Navegando por Assunto "Redes sociais"
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Item A construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação(2019) Nogueira, Bruno Huann da Silva; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/4491947961116486Posicionando-se numa visão sociocognitiva e multimodal, o presente trabalho tem como objetivo investigar como ocorre a construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação. Esse estudo sucede por dois motivos, em especial, o primeiro porque acreditamos que o gênero meme precise de mais investigações que busquem entender a complexidade desse objeto, assim como pelo fato desse gênero ser um produtivo espaço de investigação científica no âmbito da linguagem. Nesse sentido, discorremos nesse trabalho considerações sobre noções de texto, referenciação e multimodalidade que são alicerçadas pelas discussões de Cavalcante (2013); Cavalcante e Cústódio Filho (2010); Koch (2009); Marcuschi (2007 e 2012); Custódio Filho e Hissa (2018); Custódio Filho (2009); Mondada e Dubois (2003); Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Cortez e Koch (2013); Ranieri (2015); Dionísio (2014); Silva (2018); Vieira e Silvestre (2015); Ramos (2012); Sousa (2015). Para tanto, nossa abordagem pode ser definida como qualitativa, uma vez que, nossa pesquisa busca entender, descrever e interpretar os fenômenos ligados aos processos referenciais. Para essa investigação, contamos com 5 memes que foram coletados na rede social Instagram entre os meses de Agosto e Outubro de 2019, na página Mestrado Arrombado que se direciona a publicações voltadas para pós-graduação. Por fim, nossos resultados mostram que os referentes são retomados, por meio, principalmente, de anáforas diretas nos elementos imagéticos que compõem os memes. Além disso, observamos também que, em grande parte das vezes, os referentes “mestrado” e “dissertação” são referenciados com uma carga valorativa negativa.Item A construção social do saber a partir de uma experiência de agricultura urbana na cidade do Recife/PE(2019) Nascimento, Leonardo Rodrigo Silva do; Aguiar, Maria Virgínia de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4665749527709728; http://lattes.cnpq.br/9269641025753812Este trabalho tem como objetivo analisar como se organiza a construção social do saber entre agricultores(as) urbanos(as), como expressão da relação entre o rural e o urbano, observando os aspectos da ruralidade, no contexto do processo de urbanização da cidade do Recife/PE, a partir da experiência de uma família de agricultores(as) urbanos(as), localizada próxima ao CEASA/PE. Para isso, foi observado o processo de desenvolvimento das cidades, a partir da segunda metade do século XX, em direção a um novo padrão hegemônico de industrialização e urbanização. Levou-se em consideração o fenômeno das migrações campo-cidade, como também, os impactos sociais decorrentes desses acontecimentos. Analisou-se os principais conceitos já existentes a respeito da AUP e as condições sociais que estimularam esta prática nos centros urbanos, identificando suas características com relação à ocupação do espaço e as suas múltiplas possibilidades e formas de organização, confrontando com os aspectos da realidade local e enfatizando a importância desta prática no contexto das cidades. O conceito de Redes Sociotécnicas de Conhecimento foi um importante aporte teórico da pesquisa, para a compreensão de como se constitui o Sistema Local de Conhecimento dos(as) agricultores(as) urbanos, sujeitos da pesquisa. A partir disso foi observado o processo de construção do saber local, por parte dos(as) agricultores(as) envolvidos em suas práticas agrícolas cotidianas. Este estudo está estruturado a partir de uma abordagem qualitativa, o que possibilitou uma melhor aproximação com o campo de estudo, por meio de técnicas e ferramentas de pesquisa em campo. Diante de suas vivências e modos de vida, os(as) agricultores(as) experimentam, atualizam e (re)significam os saberes locais no ambiente e na relação campo-cidade. Percebeu-se a importância dos saberes adquiridos no âmbito da família, no processo de profissionalização dos sujeitos enquanto agricultores até a juventude e como esses saberes foram ressignificados a partir da chegada em Recife, onde iniciaram o trabalho com hortas urbanas. Também observou-se a importância das relações de vizinhança com outros agricultores urbanos, bem como, os espaços em que tiveram contato com novos saberes técnicos, muito importantes para o bom desempenho da nova atividade produtiva, conformando a rede sociotécnica de uma família agricultura urbana.Item A fotografia como método de divulgação das obras de artes de acervos institucionais(2021-07-31) Monteiro, Josimar Alves; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6993483726509423Este trabalho descreve uma pesquisa que teve como objetivo analisar a fotografia como método de divulgação de obras de artes de acervos institucionais, adotando como caso o projeto Artes da UFRPE. A fundamentação teórica da pesquisa contemplou uma discussão sobre a fotografia como método de catalogação de acervo institucional e sobre a divulgação de artes no contexto da rede social. Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, a partir de um estudo de caso, tendo sido adotado o Projeto Artes da UFRPE. Os dados coletados são apresentados na seção dos resultados organizados em três subseções, discussão sobre as instituições públicas que realizam a divulgação dos seus acervos artísticos no Instagram, na observação dos recursos utilizados para as publicações das fotografias no perfil do projeto Artes da UFRPE na rede social e na análise das entrevistas com os fotógrafos que registraram as imagens da catalogação do acervo das obras de artes da instituição, com o objetivo de compreender as percepções desses profissionais ao executar essa ação. A partir da metodologia adotada foi possível identificar o Projeto Artes da UFRPE como único que promove a divulgação do acervo artístico da universidade pública na região Nordeste, via Instagram. Além disso, constatou-se a relevância dessa rede social como um considerável mecanismo para a realização da divulgação das artes.Item Análise dialógica do discurso de neologismos lexicais nas páginas do Facebook “direita reacionária” e “reacionário bolsonaro(2023-04-27) Silva, Ana Liliana Fernandes Siqueira da; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/2156448500460580Na presente pesquisa, objetivamos verificar quais neologismos lexicais e que posicionamentos sociais esses materializam nas postagens das páginas do Facebook: “Direita reacionária” e “Reacionário Bolsonaro” no período compreendido entre 18 de outubro e 28 de outubro de 2018. Para a seleção do corpus, adotamos como critérios: 1- páginas do Facebook que explicitamente declarassem seu posicionamento político; 2- postagens que contivessem neologismos lexicais e que tivessem sido publicadas entre o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial de 2018 entre os candidatos Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), e Jair Messias Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL). Esses critérios se justificam pela: 1- explicitação das páginas em relação ao seu posicionamento político na defesa de seus ideais, como podemos ver logo na apresentação de ambas em suas descrições no Facebook, o que significa nesse contexto um destinatário com concepções semelhantes a do enunciador; 2- utilização dos neologismos lexicais que sintetizam e materializam discursos com carga ideológica de cunho político; e, 3 – publicação ocorrer em um período em que os eleitores de ambos os partidos estavam na expectativa do resultado eleitoral e mais incisivos, o que, consequentemente, possibilita um contexto para mais criações neológicas e embates ideológicos. Dessa forma, chegamos a 3 postagens da página “Reacionário Bolsonaro” e 2 postagens da página “Direita reacionária”. Para cumprir com o objetivo traçado, fundamentamos teoricamente nosso trabalho em Cunha e Cintra (2016), para o entendimento dos processos neológicos, em especial, dos neologismos lexicais, foco da pesquisa; e também na perspectiva bakhtiniana de linguagem, a qual nos possibilitou a consideração desses neologismos em sua dimensão discursiva, observando a relação das novas palavras (signos semióticos-ideológicos) com o contexto das postagens (enunciados concretos). Coerentemente a essa fundamentação teórica, seguimos a metodologia da análise dialógica do discurso, com a descrição do objeto concreto a nível de materialidades semióticas e características enunciativas, com a análise das relações entre língua (nível micro) e enunciação (nível macro) e com a interpretação dos sentidos criados a partir da junção contextual da materialidade e do ato enunciativo. Os resultados a que chegamos mostram que os neologismos lexicais presentes no corpus indicam uma construção narrativa antagônica, polos opostos e inconciliáveis, entre a esquerda e a direita. É imprescindível destacarmos a importância desse resultado, uma vez que nos faz refletir sobre o antagonismo no Brasil, que vem se tornando cada vez mais acentuado.Item Comitê de classificador para mineração de opinião de eleitores brasileiros(2019) Souza, Guilherme Henrique Pereira de; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/2474970020729937O crescimento recente e exponencial das mídias sociais e do conteúdo gerado pelo usuário (CGU) na Internet fornece uma grande quantidade de dados que permite descobrir os sentimentos, as opiniões e as experiências de usuários e clientes. Dentre as diversas mídias sociais existentes atualmente, destaca-se o Twitter, Possuindo mais de 336 milhões de usuários mensais ativos. Compreender o que as pessoas estão pensando ou suas opiniões é fundamental para a tomada de decisão, principalmente no contexto no qual essas pessoas exprimem seus comentários voluntariamente. Para esse tipo de análise, utiliza-se a mineração de opinião, também conhecida como análise de sentimento, que analisa, opiniões, sentimentos e emoções das pessoas acerca de entidades como serviços, produtos, marcas, indivíduos, problemas, eventos e tópicos, podendo ser expressos de forma não estruturada, como em textos, por exemplo. A difusão das mídias sociais também levanta a possibilidade de se aprofundar na web para explorar e rastrear as preferências políticas e eleitorais dos cidadãos. Neste sentido, estudos recentes exploram as mídias sociais como um dispositivo para avaliar a popularidade dos políticos durante seu percurso eleitoral. Analisar as mídias sociais durante uma campanha eleitoral pode ser um suplemento ou complemento útil de pesquisas tradicionais e, dentre as razões, Destacam-se: o baixo custo e a velocidade de análise em tempo real. Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência de um comitê de classificador para aplicações de mineração de opinião, utilizando dados extraídos de eleitores brasileiros. Neste estudo, foi desenvolvida uma aplicação de mineração de opinião a nível de documento utilizando comitês de classificador, com o objetivo de analisar a eficiência dos comitês em aplicações desse tipo. Para isso, utilizou-se dados extraídos do Twitter contendo opiniões de eleitores brasileiros. Foram avaliadas seis configurações de pré-processamento e três abordagens de comitê de classificador, sendo elas: Voting, Bagging e Boosting. Os resultados foram obtidos em termos de Acurácia. De acordo com os experimentos realizados, a configuração 3, que utiliza de remoção de stopwords, n-gram e TF-IDF alcançou os melhores resultados, com acurácia de 90,26% para o comitê que utilizava a abordagem Boosting.Item Letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio: interfaces com a rede social de leitores - SKOOB(2019) Lima, Carmem Lúcia da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/4940303696309141O principal objetivo deste trabalho é analisar as percepções de estudantes do ensino médio sobre práticas de letramentos literários digitais, com foco nas potencialidades da rede social de leitores Skoob disponível em: . Skoob envolve uma comunidade virtual brasileira de leitura, com possibilidades de interação entre leitores, autores, editores a partir do compartilhamento de interesses em comum quanto a hábitos, preferências e práticas de leituras e letramentos literários. Como aporte teórico, utilizamos abordagens que discutem ensino da literatura e letramentos literários (COSSON (2009); SILVA (2005); DALVI (2013); bem como as reflexões sobre o papel da literatura em tempos de cultura digital (SANTAELLA,2004). Em termos metodológicos, este estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa,descritiva e interpretativa.Realizamos pesquisa com estudantes do ensino médio, por meio da aplicação de questionário semiestruturado, considerando as percepções dos estudantes em relação às práticas de letramentos literários nos meios digitais, bem como no tocante ao tratamento dado à literatura na escola.Esperamos que a pesquisa consiga contribuir para o repensar do ensino de literatura no contexto do nível médio, tendo em vista os desafios da escola para ampliar as práticas de letramentos literários mais significativas e articuladas às contínuas demandas da cultura digital.Item Redes sociais e influenciadores (as) digitais no consumo de estudantes universitários (as)(2019) Lima, Bianca Maria; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/6735678802671288A presente pesquisa parte do objetivo de entender os hábitos de consumo dos (das) estudantes universitários (as) a partir das redes sociais. Com isso, buscou-se trazer à tona noções sobre hábitos de consumo de estudantes universitários (as), atendo-se especialmente às suas relações com as redes sociais digitais e comportamentos entre iguais, enquanto estudantes. Para fins deste relatório, se expõem a sistematização e análises de observações in loco, em áreas de convivência dos (das) estudantes - calouradas, bares, praças, restaurantes etc. -, bem como análise de conteúdo proveniente de entrevistas presenciais e questionário mediante formulário online. A partir do exposto, destaca-se a utilização de aparelhos eletrônicos como meios de acesso à internet, com destaque para os smartphones, bem como o aproveitamento do tempo e espaço online, principalmente através do conteúdo consumido nas redes sociais, que se mostra indispensável à comunicação moderna, igualmente ao compartilhamento de informações gerais e momentos cotidianos, de lazer e aprendizado.Item Uma análise dos fenômenos da fala em conversas no WhatsApp(2019) Gois, Aline Raquel Sena de; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501Neste trabalho, nos propomos analisar a relação entre fala e escrita em mensagens de WhatsApp, na pretensão de, à luz das teorias emergidas da Linguística Textual, identificarmos fenômenos da fala, em manifestações decorrentes das interações cotidianas em conversas no ambiente do aplicativo de WhatsApp. De tal modo, nossas reflexões partiram da concepção amplificada sobre o que vem a ser um texto, diante das atuais formas com que nos relacionamos com a escrita, possibilitadas pela internet, através dos recursos tecnológicos. A escolha do nosso lócus de pesquisa se justifica pela sua aproximação com as características do gênero oral, conversação espontânea, decorrentes do uso das ferramentas nele disponíveis, nos conferindo um potencial corpus para as nossas análises. Desta forma, pretendemos analisar, com um olhar ampliado sobre o limite do texto, as características das duas modalidades de uso da língua, em que as atuais teorias afastam a perspectiva dicotômica entre ambas, nos fazendo reconhecer atividades de construção do texto falado. Portanto, estaremos atentos às recorrências das quais os participantes se valem para construir os sentidos dentro dos eventos de fala em conversas provenientes do WhatsApp. Para esse fim, contamos com o suporte teórico de Koch, (2006; 2009, 2013), Marcuschi (2007), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Fonseca (2011), Cavalcante (2013), Fonte e Caiado (2014), Barbosa (2016), Pereira Lima Carvalho e Acioli (2017) e Oliveira (2018). O corpus de nosso trabalho foi coletado a partir de prints provenientes de conversas do WhatsApp, em três grupos distintos que vêm a ser um grupo de trabalho, cujas conversas se propõe a ser mais limitadas aos assuntos de negócios; um grupo de amigos com temas de conversas livres, e um grupo de conversa com um contato privado. No período da coleta, nos dedicamos a observar as interações estabelecidas entre os falantes, averiguando que a fala e a escrita mantém uma relação no entrecruzamento de suas características, tais como o nível de formalidade e informalidade das interações, que influenciam a dinâmica das interações, a escrita, a progressão tópica, o tempo de resposta, entre outros aspectos que nos possibilitou identificar marcas da fala nas conversas do WhatsApp, tal qual comprovaremos no decorrer de nosso trabalho.
