TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (UAG)
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Item Implantação do portal institucional do núcleo de tecnologia da informação da UAG-UFRPE com o sistema de gerenciamento de conteúdo Drupal 7(2019) Miranda, Rafael Marques; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/6488307420823162Qualificar a comunicação é essencial em um mundo cada vez mais conectado permitindo que o usuário encontre com mais facilidade as informações sobre uma organização, equipamentos e serviços ofertados. Sendo assim um órgão ou departamento necessita de um canal de comunicação oficial. No Brasil existe diretrizes de padrão da comunicação nos eixos de conteúdo, arquitetura da informação e identidade visual, com base nisso o estagio supervisionado não obrigatório objetivou na implantação e personalização de um portal institucional assim permitirá para a comunidade universitária um acesso mais fácil as informações sobre os serviços oferecidos pelo NTI bem como comunicados e notícias. Por meio do novo portal docentes, discentes e técnicos terão a disposição todo catálogo de serviços de TI e informações sobre suporte técnico de TI. O site foi implantado com um sistema de gerenciamento de conteúdo CMS o framework Drupal e ainda o portal segue o padrão de comunicação visual estabelecido pelo Governo Federal, que busca padronizar os sites dos órgãos públicos federais. Dentre os benefícios destacam-se a facilidade para o para o gerenciamento do portal bem como a injeção de conteúdo. O presente relatório contempla as principais atividades, bem como seus resultados, realizadas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no Núcleo de Tecnologia da informação, localizada na cidade de Garanhuns (PE), no período de 01/10/2018 à 13/12/2019, com carga horária de 30 horas semanais.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO)(2019-06-16) Rodrigues, Mateus Resende; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085Nos últimos anos, vem se discutindo as vantagens da aplicação de tecnologia nas mais diversas áreas, a fim de melhor atender às necessidades da sociedade. O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS) surgiu visando esse crescente cenário de desenvolvimento de tecnologias, o LMTS tem como um de seus principais focos o desenvolvimento de tecnologias livres, para o auxílio da população. Objetivou-se com a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório, três atividades realizadas no LMTS, o desenvolvimento de um software com o intuito de auxiliar piscicultores da região a melhor gerenciarem suas pisciculturas, de forma mais ágil e organizada, que possa trazer um maior desenvolvimento para sua profissão. O desenvolvimento do site do concedente (LMTS), com o intuito de reunir todas as informações relacionadas ao laboratório, aumentando assim sua visibilidade. E a configuração das máquinas de desenvolvimento, para que o trabalho pudesse acontecer de forma mais fluida. O presente relatório contempla as principais atividades, bem como seus resultados, realizadas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na UFRPE, localizada na cidade de Garanhuns-PE, no período de 12/03/2019 à 08/07/2019, com carga horária de 20 horas semanais.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) (Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais)(2019-07-15) Santos, Eberson Nascimento; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/0397394471678923As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias que vêm demonstrando sua relevância no decorrer dos anos, pois viabilizam um novo modelo de produção da ciência e da aplicação da tecnologia em favor da qualidade de vida das pessoas. Atualmente, prefeituras, empresas e universidades mundo afora têm focado na necessidade de desenvolver tecnologias sociais. O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais da UFRPE-UAG segue esta tendência de desenvolvimento com a intenção de promover transformação social para a população. Objetivou-se com a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) desenvolver dois exemplos de tecnologias sociais, conhecidos por Vô na Feira e Educação Especial. A finalidade do primeiro é acelerar os processos que são intrínsecos aos grupos de consumo responsáveis, como administração e compras, os tornando mais práticos e robustos. Já o segundo tem por finalidade ser o meio de comunicação entre os principais agentes envolvidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE): professores do ensino regular, professores de AEE e os responsáveis dos alunos. O presente relatório contempla as principais atividades realizadas para atingir este objetivo e mostra os resultados obtidos até o momento. O ESO foi realizado na UFRPE, localizada na cidade de Garanhuns-PE, no período de 12/03/2019 à 08/07/2019, com carga horária de 20 horas semanais.Item Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): (Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais)(2019-07-19) Silva Neto, Adelino Lourenço da; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/4438662452575726As tecnologias sociais podem ser definidas como produtos, técnicas e metodologias desenvolvidas junto a comunidades, na busca de prover soluções que possam transformar o estado social de tais comunidades. O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS), da UAG-UFRPE, atua diretamente no desenvolvimento desse tipo de solução. O Estagio Supervisionado Obrigatório (ESO) teve enfoque no desenvolvimento de dois sistemas com tais fins sociais. Conhecidos como Vô Na Feira e Educação Especial, os softwares desenvolvidos durante o ESO com finalidades de desenvolver as comunidades e aprimorar o tratamento sobre os Grupos de Consumo Responsáveis (GCRs), facilitando todo o trabalho de gestão e compra para coordenadores e consumidores, e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), buscando aprimorar a comunicação a fim de prover uma educação mais qualificado para portadores de necessidades especiais. Ao fim do período do ESO, foi observado quais impactos os softwares com propostas de tecnologia sociais acabaram por exercer sobre suas respectivas comunidades.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (Secretaria de Educação de Garanhuns)(2018) Batista, Cleyton Silva; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/4825772150496499Nesse relatório é apresentado as tarefas realizadas no estágio oferecido pela secretaria de educação de Garanhuns, o objetivo do é a implantação, do Sistema Operacional SOfiaEdu uma distribuição GNU/LINUX educacional para os computadores das escolas públicas de Garanhuns - PE: propiciando formação, acesso e inclusão digital”, cujo objetivo principal é contribuir para a efetiva utilização da informática na educação nas escolas públicas do município de Garanhuns. O estágio aconteceu da seguinte forma os primeiros momentos do estágio aconteceram na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Campus Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), todos os processos realizados na (UAG) são descritos com detalhes, em seguida todos os trabalhos foram realizados na Secretaria de Educação de Garanhuns (SEDUC), e todos os detalhes são descritos abaixo.Item Relatório de estágio supervisionado: Secretaria de Educação de Garanhuns(2018) Elias, Alana Maria Tenório; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/4249467181282314Nos últimos anos, discutiu-se mais intensamente a necessidade de equipar as escolas com computadores, a fim de melhor atender às necessidades da era tecnológica. No entanto, a adequação à novos modelos de ensino gera dificuldades. Objetivou-se com a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório, o acompanhamento das atividades referentes ao setor de TI da secretaria de educação, incluindo a participação no projeto “Informática nas escolas municipais de Garanhuns (PE): propiciando formação, acesso e inclusão digital” cujo objetivo principal é contribuir para a efetiva utilização da informática na educação nas escolas públicas do município de Garanhuns. Para tanto, foi realizado um fortalecimento no departamento de TI da Secretaria municipal de educação, cuja função principal teve foco em recuperar e montar laboratórios de informática em escolas do município, oferecendo tanto manutenções para melhor atender às demandas das escolas, quanto suporte aos professores durante esse processo de informatização, desde a seleção de softwares educacionais a serem instalados nos computadores, até a criação de documentos de boas práticas para utilização dos mesmos em sala de aula. O presente relatório contempla as principais atividades, bem como seus resultados, realizadas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Secretaria de Educação, localizada na cidade de Garanhuns (PE), no período de 01/08/2018 à 31/01/2019, com carga horária de 20 horas semanais.Item Uma atualização de um mapeamento sistemático sobre desenvolvimento ágil para equipes distribuídas: resultados preliminares e boas práticas em evidência(2019-07-11) Miranda, Rafael Marques; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/6488307420823162Em ascensão na última década, o Desenvolvimento Global de Software, que tem como conceito a distribuição dos seus processos de desenvolvimento tem sido investigado pela indústria e pela academia, com intuito de aumentar o embasamento sobre as melhores experiências e recursos utilizados em projetos distribuídos. Em outro contexto, o Desenvolvimento Ágil se tornou uma das metodologias de desenvolvimento de software mais utilizadas na indústria, esse método surgiu com alguns novos conceitos, como entregas frequentes, melhor comunicação, foco especial em codificação, entre outros. Na literatura novos desafios são apontados na adoção de agile em projetos GSD pois as práticas ágeis são fundamentadas na comunicação informal e de pouca documentação, foi definida para um ambiente co-localizado enquanto que o GSD necessita de um modo claro de disseminação de conhecimento apoiados por ferramentas e por natureza é distribuído. Contudo a evidências de que o desenvolvimento ágil em contextos de desenvolvimento global, apesar da aparente dicotomia, vem alcançando sucesso com suas práticas ágeis apoiados em ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. Este trabalho teve como objetivo identificar, analisar e sintetizar os estudos sobre métodos ágeis e suas práticas no contexto de GSD, através de uma atualização de um Mapeamento Sistemático sobre desenvolvimento ágil para equipes distribuídas, dessa forma, explicitar de forma preliminar os resultados e evidenciar um conjunto de boas práticas. Os resultados foram endereçados às questões de pesquisa levantadas na fase inicial do trabalho, foi possível traçar um paralelo entre as informações sintetizadas no mapeamento anterior sobre os desafios, práticas, ferramentas e métodos ágeis no contexto de GSD com essa extensão, podendo assim fazer uma estudo em continuidade. Por fim com base nos resultados foi possível verificar as práticas mais utilizadas com sucesso ao longo do período 2008 a 2018, permitindo evidenciar um conjunto de boas práticas. Este trabalho pode beneficiar futuros pesquisadores e profissionais dessa área, com resultados da atualização dos dados do mapeamento, pode servir como embasamento teórico para processos de um modelo de desenvolvimento de software global ágil (AGSD) centrado em boas práticas ágeis no contexto do GSD, como para a exploração das outras questões de pesquisa também.
