TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (UAG)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2952

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contratação ou aquisição de softwares na administração pública: estudo de caso aplicado à prefeitura municipal de Garanhuns
    (2019-12-20T03:00:00Z) Santos, Jorge Veloso dos; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/3833157859679169
    As Tecnologias da Informação se mostram no cenário global, como ativos essenciais ao bom funcionamento das instituições, sejam elas públicas ou privadas. Sendo aplicáveis aos mais diversos usos, os softwares são usados com finalidade desde a informatização de demandas até a otimização de processos. Face ao crescimento da quantidade de aplicações desenvolvidas, foram estabelecidas normas que possibilitam a identificação de parâmetros a serem satisfeitos, com vistas ao alcance do melhor atendimento das demandas, como a ISO/IEC / IEEE 12207-11 de 2017, que trata dos ciclos de vida dos softwares, a NBR ISO/IEC 9126-1 de 2003, trazendo consigo uma série de fatores voltados para a qualidade de software, além do disposto acerca deste tema pela Engenharia de Software. No tocante à administração pública, devem ser observados também, os preceitos legais estabelecidos pelas leis e demais regulamentos aplicáveis, como a Lei 8.666/1993, Instrução Normativa nº04 de 2014 – SLTI. Neste processo de contratação ou aquisição outros norteadores, como o Guia PMBOK 6ª Edição de 2017, publicado pelo PMI (Project Management Institute), traz consigo uma série de métricas, que contribuem diretamente nos processos de aquisição. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, com a finalidade de análise das aquisições ou contratações de serviços de TI pela administração pública, in casu, na Prefeitura Municipal de Garanhuns, feita através de análise de editais e questionário aplicado à população, com vistas à aferição da experiência de uso, em especial, dos portais de acesso amplo e livre, como o Portal do Contribuinte e Portal da Transparência, e verificação da conformidade com as premissas estabelecidas nas normas, sendo, desta forma, possível o estabelecimento de uma análise paralela dos aspectos técnicos documentais e os níveis de experiência de uso da população. A partir de tais análises, das leis e demais normas identificadas, pode-se verificar que o enfoque central está no atendimento dos requisitos de sistema e qualidade do produto, e por consequência, no cumprimento das normas legais estabelecidas, entretanto, não há um direcionamento explícito quanto à qualidade em uso das ferramentas oferecidas à população pelos entes públicos.