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    A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia
    (2022-10-07T03:00:00Z) Silva, Flávio Antônio da; Nascimento, Cláudio Pereira do; http://lattes.cnpq.br/0993071297354597; http://lattes.cnpq.br/9735600321485146
    Segundo o dicionário da língua portuguesa, liderar é orientar, conduzir alguém a algo (Dici, 2021)1. Já para Chiavenato liderança é essencial em todas as funções da administração, pois aquele que administra precisa conhecer a natureza humana e conduzir (Chiavenato, 2003). Em outras palavras: Liderar pessoas. Contudo, a ausência de liderança em determinados ambientes de trabalho, tanto no setor público como no privado pode ocasionar um mal gerenciamento de como as tarefas são conduzidas por seus subordinados. De acordo com Rennó (2015, p.173) “[...] um dos aspectos mais importantes de um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados”. Partindo dessa premissa, que este trabalho tem como objetivo analisar a liderança do gestor, sobre as decisões dos professores na educação das crianças, durante o enfrentamento da pandemia no período letivo do ano de 2020. Desta forma, o local de estudo do tema proposto foi um órgão escolar municipal localizado na cidade do Limoeiro em Pernambuco. Como revisão literária do tema proposto, apontaremos uma breve perspectiva de um líder mediante concepções de alguns dos principais autores. Por conseguinte, apresentaremos a utilização mais congruente para o estudo deste trabalho com a teoria de Blake e Mouton e a aplicação do modelo da Grid Gerencial para a análise da nossa pesquisa. O trabalho compreendeu em aplicar o método qualitativo, utilizando-se como amostras de pesquisa a coleta de dados por meios de formulários. As observações das análises coletadas serviram de base para um entendimento mais comparativo com os argumentos da teoria dos respectivos autores. Para consulta das informações, empregou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando por base no mesmo autor. Discorrendo pela interpretação dos eixos da Grid Gerencial as principais divergências, buscando adequar um líder mais favorável as expectativas do órgão escolar.
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    Ancoragem de preço: uma investigação econômico-comportamental sobre efeito ancoragem no uso do aplicativo menor preço em Pernambuco
    (2019) Silva, Gabriel Fernando Candido da; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377; http://lattes.cnpq.br/5814642766143449
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    Características e autonomia dos gestores das unidades de saúde na atenção básica
    (2019-07-13T03:00:00Z) Mendonça, Eliabe Monteiro; Oliveira, Elias Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/3335783352090595; http://lattes.cnpq.br/2264371250191160
    O objetivo deste estudo é avaliar a importância de um gestor na Unidade de Saúde da Família e a importância de sua autonomia para implantar ações na comunidade adscrita a sua Unidade de Saúde. Justifica-se por apresentar as características que favorecem a prática dos gestores na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. Na discussão teórica são abordados: a eficácia dos serviços, a democratização da saúde, o direito de acesso universal aos serviços e a competência para liderar uma equipe. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica na Plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde em artigos brasileiros nas revistas científicas e livros governamentais além de uma pesquisa qualitativa objetiva realizada através de questionário por endereço eletrônico dirigido a dez gestores de Unidades de Saúde da Família O estudo conclui que os profissionais da Atenção Básica se desdobram para fornecer aos cidadãos um atendimento digno e de boa qualidade apesar das dificuldades encontradas para gerir os recursos.
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    Gestão democrática e conselho escolar: a participação da comunidade nos processos de decisão numa escola municipal de Olinda – PE
    (2019-11-28T03:00:00Z) Tavares, Ana Paula; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366; http://lattes.cnpq.br/4960364653386296
    Esta pesquisa é resultado de um processo investigativo realizado numa escola municipal de Olinda – PE. Seu objetivo foi analisar a participação da comunidade no Conselho Escolar (CE), identificando sua influência nos processos de decisão da atual gestão escolar. Com base nos pressupostos do Estudo de Caso de cunho descritivo e interpretativo, o estudo foi realizado por meio da observação sistemática das reuniões do CE e das entrevistas semiestruturadas aos representantes de cada segmento atuante. Buscou-se apreender os significados e a importância que os conselheiros atribuem ao papel do CE enquanto espaço para a efetiva participação na configuração dos processos de democratização da gestão e da escola. Para análise dos dados, optou-se pela metodologia da Análise de Conteúdo, que permitiu identificar as concepções de gestão e participação, bem como os espaços e as formas de participação e decisão dos representantes entrevistados, contribuições e influências nas decisões na gestão escolar. Os resultados indicam que as concepções de gestão e participação presentes entre os membros do CE observado, aproximam – se da visão sócio – crítica da gestão escolar, a qual prevê a participação de todos os envolvidos nos espaços formais e não – formais do CE. Pode - se averiguar o nível de conhecimento da comunidade educativa acerca da função, limites e possibilidades da atuação dos conselheiros nessa instância decisória, no entanto, apesar dos avanços legais e de práticas participativas nos processos de descentralização da gestão, verificou-se a necessidade de formação dos conselheiros para melhor compreensão da participação política efetiva e do fortalecimento do conselho escolar.
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    Identificação de Outliers para detectar riscos de gestão
    (2018-08-17T03:00:00Z) Brizeno, Raissa Costa; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; Lima, Rinaldo José de; http://lattes.cnpq.br/7645118086647340; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/1672154276438369
    Os outliers são valores que não convergem com o restante dos dados de uma série. Estes valores quando surgem no contexto financeiro podem representar problemas que influenciam diretamente na saúde de um empreendimento e na tomada de decisão pelos gestores. Diante disto pretendeu-se com este trabalho identificar anomalias em lançamentos financeiros advindos contas contábeis de empresas reais. Para isto, realizou-se análises estatísticas dos lançamentos para que técnicas de detecção de outliers pudessem ser escolhidas e, posteriormente, comparadas com a detecção de outliers de avaliadores. Dentre a grande variedade de técnicas foram escolhidos os métodos de Boxplot, Boxplot ajustado, MAD e desvio padrão. Os resultados obtidos mostram que a maioria das séries não seguiam uma distribuição normal, e os resultados experimentais das comparações entre os métodos automáticos e os avaliadores demonstraram diferenças substanciais.
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    O sistema de informação E-FISCO como instrumento de eficiência da Gerência Regional de Educação da Mata Norte de Pernambuco
    (2019-07-13T03:00:00Z) Marques, Daiane Cristine Freire; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/7166698338943119
    O setor público utiliza a Tecnologia da Informação (TI) como aliada, por meio da utilização de diversos sistemas que possibilitam a melhoria das atividades e que corroboram para uma melhoria dos serviços prestados à população. Através da agilidade nas atividades, nos processos e na tomada de decisões, a TI permite um foco mais gerencial, visando resultados que possibilitam a redução de custos e que possuem informações fidedignas e tempestivas, permitindo um acompanhamento mais eficiente da gestão. Desta forma, o objetivo desse estudo é analisar a utilização do sistema E-fisco pela Gerência Regional de Educação da Mata Norte. Para isso, realizou-se observações in loco, bem como a percepção por parte dos usuários desse sistema, além do aparato bibliográfico e sites institucionais. O que pôde ser constatado é que a utilização do sistema E-fisco por parte da Gerência Regional de Educação (GRE) é fato precursor de uma maior eficiência nos processos realizados, visto que possibilitou uma maior descentralização das operações, o que otimizou o tempo e permitiu uma melhor distribuição de competências e responsabilidades, conferindo-lhes um importante instrumento para um melhor acompanhamento dos recursos públicos recebidos pelas escolas, bem como, maior agilidade no processo de prestação de contas desses recursos.
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    Uma metodologia para suporte à tomada de decisão quanto ao uso de blockchain na área de registros públicos
    (2021-02-11T03:00:00Z) Silva, Saulo Gomes da; Lins, Fernando Antonio Aires; http://lattes.cnpq.br/2475965771605110; http://lattes.cnpq.br/7125624100024345
    O surgimento do Bitcoin e da tecnologia Blockchain mudou o mundo do comércio eletrônico. Essas tecnologias possuem potencial para se tornar um dia o padrão para aplicações Web, por meio de aplicações descentralizadas. As aplicações descentralizadas são aplicações flexíveis, transparentes, distribuídas, resilientes e possuem poder de crescimento maior, em termos de escalabilidade e disponibilidade, se compararmos ao modelo atual de software (arquitetura clienteservidor). Há limitações que impedem o uso da tecnologia Blockchain para solução de problemas envolvendo dados e distribuição da informação. Por haver limitações, projetistas e entusiastas que não estejam bem instruídos sobre a tecnologia podem cometer equívocos e usar a mesma de forma a prejudicar a solução ao qual ela faz parte, além de impedir o alcance de sua plenitude. Devido às possibilidades que a tecnologia Blochchain e aplicações descentralizadas trazem, este trabalho tem como objetivo a concepção de uma metodologia para auxiliar na tomada de decisão quanto ao uso de Blockchain para o ambiente governamental, especificamente na área de registros públicos. Para exemplificar a aplicação da metodologia foi realizado um estudo de caso utilizando o serviço de cadastro e consulta de registros em cartórios, serviço esse que é apoiado por um sistema fornecido pelo Conselho Nacional de Justiça. Como resultado, foi possível demonstrar que o processo da metodologia cria um perfil de implementação da tecnologia Blockchain, perfil este que possibilita ao projetista de sistemas escolher e configurar plataformas Blockchain para a finalidade desejada. O resultado do processo indica que a tecnologia Blockchain é adequada para o propósito do serviço dos cartórios, garantindo o uso adequado da tecnologia e evitando possíveis perdas.
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