TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (UAG)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2952
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Item A utilização do DevOps como fonte de vantagem competitiva para uma organização(2019-07-11) Frazão, Dário de Araújo; Ximenes, Assuero Fonseca; http://lattes.cnpq.br/0060135791012696; http://lattes.cnpq.br/6101448290120723Com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, as empresas de TI precisam adotar ferramentas e estratégias que garantam rapidez e qualidade na entrega de seus produtos, e, por isso, é necessário que se adote uma Governança de TI eficiente e metodologias que a suportem. O trabalho teve como objetivo analisar como as organizações podem ter vantagem competitiva com a utilização do DevOps, quais são os ganhos obtidos com a sua utilização dentro do contexto de governança de TI e de que forma uma empresa precisa se adaptar para conseguir implementar tal prática com sucesso através de um modelo proposto. Para isso, foram analisados quais os impactos ocasionados nas áreas de desenvolvimento e operação e, consequentemente, a governança de TI. Para atingir aos objetivos foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória que visa obter o entendimento sobre o que a governança de TI representa para as organizações e, com isto, entender qual a relevância e as vantagens ocasionadas pela adoção do DevOps. Os resultados evidenciam que a governança de TI é importante para que a organização agregue valor aos seus produtos e serviços, e que existem diversas metodologias que, se aplicadas de forma correta, trazem resultados significativos. Porém, essas metodologias não estão conseguindo alinhar a área de desenvolvimento com a área de operação. Em face disto, com a adoção do DevOps esperase resolver os problemas entre essas duas áreas. Logo, buscou-se entender os seus impactos para que se consiga obter as vantagens competitivas proporcionadas pela governança de TI por meio do uso do DevOps.Item Análise e proposta de diretrizes para um sistema de gerenciamento de segurança da informação no Instituto Nacional do Seguro Social de Garanhuns – INSS/GEXGAR(2019-07-11) Soares, Samir Josué Laranjeira; Ximenes, Assuero Fonseca; http://lattes.cnpq.br/0060135791012696A proteção da informação tornou-se um fator crítico para as organizações. Com o crescimento tecnológico e, principalmente, com o advento da Internet se criou um ambiente propício ao desenvolvimento de ameaças, as quais se aproveitam da ausência de um ambiente seguro e da deficiência de políticas de segurança para trazer prejuízos às organizações. Portanto, devido a essa ausência de segurança, surgiu à necessidade de investimento em Segurança da Informação, o que se deu por meio da criação de políticas de segurança da informação. Este trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica de natureza qualitativa apresenta uma análise da situação atual da segurança da informação em uma organização pública federal feita por meio de questionário e observação sistemática e, por meio desta análise, propor diretrizes de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação – SGSI, em conformidade com as normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e 27002. A proposta tem como planejamento criar uma comissão com a alta direção e coordenação local, treinamento sobre as normas para os envolvidos no planejamento e implantação do SGSI, criação do escopo e política do SGSI, identificação de ativos e riscos, análise dos riscos, classificação da informação, criação da declaração de aplicabilidade, criação de novos e documentações dos controles existentes através de procedimentos, políticas e manuais, criação de indicadores, realizações de reuniões críticas e auditorias internas, e conscientização para todos envolvidos no SGSI da instituição. Desta forma, por meio da proposta, será possível classificar a informação, identificar os riscos relevantes que atingem as informações, selecionar controles das normas e construir um plano de ação para a implantação do SGSI.Item Uma análise do gerenciamento de serviços de TI baseada no ITIL em uma organização educacional privada(2018-08-15) Felix, Eduardo Ferreira; Ximenes, Assuero Fonseca; http://lattes.cnpq.br/0060135791012696; http://lattes.cnpq.br/8763698582076780Esta pesquisa buscou analisar as práticas adotadas pela gestão de serviços de TI em uma organização educacional privada da cidade de Garanhuns. Nesta direção, propôs-se investigar como a organização faz o gerenciamento de serviços de TI e, a partir disto, identificar as gerências utilizadas pela biblioteca de boas práticas do ITIL, verificar quais seriam os benefícios ocasionados pela adoção da metodologia ITIL para a organização e, além disso, procurou investigar quais são as principais dificuldades existentes na organização por não utilizar as boas práticas proposta pela ITIL. Para conseguir atingir aos objetivos deste trabalho foi utilizado à pesquisa de campo do tipo exploratória e como instrumentos de coleta foram utilizadas observações sistemáticas e entrevista semiestruturada. Diante disto, a análise dos dados revelou que o gestor de TI procura fazer o gerenciamento de serviços de TI sem seguir nenhum modelo de governança de TI, o que gera bastantes problemas no dia a dia da organização. Durante a observação foi verificado que o gestor de TI implantou duas das gerencias seguindo o modelo ITIL que foram o gerenciamento de configuração e a central de serviços. Por fim, a análise dos dados permitiu a compreensão da transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito da prática do trabalho diário. A apresentação dos resultados das experiências dos profissionais, a partir da identificação do seguinte fenômeno em relação aos serviços permitiu a identificação do fenômeno que foi sintetizado como sendo o gerenciamento dos serviços tecnológicos sem seguir padrões bem definidos propostos pela governança de TI. Por meio da descoberta do fenômeno foram elencadas as categorias que ajudaram a entender a realidade atual da empresa em relação aos serviços de TI e demonstrou as vantagens em seguir um modelo de governança de TI baseadas no ITIL.
