TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2888
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Item Aspectos socioculturais da variação linguística em produções textuais escritas de alunos do ensino fundamental II: possibilidades de abordagens da variação no ensino de língua(2019) Reis, Mônica Santos da Costa; Ferreira Júnior, José Temístocles; http://lattes.cnpq.br/6415276115481076; http://lattes.cnpq.br/1585440206148381O objetivo deste trabalho é fazer algumas reflexões a respeito dos pressupostos sociolinguísticos relacionados à variação linguística, abordando os aspectos culturais,geográficos e situacionais (contextuais) em produções textuais de alunos do oitavo ano do ensino fundamental a partir da relação entre oralidade e escrita, situadas em um contínuo relacionado aos usos formais e informais da língua.O trabalhoapresentará como respaldo os estudos de Marcuschi(2001), Bagno (1999), Passarelli (2012), Koch e Elias (2009), Neves (2009) e os trabalhos de Deus (2017), Gonçalves (2001)e Coelho,IzeteLehmkuhl (2010).A partir dacoleta de dados foram solicitadas produções textuais escritas dos educandos e aplicado questionário para análise e relação entre oralidade e escrita, relacionadas à variação linguística. Com isso, foram avaliadas variações na dimensão interna e externa da língua,tendo conhecimento de que retomar a prática a que se refere é resultado dos dialetos culturais que acompanham a vida das crianças enquanto educação “doméstica” e dos adultos, uma vez que são hábitos peculiares de diversificação dos sistemas de uma língua e, os alunos acabam acostumando-se com essas expressões, se distanciando das regras gramaticais próprias ao texto sugerido. Logo, a análise trouxe dados significativos em relação aos aspetos socioculturais da variação linguística com a presença de variantes na escrita dos discentes. Nossas discussões mostram queas escolas como instituições responsáveis pela formação crítica e autônoma desses estudantes precisam trabalhar em sala de aula a existência das variações linguísticas, bem como a importância do uso da norma culta em situações em que se exige a utilização da norma culta da língua. O fato é que no dia a dia nos deparamos com os dois tipos de situações e tanto a língua falada como a língua escrita são modalidades de representação da língua e precisam ser discutidas como duas práticas sociais de manifestação textual-discursiva enão de forma dicotômica,com a supremacia de apenas uma norma linguísticaItem Concepções de leitura no livro didático de língua portuguesa: dos documentos oficiais da educação ao ensino de língua materna(2023-01-10) Andrade, Karlla Pessoa de; Ferreira Júnior, José Temístocles; http://lattes.cnpq.br/6415276115481076; http://lattes.cnpq.br/1825913450330826A linguagem está na natureza humana e tem sido abordada por diferentes perspectivas no ensino de língua. podendo fazer uma compreensão, interpretação dos diversos textos que circulam o nosso contexto diário. A leitura é reconhecida como um importante eixo para o ensino de língua portuguesa, sendo fundamental para o desenvolvimento do processo de alfabetização promovendo a inserção dos alunos no mundo da cultura e do letramento. Tratase de um estudo de cunho bibliográfico, tem como proposta discutir e compreender as concepções de leitura e suas implicações para o ensino de língua portuguesa materna. Foram utilizadas como base alguns autores que enfatizam e defendem essa temática como Soares, Antunes, Koch; Elias, Marcuschi, Martins, Geraldi, Coracini, Paulo Freire. Foram utilizadas as plataformas Scielo e Google acadêmico, entre o período de 2016 a 2017 e livros com publicações entre 2016 a 2022. As concepções de leitura são essenciais aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos. Desse modo, foram postos em evidência algumas concepções de leitura, onde foi colocado o pensamento de muitos estudiosos que relatam a leitura com atividade interativa.Item Ensino de produção textual no 2º ano do ensino fundamental em tempos de educação mediada por tecnologias digitais: interface com estratégias metodológicas(2021-08-23) Silva, Sueli Saraiva Bezerra da; Ferreira Júnior, José Temístocles; http://lattes.cnpq.br/6415276115481076As práticas de leitura e produção textual escrita são correlacionadas e representam atividades ligadas ao cotidiano dos sujeitos. Em muitas escolas, o ensino da leitura e escrita não é feito de forma contextualizada, o que pode trazer consequências para a aprendizagem, pois deve ser um processo que contribua para a formação de pessoas conscientes, criativas e críticas de seus direitos e deveres, que possam compreender e agir na sociedade em que vive. O presente trabalho tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas em tempos pandêmicos do uso das tecnologias no ensino de produção textual no 2º ano do ensino fundamental. Nesta perspectiva, a metodologia adotada é pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, recorrendo também a procedimentos de pesquisa de campo, sobretudo na aplicação de questionário de perguntas respondidas por meio de videoconferência pela docente da turma do 2º ano da Escola Municipal Sebastião Eleonor, localizada na zona rural da cidade Vertente do Lério-PE, além de observação da aula on-line da turma. Os resultados obtidos mostraram a complexidade desses hábitos de trabalhar remotamente em tempos pandêmicos, que a situação perante as dificuldades encontradas durante o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita são diversas, e só serão superadas a partir da participação da escola, professores e dos pais.
