estudos de (BARBOSA,1998), sobre a abordagem triangular da aprendizagem, que serviram como norte para o planejamento e para a execução dessa pesquisa. O entendimento da alteridade pelo viés antropológico de (LAPLANTINE, 2003), se mostrou significativo para o que pretendíamos exemplificar. Por fim, os estudos de (FREIRE, 2011), sobre contextualização, bem como o entendimento de (SANTOS, 1998), sobre sujeito-espaço e espaço-sociedade contribuíram para o desenvolvimento da ideia central. Ao longo do relato, realizou-se um estudo comparativo entre o passado e o presente da escola. Tivemos como resultado dessa pesquisa os trabalhos artisticos desenvolvidos na escola no ano de dois mil e dezoito, esses que serão descritos e estudados, retomando a hipótese inicial à luz dos resultados obtidos.
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    Fundamentos da astronomia e meteorologia para o ensino fundamental e médio
    (2022-06-11) Farias, Ricardo da Silva; Almeida, Zalmon Carneiro de; Rabelo, Aneide Rocha de Marcos; http://lattes.cnpq.br/2136615453127457; http://lattes.cnpq.br/7750434685370733; http://lattes.cnpq.br/3500048957526705
    Este trabalho de concussão de curso apresenta uma proposta no ensino relacionada a disciplinas diversas, no qual se destaca a matemática, geografia, física, história, que visa facilitar o entendimento interdisciplinar utilizando um único material de apoio. Além de despertar o interesse por estas disciplinas através do livro paradidático desenvolvido como produto educacional, com a temática Fundamentos da Astronomia e Meteorologia para o Ensino Fundamental e Médio, para ser utilizado com alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Colégio Militar do Recife (CMR), escrito em cinco capítulos e adicionado de um capítulo extra contendo Instruções para o seu uso, com o objetivo de gerar melhor conexão com as disciplinas escolares. Apresenta-se um panorama da dificuldade enfrentada pelos estudantes e professores em relação a compreensão, interligando informações, dos temas apresentados no material em anexo. Foram elaborados materiais contendo teorias e atividades investigativas em sala de aula, de maneira contextualizada, incluindo a utilização, em alguns casos, materiais recicláveis. Desta forma este material vem como sugestão de paradidático, passível de ser usado por estudantes autodidatas e professores, colaborando com sua formação continuada.
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    AstroGestor, um aplicativo checklist
    (2022-06-15) Costa, José Iago Matheus Barbosa; Coutinho, Nicolle Cabral; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Leão, Renata Sá Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9253144963508579; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/8777428923521869; http://lattes.cnpq.br/4536582058890010
    Estudar Astronomia é uma tarefa interdisciplinar, que envolve diversas áreas das ciências. Durante as etapas da Educação Básica, o contato com essa disciplina pode despertar nos jovens o interesse por carreiras profissionais ligadas à Ciência e Tecnologia. Apesar de sua importância, o ensino de Astronomia nas escolas ainda se encontra deficitário, seja pela falta de observação do céu noturno como atividade prática, seja pela má formação dos professores. Diante do posto, a criação de clubes de Astronomia colabora com o ensino-aprendizagem em sala de aula, proporcionando atividades diversas que provoquem nos participantes o pensamento crítico-reflexivo e ajuda com a formação da cidadania. O presente trabalho objetiva a criação de aplicativo para plataforma móvel como produto educacional que venha a ser utilizado por criadores/gestores de clubes de Astronomia. Foi executado um aplicativo do tipo checklist, com o qual o gestor do clube, mesmo que iniciante na tarefa, tenha uma orientação e suporte para a aplicação de cada atividade, etapa por etapa, sobre o funcionamento de um clube de Astronomia. O aplicativo foi produzido através da plataforma MIT App Inventor, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, uma ferramenta de programação que o programador pode construir aplicativos por blocos sem que para isso seja necessária formação em computação. Espera-se que o aplicativo chamado “AstroGestor” desenvolvido fique disponível e gratuito a todos os interessados em criar clubes de Astronomia no Brasil, podendo atuar como um bloco de tarefas eletrônico e de fácil acesso, que possa auxiliar os indivíduos nos procedimentos de atividades de clubes de Astronomia.
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    Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
    (2022-06-08) Alencar, John Miranda; Cavalcante, Vinícius Albuquerque; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6354901727868389; http://lattes.cnpq.br/9143007203563032
    Nessa pesquisa abordamos o ensino de Astronomia com foco no Sistema Solar e na colonização do planeta Marte. A pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação de um jogo educacional com estudantes do Ensino Médio da EREM Sizenando Silveira, foram escolhidas duas turmas do 1º ano e duas turmas do 2º ano para aplicação do produto educacional. O referencial teórico foi baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel e nas teorias de ensino através de jogos de Lev Vygotsky. Para isso dividimos o presente trabalho em 5 momentos, no primeiro momento aplicamos um teste de sondagem, no segundo momento ministramos aulas expositivas com uso de recursos didáticos interativos, no terceiro momento os estudantes assistiram a um documentário sobre viagem espacial, no quarto momento aplicamos o jogo educacional que desenvolvemos e no quinto e último momento reaplicamos o teste diagnóstico com o propósito de discutir os resultados óbitos através do produto educacional. O produto educacional consiste num jogo físico de tabuleiro, adaptado a partir do jogo Imobiliário (Monopoly) onde em todo o seu percurso os estudantes devem contar com estratégias e com seu conhecimento de astronomia. A partir desse trabalho foi possível constatar que aulas com o uso de software interativo permitem ao educando interagir melhor com o conteúdo e desenvolverem um senso crítico acerca das dificuldades de uma colonização espacial, adicionalmente o uso de jogos didáticos se mostra um método capaz de incentivar os estudantes pelos tópicos relacionados ao ensino de astronomia e outras áreas afins.
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    Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
    (2022-06-14) Castro, João Neves Passos de; Cunha, Rodrigo Carneiro; Santos, Larissa Carlos de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9071559983694986; http://lattes.cnpq.br/1697969615559433
    O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado.
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    Uma proposta de sequência didática sobre o ensino de Planetas do sistema solar usando o jogo de trilha como Ferramenta educacional
    (2022-06-17) Silva, Cláudio Roberto Barrozo da; Lima, Márcio Antonio de; Santos, Larissa Carlos de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9071559983694986; http://lattes.cnpq.br/3797629213095919; http://lattes.cnpq.br/4874234219166591
    O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática sobre o estudo dos planetas e planetas anões do nosso Sistema Solar. Destacando os conceitos e características de cada astro e explorando os diversos contextos na Educação Básica se fundamentando nos documentos oficiais, como o currículo de Ciências da rede estadual de Pernambuco. A abordagem desses temas será apoiada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, e uso diversos organizadores prévios, como recursos para promover a interação entre os temas abordados. E apresentamos como produto educacional um jogo de tabuleiro, precisamente, um jogo de trilha, e assim explorando as potencialidades que os jogos educativos possibilitam no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O jogo, Pé na Trilha da Astronomia, possibilita o estudo dos temas abordados gerenciando o momento lúdico e pedagógico que ocorre na aplicação de um jogo educativo.
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    Maremolência: um produto educacional para explorar a influência das marés na cidade do Recife
    (2022-06-13) Soares, Aline Maria da Silva; Santos, Josè Phillipe Joanou Pereira dos; Mendes, Renata Akemi Shinozaki; http://lattes.cnpq.br/2026358226342858; http://lattes.cnpq.br/3706259240557920; http://lattes.cnpq.br/6673788295435463
    O presente trabalho apresenta um paradidático que de forma lúdica ensina a influência das marés na cidade do Recife, tendo em vista a importância de estudar astronomia realizando ligações com situações contidanas e culturais, de forma que contribuia significativamente no desenvolvimento global do discente no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo um produto educacional que aborda os conceitos sobre os fenômenos lunares, a partir das relações entre as marés e a cidade do Recife. Em meio a tantas tecnologias desenvolver um livro fisíco afim de incentivar a leitura e possibilitar um trabalho de forma interdisciplinar nas escolas. É no ensino fundamental o momento propício para uma intervenção pedagógica onde favoreça o desenvolvimento de argumentação e observação do discente. Ao longo da vida, os discentes constroem saberes de acordo com suas práticas cotidiana, remodelados por meio das aulas na escola. Nesse contexto, se torna importante o estudo dos fenômenos naturais no seu aprendizado acerca das relações estabelecidas entre os saberes cotidianos e os saberes científicos.
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    Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes como incentivo para o ensino de astronomia na educação básica
    (2022-06-18) Martins, Wesley Handerson Barreto da Silva; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1299256530124832
    O presente trabalho trata sobre a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e sobre a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) como incentivo para o ensino de Astronomia na Educação Básica. Primeiramente o estudo da Astronomia é pautado pela BNCC a partir do 1° ano do ensino fundamental anos iniciais até o 9° ano do ensino fundamental anos finais na disciplina de Ciências e em todo o ensino médio na disciplina de Física, mas geralmente os conteúdos são pouco abordados devidos a inúmeros problemas: falta de formação específica para os professores, dificuldade no domínio de conteúdo, falta de material específico, infraestrutura e tempo. Pensando em associar a OBA e a MOBFOG com um melhor ensino de Astronomia foi pensando em elaborar um guia didático para auxiliar os professores com a elaboração de roteiro para estudo de assuntos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental e construção de foguetes.