02.2 - Especialização (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2891
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A arte como artefato pedagógico/reflexivo nos livros didáticos de sociologia(2019-06-18) Costa, José Raimundo Silva; Vila Nova, Júlio Cesar Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6629242832192015; http://lattes.cnpq.br/3172206035987713Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a utilização de imagens de arte como artefato pedagógico no Livro Didático de Sociologia, e mais pensar a poética artística como ponto de partida para reflexão sociológica no Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os Livros de Sociologia selecionados no âmbito do PNLD/2015 para o triênio 2018-2020. Especificamente, analisamos o papel das imagens de arte na construção de sentidos do conhecimento sociológico, um canal de acesso a bens culturais dinamizando o desenvolvimento da cidadania. Os encaminhamentos teórico-metodológicos eleitos para a construção da pesquisa foram desenvolvidos no âmbito da metodologia qualitativa, especificamente à luz dos Estudos Culturais e estudos da Cultura Visual.Nesse sentido, as imagens serão aqui pensadas não simplesmente como um dado, mas como uma um artefato performático, um campo de estudos. (BANKS, 2009). Portanto, essa estratégia de associar textos escritos com imagens visuais além do seu apelo estético contribui para desenvolver uma identificação dos estudantes em relação a esses recursos imagéticos, pois alguns desses signos fazem parte do seu repertório sociocultural e estético. Nos resultados e discussão identificamos que no conjunto dos livros analisado duas obras se destacam na utilização da cultura visual, estabelecendo uma relação dialógica com a maioria das imagens. Os livros se destacam no uso de charges, de fotografias e do grafite em atividades e exercícios como mediadores de aprendizagem. Em síntese, dos cinco livros analisados apenas um conseguiu desenvolver e atingir em parte alguns parâmetros do alfabetismo visual.
