TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2888
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Item A importância do letramento literário para a formação juvenil a partir da experiência do grupo jovens em cena do SESC Santo Amaro no Recife(2019) Melo, Osmar Morais Santos de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/4399950491476893A prática de leitura é uma viagem incessante ao mundo do conhecimento e imaginário. Quando esta viagem ocorre no universo da literatura, certamente haverá de consolidar ainda mais valores importantes à formação pessoal de cada indivíduo envolvido em processos sofisticados de leitura e interpretação. O presente trabalho de pesquisa visa não somente o resgate da experiência de letramento literário, a partir darelevante contribuição do grupo Jovens em Cena do SESC Santo Amaro, no Recife,como também compartilhar a experiência exitosa de atuação em processos de educação não formal intermediado pela literatura. Portanto, pretende-se defender aimportância do letramento literário como estratégia fundamental para o desenvolvimento da leitura associada ao teatro, e fortalecimento da ideia de atuação de agentes privados na oferta de serviços artísticos e culturais para a juventude em processos de educação não formal, expertise do Serviço Social do Comércio (SESC),com atividades que envolvam as artes cênicas e o teatro. Em linhas gerais, a pesquisa partiu do resgate sobre a encenação do espetáculo “A Viagem de um Barquinho, deSílvia Orthof. Observando a literatura que reconhece o letramento literário como metodologia importante para o desenvolvimento do processo de leitura e de interpretação textual, admite-se a importância dessa metodologia para a prática pedagógica em ambientes formais de educação, bem como acontecem em ambientes voltados à educação não formal.Item A literatura de cordel e a prática de leitura no ensino de língua portuguesa(2018) Santana Neto, José Augustinho Maciel de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/1164066559601512Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso da literatura de cordel como prática sociointeracionista no ensino de Língua Portuguesa. Constitui-se um instrumento para promover a reflexão sobre a prática docente na formação de leitores críticos e autônomos, a partir da análise de atividades desenvolvidas com o uso da literatura de cordel e aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). É o resultado de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que destaca tanto o valor histórico, social e cultural da literatura de cordel quanto sua importância como instrumento pedagógico no ensino da leitura em sala de aula. A metodológico adotada tomou como ponto de partida a pesquisa bibliográfica, para proceder ao levantamento do referencial teórico que fundamentou todo trabalho. Em seguida, por meio da observação livre e da análise de conteúdo, deu-se a coleta de dados, tendo como universo da pesquisa uma turma da Fase IV da EJA, alunos da escola estadual Deputado João Teobaldo de Azevedo. As atividades com cordéis utilizadas neste estudo foram produzidas durante a regência de aulas de Língua Portuguesa, para cumprimento parcial das exigências da disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Como resultado desta experiência, constatou-se a funcionalidade do cordel como um recurso didático capaz de despertar o senso crítico e a capacidade do aluno de observar sua realidade sociopolítica e histórica.Item Onde está Caim? A ausência e presença do personagem bíblico em Caim : sagrados laços frouxos, de Márcia Denser(2023-12-14) Silva, Charliane Gomes da; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739Caim: Sagrados Laços Frouxos é uma obra de Márcia Denser que narra sobre a história da família Hehl, bem como sobre os antepassados e os descendentes dela. Mesmo o título da narrativa sendo “Caim”, o personagem bíblico não está presente concretamente na história, mas a sua ideia. Dessa maneira, o objetivo principal deste trabalho é analisar a obra Caim: Sagrados laços Frouxos, considerando as referências que são trazidas acerca do personagem bíblico Caim, mostrando como se dá sua presença, mesmo com sua ausência na obra, a partir dos elementos da narrativa: personagem e espaço. Para isso, foram utilizadas as reflexões teóricas de Pinna (2006) e Muller (2016) sobre os elementos da narrativa e Todorov (2011) e Cabral (2008) no que diz respeito a personagens que são referenciados e personagens ausentes, que é o caso de Caim na obra Caim: Sagrados Laços Frouxos. A partir da leitura e da análise realizada na obra, foi constatado que a presença e o lugar que Caim ocupa na obra está no âmbito da relação, a partir de sua caracterização no livro do Gênesis. Mesmo com sua ausência como personagem da obra, suas características são relacionadas com os demais personagens da narrativa, de modo a ser imprescindível para a construção e identificação deles.
