TCC - Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/6898
Navegar
Item O uso de fanfics como estratégia pedagógica no engajamento e desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de alunos: uma revisão integrativa(2024-12-11) Silva, Claudiane Maria da; Silva, Gutemberg Lima da; http://lattes.cnpq.br/5262872045352306Fanfic é um gênero textual especialmente popular entre adolescentes e jovens adultos, que utilizam plataformas digitais para compartilhar e interagir com suas criações. A partir desse contexto, este artigo destaca a relevância de seu uso nas aulas de Língua Portuguesa, proporcionando aos alunos um bom desenvolvimento em várias habilidades ligadas à leitura e a escrita, enriquecendo a experiência literária e ampliando o conceito de literatura tradicional. Este artigo apresenta a partir de uma coleta de dados realizada em periódicos da CAPES e SciELO utilizando os termos "fanfic", "produção de texto", "leitura" e "escrita", foram selecionados apenas artigos científicos, revisados por pares, da área de “Letras, Linguística e Artes”, publicados entre 2019 e 2024, resultando nos quatro artigos de Almeida e Alves, Oliveira, Rocha e Fofano, Ribeiro e Jesus, além de Silva e Almeida que permitiram uma revisão integrativa que verificou o impacto que as fanfics podem trazer ao desenvolvimento da habilidade de escrita criativa em alunos do Ensino Médio como atividade pedagógica em sala de aula, especificamente em contextos relacionados ao ensino de escrita criativa ou literária com uma análise qualitativa de artigos empíricos que apresentaram aspectos positivos sobre o impacto pedagógico das fanfics nas aulas de Língua Portuguesa. A revisão integrativa permitiu compreender que o trabalho com fanfics é bastante competente no que se propõe, sendo assim relevante para a sala de aula, para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, do processo criativo, da leitura, da escrita criativa, principalmente a escrita colaborativa.
