TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

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    A importância da literatura infantojuvenil na formação leitora : um mapeamento sistemático de literatura
    (2023-10-27) Leite, Mariana Beatriz Batista; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7500551533132316
    A literatura infantojuvenil é muito importante para a formação de leitores. Nos últimos anos, tem demonstrado grandes níveis de crescimento, em termos de volume de vendas e rentabilidade. Quando iniciada na infância, pode ser fator fundamental para o futuro letramento literário do indivíduo. Levando isso em consideração, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral buscar trabalhos feitos nos últimos cinco anos, analisando a forma como os temas de letramento literário na infância e de formação de leitores críticos têm sido abordados, realizando um mapeamento sistemático a partir de três strings de busca, em três repositórios digitais de pesquisa. Como fundamentação teórica, foram utilizadas obras relevantes, como a de Freire (1989) e Lajolo e Zilberman (1991). A partir do mapeamento realizado e dos trabalhos utilizados, os resultados apontam que, de fato, a literatura infantojuvenil, quando apresentada ainda na infância e de maneira adequada, é fator determinante para a formação de pessoas com maiores níveis de letramento literário. Foi possível perceber também, que ainda há a necessidade de produção de mais pesquisas nesse âmbito, de modo a ampliar os documentos disponíveis para pesquisa.
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    O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos
    (2021-08-21) Magalhães, Jaciara Ribeiro; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/4002481378927384
    A Base Nacional Comum Curricular – BNCC configura-se como documento norteador do currículo brasileiro no contexto da educação básica, revelando-se como marco norteador para planejamentos didático-pedagógicos. Na BNCC, a literatura é apresentada no campo artístico-literário, sendo contemplada, de modo transversal, e articulada ao componente curricular de Língua Portuguesa. No contexto da BNCC do Ensino Fundamental, temos a preocupação de verificar o lugar da literatura infantojuvenil, considerando-se desafios e perspectivas para a formação de leitores críticos. O objetivo principal deste estudo é analisar concepções teórico-metodológicas sobre literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental, considerando competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. Diante disso, este trabalho enfatiza a importância de formar leitores literários no ambiente escolar, de modo a conscientizá-los sobre as potencialidades críticas e criativas da literatura. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de Lajolo e Zilberman (2017), Caldin (2010), De Paula e Delácio (2014) sobre reflexões direcionadas à literatura infantojuvenil. Além disso, destacamos o enfoque de Candido (1995) sobre o direito à literatura. Em relação à metodologia utilizada para a realização deste trabalho, destacamos a pesquisa bibliográfica, priorizando-se abordagem qualitativa, em relação ao objetivo inicial desta investigação. Em síntese, verificamos que, na BNCC do Ensino Fundamental, a literatura infantojuvenil ainda ocupa lugar periférico, se considerarmos competências e habilidades propostas para a formação de leitores. É imprescindível que o professor utilize metodologias diferenciadas para atribuir sentido aos textos literários lidos em sala de aula, e que haja momentos de compartilhamento de leituras, críticas e debates sobre a literatura infantojuvenil, com vistas à formação de leitores críticos no contexto do Ensino Fundamental.
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    A literatura infantojuvenil no livro didático de língua portuguesa: análise de propostas de exercícios de leituras literárias
    (2018) Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8911417079521641
    A literatura infantojuvenil é um segmento literário que se dedica exclusivamente aos adolescentes e às crianças,inserindo o aluno ao processo de leitura. Com acesso ao livro didático, o aluno tem a possibilidade de ser um futuro leitor, desenvolvendo a sua criticidade de leitura em graus mais profundos. Neste sentido, o presente trabalho traz reflexões acerca do tratamento dado à literatura infantojuvenil nos exercícios propostos em livros didáticos de língua portuguesa no6º ano do ensino fundamental. Nesta perspectiva, trazemos uma análise do Livro Didático de Língua Portuguesa, da coleção Português/Linguagens (6º ano), dos autores William Cereja e Thereza Cochar. O trabalho tem como objetivo geral analisar o tratamento dado no livro didático de Língua Portuguesa (coleção Português/Linguagens) para a literatura infantojuvenil no processo de formação de leitores no ensino fundamental/anos finais, tendo em vista atividades propostas para práticas de leitura literária. Os objetivos específicos são: Estudar a literatura infantojuvenil no processo de formação de leitores; Descrever principais gêneros textuais utilizados para atividades de leituras literárias infantojuvenis apresentadas na coleção de livros didáticos do ensino fundamental-Português/Linguagens (6º ano) e Analisar propostas de exercícios de leituras literárias infantojuvenis em livros didáticos de língua portuguesa, com foco na coleção Português/Linguagens (6º ano). Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, com foco na análise de conteúdo. Nela, pesquisamos estudos de importantes autores que trouxeram contribuições relevantes sobre a literatura infantojuvenil, como Zilberman, Lajolo, Pinheiro e Cosson.
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    Práticas de letramentos literários no ensino fundamental: diálogos com a literatura infantojuvenil
    (2019) Silva, Maria Aparecida Moura da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/7227696801201162
    O principal objetivo deste trabalho é analisaras práticas de letramentos literários de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, considerando a literatura infantojuvenil como estratégia na motivação da leitura literária. Como aporte teórico, utilizamos abordagens de Caldin (2010), Zappone (2008), Soares (1998,2006), Lajolo (2000), Zilberman (2004),Santos (2011) e Cosson (2009). Em termos metodológicos, recorremos à pesquisa-ação com proposta de intervençãopedagógica, considerando, sobretudo, o enfoquede Cosson (2009) no planejamento didático de uma oficina literária realizada com discentes do 6º ano do ensino fundamental. Partindo de uma proposta de intervenção pedagógica, pautada na sequência básica de Cosson (2009), apresentamos estratégias didáticas na motivação da leitura literária, tendo em vista o trabalho com a literatura infantojuvenil para ampliar práticas de leituras e letramentos literários. No desenvolvimento do trabalho, notamos que os educandos participaram ativamente dos processos de leituras e releituras literárias.
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    Contação de histórias: Descobrindo o imaginário da literatura infantojuvenil
    (2019) Santos, Kézia Gabriela Silva dos; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/6873739667575780
    O objetivo deste trabalho é desenvolver a leitura significativa e a oralidade de alunos do 9° ano de escola pública através da contação de histórias. A contação de histórias é uma forma de expor a leitura realizada e para fazer tal ação é necessário que tenha tido uma leitura e que o leitor tenha captado os detalhes e, de fato, compreendido determinado texto. Na escola em questão há um projeto em que toda semana cada aluno pega um livro na biblioteca, porém os alunosnão liam o livro, apenas pegavam por rotina ou para passear na escola. Assim este trabalho vem com a intervenção de mostrar aos alunos o gênero crônica e mostrar que é prazeroso ler e partilhar da mesma através da contação de histórias, trabalhando leitura e oralidade em um único trabalho. Através das perspectivas Barbosa (1990), Kleiman (1993), Rampelotto e Gizéria (2017), Zilberman e Geraldi (2006) e Peruzzo (2011) é explanado a importância da leitura na vida do indivíduo e as formas de utilizá-la pelo professor, que, muitas vezes, acaba reduzindo a importância da leitura a simples finalidades de exercícios gramaticais. A contação de histórias utilizada nos anos finais do ensino fundamental II é uma alternativa para trazer novas perspectivas aos discentessobre a literatura.Através desse método, os alunos irão identificar a necessidade de uma leitura profunda e assídua, observando aspectos importantes e características das obras literárias a fim de realizarem uma boa contação de histórias. Tudo isso objetivando que o público espectador sinta-se inserido na história de forma contextualizada de modo que a sua devida atenção seja alcançada.
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    Contação de histórias na era digital: a importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores críticos
    (2019) Bandeira, Karina Bastos de Luna; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/7003805851081385
    Formar leitores é ajudá-los a desenvolver práticas de leitura de modo que sejam capazes de exercer a cidadania de forma crítica, ativa e autônoma. Nesse sentido, contar histórias, uma das formas mais antigas de propagar os gêneros literários, surge como um convite à imaginação e um incentivo à leitura. O objetivo geral desta pesquisa é abordar como a literatura infantojuvenil,por meioda contação de histórias, pode formar leitores críticos, tendo em vista as demandas da cultura digital. Dessa forma, a pesquisa buscou descrever, por meio de fundamentos teóricos, a importância da contação de histórias para a transmissão de conhecimentos, de geração em geração, e para a troca de experiências através do contato quese estabelece entre o narrador e o ouvinte, equilibrando as emoções dos envolvidos e tornando-os capazesde compreender melhor e de forma racional o mundo que os cerca. Também foi possível elencar algumas dificuldades que ainda estão presentes nesse processo de aprendizagem, além de entender como a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada às atividades de contação de histórias, por meio dos podcasts e audiobooks.Assim, foi possível concluir que a contação de histórias é uma estratégia fundamental para a formação de leitorescríticose enriquece o processo educacional na busca incessante pela construção de sujeitos críticos e reflexivos.
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    Releituras no ensino fundamental: interfaces com contos de fadas
    (2018) Macêdo, Amanda Maria de; Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/7346857570909084
    Nesse artigo propõe-se analisar a inferência do conto de fadas a Bela e a Fera e suas releituras para o processo de ensino aprendizagem no 6º ano do ensino fundamental. Sabemos o quanto os contos de fadas encantam as pessoas do mundo inteiro, levando-as a um surreal de fantasias, imaginação e fascínio. Então buscamos realizar otrabalho, através da análise do conto a Bela e a Fera, do filme A fera(Beasty)que é uma releitura do conto citado,numa abordagem quantitativa com coleta de dados, observação da participação, interação,realização das atividades propostas e produções textuais para assim conhecer e analisar as contribuições do conto de fadas a Bela e a Feraparao processo de ensino aprendizagem, releituras, fantasias e valores no 6º anode uma escola pública do município de Pesqueira. A pesquisa iniciou-se por autores e pesquisas, que abordassem o tema de forma significativa para o projeto.Os resultados foram analisados e seus dados foram interpretados com base em uma fundamentação teórica sólida com o desígnio de elucidar o problema pesquisado.