TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)
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Item Desenvolvimento da Plataforma Corporate: autogestão de serviços de saúde para empresas(2025-03-26) Morais, Gabriel Lourenço de; Bocanegra, Silvana; http://lattes.cnpq.br/4596111202208863; http://lattes.cnpq.br/7194069568041433A rede privada de saúde do Brasil ano após ano vem sofrendo prejuízos que atingem patamares de bilhões de reais e ainda assim uma parcela significativa da população brasileira não possui acesso à saúde de qualidade. Afetadas diretamente por este cenário, as empresas são impactadas financeiramente por reajustes livres de negociação dos planos de saúde, forçando-as a buscar alternativas seguras, sustentáveis e de qualidade. Neste relatório, será apresentado um produto desenvolvido na empresa Exmed capaz de proporcionar uma economia real para as empresas brasileiras, ofertando um serviço de autogestão da saúde para seus colaboradores que, em uma única plataforma, poderão gerenciar seus gastos com saúde, aprovar os procedimentos necessários e assim evitar desperdícios. Também serão abordados os detalhes técnicos do desenvolvimento, envolvendo os conceitos fundamentais de plataformas modernas, as ferramentas utilizadas na implementação, as estratégias de performance, a estruturação de um projeto escalável e auto-gerenciável, além dos módulos e formas de comunicação entre os sistemas internos da Exmed. Por fim, serão apresentados alguns resultados obtidos pela empresa com a implementação desta plataforma.Item Desenvolvimento de no-code no FlowUp: construção de campos personalizáveis(2024-10-04) Santos, João Victor Vieira Silva dos; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/5366897410770757O presente trabalho tem como foco a implementação de funcionalidades No-Code no sistema ERP FlowUp com o objetivo de oferecer maior flexibilidade e personalização para os usuários. Utilizando a metodologia Design Thinking, foram desenvolvidos campos personalizados que permitem uma melhor adaptação do sistema às necessidades específicas de cada empresa. As entrevistas realizadas com stakeholders confirmaram a utilidade da funcionalidade, sugerindo melhorias para sua expansão. O estudo conclui que a introdução de No-Code no FlowUp é uma solução eficiente para personalização, oferecendo novas possibilidades de evolução e integração de dados.Item Ações para diminuição do número de cancelamentos de uma empresa do setor fitness (ESF)(2024-02-08) Macena, Jean Karlos Clemente de; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/1965699603282309Após uma análise que revelou um aumento significativo no número de cancelamentos de assinaturas, a equipe de negócios do ESF realizou um estudo detalhado junto aos seus clientes para identificar as principais causas dessas desistências. Foi constatado que as razões mais recorrentes eram os valores mensais elevados e a necessidade de realocação para outras cidades ou estados, muitas vezes relacionada a motivos como trabalho ou faculdade. Com base nessas descobertas, foi concebida uma solução para aprimorar a retenção de clientes durante o processo de cancelamento. Caso o cliente mencionasse que a principal razão era de ordem financeira, seria oferecida uma opção especial chamada ”Downgrade”, permitindo que o membro optasse por um plano com menos recursos, porém com um preço mais acessível por possuir um desconto de retenção, ao invés de finalizar a filiação. Além disso, outra medida adotada foi a implementação da transferência de membros entre unidades, garantindo que os eventuais descontos mantidos na unidade de origem fossem preservados. Para viabilizar essas mudanças e aperfeiçoar a comunicação com os fornecedores externos, uma solução técnica foi desenvolvida, utilizando tecnologias como Java Spring Boot, AWS, Banco de Dados e outras ferramentas essenciais para a orquestração do processo. Com essas iniciativas, o cliente A almeja aprimorar a experiência dos clientes, reduzir o número de cancelamentos e, consequentemente, aumentar a satisfação geral com os serviços oferecidos. O objetivo é criar uma abordagem mais centrada no cliente, permitindo que eles tenham flexibilidade e opções personalizadas que atendam às suas necessidades e orçamento.
