TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2888
Navegar
11 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A percepção docente acerca da formalização de professores para o trabalho com a variação lingüística no ensino da língua portuguesa(2024-07-30) Santos, Eliene Pereira dos; Paulino, Suzana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/6088305144293920As concepções de língua/linguagem de alguns professores, sem considerar fatores sócio históricos, no ensino da Língua Portuguesa ainda promovem práticas homogêneas e preconceituosas de, sem levar em conta as diversidades que contribuem para com o contexto linguístico. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção docente acerca do trabalho com as variações linguísticas no processo de formação de professores nos cursos de Letras/Língua Portuguesa. Como objetivos específicos decidimos refletir sobre a importância de uma formação crítica acerca do conhecimento e valorização das variações linguísticas em sala de aula; investigar as práticas pedagógicas docentes para o trabalho com variações linguísticas; discutir sobre o preconceito linguístico e seus impactos em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de abordagem majoritariamente qualitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Bagno (1999), Freire (2006), Libâneo (2014), entre outros. Os dados foram gerados a partir de um questionário no Google forms no período de março a abril de 2024. Em seguida, foram classificados, analisados e os resultados foram sistematizados em um quadro. Os resultados indicam que, mesmo com o aprofundamento de teorias sobre a variedade da língua nas graduações, faz-se necessário que as formações inicial e continuada docentes no trato com as variedades linguísticas, tão estigmatizadas na sociedade, façam parte de um desenvolvimento sistemático, crítico, reflexivo e contínuo.Item A BNCC e o livro didático de Língua Portuguesa : contribuições da música nas aulas de linguagem(2023-12-21) Silva, José Carlos Rodrigues da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460Item Aspectos socioculturais da variação linguística em produções textuais escritas de alunos do ensino fundamental II: possibilidades de abordagens da variação no ensino de língua(2019) Reis, Mônica Santos da Costa; Ferreira Júnior, José Temístocles; http://lattes.cnpq.br/6415276115481076; http://lattes.cnpq.br/1585440206148381Item Alfabetizar letrando: um desafio para o ensino de língua materna(2019) Barbosa, Maria Aparecida; Santos, Sulanita Bandeira da Cruz; http://lattes.cnpq.br/9012661375569097Item A produção de material didático em interface com a tecnologia: percepções das práticas dos professores de língua portuguesa do ensino médio em Santa Cruz do Capibaribe-PE(2019) Sousa, José Paulo de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/2326676958979140Item O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio(2019) Barbosa, Gilvana Myrelly de Lima; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/0006920146090205Item A importância dos gêneros digitais para o processo de aprendizagem de língua portuguesa(2019) Costa, Fidel Matos da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460Item Análise das atividades de leitura em HQ no livro didático do 6º ano do ensino fundamental(2019) Santana, Erivânia Maria da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/4284973418718646Item Uma análise das questões de linguagens apresentadas no ENEM(2019) Barros, Emmanuella Farias de Almeida; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133Item A importância das histórias em quadrinhos para o ensino de língua portuguesa e para a análise textual(2018) Oliveira, Caio Alexandre de Lima; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5408904989939500