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    Abordagem sobre a efetividade dos apps Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para crianças com TEA
    (2022-06-20) Santos, Anderson Bispo dos; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3410216969927683
    O autismo e a tecnologia são assuntos muito abordados na atualidade, no entanto, há muito mais que simplesmente aplicativos e métodos neste contexto, é importante salientar quais os métodos e técnicas para um melhor tratamento e/ou educação da criança com TEA, foi abordado neste enunciado o AAC (Augmentative and Alternative Communication) que trata-se de um conceito aplicado a técnicas como por exemplo a ABA (Applied Behavior Analysis), onde foi realizado uma análise exploratória de um app chamado Matraquinha, que tem por objetivo “dar voz” às crianças com dificuldades de se expressar ou severidade verbal. Contudo, realizamos um estudo com crianças atípicas e neuro típicas, no intuito de melhor entender o funcionamento do App, validando sua eficiência e sua aplicabilidade baseando-se nos resultados alcançados em 15 dias de usabilidade, estudo realizado com 10 famílias diferentes, pertencentes a APAE Palmares-PE, onde estressamos o app ao máximo, a fim de não só identificar possíveis bugs, mas analisar o comportamento das crianças, dos pais e do próprio App.
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    Além da aula expositiva: múltiplas estratégias para ensino superior de Ciências Biológicas e da Saúde
    (EDUFRPE, 2020) Cadena, Marilia Ribeiro Sales; Saraiva, Rogério de Aquino; Santos, Leandro dos
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    Análise dos dados de inclusão sociodigital das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares: um estudo com assistidos da APAE de Serra Talhada
    (2023-04-25) Santos, Romário Elias da Silva; Souza, Polliana Ramos; Apolinário, José Antônio Feitosa; http://lattes.cnpq.br/1121641464509822; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/8566905775453891
    A inclusão sociodigital é um tema que necessita ser pesquisado e difundido no mundo conteporâneo, principalmente quando se trata de grupos sociais que possuem um alto número de indivíduos em situação de exclusão, como é o caso das Pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A grande dificuldade para estudo é a carência de dados específicos em relação à infoexclusão desse público, já que os dados disponíveis tratam da situação da população geral. Nesse sentido, este trabalho desenvolveu um instrumento de pesquisa e através deste, coletou dados dos assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município de Serra Talhada-PE, com o intuito de analisar como se encontra a situação de inclusão sociodigital dos mesmo
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    Arte de contar histórias: tradição oral versus o uso da tecnologia contemporânea na educação infantil
    (2019-07-27) Ferreira, Fernanda Maria de Lima; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/8647117905813701
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a arte de contar histórias da tradição oral, e frente ao uso de ferramentas tecnológicas como uma ação facilitadora da prática pedagógica de professores da educação infantil. A presente pesquisa foi realizada na turma do infantil III, de uma Creche Municipal de Educação Infantil localizada na cidade do Carpina- PE, levantando um estudo comparativo entre o ato de contar histórias da tradição oral utilizando unicamente a comunicação verbal e o ato de contar histórias com o auxílio de apoio tecnológico contemporâneo; que neste caso, se caracterizou pela escolha e disponibilidade do equipamento de projeção de imagens. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Bussato (2008), Benjamin (1993), Cisto (2001) e Velasco(2015), além de outros autores e documentos oficiais que versam sobre a relevância deste tema. Este estudo pretendeu investigar quais as diferenças entre a arte de contar histórias da tradição oral e por meio da tecnologia na prática pedagógica de professores da Educação Infantil, no que diz respeito às possibilidades encontradas para a utilização de diversos recursos de contação de histórias na sala de aula.
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    Arte-educação e tecnologias digitais: a produção audiovisual como estratégia pedagógica e criativa no percurso formativo da Educação Básica
    (2023-08-30) Lopes, Rafael de Figueiredo; Feitoza, Denise Santiago; http://lattes.cnpq.br/8210858320104868; http://lattes.cnpq.br/6589546984367592
    A pesquisa aborda a utilização da produção audiovisual como estratégia pedagógica, no ensino do componente curricular Arte, na Educação Básica. O estudo tem como objetivo discutir como a prática da produção audiovisual no contexto escolar pode ajudar a desenvolver habilidades e contribuir na formação cultural e artística dos estudantes, a partir da contextualização do cinema como uma linguagem em constante transformação; da compreensão de possibilidades criativas e experimentais do audiovisual; e da reflexão do o papel da arte-educação na formação dos sujeitos pela utilização da produção audiovisual no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, numa perspectiva interdisciplinar, aliando aportes teóricos dos campos da arte-educação, cinema e cibercultura. Com base nos resultados e discussões apresentados, considera-se que a arte-educação é fundamental na formação integral dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento socioemocional dos sujeitos. A aproximação do cinema e da produção audiovisual com o ensino formal, enquanto estratégia pedagógica e forma de conhecimento, especialmente em escolas públicas, pode contribuir para a democratização da cultura das artes e a valorização da diversidade, inclusão e justiça social.
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    Desperdício de água nas redes de distribuição no Brasil: uma revisão atualizada
    (2025-03-20) Silva, Adrielly Costa da; Silva, Robson José; http://lattes.cnpq.br/7515677435963888; https://lattes.cnpq.br/2754815465187962
    O desperdício de água nas redes de distribuição no Brasil representa um grande desafio para a eficiência do saneamento. Apesar de o país deter 12% da água doce do planeta, a infraestrutura precária e a falta de investimentos em tecnologias de monitoramento e controle agravam esse problema. Diante desse cenário, o presente estudo analisou, por meio de revisão bibliográfica atualizada, as principais causas das perdas de água e as soluções adotadas para mitigá-las. Os resultados indicaram que as perdas podem ser reais, causadas por vazamentos, extravasamentos, variações de pressão e falhas estruturais, ou aparentes, causadas por fraudes, erros de medição e cadastros desatualizados. Além disso, a análise dos índices de perdas mostrou que em 2022, o Brasil perdeu 37,8% da água potável, sendo mais elevadas na região Norte e Nordeste devido à infraestrutura precária e menor fiscalização. Dentre as estratégias mais eficazes para reduzir essas perdas, é possível destacar a setorização da rede, o uso de sensores inteligentes, o controle de pressão e a aplicação de inteligência artificial para monitoramento e gestão da distribuição. Essas estratégias, quando aliadas à modernização da infraestrutura, às medidas preventivas e às tecnologias inovadoras podem aprimorar a eficiência do sistema de abastecimento, além de garantir a conservação dos recursos hídricos no Brasil.
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    Drivers de catching up: os casos da América Latina e Ásia no pós - 1980
    (2019) Faustino, Philip Tiago de Brito; Lima, Sergiany da Silva; http://lattes.cnpq.br/5314745114599013
    Objetivo central do presente trabalho é analisar as divergentes trajetórias de crescimento econômico que os países da América Latina e Ásia apresentaram após a década de 1980 sob uma perspectiva de catching up, forging ahead e falling behind, desenvolvidas a partir da teoria de Abramovitz (1986) e Fagerberg (1988). Utilizando um modelo de regressão threshold, os países foram divididos em grupos escalonados segundo o gap tecnológico. Tornando-se mais fácil observar os impactos que as variáveis de capital humano e investimentos em pesquisa e desenvolvimento tem sobre o PIB per capita dos países em cada grupo. A partir dos limiares da regressão threshold observou-se a dinâmica de movimentação dos países entre os grupos tecnológicos ao longo do período estudado, ou seja, quais se aproximaram da fronteira tecnológica figurando no grupo de países avançados como Japão, Hong Kong, Chile e Argentina e quais se distanciaram permanecendo no grupo atrasado como os casos de Bolívia, Peru, Índia e Indonésia.
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    Localização das empresas do setor de tecnologia em Pernambuco: uma análise exploratória de dados espaciais
    (2022-10-13) Santana, Mariana Maria Freitas de; Silva, Diego Firmino Costa da; http://lattes.cnpq.br/8895265465747877; http://lattes.cnpq.br/3786228704990357
    A presente pesquisa tem por finalidade analisar de que maneira as empresas de tecnologia estão localizadas, para além da Região Metropolitana do Recife. Para isso, foram consideradas três variáveis: total de empresas do setor de tecnologia no estado, total de pessoal ocupado e volume de salários e remunerações pagos. Os dados foram obtidos através do IBGE para o período entre 2006 e 2019. A metodologia utilizada foi a Análise Exploratória de Dados Espaciais, que consiste em detalhar e visualizar as distribuições espaciais dos dados estudados, identificando, por exemplo, se há localizações atípicas (outliers espaciais) e padrões de associações espaciais (clustering e clusters espaciais). Mais especificamente, os métodos utilizados foram a autocorrelação espacial global univariada, que utiliza apenas um indicador para toda a região analisada a fim de descobrir se os dados da são distribuídos aleatoriamente ou se estão atrelados a algum padrão espacial sistemático, através do coeficiente I de Moran. Já o outro método é a autocorrelação espacial local univariada, que verifica se os padrões globais de autocorrelação espacial podem estar associados com padrões locais. Os resultados indicaram a princípio que o setor de tecnologia está perdendo sua característica de aglomeração na Região Metropolitana do Recife, migrando para cidades mais afastadas do centro como Caruaru, Petrolina e Serra Talhada.
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    Logística 4.0: uma revisão da literatura
    (2023-05-08) Vidal, Josueldo Bezerra; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549
    As mudanças tecnológicas dos últimos anos impactaram todos os setores da sociedade, incluindo a administração de empresas, que precisou se adaptar a essas transformações para se manter atualizada e competitiva. A logística é uma das áreas que passou por profundas mudanças, especialmente durante a pandemia da Covid-19, que obrigou as organizações a se reinventarem para evitar o colapso. A logística 4.0, que utiliza tecnologias digitais e grandes volumes de dados e informações para tornar as organizações mais inteligentes, é uma área recente e pouco explorada academicamente. Esta pesquisa se justifica por enfocar um tema atual e relevante para o campo da administração de empresas e busca contribuir para os estudos acadêmicos nessa área ainda pouco explorada. Foi realizada uma revisão da literatura científica sobre a logística 4.0 em português nos últimos anos, utilizando os principais sites de busca de artigos acadêmicos. A seleção de artigos de periódicos e eventos foi priorizada devido à escassez de estudos de caso sobre o tema até o momento. E, embora esta seja uma pesquisa bibliográfica com limitações, a contribuição está no fato de que ainda existem poucos trabalhos sobre a logística 4.0 no Brasil, apesar de ser uma área da administração já consolidada em outros países. Essa pesquisa tem como objetivo compreender e aprimorar essa ferramenta administrativa, além de contribuir para a produção de conhecimento na área da logística 4.0 no Brasil.
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    O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais
    (2021) Rocha, Rita de Cássia Correia Lins da; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/7522551192819216
    Buscou-se com a elaboração do presente artigo, discutir os benefícios dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita para os alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. O uso de smartphones, tablets e computadores vem granhando cada vez mais importância dentro do ambiente escolar que, por sua vez, percebe essas ferramentas como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o pensamento computacional como meios facilitadores da aprendizagem em sala de aula e fora dela. Sendo assim, através de pesquisa bibliográfica, pôde-se verificar incentivos ao ensino da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais, por meio da utilização dos recursos tecnológicos, entedendo que tecnologia sempre esteve de alguma maneira aliada à educação. Assim, precisa-se cada vez mais introduzir esse assunto no meio educacional para que possamos ter conhecimento das mais atuais tecnologias que venham auxiliar o professor, de forma que o aluno sinta a importância do conteúdo trabalhado e como está inserido em seu cotidiano. É inegável que devemos estar sempre nos atualizando devido ao fato de que a clientela muda a cada ano que se passa, assim, é importante que possa-se estar sempre disposto a fazer com que a leitura e a escrita faça sentido para o aluno que está sendo alfabetizado. E que, ele seja então letrado para que possa a partir daí participar ativamente da sociedade em que vive promovendo mudanças significativas.
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    Os desafios de ensinar história em tempos de conteúdos atualistas
    (2023-09-19) Souza, Ariadyne Lúcia de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/7746329437428824
    Este artigo tem como principal objetivo analisar o lugar dos conteúdos chamados de atualistas na política curricular para a área de História no Brasil. Para tal, usamos a estratégia da Análise de Conteúdo, para observar como na Lei das Diretrizes e Bases (LDBEN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nas narrativas dos estudantes do Ensino Médio do Colégio e Curso Desafio, como os conteúdos e temas considerados atualistas aparecem. O atualismo é um tempo presente nas aulas de História, sendo assim, faz-se necessário entender como a concepção de tempo que surge a partir dos avanços tecnológicos causam impactos significativos na vida dos adolescentes e nos modos de compreender os eventos históricos e o tempo. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta como os dispositivos legais encaram a demanda atual de temas da atualidade, e como os discentes mobilizam tais conhecimentos.
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    Tecnologia e ensino: Relato de Experiência no Estágio Supervisionado V
    (2021-04-10) Silva, Klediane Carla de França e; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9072485916319550
    Neste estudo, apresentam-se concepções e reflexões sobre tecnologia e ensino, a partir de relato de experiência vivenciado durante as aulas da disciplina de estágio supervisionado V. O eixo de nossas reflexões sobre tais questões é guiado pelo objetivo de reconhecer a utilização das tecnologias para inovar práticas pedagógicas para o efetivo desenvolvimento de habilidades pelos estudantes e para o exercício pleno da cidadania. A intenção é possibilitar o reconhecimento do uso de ferramentas digitais como recurso eficaz, bem como apresentar sugestões que norteiem o ensino voltado para atender as atuais perspectivas da educação sobre o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, apoiamo-nos no letramento digital e suas contribuições inovadoras para estreitar o largo espaço existente entre espaço escolar e práticas ativas digitais; e ainda nas contribuições do estágio supervisionado para enfatizar a vivência da prática pedagógica, de maneira a descrever as experiências no decorrer da disciplina, refletindo os desafios e possibilidades que se encontram durante o processo de formação docente. O estudo resulta na compreensão de que a utilização de recursos digitais na prática didático-pedagógica, quando bem planejados no processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a formação de cidadãos letrados digitais. Assim, permearemos as perspectivas de teóricos como: Bacich (2015), Martin-Barbero (2004) e Vilaça e Araújo (2016).
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    Tecnologias e estratégias utilizadas para controle e economia de água nos principais setores de consumo hídrico no Brasil: uma revisão atualizada
    (2023-05-02) Soares, Gustavo Costa Lima; Silva, Robson José; http://lattes.cnpq.br/7515677435963888; http://lattes.cnpq.br/5651077919700775
    A água é um recurso finito, de fundamental importância para a manutenção da vida humana. O seu uso com o tempo se tornou uma demanda importante em diversos setores da sociedade. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), os setores que mais consomem água no Brasil são: Agricultura, Abastecimento Urbano, Abastecimento Rural, Indústria, Dessedentação Animal, Termelétrica e Mineração. Com isso, planejadores e entidades gestoras têm buscado gerar soluções alternativas para melhor gestão dos recursos hídricos, de forma que seja possível otimizar seu uso e consequentemente reduzir seu desperdício. Dessa forma, este trabalho apresenta, a partir de revisão bibliográfica atualizada, as principais tecnologias e estratégias adotadas pelos setores de consumo para mitigação do controle e economia de água. A irrigação por gotejamento e a mudança genética de plantas são tecnologias que se destacam no setor agrícola; o reuso de água na indústria e a instalação de mecanismos poupadores de água em aparelhos domésticos também se destacam como tecnologias promissoras, assim como o reuso de água da chuva e a implantação de sistemas de integração lavoura- pecuária-floresta em áreas rurais. De uma forma geral, observa-se, que cada setor possui seu próprio desafio, convergindo na busca por tecnologias e inovações que gerenciem o consumo, combatam à escassez e reduzam o desperdício de água.
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