02.2 - Especialização (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2891

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tecnologias mobile no ensino de Artes para estudantes surdos
    (2023-05-25T03:00:00Z) Carmo, Clessiane Silva do; Santos, Viviane Carmo dos; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/5246105586168825; http://lattes.cnpq.br/6611025423853493
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as tecnologias mobile podem contribuir para o ensino e aprendizagem de Artes por crianças surdas, a partir de análises sobre como os professores fazem uso das tecnologias digitais no ensino de Artes. Foi considerada a utilização de tecnologias mobile como: FlipaClip e Google Arts & Culture. Além da aplicação destas ferramentas nas atividades de Artes com alunos surdos, e verificação dos benefícios desse uso. O referencial teórico contemplou discussões acerca da necessidade das escolas se adequarem para atender os educandos surdos, a importância do conhecimento de Artes, os variados contextos que os aplicativos podem ser utilizados no ensino de Artes e sobre considerar o contexto do aluno como condição para que o ensino de Artes possa promover experiências intelectuais. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisas bibliográficas, questionário e observações de aula com professores e estudantes surdos do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal do Estado de Pernambuco. A pesquisa constatou que práticas educativas inovadoras, com o uso das tecnologias mobile, contribuem positivamente no ensino e aprendizagem de estudantes surdos.