TCC - Bacharelado em Engenharia de Pesca (UAST)
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Item Vivência na Fazenda Primar Aquacultura: sistema multitrófico integrado de ostras com camarão(2022-09-19) Silva, Magna dos Santos; Silva, Ugo Lima; http://lattes.cnpq.br/1858876631961029; http://lattes.cnpq.br/5881712638842687O presente trabalho teve como objetivo descrever as experiências adquirida na fazenda Primar Aquacultura. O Estágio Supervisionado Obrigatório, componente necessário para a obtenção do título de Bacharelado em Engenharia de Pesca, realizado na fazenda Primar Aquacultura localizada na cidade de Tibau do Sul no estado do Rio grande do Norte durante o período de 27 de junho a 02 de setembro 2022. Durante esse período foi acompanhado algumas atividades como, manejo das ostras Crassostrea gasar e suas diferentes fases de cultivo sendo, 1° estágio das sementes no campo upweller, 2° estágio travesseiros flutuantes em malha de 4mm no viveiro 11 e 3° em malhas de 9mm no canal 3. As diferentes etapas no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei sendo elas, a aquisição das pós-larva, aclimatação, alimentação, despesca e comercialização, bem como a produção e manejo de microalgas, qualidade de água e avaliação da comunidade fitoplanctônica nos viveiros de ostras e camarão. A vivência adquirida foi de fundamental importância para meu crescimento profissional, como Engenheira de Pesca, aliando prática a teoria.Item Acompanhamento das atividades realizadas no laboratório de ictiologia - DEPAq/UFRPE(2021-03-02) Torres, Luana Gonçalves; Santos, José Carlos Pacheco dos; http://lattes.cnpq.br/2185193566880590; http://lattes.cnpq.br/9266639292305783A identificação é considerada como uma das ferramentas mais importantes para verficar a qual grupo taxonômico uma espécie pertence, de acordo com uma classificação previamente estabelecida. Essa classificação é distribuída segundo seus caracteres compartilhados pelas espécies, classificando-as em diferentes níveis denominados de táxons. As chaves de identificação são necessárias para realizar esse procedimento, sendo que através delas é possível descrever a taxonomia de uma determinada espécie. Como metodologia complementar para a evidenciação de estruturas osteológicas necessárias para o enquadramento taxonômico, existe o método de diafanização, que é um procedimento utilizado para fazer a demonstração da cartilagem e ossos de vertebrados, através dos corantes azul de alcian e alizarina. Esse método pode ser usado por pesquisadores com o objetivo de caraterizar ostologicamente as espécies e diferenciá-las, permitindo sua identificação, assim atribuindo-as ao grupo de classificação taxonômica a que pertencem. O objetivo deste relatório é apresentar as atividades referentes ao Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizadas no Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que teve como principal atividade identificar a ictiofauna da bacia do rio São Francisco e da região costeira de Pernambuco, e aprender a usar o método de diafanização. Para a identificação das espécies do São Francisco foi utilizado o Manual de identificação de peixes da região de Três Marias de Britski e colaboradores, enquanto para a identificação dos peixes marinhos foi utilizada a chave de identificação de famílias do Guia para Identificação de Peixes da Costa do Brasil de Balerta, seguido da identificação de seus gêneros e espécies através do Manual de Peixes Marinhos do Sudeste do Brasil. Para realizar o processo de diafanização, foi utilizado o método de clareamento enzimático e diferenciação de ossos e cartilagem. Ao total, foram identificadas 50 espécies, das quais, 25 eram peixes de água doce da bacia do rio São Francisco e 25 marinhos da região costeira de Pernambuco. Através do estágio, foi possível obter um conhecimento maior sobre a ictiofauna das regiões do São Francisco e da costa de Pernambuco, sendo possível manter uma experiência direta no uso de manuais de identificação de peixes, se tornando essencial para a construção da minha carreira acadêmica, assim rendo o estágio atendido a todas as minhas expectativas, contribuindo para a minha capacitação profissional.Item Acompanhamento das atividades realizadas no Laboratório de Operações Aquáticas e Aquicultura (LOAA).(2021-03-01) Souza, Robevânia da Silva; Santos, José Carlos Pacheco dos; http://lattes.cnpq.br/2185193566880590; http://lattes.cnpq.br/3414340138137354Objetivou-se com este trabalho, descrever as atividades realizadas no Laboratório de Operações Aquáticas e Aquicultura (LOAA) da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, localizada no município de Serra Talhada - PE. O Estágio Supervisionado Obrigatório foi realizado entre os meses de janeiro e março de 2021, sendo possível acompanhar as atividades rotineiras de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias pesqueiras. As atividades realizadas estão relacionadas com a construção de armadilhas para captura de peixes e camarões, bem como realizar uma analise do bando de dados de captura de espinhel, para determinar as principais espécies capturadas e o impacto desta atividade pesqueira sobre a fauna acompanhante. A experiência adquirida durante o estágio proporcionou ampliar os conhecimentos sobre as práticas técnicas de pesca, possibilitando a obtenção de uma visão mais técnica sobre essa atividadeItem Técnicas e atividades realizadas no laboratório de biotecnologia de microalgas (Labim/Uast)(2019) Almeida, Ayanne Jamyres Gomes da Silva; Dantas, Danielli Matias de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/3422902414863662; http://lattes.cnpq.br/9697556131506773Este relatório descreve a rotina diária acompanhada durante o estágio supervisionado obrigatório do Laboratório de Biotecnologia de Microalgas (LABIM) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST), localizado no município de Serra Talhada-PE, durante o período compreendido de 01 de abril a 12 de junho de 2019. O LABIM foi criado com o propósito de prospectar o primeiro banco de cepas de microalgas de dulcícolas do sertão pernambucano. Com esse intuito, se pretendia conhecer a diversidade fitoplacntônica (microalgas e cianobactérias) dessa região, bem como identificar, isolar e cultivar espécimes para subsidiar pesquisas e atender as demandas locais. As atividades rotineiras são realizadas de segunda à sexta, exceto quando existe a obrigatoriedade de cumprir atividades extraordinárias, como o acompanhamento de experimentos. A sala onde as cepas de microalgas são armazenadas é mantida a 20 ºC e as cepas são agitadas uma vez ao dia, de segunda a sexta; essas são mantidas em fotoperíodo integral (24:0) de aproximadamente 2 000 lux. Os processos que envolvem a manutenção das cepas ocorrem a cada quinze ou trinta dias. As coletas são aperiódicas e objetivam aumentar o acervo de microalgas isoladas do laboratório. Este estágio proporcionou uma ampliação dos conhecimentos oriundos de disciplinas teóricas acerca de aspectos ecológicos e biotecnológicos de microalgas. Após a conclusão do estágio é nítida a sua relevância para a formação profissional dos graduandos do curso. Independentemente do local optado para realização deste, seja em laboratório ou empresas, o acompanhamento rotineiro é fundamental como um primeiro contato antes do início da carreira profissional.Item Acompanhamento das atividades de produção do camarão marinho na fazenda Camar Aquamaris, João Pessoa - PB(2018) Barbosa, Maria Mirele Nogueira; Campello, Juliana Maria Aderaldo Vidal; http://lattes.cnpq.br/4644906989773828; http://lattes.cnpq.br/2182975590517214O presente relatório apresenta informações acerca do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do curso de Engenharia de Pesca que foi realizado na empresa Camar Aquamaris Maricultura Ltda, localizada na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, no período de maio a julho de 2018, com carga horária semanal de 6 horas, totalizando 300 horas.Dessa forma, este trabalho objetivou apresentaras atividades desenvolvidas durante o ESO em uma fazenda de camarão marinho. Durante o período de estágio foi possível acompanhar as atividades e etapas de produção do camarão marinho Litopenaeus vannamei, entre elas a aquisição de pós-larvas, preparação e manejo dos tanques berçários, povoamento, manejo alimentar, monitoramento dos parâmetros físico-químicos de qualidade de água e a despesca dos tanques berçários. Na etapa de engorda foi possível acompanhar a preparação de viveiro, povoamento, manejo alimentar, biometria, até a fase final da despesca dos viveiros e comercialização dos camarões.A vivência na fazenda possibilitou ampliar os conhecimentos sobre as práticas envolvidas na carcinicultura, principalmente nas fases de berçário e engorda, além da oportunidade de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionando um crescimento pessoal e profissional.Item Acompanhamento do manejo no cultivo do camarão marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) na Fazenda Aquarium Aquicultura do Brasil Ltda(2018) Melo, José Marcelo da Costa; Dantas, Danielli Matias de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/3422902414863662; http://lattes.cnpq.br/7465921832458765O presente relatório descreve as atividades acompanhadas durante o estágio supervisionado obrigatório realizado na Fazenda Aquarium Aquicultura do Brasil Ltda, situada na localidade de Várzea da Ema SN, zona rural do município de Mossoró-RN(5°06'24.1"S 37°17'41.8"W), durante o período compreendido de 04/05/2018 a 11/07/2018. A Fazenda possui 300 hectares de lâmina d’água e está no mercado há 18 anos. Além de viveiros escavados, onde ocorre um sistema de arrendamento em algumas partes da área, a fazenda possui quatro estufas com sistema super intensivo de cultivo do camarão marinho Litopenaeus vannamei.O Estágio Supervisionado Obrigatório foi desenvolvido em uma área de 66,24hectares, composta por 11 viveiros e uma estufa, onde sete viveiros possuem 6 ha, três viveiros de 1,5 ha, um viveiro de 2 ha e a estufa possui área de 1.275,78 m². Dois desses viveiros (de 1,5 ha) estão inclusos no sistema de arrendamento, onde ocorre o policultivo de Tilápia do Nilo(Oreochromis niloticus)e camarão marinho (L.vannamei). Com esse propósito, pretendeu-se acompanhar todas as atividades da Fazenda(preparação de viveiros, abastecimento, calagem, fertilização, aclimatação e povoamento, avaliação da saúde dos camarões e da rigidez da carapaça, bem como a atividade de despesca),que foram realizadas de segunda à sexta,exceto quando existe a obrigatoriedade de cumprir atividades excepcionais, tais como povoamento de PL’S e despesca.Após o término do estágio foi notória a importância das atividades práticas para a formação profissional do graduando do curso,servindo como alicerce para fortalecer o processo de aprendizagem, contribuindo como diferencial para o ganho de experiência, antes de entrar para o mercado de trabalho.Item Acompanhamento das atividades do Laboratório de Biotecnologia de Microalgas (LABIM/UAST)(2018) Oliveira, Carlos Yure Barbosa de; Dantas, Danielli Matias de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/3422902414863662; http://lattes.cnpq.br/3825860944561089O presente relatório descreve as atividades acompanhadas durante o estágio supervisionado obrigatório realizado no Laboratório de Biotecnologia de Microalgas (LABIM/UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco –Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST),localizado no município de Serra Talhada-PE, durante o período compreendido de 02 de maio a 11 de julho de 2018.O LABIM foi fundado com os anseios de prospectar o primeiro banco de cepas dulciaquícolas de microalgas do sertão Pernambucano. Com esse propósito, pretendia-se conhecer a diversidade fitoplacntônica dessa região, bem como identificar, isolar e cultivar espécimes para subsidiar pesquisas e atender as demandas locais da região.As atividades cotidianas são realizadas de segunda à sexta, exceto quando existe a obrigatoriedade de cumprir atividades excepcionais, tais como acompanhamento de experimentos.A sala onde as cepas de microalgas são armazenadas é mantida a 20 ºC e as cepas são agitadas uma vez ao dia, de segunda a sexta, essas são mantidas em fotoperíodo integral de aproximadamente 5 000 lux. A repicagem das cepas ocorrem a cada dez dias e mensalmente, é efetuado um novo plaqueamento.As coletas são aperiódicas e objetivas aumentar o acervo do laboratório. O estágio proporcionou uma ampliação dos conhecimentos oriundos de disciplinas teóricas, levando em consideração os aspectos teóricos, que na prática podem ou não ser seguidos.Após a conclusão do estágio é nítida a sua grande importância para a sua formação profissional dos graduandos do curso. Independentemente do local optado para realização deste, o acompanhamento rotineiro é fundamental como um primeiro contato antes do início da carreira profissional.
