Navegando por Assunto "Realidade virtual na educação"
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Item Avaliação de ferramentas de interação online direcionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Bioquímica(2025-02-04) Marinho Filho, Otoniel da Silva; Couto, Janaina de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/1126492635972212O estudo se fundamenta na importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e na teoria do conectivismo, com isto, o principal objetivo da pesquisa é investigar as potencialidades da Realidade Aumentada (RA) para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos moleculares de Bioquímica. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho foi pautada numa abordagem mista a partir da vinculação entre pesquisa qualitativa e quantitativa. Bem como, consistiu em uma revisão sistemática abrangendo artigos, dissertações e teses publicados entre 2014 a 2023. O processo foi dividido em quatro etapas: (1) busca eletrônica em bases de dados para identificar trabalhos relevantes; (2) seleção e triagem dos documentos elegíveis, focando na utilização de RA no ensino de Bioquímica; (3) extração e análise dos dados dos estudos selecionados e (4) análise estatística implicativa (A.S.I.). Durante a pesquisa, foram encontrados vinte e três artigos que abordam a aplicação de RA em contextos educacionais, com ênfase em sua contribuição para a compreensão de conceitos complexos. Os resultados indicam que a utilização de ferramentas de RA no ensino de Bioquímica não apenas facilita a visualização de estruturas moleculares, mas também promove um aprendizado mais interativo e engajado. A pesquisa destaca a eficácia da RA como um recurso didático inovador, capaz de enriquecer a experiência de aprendizagem e melhorar a retenção de informações pelos alunos. Além disso, através do software da A.S.I. foi possível compreender conexões que antes não eram tão evidentes, revelando implicações existentes dentro dos artigos analisados. Essa ferramenta permitiu identificar padrões e relações de causa e efeito entre os descritores e as variáveis estudadas, fornecendo uma visão mais profunda sobre como as ferramentas de RA são aplicadas no ensino de bioquímica.Item Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo(2023-04-24) Freire, Rubson Hebrain de Lima; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359; http://lattes.cnpq.br/4399026655441639Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem ser aplicadas para aprendizado. É fundamental antes de usar as tecnologias, explorar com o objetivo de compreender e saber aplicá-las melhor. Em particular, o estudo foi feito sobre A-Frame e ARCore com o objetivo de identificar como essas tecnologias podem contribuir para criação de trilhas virtuais de aprendizagem. Foi feito uma comparação entre as características e funcionalidades das tecnologias para o desenvolvimento de trilhas virtuais de aprendizagem por especialistas. As tecnologias do A-Frame e ARCore foram usadas para criação de dois experimentos de trilhas virtuais. Os experimentos foram avaliados através de questionários. Dessa forma, tivemos um resultado, onde mostrou que mais de 80% dos participantes avaliaram o projeto como significante para a aprendizagem.
