TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

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    Programa Nacional de Formação em Administração Pública : análise da satisfação acerca dos aspectos institucionais sob o olhar dos alunos do Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2024-07-12) Rodrigues, Maria Geisiene Gomes; Quevedo, Andressa Pacífico Franco; Maia, Rafael Galdino; http://lattes.cnpq.br/3953358419430067; http://lattes.cnpq.br/0513048669727820
    Este estudo focaliza a implementação de uma política pública educacional, o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), a partir da perspectiva dos alunos do Bacharelado em Administração Pública (BAP), um dos cursos que compõem o Programa, ofertado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo geral é analisar o nível de satisfação dos alunos do BAP em relação à execução do PNAP na UFRPE. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário semiestruturado, com a participação de 25 acadêmicos do oitavo período do curso. A avaliação foi feita com base em 6 fatores institucionais (ambiente virtual de aprendizagem, professores, tutores, polos presenciais, atributos gerais da instituição de ensino e atributos gerais do curso). Os resultados mostraram que os estudantes têm percepção moderadamente satisfatória quanto aos professores e aos polos, e percepção satisfatória dos demais fatores. Conclui-se que a percepção geral dos alunos é de satisfação com a implementação do PNAP na UFRPE, embora haja melhorias prioritárias ou necessárias a realizar.
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    Análise do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na perspectiva dos usuários: um estudo de caso em uma empresa estatal pernambucana
    (2021-02-24) Farias, Emília Galdino de; Santos, Liliane Aparecida da Silva; http://lattes.cnpq.br/5033234063718432
    O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) consiste em um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. O objetivo geral deste estudo é analisar a percepção dos usuários com a utilização do SEI em uma empresa estatal pernambucana. Os objetivos específicos são: identificar as principais características do uso do SEI, seus pontos positivos e negativos na ótica dos usuários; assim como o grau geral de satisfação destes com o sistema. No referencial teórico são abordados os seguintes temas: Administração pública brasileira, eficiência, Sistemas de informação, SEI e seu uso na administração pública. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de natureza exploratória e abordagem quali-quantitativa; a coleta de dados ocorreu por meio de observação participante e questionários enviados online. Os resultados mostraram que o SEI trouxe agilidade para os trâmites administrativos, sendo um diferencial que contribuiu para o trabalho remoto. Os principais pontos positivos identificados foram: disponibilidade de assinatura eletrônica, maior precisão na localização dos processos e rapidez no trâmite dos documentos. Entre os pontos negativos citaram: falta de privacidade e as múltiplas telas para elaboração de documentos. Quanto ao grau de satisfação na utilização do SEI pelos usuários, 67% estão satisfeitos e 18% muito satisfeito. Conclui-se que o SEI é uma ferramenta de inovação tecnológica que promoveu melhorias na eficiência administrativa nessa empresa. Para estudos futuros sugere-se a ampliação da pesquisa em outros municípios pernambucanos em que a empresa atua. Apesar dos usuários estarem satisfeitos, há pontos que precisam ser aperfeiçoados, assim recomenda-se também estudos que investiguem mais sobre essas características a fim de aprimorar o sistema, tornando-o mais intuitivo, contribuindo para melhorias e consequentemente maior satisfação dos usuários nas futuras adesões de outras instituições ao sistema.