Navegando por Assunto "Linguagem e línguas"
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Item A concepção e a abordagem da língua no livro didático de espanhol para brasileiros: do viés veicular ao humanista(2019-07-11) Macêdo, Danilo Arcelino de; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/4954956708404001O presente trabalho resulta de uma pesquisa que busca refletir sobre de que modo a concepção de língua adotada para um projeto de educação se desdobra na elaboração do livro didático selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com este fim, faz-se aqui um apanhado histórico dos elementos que influenciaram a adesão do espanhol como língua veicular (língua como instrumento de comunicação/funcionalismo), humanista e sociointeracionista (língua como prática social) no Brasil e seus respectivos avanços no que tange à metodologia do ensino de língua; em um segundo momento, dá-se a análise do volume 3 do livro didático Cercanía Joven para o ensino médio a fim de observar qual discurso se concretiza através do material didático no ano em que se conclui o ciclo do Ensino Básico. A bibliografia utilizada nesta pesquisa inclui documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) do governo brasileiro, que fornecem orientações de como deve ser o processo de ensino e aprendizagem no Brasil, além de referências relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras. O resultado da pesquisa evidencia que apesar da falta de alguns elementos e de não se assumir apenas uma concepção de língua consonante com o proposto pelos documentos oficiais do período (OCEM, PCN, PNLD, BNCC), o livro analisado, se adotado, dá condições para que o professor promova um processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira com foco em uma formação cidadã, inclusiva e integracionista.Item Educação é um direito, mas tem que ser do nosso jeito: linguagens no projeto político pedagógico e no currículo do povo Kapinawá(2023-06-12) Silva, Joelma Carla da; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/0952760320110929A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o Projeto Político Pedagógico e o Currículo Kapinawá do ensino fundamental com foco no trabalho com as linguagens. Para tanto, os objetivos específicos definidos foram: analisar a organização da educação no território Kapinawá, considerando seus saberes tradicionais, culturais e suas linguagens; identificar as diferentes linguagens presentes no Currículo do povo Kapinawá; e refletir sobre as relações dialógicas do Currículo Kapinawá com os documentos oficiais. Foi realizada uma pesquisa documental e qualitativa. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin (1979), Marcuschi (2000), Freire (2015), Walsh (2012) e Bardin (2011) que compreendem a linguagem como um processo interacional, sócio-historicamente situado nas relações sociais e na prática da oralidade e escrita. Foi possível observar que o Projeto Político Pedagógico- PPP (2015) e o Currículo Intercultural Indígena Kapinawá (2018) atendem aos documentos oficiais como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- RCNEI (1998) e a Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2018). Os Kapinawá deram importantes passos no que tange à Decolonialidade (WALSH, 2012), pois, conseguiram implantar no território uma educação específica, diferenciada, intercultural e bilíngue, em confluência com os documentos oficiais BNCC (2018) e PCN-PE (2020), e tornando permanente seu poder de decisão, de escolha e de preservação histórica do seu povo e de todas as tradições socioculturais que dão vida e voz à essência indígena Kapinawá.Item Gongando a norma e aquendando o pajubá: conexões teóricas entre língua e identidade a partir do dialeto LGBT(2019-12-12) Silva Júnior, Ailton Gomes da; Melo, Sandra Helena Dias de; http://lattes.cnpq.br/9741642922205953; http://lattes.cnpq.br/3821247197153669Este artigo discute a relação entre língua e identidade, a partir do dialeto LGBT Pajubá, a fim de perceber, de um lado, como os falantes dessa linguagem encontraram nela uma forma de (re)existência e fortalecimento de suas identidades vulneráveis, a partir de um falar que desestabiliza as normas de gênero e sexualidade, e, de outro, como esses sujeitos também passam por um processo de (tentativa de) apagamento de suas histórias e identidades, por discursos excludentes que circulam socialmente e concebem a língua como se fosse meramente instrumento linguístico puro. Buscamos tal compreensão através das contribuições da Nova Pragmática (MUNIZ, 2016; PINTO, 2008), que formula uma nova possibilidade de encarar a linguagem, juntamente com outras vozes contra-hegemônicas (HOOKS, 2008). Para isso, analisamos comentários no Twitter sobre o ENEM 2018 marcadamente contrários ao dialeto. No corpus analisado, foram encontradas designações pejorativas à fala e ao falante do Pajubá, demonstrando não apenas rejeição ao dialeto, mas também um ataque aos usuários dessa comunidade linguística, a organizadores do Exame Nacional de Ensino Médio, e/ou a docentes e estudantes que discutam o assunto. Concluiu-se que as práticas discursivas performam construções acerca da identidade e da língua do Outro, que ajudam na manutenção de uma ordem colonial.Item Pesquisas em discurso e mudança social: caminhos e desafios(2025) Melo, Iran Ferreira de; Paraíso, Gustavo José Barbosa; Silva, Amanda Monteiro daA presente obra nasce da intersecção entre teoria e prática, entre análise crítica e transformação social. Originada a partir da disciplina Discurso, História e Cultura, ministrada por Iran Melo no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Progel-UFRPE), esta coletânea de artigos reflete o percurso acadêmico de estudantes que, ao longo deste componente curricular, articularam seus temas de pesquisa às contribuições teóricas de Norman Fairclough, especialmente com sua obra Discurso e Mudança Social. A Análise Crítica do Discurso (ACD), conforme proposta por Fairclough, destaca-se como um campo de investigação que busca compreender as relações entre discurso e sociedade, com ênfase nas estruturas de poder, ideologia e transformação social. Para tanto, considera três dimensões analíticas: o texto, a prática discursiva e a prática social. Assim, ao longo da disciplina, a turma foi desafiada a aplicar essa abordagem em suas próprias pesquisas, explorando como o discurso estrutura e reconfigura dinâmicas sociais em diferentes contextos. Os artigos aqui reunidos demonstram a amplitude e a relevância da ACD, abordando temas diversos que vão desde questões de identidade e política linguística até a análise de discursos em livros didáticos e em práticas educacionais. Cada estudo apresenta uma reflexão crítica sobre os modos pelos quais a linguagem participa ativamente das mudanças sociais e das disputas simbólicas no espaço público. Além da reflexão teórica e metodológica, esta obra também se propõe a ser uma ferramenta de questionamento e problematização das práticas discursivas contemporâneas. Cada capítulo não apenas analisa discursos específicos, mas também convida o leitor a refletir criticamente sobre o papel da linguagem na sociedade e sobre as possibilidades de resistência e mudança que emergem a partir dessa compreensão.Item Visita ao interacionismo sociodiscursivo: uma proposta de integração teórico-prática para o ensino de língua portuguesa(2021) Cavalcanti, Diógenes Monteiro; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/3281402515099601
