TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2888

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letramento digital: o stop motion como alternativa pedagógica
    (2019) Silva, Valdirene Moura da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487
    A tecnologia digital que envolve em suas principais características os aspectos visuais e sonoros desperta nos educandos o maior interesse pelas aulas, na medida em que torna o ambiente da aprendizagem mais prazeroso.Partindo desse contexto, esta pesquisa surgiu a partir da inquietação: Qual a contribuição do uso da técnica do Stop Motion nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva do letramento digital? Assim, buscando responder àquestão norteadora da pesquisa, como objetivogeral,iremosrefletir sobre as contribuições da técnica Stop Motion nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva do letramento digital. Mais especificamente pretende-se, estimular o uso da técnica Stop Motion despertando o interesse dos discentes pela linguagem audiovisual e identificar elementos que caracterizam o gênero textual trabalhado (seja narrativo, informativo). A pesquisa está caracterizada como pesquisa de campo e de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação, encontros para realização da oficina, registros fotográficos. Dessa forma, estabeleceu-se uma relação entre a teoria e aprática no âmbito educacional, considerando, sobretudo, os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, a técnica influencia positivamente no desenvolvimento da habilidade de produção textual, melhorando o raciocínio e proporcionando o aprendizado através da correlação com o uso das Tecnologias Digitais, oportunizando experiências enriquecedoras para nós enquanto pesquisadores do campo educacional assim como para os docentes que atuam na Educação Básica.