TCC - Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente (UAEADTec)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/6898

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os desafios da integração de tecnologias no ensino de literatura: caminhos para uma educação inovadora
    (2025-04-28) Albuquerque, Carolina Cavalcanti de; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/2785694452258713
    Este trabalho aborda a importância da inclusão das tecnologias digitais e dos recursos multimídia no ensino de Literatura, com o objetivo de enriquecer a aprendizagem e motivar os estudantes. A análise discute a crise no ensino, especialmente no que se refere às dificuldades de leitura e interpretação, bem como o impacto da revolução digital na ampliação das possibilidades educacionais. Ressalta-se o papel da literatura na formação de leitores competentes e a necessidade de reconfigurar as práticas pedagógicas para incorporar recursos tecnológicos de maneira eficaz. A utilização de ferramentas interativas e colaborativas, como plataformas digitais, aplicativos e mídias sociais, é destacada como um meio de oferecer novas formas de interação com o conteúdo literário, promovendo uma aprendizagem dinâmica e imersiva. Além disso, enfatiza-se que a integração dessas tecnologias deve ser orientada por objetivos pedagógicos claros, garantindo que atuem como ferramentas complementares no desenvolvimento da competência interpretativa dos alunos. Conclui-se que as tecnologias e as mídias digitais não apenas transformam as metodologias de ensino, mas também contribuem para a formação de alunos mais críticos, participativos e aptos a atuar de maneira reflexiva na sociedade contemporânea. O estudo fundamenta-se em autores que abordam a integração das tecnologias ao processo educativo, como Kenski (1988, 2008, 2012), Gomes (2010, 2013), Colomer (2010), Souza (2018), Valente (2018), Moran (2000, 2015) e Silva (2024), entre outros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Literatura de temática lgbtqiapn+ enquanto instrumento formativo e sua contribuição no contexto escolar para promoção e reconhecimento das diferenças
    (2024-12-20) Silva, Carlos Eduardo da; Ramos, Paulo Roberto de Souza; http://lattes.cnpq.br/8179954450337146
    A literatura carrega em sua essência o poder de questionar estruturas sociais em diferentes momentos da humanidade; além disso, é por meio dela que se torna possível pensar outras realidades sociais e, com isso, colocar em questão paradigmas históricos. Nesse sentido, dada a relevância do texto literário, sua importância durante o percurso formativo escolar está justamente pela sua potencialidade em contribuir na consolidação de sujeitos críticos acerca da realidade que vivem, possibilitando, desse modo, debates coletivos a fim de construir uma escola democrática. Nesta linha de pensamento, a literatura de temática LGBTQIAPN+1 tornase um instrumento fundamental para formar cidadãos reflexivos, uma vez que a sua presença no espaço escolar leva ao debate acerca do outro e sua forma de ser, na medida em que as diferenças se colocam como objeto formativo. Dessa forma, o presente trabalho, de modo geral, tem por objetivo abordar a literatura de temática LGBTQIAPN+ enquanto instrumento formativo para a promoção e reconhecimento das diferenças na sala de aula a fim de destacar as contribuições desta literatura para a construção de uma escola democrática. Nesta ótica, identificar as contribuições desta literatura para a formação de um leitor crítico; analisar e compreender de que forma ela auxilia no reconhecimento e promoção das diferenças no espaço escolar. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter teórico-bibliográfico e de abordagem qualitativa, buscando as principais contribuições de autores para discorrer acerca do tema em tela. Diante do exposto, constatou-se que esta literatura não apenas traz para o chão da sala de aula o debate acerca das diferenças, mas também possibilita o reconhecimento delas, uma vez que passam a ser o centro do debate coletivo, bem como as suas vozes. Além disso, proporciona que sujeitos que compõem a comunidade LGBTQIAPN+ e estão na escola se vejam partícipes dos processos pedagógicos e formativos. Portanto, é mister o trabalho com a literatura de temática LGBTQIAPN+ devido à sua composição literária e social que somadas atribuem ao texto literário um caráter formativo.